Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Os endemoniados de Gadara - questões descomplicadas

Esta postagem recebeu atualização, está ampliada e postada aqui mesmo neste blog. Confira: Os endemoniados gadarenos. A exegese dos textos bíblicos e breve comentário sobre possessos e possuídos.
_______

Gadara-Eliseu-Antonio-Gomes_Belverede-Umm-Qays-sitio-arqueologico-nymphaeum-gadara
Jordânia, Umm Qays - a antiga Gadara, citada na Bíblia.
O dilema das narrativas dos dois endemoninhados de Gadara.

Essa questão, abordada nesta postagem, foi feita na comunidade Assembléia de Deus - Belém (hospedada na rede social Orkut), que conta com 11.700 participantes, da qual sou um dos três moderadores. E o texto que se segue é uma adaptação da resposta que deixei lá.

Não poucas vezes, formula-se questionamentos sobre as histórias narradas na Bíblia Sagrada. Seja a indagação feita pela motivação da simples curiosidade ou com a intenção nefasta de confrontar nossa crença, é importante estar preparado para a situação.

No primeiro caso, será sempre recomendável responder de pronto, mas se não houver condição para a resposta imediata, pesquisar a respeito e passar a informação o mais rápido que puder. Afinal, existe sinceridade, sede e fome de justiça, no coração de quem deseja aprender sobre a Bíblia Sagrada.

E na segunda circunstância, penso que não existe necessidade de levar adiante a conversa, pois, quem decide levantar temas polêmicos com o objetivo de discutir conosco sobre assuntos da Bíblia, é uma pessoa escarnecedora. Não convém ao cristão se assentar em roda de gente dessa espécie, é o que nos orienta o Salmo 1.

Basta a nós uma observação feita com calma para discernir quais são as intenções do interlocutor.

Há contradições bíblicas entre os relatos de Mateus (8.28-34), Marcos (5.1-15) e Lucas (8.26-37)?

Aparentemente, o leitor encontra contradições em diversos trechos da Bíblia Sagrada. Mas, se faz a leitura sem pressa em tirar conclusões, o indício da discrepância desaparece em face do estudo bíblico cuidadoso.

Podemos tomar como exemplo as narrativas encontradas nos Evangelhos, uma delas é o relato sobre o caso do endemoniado de Gadara. As aparentes diferenças entre os Evangelhos de Mateus e Marcos se aplicam ao de Lucas, também.

Resposta:

Gadara (que em hebraico é "fronteira", "cercado") era uma das dez cidades autônomas da Decápole situadas a sudeste do mar da Galileia, na atual Jordânia, era luxuosa e rica, habitada principalmente por gentios na época de Jesus. Atualmente, a região de Gadara é conhecida pelo nome árabe Umm Qais (a mãe de Qais). No local foi encontrado um grande sítio arqueológico, tornou-se ponto turístico.

A única referência no Novo Testamento à área de Gadara, diz respeito ao episódio  em que demônios são exorcizados e em seguida eles se apoderam de uma manada de porcos e faz com que ela se precipite ao mar. Cogita-se que a região estivesse próxima ao mar da Galileia. A Mishná (uma das principais obras do judaísmo rabínico) afirma que Gadara data do período do Antigo Testamento.

Em Mateus, lemos que após Jesus desembarcar à beira do lago de Genesaré, dois endemoniados encontraram-se com Ele, ao invés de um, conforme as narrativas de Marcos e Lucas. Se Mateus escreveu que haviam dois, isso quer dizer que houve, mesmo... E, considere-se que a narrativa de que houve um homem possuído tem dois registros de origens diferentes. Essa diferença se consiste em grande problema? Não.

Em diversas circunstâncias da vida ocorrem situações semelhantes aos relatórios sobre os homens endemoniados de Gadara. Muita pessoas passam desapercebidamente na vida porquê possuem uma personalidade recatada. Se em uma sala de aula houver 40 alunos e apenas 25 são extremamente extrovertidos, daqui há trinta anos, caso seja feito comentário sobre essa classe, será mais fácil lembrar o nome daqueles alunos mais agitados. Mas isso não quer dizer que 15 deles não estudaram lá.

Concluímos, com toda tranquilidade, que o evangelista Mateus depreendeu com mais detalhes o fato, enquanto os evangelistas Marcos e Lucas depositaram toda atenção apenas ao endemoniado que era o mais agressivo dos dois, o que chamou mais a atenção de todos no local da ocorrência de exorcismos.

Nenhum comentário: