Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 22 de maio de 2017

Como lidar com relacionamentos interpessoais conturbados e melhorar a situação?



Num livro que aborda a comunicação neurológica, li sobre uma proposta para lidar e resolver situações complicadas. Ao conviver com gente de difícil relacionamento, as coisas podem se tornar mais fáceis se nós analisamos as situações de maneira fria, objetiva e calculista.

O autor sugere aos leitores que eles relembrem as experiências se esforçando para enxergarem a si mesmos de fora da situação relembrada. Entendeu?

Por exemplo: ontem, você conversou com irmão X, irmãs Z e Y. Foi um diálogo agressivo, causou bastante chateação para você. Então, hoje, você relembra tudo, mas fazendo esforço mental para analisar cada detalhe de cada participante da conversa. Inclusive observando tudo de si mesmo, imparcialmente. Se veja como se você não fosse você e analise tudo que fez e disse no calor da emoção. Examine as outras pessoas envolvidas também, sem tomar partido de ninguém. E julgue-se a si mesmo, com o objetivo de avaliar o peso e as consequências pesadas de seus erros e em seguida consertá-los.

Este exercício, o uso do raciocínio lógico, é muito bom, porém, é extremamente melhor se o realizamos em oração e meditação na Palavra de Deus no que tange às orientações bíblicas sobre como deve ser a conduta do cristão autêntico.

Ofendeu? Vá pedir perdão. Sentiu que foi ofendido intencionalmente? Perdoe, inclusive se o ofensor não reconhece ter errado contra você e nem veio pedir que lhe conceda perdão.

E.A.G.

Perdoar no íntimo
A ira, o discernimento e o perdão
Falando de perdão e perdoando

Nenhum comentário: