Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 30 de setembro de 2016

A Bíblia, contemporânea da História

A Bíblia, contemporânea da História
Por Aldo Fagundes

É generalizado o entendimento de que o tempo passa e a vida passa também. Assim, perdemos a contemporaneidade dos acontecimentos. Por vezes, os diferentes momentos que vivemos não nos permitem ter uma visão do conjunto.

Não sendo a vida linear, mas multifacetada, nós vivemos momentos. E viver momento é o desafio, na conjunção de coragem e esperança. A coragem e a esperança dão o sentido do futuro.

Essa ideia descompassada do tempo nos remete a dias e semanas, meses e anos, séculos e milênios, um tempo que não vivemos ontem e um tempo que não viveremos amanhã.

Senhor do Tempo e da História

Penso na vida e no tempo com a Bíblia na mão. Isto porque o Deus da Bíblia é o Senhor do Tempo e da História. Ontem, hoje e para sempre. Ou, como escreveu o salmista: "...de eternidade a eternidade, tu és Deus!"

E também porque aprendi na Bíblia que este Deus tem um projeto de vida para todoso e para cada pessoa em particular. Em todos os continentes, em todas as raças, em todos os povos, em todas as línguas. Em todos os milênios. Um projeto de vida eterna!

Antes do Menino de Belém nascer, a Bíblia já orientava, falando desde a Criação. Tudo está ali registrado, página a página. No Antigo Testamento, vemos desde os Patriarcas aos Juízes e Sacerdotes; dos Reis aos Profetas. Depois disso vem o período posterior ao nascimento do Salvador Jesus Cristo: os Evangelhos, os Atos dos Apóstolos; o Apocalipse. E, no centro, a ação do Espírito Santo, conduzindo a Igreja e transformando corações e mentes.

A Bíblia é livro-elo

Este texto é sobre a Bíblia, mas comecei falando sobre a vida. É que a Bíblia é vida. A Bíblia é o livro-elo, que harmoniza os diversos momentos da vida, pois é eternamente contemporânea da História. Por isso, a Bíblia, no tempo, torna possível o conhecimento do contexto. E o que faz na História, faz também na vida de cada um de nós. Aqui, igualmente, é elo, ligando os momentos, para dar sentido ao passado e esperança ao futuro.

Mudam-se os séculos, mudam-se os milênios. Mas a Bíblia não vai mudar. Não pode mudar, na sua vocação de Palavra de Deus. Ela é a palavra inspirada!

Fonte: A Bíblia no Brasil, página 30, janeiro a março de 2000, edição 186, Barueri / SP (SBB) 

Nenhum comentário: