Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

sábado, 7 de janeiro de 2017

Patricia Kogut de O Globo ataca programas evangélicos da televisão brasileira


Recentemente, aqui na Internet, por meio de blogs e sites evangélicos, tomei conhecimento da crítica escrita pela jornalista Patrícia Kogut contra programas evangélicos em alguns canais da televisão brasileira. Fui atrás para ler o conteúdo na página virtual que o O Globo mantém online e, comparando sua página com a de seus colegas como a Veja, considerei bastante inferior nos quesitos visual e navegabilidade.

Tendo como base o artigo, publicado no portal Gospel +, cujo título é "Jornalista da Globo chama de 'Indecência' e 'Pragas' Programas Religiosos da TV", assinado por Will R. Filho, publicado em 5 de janeiro de 2017, faço as seguinte consideração, postada abaixo.

A ínfima expansão da informação

A exibição de Escrava Isaura no canal Fox Life ganhou desfecho final inédito.

Na minha breve ida à página desta distinta senhora, percebi que a versatilidade de comentários que ela faz sobre novelas tem parâmetro reduzido. É uma situação bastante cômica como essa jornalista ignora a existência de novelas em canais concorrentes da Rede Globo. Como "a especialista do assunto", para ela não existe folhetins na Band, Record e SBT; nunca aconteceu retransmissões de Escrava Isaura no Fox Life - com final inédito - e, talvez, nem saiba que o SIC Internacional oferece aos brasileiros folhetins lusitanos e que, eventualmente, o TV Brasil transmita por aqui produções de Angola.

Falando em hipóteses, acredito que, se ao invés de "jornalista especializada em televisão" Patrícia Kogut fosse astrônoma, sem nenhum rubor ignoraria existir alguns corpos celestes orbitando ao redor da Terra. Se Laurence Olivier tivesse interpretado Hamlett numa produção da Rede Record, sem pejo algum ela teria coragem de escrever uma pérola afirmando que um canastrão das novelas globais seria melhor ator do que o inglês.

O que há por trás da crítica? O Interesse financeiro da Rede Globo.

Não é a primeira vez que um braço da Rede Globo se levanta para atacar a concorrência da emissora. Eu me lembro que houve algo parecido através da CBN alguns anos atrás, naquela ocasião quem vociferou foi o jornalista Heródoto Barbeiro, agora apresentador do telejornal semanal Jornal da Record News, que vai ao ar pela Record News às 21 horas.

A Rede Globo perde espaço em muitas frentes. As crianças e jovens de hoje preferem jogar videogame e navegar na Internet a assistir Sessão da Tarde. Aliás, há algum tempo atrás os programadores da emissora cogitaram em tirar da grade de programação o horário vespertino de filmes, por causa da baixa audiência.

Não demorará a acontecer de a Rede Globo ficar no mesmo nível das emissoras concorrentes, quanto à qualidade de som e imagem. Quando a transmissão analógica der lugar para a recepção do sinal digital em todo o território nacional, o telespectador não mais optará pelo canal que transmita a melhor imagem e som, mas pelo que oferece a programação que lhe agrada mais. E poderá ser a programação religiosa em canais como o CNT, canal Rede 21, Rede Gospel ou RIT TV.

Além disso, existe uma intenção não declarada nesta crítica. Embora seja subentendida, é bastante óbvia. Qual é? Os programas evangélicos colocam dinheiro nestes canais que os transmitem, sem que exista qualquer espécie de custo de produção para a emissora. Os produtores de conteúdo religioso sustentam as concorrentes da Rede Globo. E se os programas evangélicos forem proibidos, esses exibidores provavelmente fecharão suas portas. E quem ganha, financeiramente, com o fechamento das emissoras? Com certeza, não são os telespectadores, ao contrário, aqueles que assistem a programação perderão a opção de atrações relativas à sua fé.

Liberdade de escolha

Sendo eu um cristão evangélico de uma Assembleia de Deus, concordo que nem todos os programas religiosos transmitidos na televisão brasileira, cujo editorial é cristão, são aproveitáveis para mim. Mas, não posso dizer que não sejam interessantes pela ótica de outras pessoas, e que de algum modo surta efeito positivo na vida delas. Melhor haver estes programas do que aqueles voltados para jogos de azares e pornografia.

Eu me valho da opinião de um pastor, que estimo muito, gente do meu círculo social, que diz assim: "É melhor um jovem e uma jovem dentro de um templo religioso do que atolado (a) no mundo de drogas, de prostituição, envolvidos em crimes.”

Ser é tão importante quanto parecer ser

A pobre jornalista, ao disparar para todos os lados, inclusive em seus próprios pés e nos pés do marido, diretor da Rede Globo, passa a imagem de uma pessoa extremamente desesperada. A minha primeira impressão é que ela escreveu motivada por profunda aflição, sua redação passa a ideia de que está afligida por perceber quão próxima está do limbo do ostracismo, e se vendo a rolar ladeira abaixo, quis aparecer além do minúsculo círculo de leitores, círculo este que ela vê menor a cada dia que passa.

Kogut criticou o comportamento de apresentadores da Rede Record por eles aludirem a fé em Deus aos finais dos programas. Depois de seu comentário, em pleno Jornal Nacional, que todos sabemos ser a vitrine jornalística da Rede Globo, ao final da atração, ontem, 6 de janeiro, com um largo sorriso Chico Pinheiro se despediu dizendo "graças a Deus, hoje é sexta-feira". Sabemos que, provavelmente, estas duas situações  podem ser premeditações criadas pela cúpula da Rede Globo, algo como "bater e depois soprar".

A qualidade das legendas ocultas na programação da Rede Globo

Quando as legendas ocultas (descritas como Closed Caption na maioria dos manuais dos televisores e ativadas pelo controle remoto através da tecla com a sigla CC) está inoperante na programação da Rede Globo, é oferecida com baixíssima qualidade. Graças a Deus não preciso delas, porém, como sou curioso, costumo observar como anda o serviço. E, em quase todas as minhas checagens, a legenda aparece com espaço de tempo bastante atrasado, frases incompletas e  muitas palavras com grafia errada. Mas, a "especialista em programação de televisão" se preocupa apenas com as opções de dublagens e legendas convencionais em filmes e séries apresentados pelos canais Sony e Warner, nada diz sobre o recurso dedicado aos telespectadores surdos.

Eu poderia mencionar também a questão da oferta de audiodescrição, serviço voltado aos telespectadores cegos, que é praticamente inexistente em toda a grade de programação da Rede Globo e demais canais brasileiros. 

Pudera o Closed Caption e Audiodescrição serem postos em prática, 24 horas ao dia nos 365 dias do ano, por força de lei!

Se pudesse perguntar, perguntaria a Patricia Kogut o seguinte:

1. Qual é o número de exemplares que o O Globo distribuiu vendendo (repito: vendendo) em 2000? Quantos assinantes tinha o jornal naquele ano?

2 Comparando esses números com o ano de 2016, quais são as diferenças de vendagens em bancas e por assinaturas?

Pois é, com toda certeza, seu emprego corre perigo, a empresa de onde tira seu salário vai mal das pernas. Kogut cai em queda vertiginosa. Ela, provavelmente, anteveja seu futuro na fila de desempregados, quase sente hoje o choque que sua carreira profissional terá contra o solo da desilusão.

Provocação a Malafaia?

Entendo esta ação desesperada. Acho que deve estar sonhando com uma resposta de Silas Malafaia em seu programa de televisão, porque caso o pastor se ocupe com uma resposta ao artigo que ela escreveu, o pastor servirá como sua ESCADA para sair fora deste ostracismo que está apagando sua quase invisível carreira jornalística. Se Malafaia responder, todo o Brasil saberá que Kogut existe.

E na falta de evangélicos na grade programação do SBT para criticar, a crítica foi para Cristina Rocha... 

Silvio Santos não aceita ter em sua televisão os programas evangélicos. Mas como o SBT volta e meia fustiga a audiência da Rede Globo, Kogut não poderia deixar de criticar algo neste canal. 

Não por acaso, Patricia Kogut escolheu o programa Casos de Família, cuja apresentadora é Cristina Rocha - que, assim como Kogut hoje é casada com Ali Kamel, diretor na Globo na área do jornalismo, Cristina um dia foi esposa de Rubens Passaro, diretor comercial do SBT. Mas, o motivo da escolha de Casos de Família se deve aos "casos de família" de ambas, mas ao fato de este programa figurar entre os mais rentáveis do SBT.  Kogut quis ferir a veia jugular do SBT!

Globo Play versus Netflix

No elenco de Degsinated Survivor, há ainda a ex-modelo Maggie Q, - descendente de imigrante vietnamita - incorporando uma agente do FBI, papel que evolui com os passar dos dez episódios, sem que ela perca o domínio da personagem.
A Rede Globo está investindo pesado em streaming de seus videos. Então, não é para se admirar que a Kogut faça sua crítica, vazia, evasiva, aparentemente contundente sobre o conteúdo do Netflix. Ela comenta sobre o catálogo de filmes de maneira injusta, como se no fluxo de mídia desta plataforma houvesse apenas filmes antigos e ruins. Existe, lá, coisa antiga e nova, assim como também há no catálogo do Now, da Net TV, que pertence ao Império Globo - e, é claro, que a Kogut não mencionaria que a mensalidade do Netflix é quase que vinte (20) vezes mais barato que manter o pacote Now.

Ademais, que fique claro que o Netflix oferece muitas séries exclusivas, de ótima qualidade para quem aprecia este gênero de lazer. Haja vista os tantos filmes que receberam Oscar e tantas séries premiadas com Emmy. Não quero me estender citando nomes, não é preciso.

Para fechar este subtópico, indico a série que terminei de assistir no Netflix, ontem: chama-se Designated Survivor, exibida com sucesso pela ABC nos Estados Unidos, emissora reconhecida mundialmente como a maior do mundo, e cujos direitos de exibição internacional são do Netflix.

Agora, vou usar a expressão da moda: "sem spoiler". Um atentato terrorista contra o Capitólio (parlamento americano), faz do presidente dos Estados Unidos e a maioria dos congressistas e todos os superiores de Tom Kirkman (Kiefer Sutherland) na linha hierárquica vítimas fatais. Como Kirkman é ministro de estado, a maior autoridade política viva na esfera executiva, se vê obrigado a assumir o posto presidencial e a administrar o país. A partir dessa premissa, muitos fatos interessantes acontecem. A primeira temporada desta série tem dez episódios e o último tem um desfecho que promete uma segunda temporada muito boa. No elenco, há ainda a ex-modelo Maggie Q, - descendente de imigrante vietnamita - incorporando uma agente do FBI, papel que evolui na sequência dos episódios, sem que ela perca o domínio da personagem.

Concluindo

Quem está interessado na opinião da Kogut?. Eu não. Entretanto, quis comentar o episódio, porque abrI uma nova tag neste blog, cujo nome é Retrospectiva 2017, e preciso abastecê-la até o mês de dezembro com assuntos que envolvam os evangélicos. 

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Dinheiro .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Motivacional .Mulher .Casamento .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Profetas .Saúde .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .redes sociais .Bom humor .Jovens .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .neopentecostais .Cinema .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Salmos .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Comunicado .Internet .óbito .Escatologia Bíblica .pentecostalismo .Samuel Câmara-Pr .Teologia .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Bíblia de Estudo .Cosmovisão Cristã .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Namoro .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Páscoa .Sermão do Monte .Educação .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .Sammis Reachers .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Arqueologia Bíblica .Carnaval .Crianças .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Banda Voz da Verdade .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto .Wilma Rejane EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Política Brasileira .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Pesquisa .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Martinho Lutero .Mensageiro da Paz .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Mulheres na Bíblia .Primavera .Tania Guahyba .Twitter .grafite .pássaros na Bíblia .Cristologia .Dia dos Namorados .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Política Internacional .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Carta aos Romanos .Casamento em jugo desigual .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Downloads .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Literatura .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Retrospectiva 2017 .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .Donald Trump .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.