Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Identidade Espiritual - 2

Por Eliseu Antonio Gomes

 
Você sabe quem você é? Esta pergunta é importantíssima. Embora pareça um tanto quanto sem razão, ridícula até, muitas pessoas ainda não sabem respondê-la ou não pararam para analisar a questão, que muito importante.

Você pode responder que é bom pai ou mãe, ótimo filho e estudante, o melhor vizinho e cidadão, o funcionário exemplar. Ainda que seja essas as suas respostas, elas não definiram você por completo.

A vida moderna é agitada. Na expectativa de dar cabo de todas as obrigações e problemas nos esquecemos do principal: que o cuidado com nós mesmos.

É uma lógica, ao olhar no espelho nos vemos. A imagem ali refletida não é capaz de mostrar a gente por completo – não reflete o interior que existe em nós. Gostamos de cuidar bem do exterior: bom corte de cabelo, roupas bonitas, usar perfume e etc. Cuidamos bem do nosso corpo e deveríamos dar trato similar ao nosso lado interno, que é igualmente importante.

Você e eu não somos apenas um corpo físico. Somos um espírito com uma alma dentro de um corpo físico. Quando Deus criou o homem, além do corpo deu-lhe alma e espírito. Mas essa constituição tríplice não deve ser entendida como partes independentes entre si e sim como a expressão representativa do ser humano como um todo. 

O que é a alma?  A alma que pecar essa morrerá – Ezequiel 18.4.

Órgão muscular, o coração está dentro da nossa caixa torácica e tem apenas a função de receber e bombear nosso sangue. Portanto, dizer que ele é o centro emocional é apenas uma licença poética, nada mais.

Em muitos trechos bíblicos o nosso coração é sinônimo da alma, a volição que nos dirige, a sede da vida intelectual e de todas as emoções.

A alma diz respeito ao indivíduo, a vida pessoal. Faz guerra contra a natureza pecaminosa: Jeremias 31.25; 1ª Pedro 2.11.

Jesus Cristo disse que de dentro do coração do homem, ou seja, da alma, procede muitas coisas más e essas coisas todas são capazes de contaminar o ser humano perante Deus. Conferir: Mateus 15.19.20.

O que é o espírito? O espírito humano diferencia o homem do restante da criação, há grande diferença entre o ser humano e aos animais. Quando as criaturas foram criadas por Deus, Ele tão-somente disse “haja” e as coisas passaram a existir. Porém, quanto à Humanidade, Deus disse: “Façamos o homem”, apanhou barro e o modelou dando a forma que havia imaginado; depois, soprou-lhe nas narinas o fôlego de vida – o espírito – e o homem passou a ser alma vivente.

O espírito, então, é a fonte da vida humana: Gênesis 1.3,6, 14, 20, 24, 26; e, 2.7.

O espírito está relacionado aos aspectos mais elevados do homem, ele é o canal de comunhão com Deus, que se comunica conosco por meio dele.

O espírito pode ser corrompido (2 Coríntios 7.1). Quando a alma domina com as paixões más o espírito é perde o controle da situação e passa a ser vítima desses sentimentos maus e apetites terrenos.

O espírito recebe influencias. Se de Deus, o caráter humano se moldará de forma boa e sadia, mas se for da alma, então, o caráter terá formas doentias e ruins. Mateus 5.3; Isaias 57.16; Gênesis 41.8.

O destino do espírito, da alma e do corpo após a morte. O corpo, invólucro do espírito e alma, é uma matéria limitada. Depois de gerado, desde o útero entra em um processo irreversível de envelhecimento que só termina com a morte física. O corpo é finito. Adoece, apodrece, acaba.

A alma e o espírito são eternos. Não é a religião ou ideologia ou filosofia humana que salvará alguém, é só Jesus tem essa capacidade. Após a morte física alma e espírito aguardarão o Dia do Julgamento Final (Eclesiastes 11.9; Mateus 25.31-46; Hebreus 9.27). 

Neste julgamento, os atos de todas as almas, de todos os tempos, passarão pelo juízo do Senhor Jesus Cristo e dependendo da sentença recebida partirão para um dos dois destinos eternos que Deus criou para a Humanidade. São: Céu e Inferno.

As Escrituras Sagradas dizem que o Céu é o local onde está o trono de Deus. É a morada e pátria dos salvos, é localização duradoura e quem chegar lá será para sempre feliz (Salmo 11.4; João 14.2,3; Filipenses 3.20; 1ª Pedro 1.4 e Apocalipse 14.13). Quem receber a Jesus Cristo no seu coração, e depois passar para o além-túmulo, no futuro o seu corpo será transformado de corruptível em incorruptível e de simples pó ganhará característica glorificada.

Sobre o Inferno, a Bíblia diz que é um lugar de vergonha e horror, juízo e fogo eterno. Veja: Daniel 12.2; Hebreus 6.2,8. A maneira de escapar do castigo e tormento intermináveis é aceitar, pela fé, a Palavra de Deus, que afirma que só Jesus Cristo é o nosso único Senhor e Salvador.

O apóstolo Pedro, considerado pelos católicos como o primeiro Papa, ao abordar sobre a salvação, declarou: “Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos” – Atos 4.12.

O apóstolo Paulo concordou: “Porque há um só Deus, e um só mediador (intercessor) entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate de todos...” – 1 Timóteo 2.5, 6a - parênteses meus.

Conclusão: Queira saber mais sobre a definição bíblica de quem somos e para onde poderemos ir.

Tendo a plena consciência de que somos um espírito com uma alma – ambos eternos – dentro de um corpo mortal, poderemos traçar planos melhores e metas definidas com clareza, assim ganharemos um futuro eterno e satisfatório. Sabendo que nos apresentaremos diante de Jesus Cristo – que agirá como um Juiz Justo para com todas as almas – e que para receber a sentença de salvação temos que reconhecê-lo como nosso único Salvador, enquanto ainda estamos nesta vida física do corpo, resta-nos tomar a atitude certa.

Nenhum comentário: