Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

sexta-feira, 17 de junho de 2016

O Pentecoste

O Pentecoste. Por Tânia Guahyba.

O Pentecoste. Por Tânia Guahyba.


Por Tânia Guahyba

Pentecostes (em grego antigo: πεντηκοστή [ἡμέρα], pentekostē [hēmera], "o quinquagésimo [dia]") é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo.

O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus

Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo.

Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.

 Bem, tudo isto acima você pode ler na Wikipédia ou em qualquer livro de Teologia. O que nos importa é o que está na Bíblia:

"E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; e de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua." - Atos 2.1-6

 Vendo estas duas imagens me é possível fazer um paralelo (creio que no Espírito).

Todo aquele que se aproxima de Deus por obediência, por verdade, com sinceridade - nunca mais será o mesmo. A Bíblia diz que o rosto de Moisés brilhava tanto a ponto dos outros não conseguirem olhar para o seu rosto.

No Livro de Atos, aquelas pessoas estavam buscando ardentemente a promessa de Jesus e ela veio: o Espírito Santo desceu sobre ele de maneira sobrenatural (como no monte com Moisés) e todos falaram em outras línguas a ponto dos estrangeiros entenderem o que o ESPÍRITO SANTO estava lhes falando.

Foram edificados tanto os que receberam o Dom, como os que os que observavam.

Não vou entrar em detalhes, mas me corta o coração ver o que muitos têm feito com o DOM que o Senhor lhes deu... a Igreja está em crise, e crise de caráter é o que está afetando o carisma...

Fico imaginando que se eu , mera mortal pecadora, estou tão triste pelos rumos que alguns estão indo, imagino o Pai, o Filho e o Espírito Santo! E esta tristeza muitas vezes tem conseguido apagar o brilho do Espírito em nós.

Só peço uma coisa ao Senhor no dia de hoje - Pentecostes - aviva de novo o teu Espírito em mim, em nós. Ajuda-nos a continuar de pé até a Tua volta, Senhor. Tem misericórdia de nós!

Toda glória a Deus!

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.