Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 16 de dezembro de 2007

O que é o que não é pecado?

O que é pecado? Essa pergunta parece sem razão de existir. Mas ela ocorre na mente de muitas pessoas que estão dando os primeiros passos na fé, gente que sente vontade de agradar ao Senhor e ainda não conhece as Escrituras Sagradas. Recomendo aos tais que leiam o Sermão do Monte (Mateus, capítulos 5 ao 7). Este sermão é um resumo de toda a pregação de Jesus Cristo. As lições contidas ali mostram tudo o que se caracteriza como pecado.

Na Bíblia Sagrada existem várias palavras cujos significados expressam o que é pecado. No Novo Testamento (grego koiné), existe, pelo menos, oito termos que são vertidos ao idioma português como pecado. Cada um deles expressa o significado à mais ou diferente em relação à outra. Não é só "parabátes" (a ação de pecar), mas existem casos que denotam o estado do individuo. No Velho Testamento (em hebraico), então, existem muito mais palavras para designar o que é pecado.

Muitos pensam viver uma vida pura porque, literalmente, não se prostitui, não mente e não rouba. Porém, o pecado é muito mais que um simples ato. É algo que está na natureza corrompida. Todos herdaram o estado do pecado de Adão, o ser humano não só é pecaminoso na prática como também vive em um estado pecaminoso (Romanos 5.19).

O egoísmo é a essência do pecado (2ª Timóteo 3.2,4; Isaias 14.12-15; Ezequiel 28.12-18). Por esta razão o homem está totalmente depravado (Salmo 1.5,6; Isaias 1.6) desde o momento de seu nascimento (Salmo 51.5; 58.3), não sendo possível encontrar nele nenhum bem por natureza que possa agradar a Deus por si só (Romanos 7.18; 8.8).

Literalmente, pecar é errar um alvo (objetivo). O objetivo do cristão sincero é obedecer a Deus. Errar o alvo, pecar, é algo muito mais sério do que imaginamos.

Arrependimento e fé para a salvação

Mais detalhes:

• Em 1ª João 3.4 é a transgressão da Lei (matar, roubar, adulterar);

• Errar o alvo também ocorre através de pensamentos e afetos maliciosos (Gênesis 6:5; Jeremias 17.9; Mateus 5.22,26; Hebreus 3.12);

• Erramos o alvo por omissão. Cometemos pecado também quando não fazemos o que é certo, sabendo fazer (Tiago 4.17). Amar é o cumprimento da vontade de Deus. A maior expressão de amor é falar do amor de Deus para outras pessoas. Assim sendo, todas as vezes que passamos por alguém, e encontramos uma oportunidade de anunciar esta verdade e não fazemos, então, pecamos.

• Alimentando um hábito pecador, um só pecado, o homem torna-se culpado EM TODOS (Tiago 2.10). Pecado não é apenas transgredir uma regra é seguir um caminho errado, sem examinar as Escrituras Sagradas. “Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos de morte; o simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos” – Provérbios 14.12,15.

• Segundo o apóstolo Paulo, Carta aos Romanos, o pecado é um estado (7.8,11,13,14,17,20).

Concluindo, devo dizer que é possível viver acima do nível do pecado. Jesus Cristo morreu na cruz para nos capacitar a agradar a Deus. Quando o pecador reconhece seu estado e se confessa dependente da misericórdia divina, então, alcança essa misericórdia divina.

Querendo viver uma vida cristã vitoriosa, feche a porta de um recinto e fique à sós com Deus. Reconheça-se como uma criatura diante do Criador. Ore. A oração a Deus deve ser em nome de Jesus. Confesse seus pecados, diga quais são suas fraquezas (Ele já sabe, mas pede para confessar - 1ª João 1.9). Ao fazer a confissão, esforce-se para que ela seja completa. Diga ao Senhor o quanto gosta do pecado e quanto sente vontade de se afastar desse pecado, mesmo que a vontade de se afastar seja quase nenhuma... E peça para Ele trabalhar dentro do seu coração, para fazer de você alguém mais humilde do que já é... Mas peça com sinceridade (ou diga que nem sinceridade e nem o interesse ideal para isso você acha que tem). Se duvida que Deus responderá também deve dizer isso...

No momento da confissão o que mais importará é que ela seja totalmente sincera. Fazer isso é muito importante, porque essa pouca vontade ou nenhuma vontade de acertar o alvo também faz parte do pecado. O "antes" são as intenções de pecar FISICAMENTE, mas espiritualmente já são pecados consumados.

Jesus Cristo exemplificou essa situação pré-materialização do erro. Quando alguém apenas olha uma mulher cobiçando-a, espiritualmente, já adulterou com ela. E o apóstolo João abordou a situação de outro prisma: afirmou que quando alguém odeia, aborrece outra, espiritualmente, já é um assassino. Conferir: Mateus 5.27,28; 1ª João 3.15.

Para se livrar do peso do pecado existe o recurso do jejum. Quem deseja ter uma vida cristã sadia deve jejuar. O jejum ajuda fortalecer o espírito e enfraquecer a natureza pecaminosa. A natureza pecaminosa inerte fará com que o desejo de pecar se torne nulo.

Mas, quem fizer isso que fixe sua fé em Cristo, jamais na prática desse jejum...

Jesus liberta verdadeiramente. A fase do peso e força do pecado sobre a mente e corpo de quem deseja servir a Cristo é uma situação temporária. Seguir a Cristo é algo prazeroso, não é uma luta diária de “pode-não-pode’s”.

Disse Jesus: "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrarei descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve".

Deus abençoe você!
.
E.A.G.

Nenhum comentário: