Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 9 de março de 2015

Lembre! (Reflexão bíblica em Lamentações de Jeremias 3.21-23)

Vanessa Weiler Ribas

"Disto me recordarei na minha mente; por isso esperarei. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade" - Lamentações 3.21-23.

Não é Deus que nos desampara em momentos difíceis, nós é que não enxergamos a sua presença.

O terceiro capítulo do livro Lamentações de Jeremias registra uma situação de calamidade. O povo de Judá tinha abandonado o seu Deus e por isso foi levado ao exílio na Babilônia.

Os judeus sofreram muito durante o cerco de Jerusalém e ao ver sua amada capital destruída. Quando tiveram que deixar sua pátria desolada, sentiram-se abandonados pelo Senhor.

O escritor de Lamentações se lembra de todas as circunstâncias desfavoráveis que os cercam, de sua tristeza e dor. Ele sabia que aquele castigo terrível e a humilhação que seu povo sofria tinham sido causados pela desobediência - Deus não estava sendo injusto. Mesmo assim, o sofrimento o dominava. Até que ele para de pensar apenas nas circunstâncias e se lembra de algo que lhe dá esperança: o amor do Senhor é o que nos mantém, sua misericórdia se renova constantemente e sua fidelidade é grande!

Sua atitude nos ensina a também reagirmos positivamente diante do sofrimento. Todos enfrentamos dificuldades - elas se multiplicam e não nos dão descanso! Porém, o texto bíblico nos leva a pensar; quando estamos cercados de problemas e tudo parece perdido, de que lembramos? Do nosso Deus? Ou nos concentramos apenas nos problemas e esquecemos tudo o que o Senhor já fez por nós?

Quando sofremos, precisamos lembrar-nos do Senhor. Ele nos ama incondicionalmente e sua fidelidade não tem limites - então podemos confiar em que ele nunca vai nos desamparar. Além disso, podemos contar com sua misericórdia, que também não tem prazo de validade. Quando lembramos de tudo isso e buscamos a Deus, Ele nos ajuda a vencer nossas dificuldades - ou ao menos nos dá paciência para suportá-las. Portanto, não esqueça que Deus está sempre perto. Lembre-se dEle em todas as situações e peça a sua ajuda quando as circunstâncias levarem você a pensar que não há mais esperança.

_________

Comentário Belverede: A palavra em hebraico para "misericórdia", encontrada em Lm 3.22, refere-se ao amor incondicional sempre operante e que nunca acaba. Somos objeto desse amor inclusive quando estamos no erro, pois Deus refreia o juízo por causa do sacrifício vicário de Jesus em nosso favor. Se você sabe que colhe amarguras hoje porque plantou sementes erradas no passado, volte-se ao Pai, imediatamente, crendo que Ele ainda está perto de você e quer seu bem-estar. Medite em 1 João 1.9: "se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça".

Fonte: Presente Diário: O Livro de leituras devocionais diárias - nº 16, página referente ao dia 9 de março (Rádio Trans Mundial). 

Nenhum comentário: