Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 15 de maio de 2008

BÍBLIA SAGRADA - LER E PRATICAR

.
.

É preciso ler, meditar e pôr em prática

"Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda a boa obra" - 2ª Timóteo 3.16-17.

Existem diversas filosofias humanas, mas a Palavra de Deus atravessa gerações de forma sempre renovada e eficaz. Não envelhece, tudo o que foi dito é proveitoso, edificante. O que Deus profere jamais se esvazia, retorna ao Senhor somente após ter sido cumprido todos os propósitos aos quais foi dita, que é edificar o ser humano que a recebe.

Aos leitores das Escrituras resta, tão-somente, respeitá-la, pois o ser humano é como a névoa que se dissipa ao raiar do sol. A Palavra de Deus é eterna. Quando o leitor da Bíblia Sagrada é humilde ele se deixa dobrar à vontade do Senhor, sente prazer em praticar os ensinamentos contidos nela porque crê na grandeza do amor do Senhor por nós.

A prudência recomenda vigiar sobre as cogitações do coração humano e controlar a língua. Os leitores da Bíblia Sagrada, concordando e entendendo, ou não, aquilo que lê, cabe a posição inteligente de acatar o que Deus quer, pois Deus é o Todo-Poderoso e sempre deseja nosso bem-estar. Aos que se dispõem ler e meditar na Palavra a compreensão da leitura chega no momento certo e faz com que sejam mais maduros na fé, muito mais do que àqueles que não lêem e nem meditam.

Na leitura da Palavra de Deus raciocinar segundo a mente humana não é bom. A letra mata, é o Espírito quem vivifica o leitor. Então, precisamos absorver a essência que existe nas Páginas Santas desprezando totalmente os pensamentos humanos. Isso é possível através da devoção, da oração e da entrega da alma ao Senhor. Dia após dia. Leitura após leitura.

Deus procura gente fiel na terra

João 4.24 - Diz a Palavra de Deus que o Senhor quer adoradores, gente que O adore em espírito e em verdade. Ele não quer adoração sem devoção.

Salmo 101.6 - A Palavra de Deus também diz que o Senhor procura almas fiéis na terra. Ele não procura apenas fidelidade, mas quem se disponha ser fiel a ponto de fazer um pacto de obediência, quem queira fazer escolhas conscientes em sua maneira de viver O amando acima de todas as pessoas e coisas.

Os termos louvor e adoração são tidos por muitos crentes em Cristo como sendo adoração e louvor com cânticos. Mas a realidade é mais do que esse pensamento. O sentido abrange muitas áreas do viver cristão. Louvar e adorar significa bendizer. Podemos fazer isso falando, fazendo poesias, com o gestual, com a vida enquadrada nos parâmetros bíblicos... E, inclusive, cantando. O cantor, o poeta, o dançarino, precisa ser adorador em todos os aspectos para que o seu talento agrade a Deus.

Todos tropeçamos, erramos, pecamos... Ao cair devemos levantar a cabeça e seguir a caminhada cristã, lembrando da Palavra de Deus, que nos deixa uma importante promessa em 1ª João 1.9. É a seguinte: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de todas a injustiça".

A alma próxima e a alma longe de Deus

Longe do Senhor os males que afetam a alma são muitos. Mas existem duas características extremas que acusam de maneira clara pessoas que estão distantes do Senhor. A primeira é a egolatria, quando a pessoa passa a pensar apenas em si mesma. E a segunda é a idolatria, quando o ser humano ama de forma exacerbada semelhantes e coisas.

O mandamento de Cristo é amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos.

Perto de Deus, meditando e praticando os ensinos da Palavra de Deus encontramos o verdadeiro equilíbrio espiritual e emocional. Conhecemos a paz que nos coloca sintonizados com Deus, conosco mesmo e com o próximo no grau de intensidade correto.

Precisamos estar sempre próximos do Criador. E a proximidade acontece através do conhecimento e obediencia à Palavra. É importante estar perto de Deus porque é assim que conseguimos viver livres da idolatria e egolatra, que são condenáveis ao Senhor. Lendo e meditando nas Escrituras Sagradas conseguimos nos centrar, manter o coração equilibrado tanto espiritual quanto emocional e afetivamente.

Como você está espiritual e emocionalmente?

Nesta vida passamos por diversas tribulações. Quando passamos por situações complicadas não devemos medir o sucesso das coisas que fazemos só pelo que colhemos, é necessário observar aquilo que plantamos também. Nem sempre é possível alcançar resultados positivos das nossas atividades. E nem sempre recebemos a compreensão que desejamos receber dos nossos semelhantes por tudo que fazemos motivados pela fé em Cristo.

Nós, seres humanos somos falhos. A mente humana tem visões e conclusões limitadas e muitas vezes erradas. Não é possível a todos ver com total clareza o valor real de tudo que é feito no campo material e é muito mais difícil auferir a qualidade dos nossos atos concernente à espiritualidade. Mas Deus jamais deixa de ser o Todo-Poderoso, que tudo vê e julga com perfeição. Deus é fiel e zela para que se cumpra tudo o que nos prometeu, nenhuma promessa cairá no esquecimento. A promessa de recompensa que não for alcançada na terra está reservada para ser cumprir lá no céu.

Conservemos o amor. A disposição em ter a paz com quem nos compreende e também com quem não nos compreende é necessária para seguir a vida cristã de forma agradável ao Senhor. Usando o amor vivemos o presente aos pés de Cristo e asseguramos a entrada no porvir nos braços do Pai.

Deus deseja sempre o melhor para nós.

É muito bom ouvir um elogio de alguém por todas coisas que fazemos. Mas melhor do que receber o apoio de seres humanos é ter a certeza que haverá o momento que seremos acolhidos por Deus, lá no céu.

Pensemos nisso, nos esforcemos para manter nossa religiosidade como praticantes da Palavra de Deus.
.
.
.
E.A.G.
.
.
.

2 comentários:

daladier.blogspot.com disse...

Nesse Ano da Bíblia propus em meu blog lermos mais e praticá-la. É uma pena que tantos a esqueçam.
Abraços!

Natalino da Silva disse...

Nós blogueiros lemos muitas mensagens, escrevemos uma porção de assuntos sobre a palavra de Deus, muito bom! Mais deveria reservar mais tempo para ler a Bíblia.

Abraços