Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O poder de destruir e edificar o lar (parte 2 de 3)



Por Rosana Beda

A Palavra de Deus nos ensina a agir segundo a sabedoria divina, desprezando a sabedoria mundana, diabólica (Tiago 3.13-18), bem como a conquistar um caráter cristão, tendo o fruto do Espírito (Gálatas 5.22). Essas orientações valem para todos nós. Sozinho, ninguém consegue tais proezas. Temos um Ajudador. A diferença está em quem de nós O busca e quem O apaga pouco a pouco em sua rotina.

Lembremos que antes de sermos eficazes como pais, nós temos que sê-lo como filhos, cônjuges, irmãos, amigos e cristãos. Uma mãe precisa do apoio do esposo, como pai de seu filho, como seu companheiro, para que consiga desempenhar com eficácia seus afazeres e ideias pela família. Muitas vezes, as opiniões divergem e é necessário que o caráter cristão fale mais alto para renunciar às próprias vontades em prol da vontade divina. Deus honra a mulher que é submissa. Essa atitude, portanto, não faz dela menor, muito pelo contrário, O Senhor é contra todo tipo de rebeldia, mas deleita-se na obediência.

São as suas escolhas, renúncias e decisões que vão formar os valores familiares deste novo grupo de indivíduos; que vão construir ou demolir a casa. O comportamento de cada um vai influenciar a vida de outros simultaneamente, por isso, é imprescindível que cada membro da família tenha em mente primeiro os valores comuns, familiares, as normas internas de convivência e solidariedade entre si para sustentabilidade de uma família sadia. Seus filhos aprenderão com seu exemplo, mas do que com suas palavras.

Em Provérbios 14.1, observamos a tamanha responsabilidade da mulher. A mãe é o membro de maior influência no grupo, e é neste sentido que a Palavra de Deus afirma que está em suas mãos a capacidade de edificar ou destruir.

É claro que não é fácil, mas é possível e muito recompensador. Afinal, quem diz isso é o mesmo que quer ajudar a cada mulher a ser sábia, a ter um lar de amor, onde não falta cooperação, paciência, solidariedade e união.

Rosana Beda Francisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária, jornalista e palestrante na área da família.

Artigo em três partes:
O poder de destruir e edificar o lar (parte 1)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 2)
O poder de destruir e edificar o lar (parte 3)

Rosana Beda Franncisco é membro da AD Belenzinho (SP), professora de Escola Dominical, publicitária na área da família.
Fonte: Mensageiro da Paz, ano 85, nº 1556, janeiro 2015, encarte Caderno Família - página 1, Bangu, Rio de Janeiro/RJ (CPAD).

2 comentários:

Andreia Alves disse...

Boa noite graça e paz Eliseu!
Edificar o lar não é uma tarefa fácil, porém se estamos firmes na rocha que é Cristo conseguimos com a ajuda Dele porque é por Ele e para Ele todas as coisas!


Boa noite!

http://filhosdofogoo.blogspot.com.br/

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Andreia.

Concordo plenamente com você. Não é fácil, mas também não é impossível administrar o lar, pois Deus ajuda, afinal Ele é o maior interessado na felicidade da família.

Deus continue abençoando você.