Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

A felicidade do ponto de vista de Deus

O Senhor pode curar o seu coração e o seu corpo.

"Provai e vede que o Senhor é bom, bem aventurado o homem que nele confia" - Salmo 34.8.

Bem aventurado ou feliz é todo aquele que compreende e pratica a mensagem de Jesus.

A felicidade é um grande enigma. Todos a desejam, mas quase ninguém sabe o que ela é. Há um anseio constante em nós que grita por satisfação. e isso tem sido o ponto central da história humana.

O que é isso que o homem busca tanto e do qual só encontra vestígios? De onde vem esse buraco na alma que nos empurra a uma busca sem descanso? Psicólogos e antropólogos afirmam:

"Felicidade é um (...) truque da natureza concebido ao longo de milhões de anos com uma só finalidade: enganar você (...) é uma cenoura pendurada em uma vara de pescar amarrada no nosso corpo. (...) 'A depressão é um mal de uma sociedade que decidiu ser feliz a todo preço' afirma o escritor francês Pascal Bruckner, autor do livro A Euforia Perpétua (...) Felicidade está virando um peso; uma fonte terrível de ansiedade".

Os teólogos afirmam que essa busca é motivada pelo vazio de Deus em nós que nos inquieta e nos rouba a paz - outro conceito ligado à felicidade: Se fôssemos fazer uma soma total de toda a matéria (...) escrita pelos mais renomados psicólogos e psiquiatras a respeito da higiene mental (...) e se pudéssemos expressar concisamente estas porções de conhecimento científico puro, na linguagem dos mais iminentes poetas vivos, teríamos um resumo, embora incompleto e desajeitado, do Sermão do Monte. E se comparados um e outro, o primeiro perderia bastante. Pois, há quase dois mil anos, o mundo cristão tem segurado em suas mãos a solução para suas inquietações e improdutividades. Aqui... encontramos a receita para o sucesso humano com otimismo, mente sadia e contentamento.

Vazio de Deus ou um truque? Apresentamos a definição de felicidade do ponto de vista da maior autoridade no assunto; Jesus, o filho de Deus. Ele falou sobre ela no Sermão do Monte. Nosso desejo é que isso o ajude a não só a encontrar alegrias passageiras , mas também a felicidade como expressão de vida.

O que é a felicidade?

Para compreender a felicidade, devemos tirar os elementos estranhos como quem restaura um quadro antigo coberto de sujeira até surgir a imagem verdadeira. A felicidade é um estado emocional? Não! Emoções fazem parte de nós, de nossa inteligência, mas são mutáveis. A felicidade deveria ser contínua, não apenas surtos ocasionais de prazer, alegria, êxtase ou euforia. A euforia atrapalha e impede a concentração que o digam os apaixonados!). É preciso estabilidade emocional para continuar a vida, estudar, edificar o lar ou educar filhos.

Buscar sempre a euforia me faria perder a vida caçando um fantasma que desaparece ao ser tocado. Seria infantil! A vida só se realiza em algo cujo valor justifique sua existência. Os resultados da vida precisam exceder o valor da própria existência para que esta seja plena e feliz. Se viver somente para prazeres, serei vazio. As verdadeiras realizações são relacionais, envolvem os outros, não objetos, nem mesmo pessoas como propriedade. A felicidade precisa ser compartilhada com alguém, é relacional. Não é possível ser feliz só. Se não viver por algo maior, ainda que me divirta muito, sofrerei enorme vazio existencial.

O caminho da felicidade pode passar pelas crises, pois elas nos amadurecem, fazem-nos sábios e melhores. Não há crescimento sem sofrimento e sacrifícios.

A felicidade é, portanto, ligada ao propósito da existência, subproduto de uma vida que cumpre plenamente a missão que Deus lhe deu. Vai além da emoção passageira, independente das circunstâncias; é satisfação com a própria vida. Perguntar: "Eu sou feliz?" trata do próprio sentido da vida: "Cumpro o meu propósito?" "Estou onde deveria estar?" "Sei quem eu deveria ser ou tento ser quem não sou?" "O caminho que trilho dará sentido à minha existência?" Ao conhecer o meu , saberei o caminho da felicidade. Ao conhecer o meu Criador, conhecerei a felicidade.

Deus o abençoe nessa caminhada!

Smilinguido - Agenda 2013, Josias Brepohl / Jaqueline J. Vogel Firzlaff, mensagem dedicada ao mês de janeiro, Curitiba (Luz e Vida). 

Um comentário:

Joao Cruzue disse...

[off]Eliseu, meu e-mail pessoal: cruzue@gmail.com . Quando quiser ir me ver e almoçar comigo no Centro, anote aí: TIM 98150-2388. Podemos almoçar entre 12 - 13:00, perto do Metrô da Praça da Sé, no Restaurante Primeiro Mundo, Rua Quintino Bocaiuva 1.14. Sabe Elizeu, acho que se a gente ficar muito tempo na frente do monitor chega dar até descolamento de retina. Estas novas tecnologias que emitem radiação produzem efeitos ainda desconhecidos em nosso corpo. É bom ficar de olho. Abraço do irmão João.