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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Pedro, o galo cantor e os profetas modernos

"Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento" -  Provérbios 9./9.

Que Deus nos ajude a não cometer o erro das injustiças, entrar pelo mau costume das generalizações! Nem todas as críticas são positivas e fazem bem. Principalmente aquelas que usam passagens bíblicas contendo adjetivos negativos, para atacar a classe inteira de lideranças evangélicas. Tais citações não servem de constatação de um fato comprovável em sentido amplo, portanto, são injusta. 

Aquilo que desejamos anunciar, falando ou escrevendo, sobre fatos e pessoas, jamais deve ser generalizante. Mas neste tempo digital em que estamos, críticos costumam ser generalizantes, trocam o destinatário específico pelo endereço geral para escaparem das reações de seus atos, sabendo que os maus não gostam de ser corrigidos e advertidos.

É uma pena encontrar cristãos - bem intencionados - fazendo citações bíblicas generalizantes. Que tipo de citação bíblica? Exemplo: usar Mateus 23.23, ou outro versículo similar, em tom acusador. Ninguém passa a ser lobo, mercenário, hipócrita, ou víbora, só porque alguém usou versículos com esses termos.

Que Deus nos ajude a usar bem, com inteligência e responsabilidade, a liberdade de expressão em redes sociais e blogs. 

É costume usar a simbologia do canto do galo como sinal de uma advertência profética para a Igreja moderna, que estaria inteiramente presa às correntes das tradições e amarras de negação. 

O galo é a ave usada como símbolo de marcador de tempo, o seu canto serve para "acordar as pessoas" do campo. Nos velhos tempos de roça, o cantar do galo nas madrugadas era o único despertador que fazia o camponês acordar para ir trabalhar na roça. Tal situação é ilustrada na esfera virtual: o galo cantou e Pedro olhou; o galo cantou e Pedro pensou; o galo cantou e Pedro negou a Jesus e logo tomou consciência que Jesus Cristo o conhecia e olhava para ele com olhar de compaixão.

Jesus Cristo usou o "cantar galo" para "acordar" Pedro da sonolência espiritual no momento que ele o negava conhecê-lo, justamente em pleno momento de padecimento por torturas para abrir a porta da salvação ao discípulo e para toda a Humanidade. 

A cena do cantar do galo seria mesmo correta como representação da voz de profetas modernos na Internet? Em tempos de modernidade virtual, a negação a Deus e o abandono da fé viva em Cristo não é a realidade de todos os cristãos. Portanto, a mensagem daqueles que se dizem profetas do despertamento não é um cantar do galo, não representa o chamado para a exortação geral. 

Os tais "galos da atualidade" dizem usar a virtualidade para escrever o que seriam impedidos de pregar dentro das Igrejas. Justificam-se afirmando que os blogs e redes sociais são meios para comunicar o que não poderiam falar dentro das igrejas. Eles bradam como se estivessem profetizando o caos total da espiritualidade cristã, como se fossem os despertadores de uma geração inteira que dorme espiritualmente. Eles precisam rever esses conceitos.

Aqueles que proclamam ser profetas da atualidade, que pensam ser os galos a depertar cristãos no século 21, dizem que a Igreja moderna nega a Cristo peremptoriamente, e os expulsa dos templos. Não conseguem ver com clareza a realidade em que vivemos. Eles são rejeitados do seio da igreja porque generalizam. Nem todos da Igreja estão fugindo ou dormindo. Nem todos os líderes desprezam o chamado para fazer missões, pastorear, evangelizar, ensinar, profetizar. Nem todos os líderes são materialistas e pensam apenas em arrecadação de dízimos e ofertas para proveito pessoal. Nem todas as tradições litúrgicas são antibíblicas.

A generalização faz com que eles considerem quem esteja acordado como dorminhocos. Não é justo generalizar. A profecia verdadeira nunca erra o alvo a quem a mensagem é dirigida, nunca bate na porta errada.

E.A.G.

Nicodemos e a necessidade de melhorar o ensino

Com o objetivo de melhorar o ensino, em alguns lugares tem-se realizado provas para professores quanto aos seus conhecimentos de matemática e leitura. Isso tem sido tenso para algumas pessoas. Depois de estarem aprovados durante anos, profissionais encontraram-se em perigo de perder seus empregos.

Embora a maioria dos professores passasse nas provas sem nenhum problema, alguns sentiram dificuldades. Os professores que tiveram baixas qualificações tiveram que estudar para melhorar suas capacidades.

Jesus Cristo nos recebe tal como somos, precisamos nos manter firmes Nele apesar de todas as circunstâncias complicadas que possamos encontrar pela frente.

Espera-se daqueles que possuem a responsabilidade de ensinar a outros que estejam preparados para a tarefa.

Nicodemos era um homem bom que dedicava à sua vida a tentativa de agradar a Deus. Havia obedecido à lei judaica buscando satisfazer o padrão de justiça divino. Era  um líder religioso, um fariseu, um professor da lei. Os fariseus eram um grupo respeitado nos dias de Jesus. Eram intelectuais e passavam muito tempo se dedicando a aprender os detalhes da lei, com o objetivo de guardar as tradições da religião judaica. Mas, quando Jesus Cristo aplicou a prova quanto ao novo nascimento, ele não soube dar as respostas certas. Embora gozasse de reputação respeitosa na sociedade em que vivia, tivesse um cargo de respeito entre os fariseus, não sabia o suficiente sobre o que era mais importante para sua própria vida.

Nem todas as pessoas têm a coragem que Nicodemos teve. Ele descobriu que era preciso recapitular tudo, começar do zero. Ele precisava de tudo novo. "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" - João 3.3.

Costumamos pensar nos fariseus como pessoas arrogantes e perfeccionistas quanto a lei. Muitas vezes a classe dos fariseus acusou Jesus de quebrar as tradições judaicas que haviam inventado. Porém, alguns dos fariseus realmente buscavam a verdade. Equivocadamente, eles esperavam contribuir com a sua dedicação religiosa para o estabelecimento do reino de Deus, acreditavam depender de suas boas obras e de guardar a lei para tornarem-se aceitáveis perante Deus.

Nicodemos fez as perguntas necessárias e através das respostas de Jesus temos a revelação do plano de salvação de Deus para a humanidade.

Como pode um homem nascer sendo velho? Nicodemos não entendeu que Jesus não se referia ao nascimento físico, mas ao espiritual. Jesus estava ensinando sobre a necessidade de haver um nascimento espiritual além do nascimento físico. Nicodemos tinha de nascer espiritualmente para entrar no Reino de Deus.

Jesus explicou a diferença entre a carne e o espírito. e usou a figura do vento para que ele entendesse a maneira sobrenatural e superior como Deus age.

Não importa o quanto sejamos justos, mesmo assim continuamos pecando. O pecado causa a separação de Deus e morte espiritual. Por melhor que a pessoa seja, a mancha do pecado não pode ser apagada do seu coração. Só Deus pode fazer isso mediante o perdão oferecido por Jesus Cristo.

O nascimento espiritual acontece quando reconhecemos o nosso estado, confessamos o nosso pecado e reconhecemos que não temos poder para salvar-nos, pedimos a Jesus que nos perdoe e entre em nosso coração. Ao fazer isso, Cristo vem viver em nós e através de nós. Assim, por meio do amor de Deus nascemos de novo.

Não sabemos com certeza qual foi o resultado do encontro entre Nicodemos e Jesus Cristo. Se ele reagiu corretamente às palavras de Jesus ou se continuou a ser um mero professsor da lei judaica. Algum impacto houve.

Nicodemos desafiou o Conselho, que tentava matar Jesus (João 7.50-51). E ajudou José de Arimateia a sepultar o corpo dEle, assim manifestou a sua fé publicamente, ao providenciar as especiarias para a sepultura. A quantidade de especiarias que Nicodemos trouxe era de muito valor, dessa maneira ele expressou em atos que Jesus era dígno de respeito e honra (João 19.39-40).

Dentro das páginas do Novo Testamento, não encontramos mais nada a respeito do mestre da lei Nicodemos. A tradição da igreja conta que ele foi expulso do Sinédrio, batizado por Pedro e João, e obrigado a viver fora de Israel para ficar livre das hostilidades dos líderes judeus. Não é possível dizer se realmente foi dessa forma, mas segundo as Escrituras podemos afirmar que ele foi alguém que esteve ao lado do Mestre dos mestres quando todos os discípulos fugiram e se esconderam.
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E.A.G.

Consultas:

Vida Radiante - O Explorador, volume 5, lição 2: Em busca da verdade, páginas 44-47. Ano 1988 (Editora Vida).
A Rocha - A Bíblia Que Conduz às Escolhas Certas - Bíblia Sagrada, Josh MacDowell,  1ª edição - novembro de 2002.

EBD 2012 - A prosperidade dos bem-aventurados

Artigo escrito para de alguma forma servir de subsídio aos usuários da revista Lições Bíblicas (CPAD), lição nº 6, entitulada A Prosperidade dos Bem-Aventurados, comentada por José Gonçalves.

No grego clássico, "bem-aventurado" é "makarios". Significa estar em posição estável de bem-estar, ser alguém supremamente abençoado, cuja consequência é viver cheio de sorte, afortunado, muito feliz.
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Muitos comentarista bíblicos costumam afirmar que as páginas do Novo Testamento usam o termo "makarios" com vista apenas às bênçãos ligadas ao porvir, ao espírito. Entretanto, o contexto mostra mais do que isso.

Em primeiro lugar, se a bem-aventurança no campo físico é uma simbologia espiritual das coisas celestes, logo ela é positiva. Algo ruim não serve como símbolismo para o que é bom.

O Dicionário Michaellis online descreve o verbete "símbolo" assim: Qualquer coisa usada para representar outra, especialmente objeto material que serve para representar qualquer coisa imaterial.

Portanto, o fato de alguém ser um bem-aventurado no campo material, também poderá ser simultâneamente bem-aventurado no campo espiritual, se decidir-se render-se aos pés de Cristo.

Neste mundo, aprendemos como ser uma pessoa próspera financeiramente. Primeiro é preciso rejeitar a preguiça, estudar com afinco, descobrir quais são as nossas habilidades, se tendemos para o campo das exatas ou das humanas, e correr atrás de um curso superior dentro da área que nos satifaz profissionalmente.

No Sermão da Montanha, Jesus Cristo ensina como ser próspero espiritualmente.
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"Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus" - Mateus 5.3.

Pobre de espírito (Mateus 8.27). Quer ser herdeiro do Reino do Céu? Pobreza é no sentido da dependência total do Criador. Por mais poderoso que seja o ser humano na face da terra, ele precisa das riquezas naturais criadas por Deus, e também das riquezas eternas. O fôlego da vida é Deus quem dá a todos. Retire o oxigênio do ambiente e é o fim de todo ser que respira. Ser pobre de espírito e reconhecer a existência do Criador e a superioridade que Ele tem sobre nós, criaturas que Ele fez..

"Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados" - Mateus 5.4.

Chore (Romanos 12.15). Aquele que chora será consolado. O choro neste caso não é no sentido egoísta, viver lamentos por desventuras pessoais, sentir a autocomiseração, querer ser apontado como vítima e merecer a compaixão de todos. É o pranto no sentido de lamentar a dor alheia e esforçar-se para trazer a solução aos que sofrem, ser alguém que ama o próximo, aquele que traz a solução do riso ao que chora, é alegrar-se junto com a alegria de quem supera as aflições Quem assim procede será bem-aventurado na hora da sua dor, terá o consolo dos homens e a presença do Consolador, o Espírito Santo, em seu coração.
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"Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra" - Mateus 5.5.

Seja manso (Provérbios 16.32). A mansidão não é sinônimo de covardia. Ninguém pense que a mansidão seja sinal de fraqueza. Enquanto homem, Jesus Cristo nunca demonstrou traço de caráter covarde. O sentido da palavra "manso" em grego é "ser gentil", estar disposto a retribuir o mal com o bem.
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"Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos" - Mateus 5.6

Famintos e sedentos por justiça (Salmo 15). Jesus Cristo usou as duas necessidades básicas, água e comida, para nos fazer entender que para estarmos vivos, espiritualmente, é preciso querer ser justo. Tanto quanto queremos a água no momento da sequidão da boca, e o prato de refeição quando o estômago está vazio, também devemos nos sentir saciados apenas quando a verdade triunfa sobre a mentira. Aquele que for justo com o próximo, terá o Justo Juiz ao seu favor.
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"Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia" - Mateus 5.7.

Amando gente difícil de amar (Mateus 12.7), porque Deus quer misericórdia. A misericórdia é o exercício de amor em favor de quem não merece ser amado. Dê outra chance para quem não deu valor para a confiança depositada nela; dê o voto de confiança ao que não pode provar a inocência. As muitas misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã e são as causas de não sermos consumidos (Lamentações 3.22-23) Renove a sua misericórdia, perdoe 70 vezes 7 (Mateus 18.21-22). Quem assim faz encontrará a misericórdia divina.
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"Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus" -  Mateus 5.8.

Coração limpo (João 17.17). Para que o coração esteja separado da sujeira  do pecado, é preciso colocar dentro dele a Palavra de Deus. Assim como a casa vazia e desabitada torna-se empoeirada e ocupação de traças, insetos e ratos, a alma que não se ocupa em meditar nas Escrituras passará a meditar em coisas estranhas à vontade de Deus.
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"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - Mateus 5:9.

Pacificador (João 14.27). A paz de Cristo é mais do que a ausência de brigas e guerras. "Paz", em hebraico é "shalom" e em grego"eirene". Significa o completo bem-estar no campo material e espiritual, tem a ver com saúde e estabilidade financeira, tranquilidade, alegria. O crente deve trazer ser portador dessa paz e o distribuidor dela, anunciando a Verdade que liberta.

"Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus" - Mateus 5:10.

Perseguido por ser justo (1 Coríntios 6.9). Certa feita, fui chamado para ser testemunha em um tribunal. A advogada levou-me para um canto reservado e me instruiu para mentir. Disse-lhe a ela e para a cliente dela, até então uma amiga da família: sinto muito, só direi a verdade. Dispensaram-me do caso e a amaizade esfriou. Se alguém pedir para mentir, afaste-se, porque a tal pessoa não é uma amigo verdadeiro. O Reino dos Céus é apenas de quem usa a justiça.

Alegre-se (1 João 1.4). Não se entristeça, caso seja perseguido por causa de sua fé.

Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós - Mateus 5.11-12.

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.