Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

REDE GLOBO VERSUS RECORDNEWS

.
.
Canal de notícias gratuíto estréia hoje!


É muito importante mostrar as tentativas da Rede Globo, ou qualquer outro veículo de comunicação, em querer distorcer a verdade e tentar criar conceitos anti-bíblicos como se eles fossem virtudes. Seja por meio da teledramaturgia, programas de culinárias ou jornalismo.

O equilíbrio é vital em tudo. E sempre se estabelece quando existe concorrência. Então, é necessário levantar o assunto desse post. Acredito que vale a pena informar que estreará hoje, uma emissora de televisão brasileira dedicada 24 horas ao dia só às notícias. É o canal Recordnews.

O que causa maior impacto nesta estréia é que o Recordnews terá o sinal de transmissão aberto - acessível para todas as camadas sociais da população.

Sobre a estréia ser impactante, não digo isso por se tratar da empresa Record, mas porque não existia desde então no Brasil nenhuma televisão gerando notícias o dia todo com sinal disponível, gratuitamente, para pobres e ricos. A Globonews e Bandnews operam via assinatura (tem que pagar para ver) e além disso os sinais por cabos e satélites não possuem cobertura com alcance para todas as regiões do Brasil, ao contrário desse novo canal gratuíto, que chega até os pontos mais remotos dos rincões brasileiros.

Em São Paulo e Rio de Janeiro a transmissão será pelo canal 42 UHF, outras regiões podem ser conferidas no link do vídeo no rodapé desse post. Também haverá distribuição pelo canal 55 da TVA, que inicia transmissão junto com o Recordnews.

Eu coloco esse aviso aqui porque acredito que essa emissora será um divisor de águas na história do jornalismo do Brasil. Será um grande concorrente não só aos canais fechados da Rede Globo e outras emissoras, mas também aos abertos...

Quanto maior é a concorrência jornalística, mais se intensifica a condição da alta qualidade da informação aos cidadãos do nosso país, pois ganham mais opções, podem escolher além dos informativos tão viciados como os da Rede Globo.

Agora, os cidadãos mais humildes nunca mais olharão as manchetes do Jornal Nacional sentindo o mesmo frescor de antes. Se cuida Fátima Bernardes e se cuida Willian Bonner!

A transmissão começa hoje 20 h.

Veja mais:

http://www.recnews.com.br/

http://noticias.uol.com.br/uolnews/celebridades/ooops/2007/08/16/ult2548u369.jhtm
.
.
.
E.A.G.
.
.
[atualizado 28/09/2007]

11 comentários:

Victor Leonardo Barbosa disse...

Também fiquei entusiasmado com isso Elizeu, finalmente um canal 24h na televisão aberta, creio que assim o cidadão comum poderá muito expandir suas idéias e conceitos na sociedade contemporânea.
Abraços e Paz do Senhor!!!

daladier.blogspot.com disse...

Como dizes é auspiciosa a iniciativa. Espero que melhore a qualidade das outras emissoras. Aliás, a Record tem abordado em suas novelas uma temática sincrética que não destoa muito da Globo.
De qualquer forma, a quebra de monopólios é sempre bem-vinda e areja nossa mente.
Parabéns pela abordagem.

ALTAIR GERMANO DA SILVA disse...

Grande notícia Eliseu,

é interessante contudo, lembrar aos telespectadores, que toda notícia, assim como toda atividade jornalística, precisa ser analisada criticamente, pois em boa parte dos casos, carrega uma grande carga ideológica, sendo instrumento também de massificação.

Um abraço!

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Elizeu!
A Paz do Senhor!
Muito embora já tinha informação da notícia, fiquei feliz em virtude de seu blog ter sido o único na blogosfera evangélica, pelo menso até agora por mim visto, que registrou tão importante fato, principalmente para o meio jornalístico brasileiro.
Parabéns!

Eliseu Antonio Gomes disse...

Victor

O prazer que eu tenho é que o povo mais humilde terá mais opção de programação. Não ficará apenas ligado em um só canal.

Pior do que não se informar é aceitar ser informado APENAS POR UM SÓ veículo de comunicação. Isso é alienante e uma situação de alto risco quanto à manipulação das massas.

Obrigado por visitar e participar do meu blog.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Daladier Lima

Faço festa pela quebra do monopólio. É importante que existam muitos contrastes na mídia voltada ao jornalismo. Quanto mais gente fazendo reportagem mais notícias chegarão até nós.

Agora, cabe usar o filtro chamado "desconfiômetro" porque Jeremias 17.5-9 diz que "maldito é o homem que confia no homem". É o caso de ouvir aqui, comparar com a outra versão ali e tirar conclusões próprias ou nem concluir nada...

Obrigado por comparecer e comentar em meu post.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr Altair

Também penso igual, temos que acompanhar as notícias com uma carga de dose crítica, seja qual for a fonte da informação. E nem sempre por causa do caráter de quem informa, porque o ser humano até bem intencionado chega a errar.

As ideologias são fáceis de ser notadas. Quem segue qualquer jornalista por dois ou três meses consegue detectar muitas facetas das suas intenções...

Isso é mais nítido quando esses jornalistas trocam de emissoras. Se possuem ideologia e ópinião pessoal não mudam a retórica.

Prazer em tê-lo mais um vez em meu blog!

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr Carlos Roberto

Outros blogs, como os dos irmãos João Cruzue e Julio Severo por exemplo, também focaram essa estréia, porém, com ângulos de pensamento bem diferentes desse colocado em meu post.

Eu quis mostrar que a diversidade de fontes de informação é algo benéfico. Quis dizer que a existência da Record News torna o panorama da informação brasileira mais "ventilada". Quanto mais agências de jornalismo atuando melhor para nós.

Cabe o velho ditado: Ruim com Record News pior sem Record News. Na verdade, para ser justo, temos é que dar mais tempo ao tempo para saber o que dizer dessa emissora com menos erros de julgamentos.

É um prazer ler suas palavras.

Abraço.

Marcos Brandão disse...

Olha, vejo que temos que esperar para saber os resultados que a Recornews fará. Quanto ao acesso a ricos e pobres é um engano. Em cidades do interior principalmente ela não tem o sinal, pouquissimas regiões do país tem visto este canal. Como um pobre terá condições para poder comprar uma antena parabólica para poder assistir? Quanto aos canais do grupo Record, as vezes tem ocultado notícias, principalmente se tratando de religiões. A rede tem dito que a principal concorrente manipula as pessoas, não é verdade, simplesmente ela mostra os fatos como são.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Marcos

O Bispo Macedo agiu astutamente neste caso.

Como? Estamos às vèsperas do advento das transmissões digitais no Brasil. Nesse tipo de transmissão acabarão os casos de transmissões com chiados e fantasmas na tela. A Recosd News de norte a sul terá qualidade excelente, como uma HBO OU AXN.

Abraço.

Anônimo disse...

Também já chegou a Portugal, em sinal aberto, via satélite HISPASAT.
Parabéns!