Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Cristo em mim


Alphonsine Imaniraguha

Eu nasci e cresci em Ruanda, tinha cinco irmãos e os meus pais eram as pessoas mais incríveis. Meus pais eram muito religiosos e íamos à igreja regularmente. Nós líamos a Bíblia e orávamos juntos como família todas as noites. Fomos ensinados a amar e a tratar os outros como se fossem pessoas da família. Quando imaginava como seria o céu, eu visualizava a minha família fazendo fila diante de Deus e o meu pai apresentando a minha mãe e nós filhos a Ele. E então Deus nos daria um empurrãozinho deixando-nos entrar no céu. Eu jamais poderia imaginar que as coisas poderiam ocorrer de outra maneira.

Mas por volta das 8 horas da noite de 6 de abril de 1994, o avião presidencial foi abatido no desembarque em Kigali. Em poucos segundos, o genocídio de Ruanda começou. As estatísticas estimam que cerca de um milhão de pessoas foram massacradas em 100 dias, e este número incluía os meus pais e dois dos meus irmãos. Pela graça de Deus eu sobrevivi com meus três irmãos mais novos, que estavam todos com menos de 10 anos, e eu tinha apenas 13.

Ao mesmo tempo em que eu estava grato por estar vivo, meu mundo mudou para sempre. Logo percebi que as minhas asas imaginárias para o céu tinham sido quebradas e que precisaria descobrir  uma outra maneira para chegar lá. Tendo os meu anos de adolescência roubados, meu coração estava ferido e pesado. Tudo que eu almejava era conquistar algo para apagar a minha dor.

Certo dia, enquanto eu ainda estava na escola, ouvi alguém gritando a distância. Fui andando em direção ao som que ouvia, quando percebi que vinha de um pastor.

Ele estava afirmando aos que o ouviam que há Alguém que pode ser um pai para os órfãos e aliviar sua dor. Pensei que alguém tivesse lhe contado sobre mim. Ele convidou as pessoas que precisam de oração. Ajoelhei-me, soluçando, e pedi a Deus que se tornasse meu Pai celestial. Ele se tornou real para mim conforme lemos em Sua Palavra. O Senhor realmente andou comigo "através do fogo" e proveu por minhas necessidades e também as de meus irmãos.

"Não removas os marcos antigos, nem entres nos campos dos órfãos, porque o seu Vingador é forte e lhes pleiteará a causa contra ti - Provérbios 23.10, 11.

"Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti. Porque eu sou o SENHOR, teu Deus, o Santo de Israel, o teu Salvador; dei o Egito por teu resgate e a Etiópia e Sebá, por ti. Visto que foste precioso aos meus olhos, digno de honra, e eu te amei, darei homens por ti e os povos, pela tua vida" - Isaías 43.2-4.

Levei muito tempo para perdoar aqueles que nos feriram, e às vezes ainda sofro. Mas o que me impede de odiar é saber que eu também preciso de perdão. Se Deus pesasse os meus erros contra mim, eu teria vergonha. Todos nós precisamos de perdão, esperança e amor que vem de Deus - e que um dia fará nova todas as coisas.

E.A.G.

Fonte: Pão Diário, volume 20, página 372, 1ª edição 2017, Curitiba - PR (Ministério Pão Diário).

Alphonsine Imaniraguha é sobrevivente do genocídio ruandês de 1994 e fundadora do Ministério Rising Above the Storms (Subindo acima das tempestades). Ela possui um blog, Beauty for Ashes,  nele ela aborda a fé em Cristo e escreve sobre seu ministério, que visa socorrer crianças de Ruanda.

Nenhum comentário: