Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

El Shaddai - Deus Todo-Poderoso


A palavra aportuguesada, Deus, representa alguns nomes referente ao Criador. No livro de Gênesis, 1.26, encontramos a forma Elohim, (plural em referência a Trindade). E a forma singular Elohim é El (o único Deus forte). Encontramos El na forma composta: El Elyon (o Deus Altíssimo) e também El Shaddai...

Todo-Poderoso, em hebraico é El Shaddai. Todo-Poderoso é uma tradução que surgiu da Septuaginta (*), e parece bem fundamentada.

Shaddai aparece 48 vezes no Antigo Testamento, sendo que 31 delas no livro de Jó. Era o nome pelo qual Deus se revelava aos patriarcas, normalmente nos momentos em que as promessas de descendência eram enfatizadas, lembrando o domínio universal de Deus (Gênesis 23.3; 35.11; 48.3) ou quando o povo se encontrava sob dura pressão e precisava de segurança (Gênesis 28.3; 35.11 e 49.25).

A derivação de Shaddai é incerta, não é possível tirar uma conclusão definitiva.

Veja as três principais linhas teológicas:

- Alguns teólogos admitem que Shaddai deriva de shad cuja significação é seio, peito, mama (Gênesis 49.25; Salmo 22.9; Cantares 1.13; 4.5; e, 7.3, 7.8). E por sua vez shad é raiz de uma interpretação de uma forma aparentemente composta de she (que /quem é suficiente; necessário) levando a interpretação de que esse nome divino significa O Deus que é auto-suficiente, por conseguinte ,Todo-Poderoso.

Neste caso Shaddai implica na idéia de sustentador, nutridor, aquele que é capaz de satisfazer.

Entretanto, o conceito machista tende a rejeitar essa linha. Mas é preciso levar em consideração que o Criador é espírito o espírito é assexuado. Não é macho e nem fêmea.

– Outros admitem que Shaddai é a derivação de uma raiz cuja significação é “cumular benefícios”, sugerindo assim, que Deus é o Amigo e o Benfeitor dos pastores e dos patriarcas.

– Outros teólogos, atribuem a Shaddai a significação de “Deus, Deus das Montanhas”. Seja para ressaltar o poder invencível de Deus, seja em referência aos montes como um lar simbólico (Salmo 15.1; 121.1).

É importante lembrar que os montes foram cenários de repetidas teofanias.

O certo é que nessas linhas teológicas sobre o nome El Shadai existe consenso que a maior ênfase de Shaddai está sobre a idéia de poder onipotente, supremo, de Deus em contraste com a fragilidade humana. Ver: Salmo 68.14; 91.1; Isaias 13.6; Êxodo 1.24.

Shaddai denota a Deus como que sujeitando todos os poderes da natureza e fazendo-os subservientes à obra da graça divina. Embora enfatize a grandiosidade de Deus assim, não o apresenta como objeto de temor e terror, mas como a fonte de bem-aventurança e consolação.

Nada é impossível a El Shaddai, Ele pode cumprir todas as suas promessas, mesmo que na ótica humana pareça impossível o seu cumprimento. .
.
E.A.G.
.
* - Septuaginta: A versão dos setenta, a versão grega do Antigo Testamento, preparada por um grupo de setenta e dois eruditos, em Alexandria, no terceiro século antes de Cristo. Era a Bíblia no tempo de Cristo e dos apóstolos (Pequena Enciclopédia Bíblica - O.S. Boyer).

Nenhum comentário: