Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

TV Gazeta - Cátia Fonseca: programa Mulheres faz publicidade de novelas da Rede Globo


Assistia ontem o programa É 10, um talk show apresentado pelo jornalista Décio Piccinini (1), que vai ao ar às 22 horas das quintas-feiras e reprisado no mesmo horário aos domingos no canal Rede Brasil. Estavam lá os atores Alexandre Frota e Vagner Molina sendo entrevistados. E em determinado momento, o apresentador comentou sobre seu pensamento sobre a razão da Rede Globo estar em primeiro lugar em audiência nas transmissões de sinal aberto. Ele afirmou: "O abismo existente entre a Rede Globo e as outras emissoras acontece por causa da incompetência das outras (das concorrentes)".

A análise é muito lúcida. Tenho uma ilustração que serve de bom exemplo a esse comentário.

A TV Gazeta, emissora integrante do complexo Cásper Líbero, lançou uma campanha para aumentar o número de telespectadores. Entre a grade da programação aparece um comercial da Casa informando em quais operadoras por assinatura ela pode ser encontrada. O slogan dessa campanha é “queremos você mais perto da gente”. É algo bem elaborado, mas não parece ser uma ideia coesa em todos os departamentos dessa televisão.

De segunda à sexta-feira, às 14 horas, entra no ar o programa Mulheres, com temática variada, apresentado pela simpática Cátia Fonseca (2). Hoje, um dos quadros apresentados era sobre novelas. Por aproximadamente 20 minutos, acompanhada de mais duas pessoas, a apresentadora ocupou o tempo para elogiar capítulos de novela da Rede Globo, até se dizendo noveleira. Em dado momento, apresentou-se um quadro com Renata Banhara, personalidade que desfila em carnavais, que continham perguntas sobre as novelas globais dirigidas a ela 

É incrível! A Coca Cola nunca fará propaganda de Pepsi e a Ford jamais custeará publicidade para a Fiat, mas a TV Gazeta faz anúncios para a Rede Globo!

Eu não cedi aos apelos da Cátia e continuei sintonizado na emissora que ela trabalha. Com certa regularidade eu vejo Gazeta Esportiva (3), às 18 horas, e depois ao Jornal da Gazeta (4), às 19. Durante o telejornal., é praxe a apresentação de uma entrevista realizada por Maria Lydia Flandoli. E ontem o entrevistado era Netinho de Paula, que compõe a equipe de secretariado do Prefeito Fernando Haddad (SP), comandando a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a pauta era sobre racismo na Capital paulista. (5)

O que isso tem a ver com o que estou falando? Bem, lá no programa Mulheres assisti apenas comentários sobre a novela da Globo, em nenhum momento foi mencionado a presença de Netinho de Paula no programa jornalístico da Casa e que haveria abordagem de um assunto tão importante para a cidade de São Paulo e consequentemente para todo o Brasil. Digamos que não seria possível anunciar isso porque o Mulheres é voltado ao entretenimento. Aí vem mais duas perguntas. Qual seria o motivo para ignorar programas como Todo Seu; Gazeta Esportiva; A Máquina? Por que não prestigiar colegas da Casa como Ronnie Von, Goulart de Andrade, Fabrício Carpinejar Thiago Oliveira, Michelle Glanella, entre outros tantos?

Não vamos culpar a Cátia Fonseca. No site oficial do programa, ela não consta como diretora. Além disso, essa prática de puxar para cima a Rede Globo e para baixo a Casa em que se trabalha também existe em outros programas da TV Gazeta e também em outros canais de televisão brasileira.

Enfim, é como disse o Piccinini: a Rede Globo faz sucesso por causa da incompetência das emissoras concorrentes! Quando as altas cúpulas das televisões do Brasil abrirem os olhos e perceberem que o sistema digital os coloca em igualdade de imagem e som, no sinal aberto com todas as emissoras, talvez cogitem em valorizar sua programação e deixarão de "competir" com as  agências publicitárias - as únicas que faz todo sentido realizar propagandas de novelas globais.

E.A.G.

1 - http://www.rbtv.com.br/programas/variedades/e10/index.html
2 - http://mulheres.tvgazeta.com.br/quem-faz
3 - http://esporte.tvgazeta.com.br/equipe
4 - http://jornaldagazeta.tvgazeta.com.br/equipe
5 - http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=X3papeRz5WE

Nenhum comentário: