Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 18 de agosto de 2007

O RICO, O POBRE, O CAMELO E A AGULHA

Esta postagem se originou em resposta a um usuário do orkut em uma das comunidades evangélicas que estou participando, cujo o assunto em debate é a prosperidade..


Então disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha, do que entrar um rico no reino de Deus”Mateus 19.23-24.

O texto supracitado tem duas vertentes entre os teólogos: uns dizem que a frase de Jesus era proverbial e de fato se referia a uma agulha de costureiras; outros, afirmam que Jesus se referia às portas que se encontravam nos muros da cidade de Jerusalém. O camelo era o maior animal entre os judeus e essas portas / agulhas eram passagens difíceis até para os homens usarem.

Seja a primeira ou segunda interpretação a certa, o fato é que o Senhor estava se referindo ao perigo das riquezas. É mais fácil o enorme camelo passar pelo minúsculo buraco do instrumento de bordar e cozer, ou pela porta pequena, do que alguém que deposita sua confiança nos acúmulos de tesouros dessa terra entrar no céu.

Precisamos vigiar quanto às riquezas porque elas nos passam a falsa sensação de que estamos seguros se a possuímos. E até sem possuí-las podemos depositar essa fé cega nelas! Todo cuidado é pouco! É preciso tomar cuidado também com a avareza e o egoísmo gerados pelo dinheiro, seja qual quantia for!

"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores" (1ª Timóteo 6.10).

O correto é ser moderado. Confiemos em Deus sempre. Ele está acima do poder do dinheiro, no entanto, não nos diz que o dinheiro é o gerador de todos os males, mas, sim, a cobiça.

E notem bem: Jesus não disse que os ricos não entrarão no céu. Ele disse que é difícil entrar. E arremata dizendo no versículo 26, de Mateus 19: "Isto é impossível aos homens mas é possível a Deus" (referentes aos ricos entrarem no céu).
.
E.A.G.

Nenhum comentário: