Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 9 de maio de 2016

O jogo da imitação - The Imitation Game

No Brasil, O Jogo da Imitação encontra-se no catálogo Netflix, dublado e legendado, e é vendido pela distribuídora Paris Filmes nos formatos DVD e blu-ray.
Passei o último domingo a maior parte do meu tempo em casa, acompanhado da família, que celebrava o Dia das Mães. Ao anoitecer, nos reunimos para assistir o filme que passo a comentar logo abaixo.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo inglês junta um grupo que tem por objetivo decifrar as famosas mensagens codificadas de ordens de ataque enviadas pelos alemães aos seus submarinos, evitando que sejam executadas com sucesso. Um matemático brilhante e intransigente, com sérios problemas de relacionamento, de apenas 27 anos, lidera a equipe de analistas de criptografia, e teria dado o primeiro passo para a invenção do computador. 

Baseado no livro Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges, o filme tem o casal de atores britânicos Benedict Cumberbatch (como Alan Turing) e Keira Knghtley (Joan Clarke) nos papéis principais. Produção de 2014, dirigido pelo norueguês Morten Tyldum, o longa-metragem foi indicado a oito prêmios Oscar mas só ganhou a estatueta de Melhor Roteiro Adaptado.

Cumberbatch ganhou fama por interpretar os personagens Sherlock Holmes, da bem sucedida série de televisão BBC, e o neurocirurgião Stephen Strange, do filme Doutor Estranho da Marvel Studio. Quanto a atriz Keira Knghtley, ela se tornou conhecida mundialmente em 2003, quando fez parte da super produção Piratas do Caribe - A Maldição do Pérola Negra, incorporando a personagem Elizabeth Swann.

No Brasil, O Jogo da Imitação encontra-se no catálogo Netflix, dublado e legendado, e é vendido pela distribuídora Paris Filmes nos formatos DVD e blu-ray. 

Recomendo aos que assistiram e assistirão ao filme uma reflexão profunda e pessoal. É válido parar e pensar na frase dita por Turing nos últimos minutos do drama. Ele diz "Deus não ganha guerra; nós ganhamos guerra", pouco antes de ser anunciado como foi o final de sua vida. Na Bíblia, entre outros nomes, Deus é chamado de Senhor dos Exércitos, o Ser Divino a quem toda alma angustiada pode encontrar conforto e refúgio (Salmo 46.7). 

E.A.G. 

Nenhum comentário: