Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 29 de agosto de 2007

AS BÊNÇÃOS DE JOSÉ- GÊNESIS 49.25

22 "José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto a uma fonte; seus raminhos se estendem sobre o muro.

23 Os flecheiros lhe deram amargura, e o flecharam e perseguiram, 24 mas o seu arco permaneceu firme, e os seus braços foram fortalecidos pelas mãos do Poderoso de Jacó, o Pastor, o Rochedo de Israel, 25 pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoara, com bênçãos dos céus em cima, com bênçãos do abismo que jaz embaixo, com bênçãos dos seios e da madre.

26 As bênçãos de teu pai excedem as bênçãos dos montes eternos, as coisas desejadas dos eternos outeiros; sejam elas sobre a cabeça de José, e sobre o alto da cabeça daquele que foi separado de seus irmãos" - Gênesis 49. 22-26 - ARA.

A raiz hebraica, etmológica, para “abençoar” é usada seis vezes em Gênesis 49.25.

• Bênçãos dos céus e dos abismos:

Tem a ver com a fertilidade da terra, regadas pelas chuvas e lençóis d’água e fontes e riachos. Ver Gênesis 1.6-9.

• Bênçãos dos seios e da madre:

Tem a ver com a fertilidade do corpo e a fartura. Refere aos homens e aos animais. Ver Gênesis 1.22, Números 24.5-7.

Os descendentes de Efraim:

Ver Oséias 12.8.

As bênçãos outorgadas aos homens na criação concentraram-se em José e são extremamente semelhantes às bênçãos sobre as tribos, proferidas por Moisés, em Deuteronômio 33.13-16, relativas aos descendentes de José.

Essa seção poética (Gênesis 49.22-26) destaca a importância que adquiriu a descendência de José, a qual se dividiu mais tarde, nas tribos de Efraim e Manasses, que ocuparam as férteis montanhas da Palestina central e parte da região oriental do Jordão.

Note a admirável multiplicação de nomes divinos no versículo 24: Poderoso de Jacó, Pastor, Pedra de Israel. Esses títulos atribuídos ao Senhor são raros no Antigo Testamento.

Gênesis 49.22-26 refere-se às celebrações dos momentos em que Deus salvou o servo José.

Nós, com pouca ou grande freqüência lutamos sós, esquecendo que Deus pode nos ajudar, sejam nas lutas contra homens armados ou contra forças espirituais. José aproximou-se de Deus quando os inimigos surgiram. Lembrar-se e confiar em Deus em meio às adversidades é sinal de grande fé.

Somos capazes de lembrar e confiar em Deus quando surgem os problemas, calúnias, perseguições? A reação que expressamos mostram se conhecemos ou não o Deus Todo Poderoso - El Shaddai. .
.
E.A.G.

Um comentário:

Eduardo Moraes disse...

Fala Eliseu... Tudo bom???

Primeiramente, obrigado por linkar meu blog ao seu. Eu não sabia que vc tbm tem um, mas pelo pouco que li GOSTEI. Vou linká-lo também, ok?

Paz...