Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Experimentando a fé em Cristo e as consequências positivas em ser portador da fé


Descrever a fé, sem usar a exposição bíblica, seria igual você experimentar um prato requintado de comida e tentar explicar, minuciosamente, para outra pessoa que nunca comeu aquela alimentação especial, o sabor dos alimentos que está ingerindo.
Por Eliseu Antonio Gomes

É muito difícil descrever o que é a fé em Cristo sem lançar mão do que a Bíblia Sagrada diz sobre ela.

A definição bíblica mais aprofundada sobre a fé está em Hebreus 11.1. Esta passagem das Escrituras, nos mostra que a fé é produtora de heróis.

Descrever a fé, sem usar a exposição bíblica, seria igual você experimentar um prato requintado de comida e tentar explicar, minuciosamente, para outra pessoa que nunca comeu aquela alimentação especial, o sabor dos alimentos que está ingerindo. O crente pode dizer que “a fé é ótima e tem consequências gostosas”... Mas, dizer isso é quase nada diante da grandeza da fé. Então, se alguém observa outra “saboreando” a fé, e está desejosa de fazer o mesmo, precisa saber que é permitido que faça isso e disponha-se a lançar mão dos talheres e “ingerir esta comida deliciosa”.

1 - Como fazer isso?

“Mas nem todos aceitam a boa notícia do evangelho. Foi Isaías quem disse: ‘Senhor, quem creu na nossa mensagem? Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” – Romanos 10.16.17 (NTLH).

“Deleite-se no Senhor, e ele atenderá aos desejos do seu coração” – Salmos 37.4.

Colocar os ouvidos em atenção ao pregador, ou ler a Bíblia do Gênesis ao Apocalipse, não é o suficiente para experimentar, desde já, todos os “sabores” da fé; para experimentá-la, é necessário ouvir e ler com atenção a Palavra e ter disposição de respeitar e obedecer às orientações contidas nela.

CONSEQUÊNCIAS DA FÉ ATIVADA.

A fé ativa é diferente da fé retórica. A fé ativa não se consiste de discursos eloquentes, mas, sim, é repleta de proatividades voltadas ao seu portador e a terceiros, tendo como fonte de bem-estar a aprovação de Deus.

Sendo reverente a Palavra, a fé é ativada na vida da pessoa, pois esta pessoa abandona as atitudes da carne e passa a caminhar guiada pelo Espírito (Romanos 8.6). Quando isto ocorre, somos considerados por Deus como gente agradável diante dEle, e Ele, que é galardoador de todos que o buscam com coração sincero, se põe a abençoar quem o reverencia de corpo, alma e espírito (Jeremias 29.13).

Os heróis da fé - escolha o seu pelotão de batalha:

Pelotão 1.

Em Hebreus 11.33-35, lemos que através do uso da fé muitos crentes "conquistaram reinos, praticaram a justiça, alcançaram o cumprimento de promessas, fecharam a boca de leões, apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros. Houve mulheres que, pela ressurreição, tiveram de volta os seus mortos". Hebreus 11:33- 35 a (NVI).

Pelotão 2.

Também, pela fé, outros crentes "foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O mundo não era digno deles. Vagaram pelos desertos e montes, pelas cavernas e grutas. Todos estes receberam bom testemunho por meio da fé; no entanto, nenhum deles recebeu o que havia sido prometido" - Hebreus 11.35 b -38 (NVI).

Lendo a diferença no estilo de vida entre os integrantes do primeiro e do segundo pelotão de gente de fé, talvez tenha em mente a pergunta sobre a razão da disparidade. Também parei para pensar sobre esta questão e encontrei resposta para isso no Salmo 89.7 (ARC), que nos diz: ""Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por aqueles que o cercam". Gosto de ler o Salmo 89.7 na tradução ao idioma português, que se encontra na Almeida Revista e Corrigida, publicada pela Sociedade Bíblica do Brasil, pois retrata muito bem esta relação entre o Criador e os crentes:

É fato que Deus é em extremo tremendo, porém,  o raio de ação de Deus limita-se em como a nossa fé o considera. Ele é o Deus Todo Poderoso, em extremo tremendo, mas devemos aceitá-lo assim em nosso relacionamento com Ele. Se o considerarmos indiferente, fraco e pequeno, será dessa maneira que Ele se relacionará conosco. 

Creia que Deus recompensa quem o busca e será recompensado por buscá-lo, é exatamente isso que a Palavra nos diz em Hebreus 11.6. Aceite com humildade e respeito esta esta declaração sobre quem é Deus na vida daqueles que nEle crê, e faça parte do primeiro pelotão de crentes.

CONCLUSÃO

Não pense que o Criador está disposto a socorrer os crentes apenas nas esferas espirituais, porque Ele nos fez seres humanos compostos de espírito, mas também de carne e ossos e colocou dentro de nós uma alma cheia de sentimentos. Portanto, vivemos neste mundo expostos às carências espirituais, físicas e emocionais. Deus espera que o busquemos com a expectativa de que queiramos ser abençoados por completo, e tem disposição de conceder bênçãos em resposta as nossas orações em todas as áreas que nos fez.

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.