Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A APOLOGIA E A ÉTICA CRISTÃ

"Lembrem-se dos seus líderes, que lhes falaram a palavra de Deus. Observem bem o resultado da vida que tiveram e imitem a sua fé. Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre" - Hebreus 13.7-8 (NVI). .
.
É preciso imitar a fé dos nossos líderes e não eles em si.

Não existem ações, modelos humanos a ser seguidos de olhos fechados. O único a ser imitado, e que existe risco zero de indução ao pecado, é Jesus Cristo. Ninguém mais.

Tenho ouvido e lido muito mais vezes do que o normal alguns versículos que Paulo escreveu dizendo “Sejam meus imitadores” (Filipenses 3.17; 1ª Corintios 4.16; e outros correlatos). E nos dias atuais eu tenho a impressão que a frase tem sido usada em demasia e sem a profundidade de explicações que o contexto dela merece.

Por outro lado, existe o extremo oposto dessa situação. Para alguns cristãos apologetas os acertos de Paulo passam como desapercebidos.

Em nome da apologética eles têm atacado os hereges e não as suas heresias, atacado os pecadores e não os seus pecados. Muitos estão ocupados em comentar os pecados do passado dos irmãos e se esquecendo de usar a Palavra de Deus para instruir a igreja a não pecar futuramente.

Buscando bases para alicerçar a prática da execração pública de alguns pecadores, ou tidos como pecadores, alguns usam os casos de Himeneu e Alexandre (1ª Timóteo 1.20; 2º Timóteo 2.18). Porém, é necessário contextualizar os dois versículos. Paulo não citou Himeneu e Alexandre em público. Comentou com o seu discípulo, apenas, em cartas pastorais. Não encontramos nos Evangelhos e em nenhuma das epístolas os nomes desses hereges em citações digiridas aos membros comuns da igreja, aos pecadores que estão perdidos no mundo e muito menos aos detratores do Evangelho de Cristo.

Terminando, sugiro que façamos igual fizeram os crentes bereanos. Imitemos nossos líderes, tão somente, na fé que eles possuem em Cristo Jesus como nosso único Senhor e Salvador..
.
E.A.G.
.

Um comentário:

daladier.blogspot.com disse...

Excelente artigo. Toda igreja séria tem seus "crentes pilares". São pessoas de referência, cuja fé inabalável apesar de sua condição humana, os torna mais parecidos com Cristo, e um exemplo a ser seguido.
O Pr. Ricardo Gondim os chama de "construtores anônimos da história", porque nem sempre estão na berlinda, assim como os pilares de uma construção, apesar de sustentarem todo o peso nunca aparecem. Que possamos imitar a fé deles.