Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A Teologia dividida segundo Calvino e Armínio

Jacob Arminio
(Jakob-Hermanszoon)
Por Lucilene Batista de Brito Shirota

Faz pouco tempo que comecei a entender o que é Arminianismo. Sendo sincera, nunca havia ouvido falar desse termo, que é uma visão teológica oposta ao Calvinismo, teologia que eu sempre conheci. Desde que comecei a estudar e entender melhor o que é um e outro e suas diferenças e particularidades, fiz amizades com pessoas tanto de um lado como do outro e me aprofundei no assunto.

O problema é que se apegar a uma ou outra visão não é exatamente um erro, pois ambas são baseadas na Bíblia, mas o que temos visto atualmente, principalmente neste Brasil com quase metade da população se dizendo evangélica, é que se tendo para o lado Calvinista, logo sou arrogante e quero "tulipar" todo mundo. Se digo ser Arminiana e ainda Pentecostal (e sou mesmo), aí já me olham como um pião que fica rodando no mistério, carregando várias heresias nas costas e com passaporte assinado para o inferno.

Ah, que mundo chato e insuportável estamos vivendo e que tipo de evangelho mais tosco, deturpado, fétido, podre e falsificado estamos pregando! Pregamos o que nos amacia o ego! Cantamos aquilo que queremos ouvir e vivemos como um bando de hipócritas com uma Bíblia debaixo do braço, roupa bonita no domingo e sorriso amarelo, quando na verdade vivemos de aparências, carrancudos e tiramos o pó de cima da Bíblia no fim de semana.

João Calvino
(Johannes Calvin)
É esse cristianismo que Jesus pregou? Foi por isso que Jesus morreu naquela cruz? Sou forçada a dizer, com base nessa realidade grotesca, que Cristo morreu em vão? Ou o céu é uma fábula ou o inferno é verdadeiro e imenso para abrigar tanta gente? E eu e você vamos estar lá nos despedindo um do outro, "dando tchauzinho" um para o outro?

Não estou dizendo que ser Calvinista ou Arminiano é errado, mas se focar de tal maneira em um dos dois lados ao ponto de não considerar o outro como seu irmão, é no mínimo algo totalmente inaceitável. Para mim, o tal é pior que um incrédulo! Paulo disse em 1 Coríntios 3.4, que são carnais as pessoas que preferem fazer dissensão nas igrejas. Quanto às visões teológicas, o apóstolo diz no versículo 6 que ele plantou, Apolo regou mas Cristo deu o crescimento; ou seja, não interessa de que lado que você está, desde que o foco seja Cristo!

Essas brigas ridículas que têm acontecido nas redes sociais, onde um zomba do outro, e critica a ponto de usar palavreado chulo e ofensas, que geram até processos judiciais, são atitudes de gente com falta de entendimento e provavelmente endemoniada, não de crentes em Jesus, não de cristãos equilibrados.

Quer ser cristão? Ame o outro como a si mesmo e suporte os mais fracos na fé. Se você se considera tão forte, então, antes de ficar destilando veneno, você deve levar em conta outra passagem bíblica, que diz "olhe o outro como superior a si mesmo".

Estamos deixando de evangelizar, de fazer a diferença e de sermos irmãos por causa de visões teológicas distintas? O Arminianismo clássico, não pelagiano, assim como o Calvinismo puro, são visões que podem e sempre andaram juntas, mas um bando de gente que vem mais para ofuscar e não ser luz, mais para salgar em demasia do que temperar, tenta estragar tudo, achando que dessa forma estão combatendo as heresias dos pelagianos - pois acreditam que a salvação é por obras e não pela graça.

Concluo esta postagem dizendo que criticar e julgar os males em que a igreja tem se atolado é mais do que nossa obrigação, mas devemos fazer isso pautados na Bíblia e com nossos joelhos firmados em oração aos pés do Senhor. Estude a Bíblia, não use argumentos isolados, fora de contexto, conheça a história da igreja desde seus primórdios, saiba da vida e obra de homens e mulheres de Deus e só depois entre em questões teológicas com fundamento. Respeite quem quer que seja, aja com prudência, vigilância e temperança com todos. Inclusive, seja cuidadoso no agir e no falar com com os "super crentes" - aqueles que de tão santos só falta mesmo morrer e ir para o céu tamanha a santidade e "pudêr" (poder).

Siga a visão teológica que você julgue ser mais bíblica e fiel a Deus e não se torne um intolerante e chato, seja ainda mais humilde e destituído de si mesmo. Mais amante de Deus e da Palavra e um defensor da sã doutrina. Persevere nisso e você verá que independente de Paulo, Apolo, Calvino e Armínio, é o Cristianismo puro, santo e cristalino que você está seguindo, vivendo e apontando para outros verem e também seguirem rumo ao céu!

QUE DEUS NOS AJUDE E VOS ABENÇOE! PAZ DO SENHOR!

Nenhum comentário: