Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

O cristão e o sucesso financeiro


É importante considerar que o crente fiel ao Senhor está sujeito a viver a realidade de Deus em diversas circunstâncias diferentes, mesmo que não tenha a compreensão exata destas nuances em referência a si mesmo. Em momentos que a compreensão humana não alcança o entendimento sobre o propósito divino com relação às situações, favoráveis e desfavoráveis, que o Altíssimo permite ao crente viver, a atitude correta é permanecer crendo que o Senhor sabe o que faz e sempre quer o bem-estar de seus servos, tanto na esfera física, quanto psicológica e espiritual.

Organização para viver mais e em melhor qualidade de vida

Sucesso financeiro

São faladas muitas coisas sobre as etapas para ser alguém bem-sucedido financeiramente. O conceito mais transmitido associa o sucesso ao ato de ajuntar dinheiro e posse de patrimônios. No entanto, a acumulação de dinheiro e bens materiais são apenas meros detalhes de um cenário complexo quando o assunto é finança.

Atualmente, aqui no Brasil, sem qualquer margem de dúvida, o que mais se observa são pessoas sonhando em alcançar o sucesso financeiro, são vistas à beira do desespero correndo atrás de dinheiro, se esforçando cada vez mais para adquirir bens e melhorar de vida. 

Contrariedades

Em meio ao sofrimento, o coração do homem não consegue ver com nitidez perfeita a razão de existir adversidades. Apenas quando o peso do impacto diminui, é mais fácil ao indivíduo perceber claramente que, apesar de todos os pesares, o Senhor cumpre suas promessas, fazendo "todas as coisas cooperarem juntamente para o bem” (Romanos 8.28).

É muito comum passar pela cabeça de alguns crentes a pergunta sobre a razão de ser alguém fiel a Deus e concomitantemente sofrer com situações de extrema dificuldade na área financeira, e outras áreas, quando tanta gente em volta vive em depravação e está próspera.   Esta também era a pergunta que atormentava o salmista Asafe, situação parecida que sobreveio repentinamente sobre a vida do patriarca Jó.

A indignação que abateu Asafe ao observar a saúde física e condição financeira de pecadores, sentimento registrado no Salmo 73, é uma sensação perigosa. Impressionado com o contraste entre a qualidade de vida de malfeitores e justos, vacilou em sua fé. É desconcertante ver perversos distantes de aflições e preocupações, demonstrando gozar de felicidade plena enquanto zombam de Deus e de servos através de atos e palavras, mas aparentemente livres do juízo do Senhor. No entanto, Asafe não raciocinava que aquele estado de coisas era temporário.

O cristão é tentado a desanimar quando vê os malfeitores prosperando, enquanto ele não encontra a recompensa por agir de maneira honesta. Neste caso, é necessário considerar a perspectiva espiritual. O apóstolo Paulo escreveu que "se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens" (1 Coríntios 15.19). Haverá um dia em que todas as almas comparecerão perante o Justo Juiz para o acerto de contas (Apocalipse 20.11).

A Bíblia

A Bíblia Sagrada contém meios para diagnosticar e resolver toda espécia de problemas que o ser humano enfrenta.

Todo cristão sabe e crê que Deus não faz acepção de pessoas. Todas as respostas de Deus estão nas páginas bíblicas. Assim sendo, o leitor da Bíblia Sagrada pode recorrer às páginas do Livro Sagrado, manuseá-lo e meditar sobre seus textos sem opiniões preestabelecidas, para receber as instruções que desvendam quais são as etapas, a direção que o leva a provar o sucesso financeiro, que está ao alcance de todas as pessoas e não apenas de alguns felizardos que conseguem chegar ao tão sonhado objetivo.

A Palavra nos dá a garantia, inclusive quando o dia está desesperador, de que é possível  experimentar a volta por cima, pois “o choro pode durar uma noite, mas a alegria virá pela manhã” (Salmos 30.5). Para vencer as crises amparados pela mão do Senhor, devemos ser coerentes em relação ao que cremos, vivemos e dizemos. Havendo coerência entre discurso e prática, somos abençoados.

A necessidade da adoção de princípios proativos

Com o propósito de abençoar o leitor, os ensinos contidos nas Escrituras agregam uma base sólida que o leva a  entender que o sucesso financeiro está ligado a prática de vários princípios que, associados com a fidelidade a Deus, farão dele um vencedor.

Para ganhar dinheiro e chegar ao sucesso, experimentar uma nova e vibrante condição de vida, é necessário ter disposição de reverenciar ao Senhor em todas circunstâncias, adotar atitudes sensatas como cidadão. Dinheiro não cai do céu e nem brota em galhos de árvores como se fossem folhas, portanto, para dar um basta à relação indesejável com o dinheiro, é preciso estudar com esmero trabalhar com dedicação, investir parte do salário, tratar as dívidas com muito cuidado, gastar com sabedoria e reconhecer o valor dos relacionamentos interpessoais.

Se adotamos atitudes corretas em relação às finanças, podemos aguardar o cumprimento das promessas de bênçãos para nós. No momento em que a prosperidade chega, os objetivos mais desejados são alcançados. No tempo da virada de situação ruim para boa, é necessário manter-se vigilante para não ser dominado pelos sentimentos da presunção, ganância e egoísmo. Não se deixar levar pela má administração financeira.

Conclusão

A fonte geradora da insatisfação na alma não é o fato de sofrer com momentos em que existem poucos recursos - embora esses momentos também causem muita aflição. A falta de tranquilidade é causada pela atitude da pessoa em não atender ao convite de Jesus, que o chama para segui-lo. Obviamente, quando o ser humano segue o Salvador, ele é salvo da aflição que o corrói de dentro para fora.

E.A.G.

Nenhum comentário: