Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 17 de maio de 2013

As cinco linguagens do amor, por Gary Chapman

Divulgação / Internet

Pastor fala sobre família no Oprah's Lifeclass

O pastor Gary Chapman, especialista em relacionamento familiar, foi entrevistado no Oprah Lifeclass, um dos programas de maior audiência entre os americanos, e que é apresentado por Oprah Winfrey. O doutor não perdeu a oportunidade de explicar que a causa de uma sociedade caótica está em casamentos destruídos  por não seguirem os preceitos de Deus.

O foco da entrevista foi o fenômeno de seu livro com mais de 5 milhões de cópias vendidas, intitulado As cinco linguagens do amor. Segundo Chapman, após trinta anos aconselhando casais, ele entendeu que "tentar expressar amor em sua própria linguagem a alguém que possui outra é o mesmo que fazer uma declaração em hebraico a alguém que só fala alemão".

As linguagens podem ser:

1. palavras de afirmação - sentenças em elogios como "A janta estava ótima" e afirmações como "Você faz isso muito bem", além de incentivos tais como "Vai dar tudo certo";

2. tempo de qualidade - é a dedicação de um tempo exclusivo para o cônjuge, ainda que pequeno: conversas com a TV desligada, passeios e outros programas juntos, etc;

3. presentes - o que menos importa é o valor financeiro; pode ser colher uma flor, trazer um lanche, dar joia etc. Ou seja, uma forma de materializar o abstrato.

4. gesto de serviço - o que você faz fala mais alto do que qualquer palavra: lavar a louça, consertar a fechadura, levar o lixo para fora ajudar o cônjuge de alguma maneira.

5. toque físico - o importante é saber quando, como e onde tocar a pessoa. Exemplo: beijos, abraços, cutucão suave com o cotovelo, por a mão no ombro, etc.

Segundo Chapman. milhares de casais em todo o mundo testemunham como esse conceito restaurou uniões à beira do divórcio.

Mensageiro da Paz, abril de 2013, coluna Família, página 19.
__________

Nota: Certa vez eu disse para uma pessoa casada algo parecido com os conselhos do pastor entrevistado. Havia conflito matrimonial na relação dela. "Para o casamento não terminar em divórcio, não basta dizer que ama, é preciso transformar essa declaração em gestos cotidianos."

E.A.G.

Nenhum comentário: