Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

SILAS DANIEL - RESGATANDO A HISTÓRIA DA IMPRENSA EVANGÉLICA NO BRASIL

.
.

Informação com fé. Esse é o título da matéria sobre a imprensa evangélica brasileira, escrita por Marcelo Santos, publicada neste mês na Revista Graça / Show da Fé, nº 98.

A reportagem tem um conteúdo interessante, mostra o início do trabalho impresso pelo protestantismo brasileiro no século 19, quando em pleno Império o Brasil tinha o catolicismo como religião oficial. Neste cenário, em 1864, o missionário presbiteriano Ashbel Green audaciosamente lançou de forma pioneira o jornal O Estandarte.

Naquela época tudo era mais difícil ao jornalista protestante. Além da forte perseguição católica, grandes dificuldades financeiras, havia ainda a barreira do enorme número de analfabetos, mais de 70% da população brasileira.

Só depois de 20 anos foi que os metodistas inauguraram o jornal Expositor Evangélico, existente até o dia de hoje, cujo editor atual é o repórter Percival de Souza, que atuou por muitos anos na Rede Globo e pode ser visto, agora, na Rede Record comentando pautas de cunho policial.

O terceiro periódico, segundo a matéria, a ser lançado foi dos protestantes batistas em 1901, chamava-se Jornal Batista.

Em 1930, o sueco Gunnar Vingren faz chegar aos cristãos evangélicos brasileiros o primeiro jornal com linha editorial pentecostal, o Mensageiro da Paz.

A reportagem informa que durante a ditadura de Getúlio Vargas uma das edições do MP, com um artigo do missionário Samuel Hedlund, que tecia duras críticas às torturas, foi confiscada pela censura. O fato tem registro no livro A Imprensa Confiscada Pelo DEOPS.

“No passado, o jornal era chamado de ‘o evangelista silencioso’ já que sempre trazia, além de notícias, muitos artigos doutrinários e evangelísticos” – revela o editor e Pr Silas Daniel, dizendo que era comprado por muitos crentes para dar de presente aos brasileiros residentes nos rincões do Brasil e que o periódico serviu de agente à conversão de diversas famílias brasileiras e propiciou a fundação de diversas igrejas Assembléias de Deus.

.
.
.
.

.
.
.

E.A.G.

.
.
.

Um comentário:

Eduardo Neves disse...

A Paz do Senhor Jesus Cristo!

Venho por meio desta solicitar orações em favor de nosso irmão em Cristo *Joaquim da Costa Pinto, que encontra-se com problemas de saúde. Nosso irmão atravessa por momentos difíceis, conto com todos neste clamor ao nosso Senhor.

Comunicai com os santos nas suas necessidades... Rm 12.13

Yaweh Rafá. Amém.
Eduardo Neves.