Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Daniel, nosso contemporâneo

Por Eliseu Antonio Gomes

O nome Daniel é a forma grega do nome hebraico, que quer dizer "Deus é meu juiz". Diversas passagens do livro informam que sua autoria pertence a Daniel. A narrativa em primeira pessoa, a partir do capítulo 7 e versículo 2 e as palavras de 12.4, como também as palavras de Jesus em Mateus 24.15 nos faz entender que Daniel é o autor da obra.

A vida de Daniel resume o exílio do povo de Judá. Poucos detalhes se sabe sobre ele, a não ser o que está relatado no livro que carrega seu nome. Sabemos que foi levado à Babilônia por volta de 605 a.C., quando adolescente. O fato ocorreu, aproximadamente, vinte anos antes da queda de Jerusalém. Durante décadas viveu distante de sua casa e próximo aos amigos Hananias, Mizael e Azarias. Viveu a maior parte de sua vida como exilado e serviu a reis idólatras sem se deixar influenciar pelos costumes da sociedade pagã.

Cristo em mim
Fidelidade
Dez propostas para que o pregador convidado se saia bem na igreja que o convidou
O cuidado com a língua
O ministério profético: os profetas maiores e menores e outras classes de profetas...
Os heroicos colportores
Organização para viver mais e em melhor qualidade de vida
Quando é para acontecer até quem tenta atrapalhar ajuda



Daniel é um bom exemplo para nós, cristãos do século 21:

1. Como jovem, não se esqueceu dos princípios que norteavam seu crescimento e sua fé no Deus de Israel, inclusive sendo visto como uma pessoa antissocial ao, corajosamente, recusar comer da mesa do rei. Era uma pessoa de oração, não deixou de orar até quando fazer isso representava risco para sua vida.
2. Como homem público, não se recusou a fazer o que era certo e buscar a justiça. O respeito que ele conquistou de diversos reis, por sua conduta exemplar, é digno de nota. Foi um grande gestor e destacou-se na profissão.
3. Como profeta, ele anuncia que todos os reinos deste mundo passarão. Suas mensagens têm o selo da veracidade, pois uma parte já está comprovada pelos fatos históricos que ele predisse e aconteceram, Suas profecias são de fundamental importância para que possamos entender os dias em que vivemos e o que está reservado para o futuro. Suas mensagens proféticas não incluem apenas a prospecção, a revelação do futuro, mas são lições de que profetizar é também exigir justiça aos injustiçados, alívio aos aflitos, e arrependimento, mudança de conduta, aos pecadores.

Como um livro profético, Daniel tem espaço especial no campo escatológico. Existe uma diferença clara entre a profecia bíblica que se cumpriu, chamada de profecias históricas, e a profecia a se cumprir, denominada profecia escatológica, porque se refere ao futuro. É um dos preferidos das pessoas que gostam de estudar a escatologia bíblica. As coisas que aparecem nas visões de Daniel, como a grande estátua, os animais, os mensageiros angelicais e a descrição da glória de Deus, são muito similares às coisas que são retratadas no livro de Apocalipse. O livro de Apocalipse não pode ser interpretado de maneira apropriada sem o conhecimento do conteúdo de Daniel.

Peculiaridades:

1. Embora os livros de Ester e Ezequiel procedam ao livro de Daniel na sequência da Bíblia, alguns dos eventos históricos registrados nas páginas de Daniel são anteriores à época de Ezequiel e certamente a toda a época de Ester.
2. Aguça a nossa atenção o fato de na primeira parte da narrativa o autor ser indicado na terceira pessoa do singular e na segunda parte a indicação ocorrer na primeira.
3. Nas páginas de Daniel aprendemos não somente sobre os assuntos do fim dos tempos, pois o testemunho de Daniel é um exemplo de perseverança na fidelidade a Deus e de integridade moral, estimulando o leitor a confiar no projeto divino e a adorar ao Senhor com inteireza de coração.

Daniel é um profeta contemporâneo no sentido de que sua profecia não ficou restrita somente ao povo de Israel e à sua história. Sua profecia é útil ao tempo atual porque alcança os nossos dias e visualiza o futuro com predições a serem cumpridas. Seu livro é um dos livros mais bem organizados da Bíblia, alguns atribuem a qualidade da organização ao fato de que próximo ao fim de sua vida o autor ter oportunidade de reescrever todo o conteúdo em uma mensagem consolidada, o que torna sua obra literária ainda mais apreciável aos leitores das Escrituras Sagradas nos dias de hoje.

E.A.G.

Compilações:
Bíblia de Estudo Palavras Chaves, página 904, edição 2011, Rio de Janeiro (CPAD).
Bíblia com Anotações A.W. Tozer, página 1020, edição 2013 , Rio de Janeiro (CPAD)
Ensinador Cristão, ano 15, nº 60, página 15, outubro-dezembro de 2014, Rio de Janeiro (CPAD). 
Integridade Moral e Espiritual - O Legado de Daniel para a Igreja Hoje, Elienai Cabral, páginas 9 e 10 (prefácio Alexandro Claudino Coelho), 1ª edição agosto de 2014, Rio de Janeiro (CPAD).

Nenhum comentário: