Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

As bodas do Cordeiro


Por Eliseu Antonio Gomes

"E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. Disse-me ainda: Estas são as verdadeiras palavras de Deus" - Apocalipse 19.9.

No capítulo 19 de Apocalipse, versículos 1 ao 10, encontramos o relato de grande comemoração do céu, coros de aleluias celebram a destruição da besta, do falso profeta e da Babilônia, personificada pela meretriz. O apóstolo João ouve vozes como o bramido dos oceanos e o ribombar de trovão distante, anunciando o casamento do Cordeiro com a sua verdadeira esposa, os verdadeiros cristãos como um todo,

O julgamento dos ímpios e as Bodas do Cordeiro são o ponto culminante da História. Quando ocorrer as Bodas do Cordeiro todos os salvos em Jesus Cristo estarão reunidos e vivendo para sempre com o Senhor.

Os crentes que estiverem vivos na vinda de Jesus serão arrebatados. "Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles, nas nuvens, ao encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor" - 1 Tessalonicenses 4.16-17.

"À vos do arcanjo, ao som da trombeta de Deus" se assemelha às palavra de Jesus em Mateus 24.30-31. Podemos perfeitamente, ponderar que será literal.

"Nas nuvens" Jesus subiu aos céus nas nuvens e voltará entre elas (Atos 1.9; Apocalipse 1.7). Neste momento triunfal, os anjos estarão com Ele (Mateus 25.31). Os crentes de eras passadas serão ressuscitados, os que ainda estiverem vivos, ainda nesta carne, serão transformados, e tal qual Enoque e Elias foram transladados, toda a Igreja - composta por todos os crentes fiéis, de todos os tempos -subirá para apresentar jubilosas boas-vindas ao Salvador regressando, e para ficar com Ele para sempre.

Um arcanjo é um anjo que tem posição de autoridade e liderança. Miguel é o único arcanjo mencionado no Novo Testamento (Judas 1.9; Daniel 10.13; 12.1).

Todos os salvos se assentarão à mesa com Jesus. "Mas vós sois os que tendes permanecido comigo nas minhas provações; e assim como meu Pai me conferiu domínio, eu vo-lo confiro a vós; para que comais e bebais à minha mesa no meu reino, e vos senteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel" - Lucas 22.28-30.

O sistema mundano é muito diferente do celestial. Os líderes terrenos são frequentemente egoístas e arrogantes em sua caminhada ao topo, embora alguns reis no mundo antigo até tenham dado a si mesmos o título de benfeitor, que significa "amigo das pessoas". Mas, entre os cristãos, o papel da pessoa que exerce domínio precisa ser caracterizado pelo aspecto de servir melhor. Existem diferentes estilos de lideranças: a liderança por meio da oratória; outras, pela administração; por meio de relacionamentos, etc. Todo líder realmente cristão é igual a Jesus Cristo: tem coração de servo.

Os salvos virão de todos os lados para estarem à mesa no Reino de Deus. "Muitos virão do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e reclinar-se-ão à mesa no reino de Deus. Pois há últimos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos" - Lucas 13.29-30.

Haverá muitas surpresas no Céu. Alguns que agora são menosprezados, lá serão muito honrados; algumas pessoas que agora são influentes neste mundo lá serão deixadas do lado de fora dos portões celestiais, deixados para trâs no Arrebatamento da Igreja. Muitos dos "grandes" aos olhos de Deus são completamente ignoradas nesta sociedade em que vivemos, pois o que importa para Deus  não é a popularidade, a posição social, a riqueza, a herança ou o poder que uma pessoa desfruta neste mundo, mas a sinceridade de seu compromisso com Cristo.

Seus valores estão de acordo com os padrões da Bíblia Sagrada? Coloque Deus em primeiro lugar, e você se unirá a pessoas do mundo inteiro que terão assento garantido no banquete que acontecerá no Reino de Deus.

O Reino de Deus incluirá pessoas de todas as partes do mundo. A rejeição de Israel a Jesus como o Messias não deteve o plano de salvação, projetado por Deus. O verdadeiro Israel inclui todas as pessoas que creem em Deus. Este foi um fato importante a que Lucas deu o devido destaque ao anunciar as Boas Novas aos gentios (Romanos 4.16-25; Gálatas 3.6-9).

Jesus comprou homens e mulheres de todas as nações. "E cantavam um cântico novo, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, e língua, e povo e nação" - Apocalipse 5.9.

Jamais permita que algum tipo de preconceito ou inclinação impeça de anunciar Cristo com seus semelhantes. Jesus recebe em seu Reino a todos que se arrependem dos seus pecados e o aceitam como Senhor e Salvador.

Em Apocalipse 5.9, pessoas de todas as nações estão louvando a Deus diante do trono do Cordeiro, demonstrando assim que a mensagem divina de salvação e de vida eterna não está limitada a uma cultura, raça ou nação em especial.

Bem-aventurados os que lavaram suas vestes no sangue do Cordeiro. "Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora os cães, os feiticeiros, os adúlteros, os homicidas, os idólatras, e todo o que ama e pratica a mentira" - Apocalipse 22.14-15.

Cordeiro é o título de Cristo que mais se emprega no Apocalipse:
• João vê o Cordeiro tomar o livro selado e abre seus selos (5.5-7; 6.1).
• Quatro seres viventes e vinte e quatro anciãos prostram-se diante do Cordeiro (5.8, 14);
• 100.000.000 de anjos glorificam ao Cordeiro (5.11-13);
• Haverá o dia da ira do Cordeiro (6.16-17);
• João viu uma multidão de todas as nações louvando ao Cordeiro (7.9-10);
• Aqueles que passarem pela grande tribulação lavarão suas roupas no sangue do Cordeiro (7.14);
• O Cordeiro será o guia a conduzir seus seguidores às fontes da água da vida (7.17);
• O sangue do Cordeiro e a palavra de seu testemunho causarão a vitória dos servos de Deus (12.11);
• 144 mil seguirão ao Cordeiro (14.1-4);
• Aqueles que vencerem a besta e a sua imagem entoarão o cântico de Moisés e do Cordeiro (15-1-3);
• O Cordeiro é Senhor dos senhores e Rei dos reis (17.14);
• Haverá uma imensa multidão de participantes à mesa das Bodas do Cordeiro (19.7, 9; 21.9);
• Os doze fundamentos da Cidade são os doze apóstolos do Cordeiro (21.14);
• O Cordeiro é o santuário e luz da Cidade (21.22-23);
• Só entrará na Cidade quem estiver inscrito no livro do Cordeiro (21.27);
• A água da vida flui do trono do Cordeiro (22.1, 3).
Que o Deus de paz nos santifique em tudo até a vinda de seu Filho. "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" - 1 Tessalonicenses 5.23.

Em muitas passagens bíblicas "espírito" e "alma" são palavras usadas como sinônimas. mas aqui há uma enfática distinção. A alma descreve o "princípio vital" e o "espírito" remete à intenção da comunhão com Deus, ou a falta desta intenção. Tais termos referem-se mais ao ser humano como um todo. A expressão é o modo de Paulo dizer que Deus deve estar envolvido em cada aspecto da nossa vida. É um equívoco acreditar que é possível separar a nossa vida espiritual  do restante da nossa vida, obedecendo a Deus apenas sob certo sentido ou vivendo para Ele somente um dia por semana. Cristo deve controlar todo o nosso ser, não apenas nossa parte "religiosa".

E.A.G.

Outras abordagens contendo temática sobre o fim-dos-tempos aqui em Belverede: EBD Sumário - O final de Todas as Coisas. Esperança e glória para os salvos

Manual Bíblico Henry H. Haley, páginas 554, 555, 625, 647, edição 1994, reimpressão 1998, São Paulo, (Edições Vida Nova).
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, páginas 1382, 1399, 1690, 1812, 1828., edição 2004, Rio de Janeiro (CPAD). 

Nenhum comentário: