Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O poder de destruir e edificar o lar (parte 1 de 3)


Por Rosana Beda

Dentro da estrutura familiar, Deus distribui atribuições perfeitas, assim como dons para com elas arcar, a cada membro. Veremos aqui no poder da responsabilidade confiados à cada figura feminina dentro do lar.

O primeiro papel que uma mulher desempenha em sua casa é o de esposa. Neste, deve semear o amor, a união e a comunicação com seu cônjuge para que todos os canais de relacionamento estejam ativos e preparados para amadurecer o relacionamento conjugal e estarem aptos a receber e educar de forma sadia os filhos que virão.

Com a chegada do primeiro bebê, ha uma mudança radical na vida dos cônjuges. Enquanto casal, os dois adultos mantinham algum tempo privativo, individualidades, agora fica impossível preservar tudo isso. É por esse motivo que a chegada de um filho deve ser planejada, esmerada, de forma que o novo membro da família se sinta plenamente recebido de maneira feliz e desejada.

Certamente, você já leu várias vezes Provérbios 14.1: "Toda mulher sábia edifica a sua casa,mas a tola derruba-a com suas próprias mãos".  Temos alguns reflexões muito importantes para fazer sobre este versículo. A saber:

"Toda a mulher": isso dá-nos o entendimento de que a sabedoria é para todas as mulheres que a buscam. A sabedoria tem em si o altruísmo, ou seja, o próximo.

"Edifica". Edificar é mais profundo que construir. É mais que erguer, envolve a estrutura, o alicerce, a utilidade e resistência da casa. Logo, um lar edificado por uma uma mulher sábia tem segurança, força frente às adversidades, beleza, harmonia, alegria, etc.

"Mas a tola derruba-a com usas próprias mãos". Perceba que a responsabilidade ou culpa não é de ninguém, a não ser da mulher que tem que tem todo o poder de realizar"em suas mãos, mas procede de forma tola, mais carnal que espiritual, imprudente, precipitada, egoísta (Provérbios 18.1).

Artigo em três partes:
O poder de destruir e edificar o lar (parte 1)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 2)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 3)

Rosana Beda Francisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária na área da família.
Fonte: Mensageiro da Paz, ano 85, nº 1556, janeiro 2015, encarte Caderno Família - página 1, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

Nenhum comentário: