Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Guerra - louve a Deus e use a munição

Por Ray Comfort


"O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz o evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus" - 2 Corintios 4.4 (NVI).


Antes de se tornar cristão comprometido, você era levado pela maré juntamente com outros peixes mortos. Mas agora que Deus pôs a vida dEle dentro do seu ser, você passou a nadar contra uma correnteza que apresenta três níveis: o mundo, o Diabo e a carne. A seguir, vejamos de perto esses três  inimigos que nos fazem resistência.

Nosso primeiro inimigo é o mundo, o que nos remete ao sistema pecaminoso, rebelde e mundano em que vivemos. O mundo ama a escuridão e odeia a luz (João 3.20), sendo governado pelo "príncipe do poder do ar" (Efésios 2.2). A Bíblia nos diz que o cristão é aquele que se libertou da corrupção, cujo domínio sobre o mundo é feito por intermédio da cobiça.

A "cobiça" é um impulso destrutivo e o sangue que corre nas veias do mundo - seja a cobiça do pecado, seja a cobiça sexual, seja a cobiça pelo poder, pelo dinheiro, por bens materiais. A cobiça é uma criatura insaciável, portanto não caia no erro de alimentá-la. Se você lhe der atenção, ela vai crescer e ficar tão pesada, que você jamais conseguirá carregá-la nos ombros, e ela lhe trará a morte (veja Tiago 1.15).

Nada há de errado com o sexo, o poder, o dinheiro ou os bens materiais, mas quando o desejo por essas coisas prevalece, nós nos tornamos idólatras. A Bíblia nos alerta: "Não amem o mundo, nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele"; e ... "a amizade com o mundo é inimizade com Deus" (1 João 2.15; Tiago 4.4 - NVI).

O segundo inimigo é o Diabo, o deus deste mundo (confira 2 Corintios 4.4). Ele era o pai espiritual de vocês antes que se juntassem  à família de Deus (João 8.44; Efésios 2.2). Jesus chamou o Diabo de "ladrão", que vem apenas para roubar, matar e destruir (João 10.10).

A maneira de derrotá-lo e de vencer seus demônios é certificando-se de que estamos vestidos com toda a armadura de Deus (Efésios 6.10-20). Familiarize-se com essa armadura. Durma com ela. Jamais a retire do corpo. Mantenha a espada firme em sua mão e não deixe seu braço vacilar. Isso nos leva a considerar nosso terceiro inimigo.

O terceiro inimigo é o que a Bíblia chama de "carne". Seu significado está em nossa natureza pecaminosa. O campo de batalha é a própria mente.

Se você inclinar seus pensamentos para o mundo, este o atrairá para seus pecados. A mente é o painel de controle dos olhos, e dos ouvidos, o centro dos apetites. Todo pecado começa no "coração" (Provérbios 4.23; Mateus 15.19). Sempre pensamos no pecado antes de cometê-lo. O trecho de Tiago 1.15 nos adverte de que a cobiça gera o pecado, e o pecado, quando concebido, gera a morte.

A cada dia de nossas vidas, ficamos diante de uma escolha. Pecar ou não pecar - eis a questão. A resposta é o temor de Deus. Se você não tiver temor a Deus, vai fazer o que seu coração pecaminoso deseja.

Você sabia que Deus pode fulminar as pessoas? Ele matou um homem pelo seu pecado sexual  (Gênesis 38. 9, 10), matou outro por ser avarento (Lucas 12.15-21), e matou um casal por ambos terem mentido (Atos 5.1-10). O conhecimento da bondade de Deus - e do seu julgamento justo sobre o mal - deve colocar o temor de Deus em nós e, consequentemente, afastar-nos de práticas pecaminosas.

Se sabemos que os olhos do Senhor estão por toda parte, vigiando tanto o bem quanto o mal, e que ele levará a julgamento todos os nossos atos, vamos viver de forma a cumprir com as suas instruções. Todas essas palavras, mesmo que duras, são valiosas, afinal "com o temor do SENHOR o homem evita o mal" (Provérbios 16.6 - NVI).

Fonte: Bíblia Evangelismo em Ação, página 1176, edição 2005, São Paulo (Editora Vida).

Um comentário:

Eduardo Nagai disse...

A Paz do Senhor Jesus esteja no seu coração. Eu li seu artigo e foi muito importante para mim. Os nossos inimigos estão à espreita. E devemos vigiar o tempo todo. Revestindo-nos, como você disse, com a armadura de Deus. Que é a única que pode de fato nos proteger.

Glória a Deus.