Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 20 de agosto de 2016

A evangelização dos grupos religiosos

A evangelização dos grupos religiosos
Eliseu Antonio Gomes

Evangelizando grupos religiosos

Um fenômeno que nos traz espanto é o crescimento exponencial da religião num mundo em que a Ciência e a Tecnologia avançam drasticamente. Ora, o sentimento religioso é um elemento intrínseco ao ser humano e, por isso, não sobreviveu nem sobreviverá a concepção de um homem ideal arreligioso. A natureza religiosa do ser humano é inerente à constituição da própria natureza. Ainda que o seu objeto de contemplação seja de natureza material, mas o sentimento, a necessidade e a consciência da existência de algo maior que o ser humano está no âmago do pensamento do homem moderno.

Neste contexto, a Igreja de Cristo se coloca à disposição da sociedade para levar esperança e respostas às pessoas que peregrinam esta existência por descobrir o sentido da vida. Até ocorrer o encontro com Cristo, é comum ouvirmos de irmãos o caminho que trilhou por outras religiões até encontrar a pessoa de Jesus e desfrutar do seu amor e da sua paz. Embora não seja muito comum falarmos falarmos, mas a verdade que muitas religiões escravizam e esmagam a consciência e a liberdade da pessoa humana neste aspecto, o cristianismo não está salvo, pois a história mostra que houve tempos sombrios, onde se perseguiu e matou em nome de Deus.

Preciosos cuidados à evangelização de grupos religiosos

1. Tratar a religião do outro com o devido respeito.

Nosso Senhor não tratou a mulher samaritana de maneira grosseira, nem deixou de atender o clamor da mulher siro-finícia. Ambas as mulheres, provavelmente, adoravam outros deuses e praticavam uma religião que, do ponto de vista das Escrituras, não dignificavam o ser humano. Mas com todo carinho e amor, Cristo Jesus se pôs a falar com essas mulheres de maneira respeitosa e amorosa.

2. Não detratar a religião alheia.

Não é fazendo "guerra santa" que pessoas crerão no Senhor. É constrangedor quando sabemos de casos de casos de completa falta de sabedoria e bom senso, em que o anunciante da Palavra põe-se a agredir a religião alheia. É importante ressaltar que, da mesma forma que nos sentiríamos ultrajados se alguém entrasse em nosso prédio e quebrasse o púlpito à machadadas, igualmente o mesmo sentimento se passa na mente e no coração do adepto de determinada religião em que vê o seu símbolo sendo maltratado. A atitude de "guerra" e agressividade nada tem a ver com o nosso Senhor e o seu método de propagar o Evangelho e o Reino de Deus.

Mais reflexões importantes

• Quais os principais mitos sobre a religião?  

Todas as religiões são boas, todas as religiões levam a Deus e nenhuma religião é verdadeira.

• Como falar de Deus aos católicos?

Em sua evangelização, não ofenda Maria, nem os santos venerados por eles. Evite apontar a igreja evangélica como superior à católica. Antes, exponha-lhes Jesus como o caminho, a verdade e a vida (João 14.6).

• Como falar de Cristo aos espíritas e adeptos dos cultos afros? 

Na evangelização dos espíritas e adeptos dos cultos afros, evite toda e qualquer discussão. Mas, com amor e sabedoria, convença-os, pela Bíblia, de que aos homens está ordenado morrerem uma única vez, e que o sacrifício de Jesus Cristo é suficiente para levar-nos ao Pai.

• Como evangelizar os muçulmanos?

Na evangelização dos muçulmanos, não ofenda Maomé. Todavia, não deixe de proclamar-lhes a supremacia de Cristo na salvação de todos os que creem (Romanos 1.16).

• Por que é urgente falar de Cristo aos desviados? Porque Jesus os ama e Ele pode voltar a qualquer momento.

Conclusão

Falar de Cristo aos religiosos não é tarefa simples, mas necessária e urgente. Por essa razão, prepare-se adequadamente visando alcançar os grupos mencionados e, também, outros, dentro e fora dos país. Ninguém pode ser esquecido em nossas ações missionárias e evangelísticas.

E.A.G.

Este artigo está composto de textos extraídos das seguintes publicações:
Lições Bíblicas - Professor; O Desafio da Evangelização: obedecendo ao ide do Senhor Jesus de levar as Boas-Novas a toda criatura - Professor - Claudionor de Andrade, página 60; 3º trimestre de 2016, Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD).
Ensinador Cristão, página 40; Bangu, Rio de Janeiro - RJ (CPAD). 

Nenhum comentário: