Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 10 de setembro de 2007

É NECESSÁRIO CONSERTAR JOÃO 3.16?

Segundo a descrição de perfil, José Francisco Veloso é bacharel em Teologia, formado em Filosofia Pura, pós graduado na Universidade de Jerusalém ( Israel), Haggay Institute (Cingapura – Ásia) e pós graduado em Docência Superior. Escritor de 5 livros na área de dependência química, política e poemas. Ex-Deputado Estadual (94 a 98), presidiu por dois anos consecutivos a Comissão de Orçamento, Fiscalização e Controle da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. E é autor de oito importantes leis em vigência e foi presidente das CPIs do Futebol (a primeira no país) e do BANERJ. Pastor Batista da Convenção Batista Brasileira e membro da Primeira Igreja Batista de Itaperuna.

Em uma das comunidades do Orkut, para qual fui convidado a participar, eu o encontrei comentando sobre a tradução, aceita em larga escala como correta do versículo 16 do capítulo 3 do Evangelho de João. Escreveu: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira...' Está errado esta colocação, porque o verbo amar aqui, está no 'pretérito perfeito do indicativo', ou seja, narra algo que aconteceu e acabou! Como a tradução até nós veio do grego, lembro a vcs que se interessarem que no grego não tem este tempo, mas algo m/m igual chamado 'aoristo constativo', ou seja originariamente está escrito em João 3:16"porque Des tem amado...." amado ontem, amado hoje a amará amanhã!".

O pastor Veloso, assim ele se identifica, lembrando ser professor de Ciencia da Religião, sente a necessidade de informar a base das traduções bíblicas. "Eu não posso escrever errado, continuar escrevendo errado e me desculpando ao dizer que o 'espírito' é o de amar sempre, e o que importa é como transmito. Jesus disse: 'Errais em não conhecer as escrituras...'Paulo disse: 'O culto agradável a Deus é o racional...' Eu tenho que saber para não ser manipulado".

Lembra do dever pastoral em sempre estar cuidando das ovelhas:

"Claro que certas coisas que estudamos numa faculdade, não podem ser repetidas num púlpito onde temos ouvintes de várias culturas, e, ou outros entendimentos. Certos consertos deverão ser feitos com o cuidado de quem cuida com cristais. Não há prejuízo espiritual para quem inocentemente faz algo na igreja pensando estar certo, mas se fica sabendo do certo e continua errado, aí sim, tem prejuízos e prejudica. Me lembro que certa vez, o meu filho hoje adulto, fez uma oração por mim que estava com enxaqueca: 'Papai do céu, tira a cabeça do meu pai...' hoje ele não oraria assim, pq aprendeu orar direito.... Mas na época em que fez a oração, ela era perfeitona na boca de um menino de 6 anos!"

O pastor Veloso recebe contra-argumentação de vários internautas. Entre eles Gerson, que se identifica, também, como um professor de Ciência das religiões, também psicólogo e também pastor - Pastor Líder da Assembléia de Deus - professor de teologia e estudande concluinte de filosofia. Ele taxa o argumento do pastor Veloso como uma interpretação teologicamente repugnável, "melancias" (sic), malabarismo teológico gritante. Pondera sobre os títulos: "Acho que não vem ao caso...espero que minha interpelação seja compreendida, não com intuito de desmerecer sua pessoalidade, mas com sensatez de prestar atenção nos resvalos teológicos que aparecem". Arremata dizendo que títulos não dão sustentação para ninguém pôr assuntos que inviabilizem a função majoritária da Palavra de Deus. Fecha a conclusão sobre formação acadêmica dizendo que os títulos deixam a entender que alguns detenterores deles pensam que todos em volta são um bando de neófitos que precisam acatar quaisquer postagem teológicas sem o devido direito de ser inteiramente confrontado.

O internauta Gerson explana: "Essa sublime expressão: 'Deus amou...' tem conotação exclusiva à ação de Deus quando da obra da redenção ainda antes que o mundo existisse (Efésios 1.14); Deus não se perde nem na história nem no tempo. Outro sim, essa magnífica expressão: 'Deus amou...", fala do efeito retroativo que o calvário vem alcançando, a todos os homens em todas as épocas (I Pedro 1.18-20); Deus não 'amou o mundo' quando Cristo morreu na Cruz, essa essa assertiva bíblica REMETE o amor dEle a muito antes da queda no Éden. Aconselho-te que despoje-se dessa 'indecorosa' interpretação bíblica, senão abre um PRECEDENTE pseudo-teológico inimaginável. Dê-se ao luxo de dar uma olhadela em Isaías 43.13 nas versões corrigida e atualizada: uma diz: 'Eu sou', a outra: 'Eu era'. Deixou de Ser?"

Paulo Sergio, outro participante do tópico, vem para colocar panos quentes no debate: "Às vezes, corrigir alguma coisa, no intuito de aprimorá-la, é muito bom. Nossa língua é muito rica, muito cheia de entendimentos e meandros que precisam muitas vezes ser analisados com muito cuidado. Entendi perfeitamente o que o pastor Veloso explicou e concordo com ele, pois nossa Bíblia tem sido constantemente revisada, justamente para aprimorar mais o seu conteúdo. Creio que as pessoas que falaram aqui de seus títulos não o fizeram para se vangloriar, mas para explicar ANTECIPADAMENTE o que são, pois muita gente, na sua simplicidade, quando alguém fala alguma coisa meio diferente do usual, normalmente perguntam onde aprendemos isso. Creio que todos nós estamos aqui para aprender, trocar experiências, pontos de vista e tentarmos chegar à conclusões que nos levem para uma vida cristã mais produtiva.Creio que este é o objetivo da comunidade e se mantivermos esse nível, mesmo que discordemos em alguns pontos, todos seremos edificados".

Concluindo, eu digo que a salvação vem pela fé em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. A teologia é importante, mas deixar de amar o próximo por causa dela é lastimável. Mas, felizmente, parece que não é o caso acima.
.
.
Fonte: Orkut - Comunidade Eu Creio Não Sou Manipulado

Nenhum comentário: