Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Quando Deus manda retroceder

"Fala aos filhos de Israel que retrocedam" - Êxodo 14.2.

Um mandado como este é meio difícil de aceitar, voltar atrás, recuar, passar novamente por um caminho que você já percorreu anteriormente é complicado.

O povo de Israel tinha acabado de sair do Egito, sentia muita felicidade por escapar do domínio de faraó e do peso da escravidão. Os israelitas estavam sentindo a presença de Deus durante o dia através da nuvem e a noite na coluna de fogo.

E inesperadamente: "Retroceda!"

Imagine você nessa situação, será que obedeceria a essa ordem sem reclamar, sem murmurar? Talvez pensasse: sofrimento outra vez, tristeza e dor, nem pensar.

E assim acontece muitas vezes conosco, o Senhor nos manda retroceder, voltar para trás, para que Ele possa usar alguma estratégia, para nos dar um livramento maior ainda, assim como fez com aquela geração de Israel, que pensaram que iriam morrer no deserto. Mas a Palavra de Deus foi impactante para eles:

"Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais os tornareis a ver" - Êxodo 14.13.

Que os nossos olhos espirituais permaneçam abertos, para que tenhamos capacidade de perceber o momento certo de retroceder e a hora certa de avançar. Que usemos a paciência - uma das nove características do fruto de Espírito - para permanecermos quietos, esperando o aviso para seguir adiante. 

Devemos aprender com alguns exemplos da Bíblia:

1. Jacó precisou retornar para a casa de seus pais (Gênesis 31.13);
2. Lázaro, morto já há quatro dias, voltou a vida (João 11.43);
3. Natã, como profeta, aconselhou a Davi fazer tudo o que estivesse em seu coração, mas Deus o fez voltar atrás em suas palavras (2 Samuel 7);

Assim sendo, se, segundo a orientação das Escrituras Sagradas, é necessário que você retroceda em alguma área de sua vida, não questione, sossegue o seu coração e obedeça, em momento oportuno, se for realmente preciso receberá a sinalização para avançar.

E.A.G.

Nenhum comentário: