Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

EBD - 3º Trimestre: Os inimigos da cruz de Cristo

 A cruz de Cristo é o ponto convergente da fé. Em Filipenses 3.18-21, Paulo faz um contundente alerta  aos irmãos, solicita que eles tomem cuidados em seus relacionamentos, na esfera líderes e liderados, dentro da comunidade cristã.

Os legalistas do passado e dos dias atuais

O apóstolo alerta contra cristãos judaizantes e gnosticistas, descritos por ele, em linguagem figurada, como inimigos da cruz de Cristo. Os tais apregoavam o legalismo, a lei, códigos de conduta, não valorizavam o objetivo e efeito do sacrifício de Jesus no calvário.

A batalha doutrinária de Paulo ocorreu na igreja em Filipos, e também em todas as igrejas da Ásia Menor, em Beréia, Colossos, Corinto, Antioquia e muitas outras. Na igreja existente nos dias atuais existem líderes evangélicos que agem de maneira parecida com os falsos obreiros contemporâneos do apóstolo. A pregação deles não foca a salvação oferecida por Deus através de Jesus. Apesar de citar a Bíblia Sagrada em suas pregações, trocam o mandamento do amor ao próximo por uma cartilha denominacional repleta de usos e costumes. As regras visam massagear egos de líderes e controlar os membros de acordo com seus interesses: sendo o principal manter os membros, que são sua fonte de renda, próximos dele e sob total controle (Filipenses 3.19).

O uso de camiseta, jeans e tênis, ou terno não são imposições bíblicas. Mas, nos idos de 1975, época que eu era uma criança, vi um rapaz nos seus 20 anos ser julgado e posto para fora do grupo de irmãos da igreja porque se recusava a usar chapéu e terno e insistia trajar camiseta, calça jeans e tênis. Para a liderança daquela igreja era imprescindível punir quem não seguia a cartilha que escreveram para se perpetuarem no poder. Assim sendo, para eles era mais importante incentivar a prática de regras humanas do que exercitar e ensinar o mandamento do Senhor, que ordena amar o próximo.

Mais recentemente, vi um pastor tentar interferir na vida de dois adolescentes integrantes de grupo musical, porque começaram a namorar sem pedir sua autorização. Os jovens pertenciam a duas famílias daquela congregação, seus pais consentiam com o namoro, mas o pastor quis discipliná-los mesmo assim, porque em sua mente doentia julgava que tinha autoridade de liberar e impedir o romance de membros que exerciam alguma atividade em departamentos da igreja. Ao saber do caso, senti que tinha a obrigação de visitar seu gabinete pastoral e confrontá-lo com a Palavra de Deus, lembrando que só merecia ser seguido quando estivesse orientando dentro de parâmetros bíblicos. Citei Efésios 5.22-25; 6.1-4; Colossenses 3.16-21. Perguntei: "Qual é a base bíblica para o senhor fazer isso? Dentro de uma família, as autoridades são pai e mãe, o marido cabeça da mulher e os filhos devem honra e respeito primeiramente a eles?" A punição aos jovens foi suspensa, hoje estão casados e participam de cultos envolvidos com a música.

"Tenham cuidado para que ninguém os escravize a filosofias vãs e enganosas, que se fundamentam nas tradições humanas e nos princípios elementares deste mundo, e não em Cristo. Pois em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade, e, por estarem nele, que é o Cabeça de todo poder e autoridade, vocês receberam a plenitude" - Colossenses 2.8-10 (NVI).

"Já que vocês morreram com Cristo para os princípios elementares deste mundo, por que é que vocês, então, como se ainda pertencessem a ele, se submetem a regras: "Não manuseie! " "Não prove! " "Não toque! "? Todas essas coisas estão destinadas a perecer pelo uso, pois se baseiam em mandamentos e ensinos humanos. Essas regras têm, de fato, aparência de sabedoria, com sua pretensa religiosidade, falsa humildade e severidade com o corpo, mas não têm valor algum para refrear os impulsos da carne" -  Colossenses 2.20-23 (NVI).

A firmeza na fé

Diante da cruz de Cristo não existe meio termo. Ou há reconhecimento de que Jesus Cristo é o Senhor e único Salvador, ou se vive aos prazeres da carne - na carnalidade longe das religiões ou religiosamente.

A firmeza reside no conhecimento da obra redentora, em valorizar a obra vicária de Jesus e na disposição de estar separado da vida em pecado (Gálatas 5.11; 6.12, 14).

"E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" - Atos 2.21.


Conclusão

O apóstolo Paulo exorta aos crentes de Filipos: "estai assim firmes no Senhor" - Filipenses 4.1. Contra as astutas ciladas diabólicas, é necessário permanecer inabalável como uma muralha para defender a fé que recebemos de Deus.

O ser humano muda de opinião, comportamento, ideologia, por melhores que sejam suas intenções elas não são eficazes para preparar a alma e conduzi-la ao céu. Apenas a Palavra de Deus é eterna, imutável e capaz de transformar o pecador e oferecer o Caminho a Deus. Por este motivo o crente precisa ter no coração a Palavra de Deus, pautar todos os seus passos segundo a Palavra de Deus. Apenas as Escrituras Sagradas devem ser consideradas regras de fé e conduta. As cartilhas de regras denominacionais, repletas de usos e costumes, não possuem autoridade divina, são escritas por cabeças humanas, envenam a alma.

A solução para ditadores inescrupulosos, que trocam o ensino do Evangelho por regras criadas por homens, é não colaborar financeiramente em suas congregações - que eles peçam dízimos e ofertas até perderem a voz. Afastem-se deles servos de Deus, escolham servir somente ao Senhor, desprezem o ego de pessoas que usam o púlpito como seu trono, que tratam as ovelhas de Cristo como se fossem rebanho próprio! Participem de reuniões em congregações onde o Evangelho do Senhor não seja desprezado em palavra e atos. 

E.A.G.

Nenhum comentário: