Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

domingo, 22 de setembro de 2013

Corpo versus alma


Por Márcia Padilha

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso SENHOR Jesus Cristo" - 1 Tessalonicenses 5.23.

O ser humano tem uma preocupação com o corpo desde os tempos antigos. Os gregos desde suas origem no século XVII a.C acreditavam que a estética e o físico eram tão importantes quanto o intelecto na busca da perfeição. Antes, no passado o ser humano vivia pouco, envelhecia rápido, e não se preocupava muito em cuidar do corpo. Mas agora os ser humano moderno vive mais, e tem sua idade determinada pela aparência, hoje a ciência nos ensina que algumas doenças são consequências de maus hábitos.

E a projeção do futuro para o ser humano é viver mais, envelhecer bem devagar, cuidar melhor do seu corpo, da sua alma. Porém, muitas vezes os ideias de beleza impostos pela mídia, pelas indústrias de beleza, tornam-se obsessão por parte de alguns, e as vidas são colocadas em risco devido ao exagero.

Nada contra o cuidado com o corpo, mas assim como nos preocupamos com o nosso corpo, devemos nos preocupar com a nossa alma. Ela requer muitos cuidados também, não pode se acomodar e nem enferrujar, pois a alma que não é exercitada também envelhece. O exercício físico exige muita disciplina, regularidade e muita dedicação, o exercício da alma também. E fazer a vontade do Pai é um grande exercício. 

Filipenses 3.14: "Prossigo para o alvo". Persistência necessária para buscar o objetivo, a meta proposta. Provérbios 15.13: "O coração alegre aformoseia o rosto", é um bom resultado para quem exercita sua alma. O coração alegre é aquele que tem Cristo dentro dele, e transborda em seu exterior contagiando as outras pessoas. Essa expressão, bonita em seu rosto, não vem de exercícios físicos, mas é o exercício da fé. Olha o que dizia Willian Shakespeare: "O tempo é algo que não volta atrás. Por isso, plante seu jardim e decore sua alma em vez de esperar que alguém lhe traga flores".

Faça algo por você, se ame, se cuide, e o principal cuide de sua alma. Exercite sua alma. Sabe como? Flexionando os joelhos para oração e levantando suas mãos para adorar a Deus. Filipenses 2.10-11: "Ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra, e debaixo da terra e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor para a glória de Deus Pai".

Há muitos corpos bem cuidados, porém suas expressões e fisionomias são muito tristes, mas o que cuida da alma, o seu rosto transparece o brilho de Cristo. A oração alimenta sua alma, te sustenta e te fortalece. 

Você já conhece o segredo de um passarinho dormindo num galho ou um fio sem cair? Se nós tentássemos dormir assim iríamos cair e quebrar o pescoço. O segredo está nos tendões das pernas dos passarinhos. Eles são construídos de forma que quando o joelho está dobrado o pezinho segura firmemente qualquer coisa. Os pés não irão soltar até que ele desdobre o joelho para voar. O joelho dobrado é o que dá ao passarinho a força para segurar qualquer coisa. Olha a sabedoria do nosso Criador. E isso serve para nós também. Quando o nosso "galho" na vida está precário, quando tudo está ameaçando cair, a desmoronar-se, a maior segurança, a maior estabilidade que nos vem é a de joelhos dobrados, para a oração. 

Se você em algumas vezes, se vê num emaranhado de problemas que te fazem perder a fé, desanimar de caminhar, e você ainda tem inimigos para enfrentar, não caminhe  mais sozinho. Jesus quer te fortalecer, quer que você exercite sua alma e quer caminhar contigo por toda a vida. É Ele quem renova suas forças e sua fé. Extraia o melhor da sua vida, corrija seus hábitos, peça graça e sabedoria de Deus para viver saudável no espírito, na alma e no corpo, irrepreensivelmente.

Tenha tempo de aprender um novo jeito de ser um homem ou uma mulher de Deus. Promova o bem estar de seu corpo e de sua alma, edite um no "script" de vida, encontre novos rumos de satisfação, com seu corpo, sua alma e seu espírito. E dê sentido a sua vida rumo a um novo tempo, a uma nova história que Deus tem para mim e para você. Provérbios 31.30: "Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada".
__________

Márcia Padilha é professora de português e inglês e bacharel em direito.
Fonte: Semeando Boas Novas - Ano 7, edição novembro de 2011, nº 81, página 9. Revista da Assembleia de Deus, Ministério Belém,  no campo de Presidente Prudente - SP.

Nenhum comentário: