Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 26 de junho de 2013

PEC 37 é derrubada na Câmara de Deputados

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) de número 37 foi derrubada na Câmara dos Deputados na noite de 25 de junho de 2013. Se executada, limitaria o poder de investigação do Ministério Público, dando liberdade para roubalheiras de cofres públicos.

A PEC 37, apelidada de PEC da impunidade, caiu quase que por unanimidade. Houveram 430 votos de rejeição, 9 favoráveis à manutenção e 2 abstenções. Esses números colocaram fim a ideia de revisar a Constituição Federal. Assim os parlamentares descartaram a diminuição de poder do Ministério Público de investigar.

Com esse desfecho, hoje os manifestantes acordaram mais felizes, o fim da PEC 37 era um dos principais pedidos do povo brasileiro. Pela manhã os noticiários de rádio e televisão anunciaram que ampla maioria dos deputados federais se reuniram num esforço concentrado para atender o interesse da população.

A ação dos deputados foi consequência da grande mobilização popular realizada de forma pacífica na semana anterior em todo o Brasil. O povo saiu às ruas e realizou protestos semanas seguidas em rodovias, avenidas, ruas e praças de quase todos os estados da Nação, pedindo o fim da PEC 37.

O povo brasileiro ainda pressiona os governos, continua a protestar em passeatas levantando faixas e gritando palavras de ordem reivindicando outras pautas importantes: o fim da corrupção na classe política, mais atenção para a educação, melhorias na saúde e no saneamento básico, gratuidade e baixa no preço das tarifas dos transportes públicos, cumprimento de todas as promessas de campanha.

Michel Filho | Agência O Globo
Sábado, 22 de junho de 2013, dia de futebol da Copa das Confederações com Brasil  e Itália em campo. Durante a partida de futebol, trinta mil pessoas estão na Avenida Paulista alheias ao esporte, protestam contra a PEC 37 e outras pautas políticas.

Resta nomear os deputados que tiveram a capacidade do gesto de votar contra o que o eleitor quer. Votaram pela continuidade do PEC 37 os seguintes deputados:

Lourival Mendes (PTdoB-MA); Abelardo Lupion (DEM-PR); Mendonça Prado (DEM-SE), Bernardo Santana de Vasconcellos (PR-MG), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Eliene Lima (PSD-MT), João Lyra (PSD-AL), João Campos (PSDB-GO); Sérgio Guerra (PSDB-PE).

Abstinências: Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) e Paulo Cesar Quartiero (DEM-RR) se abstiveram e não votaram. 

O cidadão brasileiro descobriu que a mobilização pacífica e bem articulada, sem o envolvimento partidário, é a metodologia eficaz para fazer com que a classe política se lembre que precisa representá-lo fazendo valer seus direitos civis. 

E.A.G.

Nenhum comentário:

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.