Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

sábado, 29 de setembro de 2012

Hebe Camargo morreu


Hebe Camargo faleceu nesta manhã de sábado em sua residência, no bairro Morumbi - SP. A apresentadora passou por uma parada cardíaca na madrugada e não resistiu. O óbito foi declarado, oficialmente, por volta do meio-dia.

Ela sofria com um câncer no peritônio, detectado em 2010, no Hospital Albert Einistein, onde ficou internada algumas vezes. Havia retirado um tumor no intestino e outro na vesícula. Estava se tratando em alta médica.

Otimista, declarou que estava curada devido a quimioterapia. Alguns dias atrás, havia assinado contrato para retornar ao SBT e anunciou isso em seu Twitter dizendo-se estar muito feliz com a volta à emissora de Silvio Santos.

E.A.G.

Motivações da Blogosfera Cristã que interessam a Deus



Recentemente, o blog Belverede ultrapassou a marca de 1 milhão de visualizações. É claro que eu fiquei contente com essa situação. Conheço bons blogs, bem estruturados, feito por pessoas ótimas e que admiro mas que ainda não chegaram a esse número. Sou grato a Deus e aos visitantes por isso acontecer comigo.

Uma internauta, observadora, deslumbrada com a situação, escreveu para mim: "seu blog prosperou!" Isso me levou a desejar publicar o seguinte:

O objetivo do blogueiro cristão

O blogueiro evangélico precisa ter em mente qual é o objetivo de atuar na Blogosfera Cristã.

Ele precisa querer ser um referencial de pessoa de Deus aqui na terra. Para isso deve perseverar na prática da sã doutrina de Jesus Cristo. Através da graça de Deus, usar o grau de sabedoria e conhecimento para falar sobre o amor e vontade do Senhor para todos, colocar a disposição dos internautas estudos bíblicos e o fomento de propósitos que produzam a edificação da cristandade. Em humildade e em oração divulgar o ideal do Senhor Jesus desejando a salvação de almas; efetuar conquistas de vidas para o reino de Deus.

Obviamente, espera-se que o blogueiro evangélico esforce-se para criar conteúdo que faça com que a Internet ganhe dia após dia páginas que figurem como promotoras da edificação espiritual das almas. É natural esperar que ele escreva tudo com a intenção de que o internauta visite o blog e torne-se leitor assíduo, cuidando que seus leitores sejam seguidores de Cristo – e não apenas seguidor dele.

É natural que as ações do blogueiro evangélico sejam motivadas pela intenção de levar almas a refletir sobre o futuro, e assim cada uma dessas almas venham a aperfeiçoar-se em Cristo. É natural, também, que o blogueiro expresse-se em aliança com o amor, porque seu compromisso é apresentar a Palavra de Deus mostrando através dela que Jesus é o único e suficiente Salvador e deve ser recebido como Senhor.

O objetivo principal de quem é cristão, blogueiro ou não, é evidenciar a fraternidade cristã, receber e transmitir a paz do Senhor às almas, com ações efetivas diuturnamente, não apenas fazer a mera saudação formal “a paz do Senhor, irmão.”

E.A.G.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Cabo Bruno - semeadura e colheita

Florisvaldo de Oliveira, conhecido como Cabo Bruno, foi um ex-policial militar que ganhou fama na década de 1980 por executar pessoas, supostamente criminosos, cortando suas cabeças na cidade de São Paulo. Agia como justiceiro durante suas folgas como policial, liderando um bando com de doze pessoas - inclusive oficiais, embora alguns digam que praticava os crimes sozinho.

Após preso, admitiu ter matado mais de 50 pessoas, ter preferência de ceifar a vida de pessoas tatuadas, e que planejava matar o arcebispo Dom Evaristo Arns, por discordar de sua postura quanto aos Direitos Humanos.

Foi condenado a 113 anos de prisão, fugiu três da cadeia e foi recapturado. Converteu-se ao cristianismo na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé, São Paulo, onde passou a fazer pinturas de quadros em pinturas de óleo sobre acrílicos e engordar. Se transformou em pastor evangélico.

Em 1988, casou-se com a mulher que o evangelizara. Em 1989 conseguiu que a Justiça lhe concedesse cumprir a pena em regime semiaberto e em seguida proibido as saídas da prisão. Em 22 de Agosto de 2012, recebeu liberdade, após 27 anos preso. A soltura ocorreu porque o Promotoria de Justiça se baseou em lei que prevê liberdade a presos com mais de 20 anos de sentença a cumprir, por seu bom comportamento, por elogios de funcionários da cadeia quanto a sua conduta na unidade prisional.

Em 26 de Setembro de 2012, após tomar posse como pastor-dirigente em uma igreja no município de Aparecida, interior de São Paulo, voltou para casa dirigindo um automóvel em que estava sua família. Segundo depoimento da família, ao chegar no domicílio, encontrou com dois homens a pé que o aguardavam parados próximo de sua casa. Ele disse as pessoas que com ele estavam "é comigo", abriu a porta e desceu sem esboçar tentativa de fuga. Estava desarmado. As duas pessoas não anunciaram assalto, dispararam aproximadamente 20 tiros de pistola calibre 380 e ponto 40 e ele morreu no local. A família nada sofreu, apesar de um dos tiros acertar a lataria do carro em que estavam.

As pessoas da vizinhança e da igreja que ele frequentou ficaram surpresas, disseram que ele era alguém que demonstrava muita fé e gostava de pregar sobre o perdão de Deus e dar bons conselhos a todos, não sabiam de seu passado criminoso.

Diz-se que ele é responsável pela conversão ao cristianismo de Lindemberg Alves, o assassino de Eloá Cristina Pimentel, que conheceu na Penitenciária Dr. José Augusto César Salgado, em Tremembé.

A seguir, trecho de um artigo que eu escrevi no dia 24 de Setembro passado, dois dias antes do Cabo Bruno ser assassinado, quando abordei a questão da semeadura e colheita na vida dos cristãos.

"Jesus Cristo revelou a Ananias o futuro de Paulo: "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome" - Atos 9.15-16. 
É fato: Jesus Cristo avisou que no mundo teríamos aflições (João 16.33). Então nenhum cristão deve viver em ilusão, acreditar na falácia de que não terá problemas porque está convertido a Cristo, como se a vida cristã fosse um "mar de rosas". Mas, é preciso entender a razão de precisar passar algumas fases da vida com o coração aflito. 
A experiência paulina contém uma lição preciosa a todos nós. Os episódios das prisões de Paulo são partes da colheita de muita coisa ruim que ele plantou antes da sua conversão. Antes de se converter, ele foi responsável pela orfandade de muitas crianças, viuvez de esposas, por pais e mães enterrarem seus filhos (Atos 9.5). O apóstolo sabia disso, e escreveu o seguinte: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido" - Gálatas 6.7-9. 
Quem plantar em sua vida abrolhos - planta que dá frutos espinhosos -, não ore a Deus pedindo para Ele trocar sua colheita ruim por uvas deliciosas ou outra espécie de fruta palatável. Ele é justo e não responderá este tipo de oração. 
O próprio Filho do Altíssimo alertou a Pedro sobre o resultado da semeadura, quando o discípulo fez uso da violência contra o soldado Malco: "Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão." 
No livro de Provérbios está escrito que "os justos se libertam pelo conhecimento" (11.9). Faça uma boa plantação e terá resultados prazeirosos. O cristão deve ser justo e praticar o bem para colher coisas boas, nenhum injusto receberá bênção por cometer injustiças. O injusto deve esperar apenas o galardão das suas injustiças (2 Pedro 2.12-14). 
Ninguém deve acreditar que a excelente colheita que o próximo recebe poderá ser transferida para si e que a sua colheita, de péssima qualidade, é transferível aos outros, que dela não são responsáveis pelo plantio. Cada um recebe a porção que plantou. Deus é justo, não permite que o plantador da oliveira perca o direito de receber o produto de sua colheita, e em troca das olivas receba espinhos, plantadas por decisão de seu vizinho inconsequente."

E.A.G.

Raul Gil hospitalizado

Raul Gil está internado no hospital Albert Eisten, em São Paulo.

Ontem ele se apresentaria em um evento  na zona leste da cidade paulistana com cantores evangélicos, sua equipe desmarcou na última hora a apresentação e anunciou que ele operaria uma cistine no estômago.

Católico, o apresentador de programas de televisão é um dos precursores da entrada de cantores evangélicos na grade televisiva secular brasileira, e também é o primeiro a dar oportunidade aos calouros de música sem ridicularizá-los no palco.  

E.A.G.



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

A sábia oração do profeta Elias e o jugo desigual do rei Acabe

http://www.tapuz.co.il/blog/net/viewentry.aspx?entryId=1870968
Fêmea de falcão, nas proximidades do Monte Carmelo, no kibbutz de Ramot Menashe - Israel

Houve em Israel um rei perverso cujo nome era Acabe. Ele era o sétimo filho de Onri, o segundo de sua família a sentar-se no trono real. A história do seu reinado está registrada em 1  Reis, entre os capítulos. 16 ao 22. 

Acabe casou-se com uma mulher estrangeira. Antes, Deus havia orientado seu povo dizendo que os israelitas não deveriam se casar com estrangeiros, porque os outros povos não o adoravam como único e verdadeiro Deus. 

A mulher que Acabe casou-se era sidônia e se chamada Jezabel. Ela cresceu sem aprender em sua casa a adorar ao Senhor Deus, mas ao falso deus Baal. Adorar a Baal era o mesmo que adorar ao próprio Satanás. 

Acabe jamais deveria ter escolhido Jezabel para ser sua esposa, pois ela não amava a Deus. O rei falhou como líder de sua família e como líder de Israel. Suas atitudes tiveram como consequência o fluxo de influências erradas em sua família e também entre os súditos judeus. A má influência de sua esposa Jezabel ultrapassou as muralhas do palácio. Ela introduziu na nação de Israel cultos pagãos. O povo começou a seguir o exemplo do monarca e sua esposa e muitas pessoas em Israel começaram a adorar os falsos deuses Baal e Astarote (1 Reis 21.25-26).

Após o casamento de Acabe, Deus colocou em seu caminho um profeta, que chamava-se Elias, que significa "meu Deus é o Senhor" (1 Reis 17.1). O profeta entregou uma mensagem dura ao monarca, fez veemente oposição a Jezabel por causa de suas tendências religiosas pagãs. Encontrou-se com o rei e disse-lhe: "Em nome do Senhor, o Deus vivo de Israel, de quem sou servo, digo ao senhor que não vai cair chuva durante os próximos anos, até que eu diga que anuncie que cairá". E foi exatamente o que aconteceu, o povo foi punido por causa da idolatria, as chuvas cessaram em Israel.

Tente imaginar essa cena. Tente imaginar o que deve ter passado na cabeça do poderoso rei Acabe e da rainha Jezabel. 

Elias observou as consequências daquele casamento equivocado, e deve ter ficado muito entristecido. Por que será que ele disse que não ia chover até o dia que ele orasse e pedisse que chovesse? Porque queria que o povo só adorasse a Deus e deixasse de adorar deuses falsos. Porque era conhecedor do conteúdo das Escrituras Sagradas, sabia que nos Dez Mandamentos constava a determinação que os judeus não deveriam ser idólatras, só adorassem ao Criador dos céus e da terra; sabia que as bênçãos divinas não são dadas aos pecadores; era conhecedor do texto do livro de Deuteronômio. 

"Guardai-vos, que o vosso coração não se engane, e vos desvieis, e sirvais a outros deuses, e vos inclineis perante eles; e a ira do SENHOR se acenda contra vós, e feche ele os céus, e não haja água, e a terra não dê o seu fruto, e cedo pereçais da boa terra que o SENHOR vos dá" - Deuteronômio 11:16-17. 

A carta de Tiago (5.17) cita a oração de Elias mas não diz qual pedido ele fez ao Senhor. Não temos essa informação bíblica, porém podemos compreender que foi uma oração bastante consciente. Elias sabia que Deus odeia o pecado e vela sobre sua Palavra para que ela se cumpra. 

Em momentos de privações Deus não abandona aqueles que são servos fiéis. Elias foi instruído a após transmitir a mensagem a Acabe a ir à beira de um riacho de Querite, além do Jordão, ali não faltou a ele água para beber. E toda noite Deus enviou corvos com pão e carne para que se alimentasse. Quando o ribeiro secou, Deus ordenou que ele se dirigisse à casa da viúva de Sarepta, uma cidade de Sidom, com as escassas provisões de quem ele foi alimentado durante grande período de fome. 

Ao passar três anos depois que o profeta Elias enfrentou os falsos profetas de Baal.,ele foi até o rei e disse-lhe. segundo a Palavra do Senhor "Agora, vá comer, pois eu já estou ouvindo o barulho de muita chuva." (1 Reis 18.1, 41-42). Enquanto Acabe foi comer, Elias foi subir ao alto do monte Carmelo. Ali ele se inclinou até o chão, pôs a cabeça entre os joelhos, e disse ao seu ajudante: "Vá e olhe para o lado do mar." O ajudante foi e voltou dizendo: "Não vi nada." Sete vezes Elias mandou que ele fosse olhar. Na sétima vez, ele voltou e disse: "Eu vi subindo do mar uma nuvem pequena, do tamanho da mão do homem. Então Elias mandou: "Vá onde está o rei Acabe e lhe diga que apronte o carro e volte para casa." Em pouco tempo o céu se encheu de nuvens escuras, o vento começou a soprar, e uma chuva pesada começou a cair. Acabe entrou em seu carro e partiu para um lugar chamado Jezereel. O poder e a alegria do Senhor Deus estava sobre Elias, ele apertou seu cinto e correu na frente de Acabe todo o caminho até a cidade. Transtornados, Acabe e Jezabel passaram a perseguir e tentar matar o profeta, sem sucesso em todas as tentativas.

A vida de Acabe é um exemplo aos cristãos solteiros, de como ele não deve fazer ao buscar uma companheira e instituir sua família. É necessário valorizar a Deus e obedecer seus mandamentos, tê-lo como Senhor, não casar-se com incrédulos, porque o cônjuge trará para dentro do lar influências que desagradarão profundamente ao Senhor, que reterá suas bênçãos.

Como cristãos, devemos orar como orou Elias, segundo a vontade de Deus, vontade esta que está patente na Bíblia Sagrada. Nenhum cristão tem necessidade de realizar núpcias com anticristãos, é um erro desnecessário esse tipo de aliança. Muitas pessoas passam por consequências dolorosas demais porque desprezam a vontade de Deus para suas vidas por causa de casamentos assim.

Todo aquele que segue a vontade própria e despreza a Palavra de Deus perece (Provérbios 13.13). 

 E.A.G.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Expo Cristã 2012 em São Paulo

Reprodução: @ RadioNaturezaFM, via  @MarcoFeliciano
Da esquerda à direita: Jabes Alencar, Flamarion Rolando, Edileuza e Marco Feliciano

Mais uma vez a Expo Cristã, promovida pela empresa promotora EBF Comunicações, é realizada em São Paulo no Pavilhão de Exposições do Anhembi. A abertura foi no dia 25 e se encerrá em 30 de Setembro de 2012. A data já está incorporada ao calendário paulista e paulistano, é sempre aguardado pelos evangélicos de todo o Brasil.

A Expocristã é a maior feira de serviços e produtos cristãos da América Latina, é um evento tradicional que ano após ano se solidifica cada vez mais por ter como objetivo servir a Igreja Brasileira, unir os cristãos. Realiza-se durante toda uma semana apresentando novidades ao segmento evangélico brasileiro.

Presenças confirmadas: Elaine de Jesus, Eliane Silva, Leonardo Gonçalves, Daniela Araújo, Além do Véu, Marcelo Aguiar, Renascer Praise, Shirley Carvalhaes, Gui Rebustini, Gabriela Rocha, Robinson Monteiro, Brenda, Milena, Irmão Lázaro, Ministério Pedras Vivas.


E.A.G.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Belverede: 1 milhão de visualizações!


Desde 12 de Junho de 2007 atuo neste blog, são um pouco mais de cinco anos de blogagem. 

Eu me sinto muito feliz ao ultrapassar a marca de 1.000,000 de visualizações. 

Agradeço a todos os visitantes, meu muito obrigado aos assíduos e também aos esporádicos.

Em todo esse tempo o meu objetivo foi apenas um: transmitir a fé em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador. Procurei fazer isso abordando temas diversos, em algumas postagens diretamente, em outras de forma indireta. Mas, sempre mantive o foco da opinião cristã em todas elas.

E.A.G.

Namastê, Jesus te ama

A Índia é um país que sofre com altos níveis de pobreza, analfabetismo, doenças, fome. A sociedade indiana vive uma pluralidade religiosa, é multilíngue e multiética. Abriga grande diversidade de animais selvagens e tem grande habitats protegidos.

A Índia é lembrada no ocidente por sua saudação, o namastê. O cumprimento ultrapassou a origem local, é uma das poucas palavras indianas popularizadas em culturas ocidentais. No ocidente geralmente está associada ao ioga, hinduísmo e vegetarianismo.

Namastê ou o sinônimo namaskar são termos pertencentes ao Sânscrito - a língua clássica da Índia, na qual estão escritos as obras consideradas mais importantes dos indianos. É um habitual cumprimento de cortesia, muito usado por todos no sul da Ásia, Índia e Nepal, entre jovens e idosos. Apesar de não haver contato físico, não é um gesto superficial e nem uma simples palavra para a cultura indiana. 

Getty Images
Obama usa a saudação tradicional em visita  à Índia
A palavra namastê em Sânscrito é "namah + te", que significa "Eu me curvo a você".

O termo é utilizado pelos indianos em sinal de respeito, faz-se uso como expressão calorosa onde quer que esteja: na rua, em casa, nos transportes públicos, em férias ou no telefone. Na comunicação, seja ela verbal ou escrita. Na escrita, entre as pessoas mais retraídas, é usada apenas entre pessoas conhecidas. 

É proferida com as palmas das mãos juntas, dedos para cima, mãos no centro do peito. A atitude é sinal de reverência. Às vezes, o gesto é executado sem a palavra e é entendido da mesma maneira. Em funerais, a saudação é sempre silenciosa.

 Proferir o namastê, usando as mãos na altura de testa e ao mesmo tempo curvando ligeiramente o corpo em direção ao interlocutor é expressão de profundo respeito, uma saudação mais efusiva. 

O namastê, e as tradicionais variantes namaskar , namaskaara, namaskaram, constam no Vedas – as escrituras sagradas do hinduísmo. É interpretado como sinal de prostração e também como expressão de homenagem e demonstração de respeito um ao outro.

Usa-se o namastê em quase todas as religiões professadas na Índia. Em rituais de expressão de religiosidade, a palavra sempre é acompanhada do gesto com as mãos, porém acima da cabeça – o hindu entende que as mãos postas mais altas que a altura de seu corpo expressa honra aos deuses.

Durante as orações, os hindus curvam-se e fecham os olhos, algumas vezes pronunciando nomes de deuses como Ram Ram, 'Jai Shri Krishna e entoam cânticos. Quando dois devotos hindus se encontram, o namastê no gestual religioso é a indicação de reconhecimento da espiritualidade na vida do outro. 

No ioga, namastê significa “sou seu humilde criado”. Uma das variantes compostas, usada no Ceilão, inclusive por comissário de bordo, é um voto simpático, que dizer “desejo a você vida longa”.

No ocidente, a saudação recebe novos sentidos, alguns aludindo ao politeísmo:

O divino em mim cumprimenta o divino em você."

 "A Divinidade dentro de mim compreende e adora a Divinidade dentro de você."

“Eu honro o Espírito em você que também está em mim” – frase atribuída a Deepak Chopra, escritor indiano de livros de autoajuda.

"Seu espírito e meu espírito são um."  Frase atribuída à Lilias Folan, professora de ioga na televisão americana.

Enfim, a Índia é politeísta composta por um povo essencialmente sofrido e ao mesmo tempo alegre, que vive um conjunto de tradições e religiões: hinduísmo, jainismo, budismo, sikismo, judaísmo, islamismo , zoroastrismo e cristianismo. De acordo com os indianos, cumprimentar com o namaste é uma forma graciosa de manter e estender laços de amizade e amor, respeito e humildade, não é apenas um cumprimento casual ou formal, tanto faz parte da convenção cultural como também expressa ato de fé e adoração. 

Oremos para que esse povo reconheça a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador pessoal.

E.A.G.

Consultas:
Bíblia Apologética de Estudos, segunda edição, 2005 (Editora ICP-Instituto Cristão de Pesquisas).
About.Com - HInduism - http://hinduism.about.com/od/artculture/p/namaste.htm
Wikipedia - http://hi.wikipedia.org/नमस्ते
Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%8Dndia
Wikipedia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Vedas
Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Namaste 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

EBD - terceiro trimestre 2012 A vida plena nas aflições

A revista Lições Bíblicas, publicação da CPAD, Vencendo as Aflições da Vida, matéria número 14, aborda a prisão de Paulo, quando ele escreveu a carta aos crentes da cidade grega de Filipos. O comentarista Eliezer de Lira e Silva usa a situação de provação e sofrimento do apóstolo para construir um paralelo com o sofrimento de todos os cristãos de todos os tempos.

Onde Paulo estava preso?

Temos informação sobre o encarceramento e quais eram os destinatários da epístola que Paulo escreveu, mas não possuímos a informação do local, pois ele não disse onde era. Apenas deixou pistas ao referir à "guarda do palácio do governador" e comentou sobre pessoas do palácio do imperador (Filipenses 1.1, 7, 13-14; 4.22). Atos do Apóstolos revela que Paulo esteve preso duas vezes em Cesaréia (23.31-26.32) e em Roma (28.16-31). Como as expressões que o apóstolo usou podem se aplicar aos trabalhadores que estavam em atividades em Roma e também nas provincias, então, não podemos deduzir em qual localidade Paulo escreveu a carta.

Uma das faces das tribulações do apóstolo

Jesus Cristo revelou a Ananias o futuro de Paulo: "Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome" - Atos 9.15-16.

É fato:  Jesus Cristo avisou que no mundo teríamos aflições (João 16.33). Então nenhum cristão deve viver em ilusão, acreditar na falácia de que não terá problemas porque está convertido a Cristo, como se a vida cristã fosse um "mar de rosas". Mas, é preciso entender a razão de precisar passar algumas fases da vida com o coração aflito.

A experiência paulina contém uma lição preciosa a todos nós. Os episódios das prisões de Paulo são partes da colheita de muita coisa ruim que ele plantou antes da sua conversão. Antes de se converter, ele foi responsável pela orfandade de muitas crianças, viuvez de esposas, por pais e mães enterrarem seus filhos (Atos 9.5).  O apóstolo sabia disso, e escreveu o seguinte: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido" - Gálatas 6.7-9.

Quem plantar em sua vida abrolhos - planta que dá frutos espinhosos -, não ore a Deus pedindo para Ele trocar sua colheita ruim por uvas deliciosas ou outra espécie de fruta palatável. Ele é justo e não responderá este tipo de oração.

O próprio Filho do Altíssimo alertou a Pedro sobre o resultado da semeadura, quando o discípulo fez uso da violência contra o soldado Malco: "Então Jesus disse-lhe: Embainha a tua espada; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão" - Mateus 26.52. Ou seja, quem causar sofrimentos, também sofrerá.

No livro de Provérbios está escrito que "os justos se libertam pelo conhecimento" (11.9). Faça uma boa plantação e terá resultados prazeirosos. O cristão deve ser justo e praticar o bem para colher coisas boas, nenhum injusto receberá bênção por cometer injustiças. O injusto deve esperar apenas o galardão das suas injustiças (2 Pedro 2.12-14).

Ninguém deve acreditar que a excelente colheita que o próximo recebe poderá ser transferida para si e que a sua colheita, de péssima qualidade, é transferível aos outros, que dela não são responsáveis pelo plantio. Cada um recebe a porção que plantou. Deus é justo, não permite que o plantador da oliveira perca o direito de receber o produto de sua colheita, e em troca das olivas receba espinhos, plantadas por decisão de seu vizinho inconsequente.

As colheitas de aflições e a inveja

"E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros" - Gálatas 5.24-26.

O vício de irritar o irmão é uma obra carnal, e como temos visto aborrecedores de irmãos! Ser promotor de irritação é uma das modalidades de escárnio, ser escarnecedor é proceder em direção contrária ao desejo do Espírito. Assim sendo, nenhum pirracento espere colher o amor de Deus aqui nesta vida e na eternidade, se não se converter do seu mau caminho.

Ah... Produza o bem, para não correr o risco de experimentar as colheitas de aflições e possuir olhar de inveja sobre os benefícios que seu irmão usuflui.

Encontramos a situação deste tipo de inveja na passagem O Rico e Lázaro. Lázaro desfrutava de bem-estar no seio de Abraão, ele colhia bênçãos como uma recompensa por crer em Deus e não haver praticado males durante as experiências de muitas privações enquanto em vida terrena. Ganhou o direito das benesses divinas porque não praticou males. O rico, que não o socorreu enquanto o via sofrer na Terra, ao passar a colher frutos do egoísmo e indiferença que plantou, sofrendo no inferno, ordenou a Abraão que orientasse Lázaro a serví-lo com um pouco de água. O rico desejava receber a colheita que não merecia e nem lhe pertencia! (Lucas 16.24)

Os participantes das aflições de Cristo e os cristãos inconsequentes

O apóstolo Paulo e outros apóstolos sofreram perseguição religiosa. Mas, eles não foram pessoas perfeitas e sem pecados, cometeram erros e colheram o fruto de seus equívocos também.

Alguns cristãos enaltecem o sofrimento dos apóstolos, como se as aflições deles fossem da vontade de Deus, um espetáculo que o Criador gosta de assistir de camarote. Para estes, eu costumo dizer que é necessário observar como era a vida e como foi o fim que os apóstolos tiveram, é preciso fazer a contextualização histórica. Eles viveram em outro cenário político, outros costumes, outra sociedade. Não é possível fazer uma comparação sem levar em consideração todas as diferenças existentes entre o passado e o presente. Além disso, nem tudo o que Deus permite é de Sua vontade, muitos acontecimentos ocorrem por causa do uso equivocado do livre-árbritrio que o ser humano tem, por não saber usar a liberdade de maneira correta (1 Corintios 8.9; Gálatas 5.13, 1 Pedro 2.6).

"Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte" - 1 Pedro 4.13-16.

Talvez, lembrando-se do episódio em que foi repreendido por Jesus quando usou a espada e cortou a orelha de Malco, Pedro escreveu abordando o cuidado que devemos ter em nossas ações. Ele fez uma distinção quanto ao tipo de aflições que o cristão está sujeito a passar.

Conclusão

Nem todos os reveses acontecem na vida do cristão por causa da fé em Cristo. Muitos aflitos sofrem por plantar abrolhos, cardos, espinhos - e se machucam com eles. Em momentos de aconselhamentos espirituais, é comum encontrar quem reclame de momentos maus que atravessam sem enxergar sua parcela de culpa. Ao analisar o problema, percebemos que elas também provocaram o mau que as aflige.

"Abstende-vos de toda a aparência do mal" - 1 Tessalonicenses 5.22.

Conheço uma pessoa que possui problema na vista, ela enxerga muito mal. Apesar disso, desloca-se pela cidade como motorista. Por diversas vezes já passou pela iminência de acidentes no trânsito. Nega-se a fazer a cirurgia que expele a catarata, apesar de muitas pessoas próximas lhe recomendarem que faça isso. Caso ocorra o pior, será uma colheita previsível e não a mera fatalidade.

Existem muitas circunstâncias na vida parecidas com essa, porém menos drásticas. A pessoa que não se aplica aos estudos terá um futuro pouco promissor; o profissional que não se qualifica poderá perder sua vaga para o colega que faz reciclagem de seus conhecimentos; o sujeito que não se alimenta de maneira balanceada, poderá desenvolver doenças no estômago, ou diabetes. Etc.

É comum encontrar muita gente usando o exemplo das aflições dos apóstolos como um espelho do que significa ser cristão autêntico.  Enaltecem as aflições que os cristãos hebreus passaram, como que se a vida feliz e em tranquilidade aqui na Terra fosse estar totalmente fora da vontade de Deus.

Se o sofrimento que experimentamos ocorre por causa da fé, então, somos felizardos espiritualmente. Mas, se é motivado por atitudes inconsequentes, resta-nos lamentar e nos esforçarmos para mudar a espécie de plantação que estamos fazendo hoje, para recebermos no futuro momentos bons como colheita. É preciso abandonar erros, passar a agir corretamente para alcançar dias melhores.

Quem cuida de sua semeadura, fazendo o plantio de acordo com a Palavra de Deus, estará sujeito a ser afligido com algum grau de perseguição religiosa, por causa do seu amor a Cristo, porém, com toda certeza, sofrerá bem menos do que a pessoa que  lança em sua vida sementes de irresponsabilidades, maldades, indiferenças e ódio.

E.A.G.

sábado, 22 de setembro de 2012

Sinais do fim dos tempos nas relações interpessoais


Esta postagem aborda um tema encontrado na revista Lições Bíblicas da escola dominical, dirigida aos jovens de 15 aos 17 anos, publicação da editora CPAD, cujo tema é O Que a Bíblia Fala Sobre o Futuro da Igreja, A lição número 2 trata sobre os sinais do fim, que abrange muitas situações. Eu abordo a questão do relacionamento entre as pessoas.

Em Mateus 24, encontramos a passagem em que Jesus Cristo nos alerta, dizendo que nos últimos dias o amor de muitos se esfriará que o crente fiel estará sujeito a passar por muitas tribulações. Ao escrever isso, a minha ideia não é desanimar ninguém, apenas ressalto o conteúdo bíblico.

 Os sinais do fim dos tempos no relacionamento interpessoal

 Sobre o fim dos tempos, o cristão precisa estar ciente o que as Escrituras dizem, para evitar se induzido ao erro. Por desconhecer o conteúdo da Palavra de Deus, muitos estão sujeitos a ser atraído pelo erro travestido de piedade.

 “Antes de tudo saibam que, nos últimos dias, surgirão escarnecedores zombando e seguindo suas próprias paixões. Eles dirão: "O que houve com a promessa da sua vinda? Desde que os antepassados morreram, tudo continua como desde o princípio da criação". Mas eles deliberadamente se esquecem de que há muito tempo, pela palavra de Deus, existiam céus e terra, esta formada da água e pela água. E pela água o mundo daquele tempo foi submerso e destruído. Pela mesma palavra os céus e a terra que agora existem estão reservados para o fogo, guardados para o dia do juízo e para a destruição dos ímpios” - 2 Pedro 3.3-7.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te” – 2 Timóteo 3.1-5.

O desprezo da fé na igreja

A Bíblia diz claramente que nos últimos dias surgiriam muitas pessoas apostatando da fé, gente que poderá se apresentar como crente em Deus mas na prática agirá como quem não é. O local da apostasia é o ambiente religioso, as igrejas institucionais. Então, o cristão sincero, que serve ao Senhor com toda sua alma, corpo e coração, poderá ser questionado e até perseguido por religiosos escarnecedores, sem afeto natural (2 Timóteo 3.3; 2 Pedro 3.3).

O Novo Testamento descreve um cenário de estresse para quem é fiel, avisa sobre a existência de falsos mestres, pregadores populares que terão muitos seguidores, diz que os tais pregação ensinos que se oporão às orientações do evangelho genuíno. Possivelmente, eles agirão assim movidos por lucro financeiro (2 Pedro 2.1-3).

Está escrito que nos últimos tempos aparecerão pessoas fazendo milagres. Surgirão falsos profetas e falsos cristos, eles farão milagres espetaculares, e ao mesmo tempo desprezarão a vida eficaz em piedade, não praticarão as nove características do fruto do Espírito, serão pessoas carnais (Mateus 24:11, 24; 2 Timóteo 3.3; Gálatas 5.16-23). 

A sociedade e a igreja fiel

No fim dos tempos, diz a Bíblia que o amor se esfriará. É o que vemos na sociedade dos dias atuai. A moral declina e se multiplicam os números das taxas de abortos, adultérios, divórcios, roubos, mentiras e assassinatos (Mateus 24.12). 

Muitas pessoas trocam a verdade pela fantasia, não suportam a sã doutrina (2 Timóteo 4.4). Por isto, é importante os pais cristãos estarem alertas com relação ao aprendizado de suas crianças no mundo secular, para que não se desviem da verdade ao se confrontarem com o que a sociedade alega. O que as crianças estão aprendendo sobre a Páscoa e o Natal? Elas sabem sobre o nascimento de Jesus, ou apenas têm as referências das fábulas, que apresentam ovos de chocolate, coelho e o mito Papai Noel?

E.A.G. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Instrumentos musicais na Bíblia Sagrada

É evidente que há referências frequentes no Antigo Testamento, demonstrando que a música sempre desempenhou papel importante na cultura hebraica. O inventor da música foi Jubal, filho de Lameque, que "foi o pai de todos os que tocava harpa e flauta" - ver Gênesis 4.21.

Depois vemos Labão, quando repreendeu Jacó em Gênesis 31.27 porque saiu sem lhe permitir a alegria da despedida com cânticos, com tamboril e harpa. Depois das batalhas havia cânticos de triunfo - ver Êxodo 15.20.

Os instrumentos, entretanto, pertenciam a outras nações antigas do Oriente Médio, principalmente os Egípcios.

Os instrumentos mencionados na Bíblia podem ser divididos em três grupos musicais de corda, de sopro e de percussão.

1 - Instrumento de corda

Harpa - É o primeiro instrumento musical mencionado na Bíblia em Gênesis 4.21 e é o único instrumento de cordas referido no Pentateuco. Essa alusão sugere que tal instrumento talvez tenha tido origem na Síria. Tem havido diferenças de opinião, se tal instrumento era realmente a harpa ou era a lira

Era um dos quatro instrumentos musicais levados perante os jovens profetas - ver 1 Samuel 10.5. Não se tem certeza quanto ao número de cordas deste instrumento. Em 1 Crônicas 15.21 diz que era oito cordas, mas a alusão da passagem está longe de ser definitiva.

A palavra harpa é igualmente empregada tanto em nossa versão portuguesa como em outras, para traduzir o termo aramaico qitros, que ocorre somente entre os instrumentos da orquestra de Nabucodonosor - ver Daniel 3.5. Vem da mesma raiz de onde se originou a palavra europeia guitarra.

Saltério - Essa palavra se deriva do vocábulo grego que denota um instrumento tocado com os dedos, e não com um plectro (paleta). É geralmente aceito, que se trata de alguma espécie de harpa, embora sua descrição seja incerta. É mencionado em 1 Samuel 10.5 e, isso parece confirmar a opinião de que era de origem fenícia., embora houvesse pouco contato íntimo entre Israel e a Fenícia.

2 - Instrumento de sopro

Flauta - Esta palavra aparece seis vezes no Antigo Testamento. A flauta era usada em ocasiões festivas - ver Jeremias 48.36 - e também em lamentações como em funerais - ver Mateus 9.23.

Pífaro - Tradução dada por nossa versão do termo aramaico. Ocorre apenas em Daniel 3.7 e se deriva de uma palavra que significa "assobiar" ou "chiar". O som da maioria das flautas e pífaros é acompanhado de um som sibilante.

Trombeta - Ocorre com frequência no Antigo Testamento - ver em Jeremias 6.1. As principais trombetas eram de chifres de carneiro. Mais tarde foi utilizado o metal. 

3 - Percussão

Campainhas - É uma palavra hebraica que significa "bater" e se encontra apenas uma vez em Zacarias 14.20; também é conhecido por címbalos, e provavelmente se refere ao disco ou concha de metal fixada aos arreios dos cavalos, que a tem de ornamento para que produzam um som estridente.

Címbalo - Essa palavra vem do grego, que significa vibrar ou tremer - ver em Salmo 150.5. Sabe-se da existência de dois modelos de címbalo.

a. Consistia de dois pratos chatos de metal, cada um seguro por uma das mãos e batidos um contra o outro.

b. Tinha formas de taças. Uma delas fixa e a outra era batida firmemente contra a primeira. No Salmo 150.5 há alusão a essas duas espécies de címbalos, ainda que não passe de uma conjectura.

Tamborim e pandeiro - Instrumento que se segurava e se batia com as mãos. Era usado para o acompanhamento do cântico e da dança -ver em Êxodo 15.20; e sempre associado com alegria, regozijo - ver Isaías 5.12, e festividades triunfais - ver em 1 Samuel 18.6.

________

Fonte: Apêndice de Bíblia Sagrada Edição em Língua Portuguesa - Torá Liv. e Editora Ltda.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A profecia de Paulo: 2 Timóteo 3.1-5 (tempos trabalhosos)


"Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te."

2 Timóteo 3.1-5.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Harpa Cristã: 187 - Mais Perto Quero Estar (vídeo com legenda)


Este louvor é um clássico entoado por praticamente a maioria das igrejas evangélicas. Conta-se que uma orquestra o entoou na ocasião trágica em que o navio Titanic afundava. Foi escriito por Sarah Flower Adams (1805-1848), que o intitulou Nearer My God to Thee. A música foi composta por Lowell Mason (1792-1872) A tradução para língua portuguesa foi feita por João Gomes da Rocha (1861-1947).

domingo, 16 de setembro de 2012

Bolsa Família: barganha institucional em busca de votos?

É importante refletir, e ao fazer isso respeitar o opinante com pensamento diferente. Mesmo que eu não concorde com tudo o que o outro diz, preciso manter o respeito pelo direito dele de dizer o que pensa.

Muitos dizem que política não se discute, mas somos livres para opinar. As opiniões são diversas e estar cheio de disposição, abordar o assunto com contundência, se não extrapolamos para o lado da paixão fanática, tudo bem. A crítica sensata se expande dentro da medida certa. 

Muitos alegam que os cristãos não deveriam levantar bandeiras políticas, outros, afirmam exatamente o oposto. Eu digo que se há tanta corrupção no meio político, é porque a maioria dos políticos não são pessoas que amam a Deus de verdade. O cristão verdadeiro não se corrompe com o meio em que está, mas o transforma por ser sal e luz neste mundo.

Exercer política não é uma prática que deve ser desprezada pelo cristão. Como eleitor, deve fazer análises e usar a urna como uma arma letal contra os corruptos e um trampolim aos honestos. É preciso ser criterioso, ter critério para não esquecer que é um cristão ao expressar-se através do voto.

Os pobres recebem dinheiro do projeto Bolsa Família . Não é preciso dizer que é dever, não é favor, o governo socorrer o cidadão necessitado. Mas, será que os beneficiados tendem a pensar que o valor recebido seja uma caridade e que precisam ser gratos com o governo Dilma e demonstrar gratidão com o voto? O projeto Bolsa Família seria moeda de troca que a classe C aceita para dar o voto ao PT? Os eleitores do PT se deixam comprar pelo dinheiro que é distribuído? Seria o projeto Bolsa Família uma espécie de barganha de votos?

Fico pensando comigo naqueles eleitores que são analfabetos e semianalfabetos, se eles confundem o seu direito e o seu dever. É uma pena dizer... A maior parte dos votos de evangélicos que a presidenta Dilma Rousseff recebeu veio do norte e nordeste brasileiro. Lá, a população é mais simples, mais pobre e menos instruída; gente com pouca informação. Eles são pessoas com menos discernimento político do cenário em que vivemos - sei que não são todos nessa condição. Grande parte dos leitores da classe C não é acostumada a se informar por revistas e jornais. Eles assistem apenas TV. A maioria ainda não possui computadores em casa. Estão reféns da mídia, cujos donos são os coronéis da política – gente com o monopólio da concessão de televisão, que usa o meio de comunicação como ferramenta para fins eleitorais. Assim, recebem informações tendenciosas, meias verdades ou mentiras descaradas.

Parte dos crentes nortista e nordestino considera que os governos de Lula foram bons para as regiões do norte e nordeste do Brasil, promovendo o fim da desigualdade social e amenizando o sofrimento deles. Parece que não levam em consideração as práticas do PT que confrontam o ensino de Cristo, quanto ao casamento e aborto. Votar no PT por causa do projeto Bolsa Família, desprezando a questão do plano de Deus para a família e desprezar a questão vida uterina, é o mesmo que trocar a salvação por um prato de lentilhas.

Para escolher governantes é necessário conhecer bem quem são eles. É preciso possuir informações suficientes sobre os partidos políticos. Não se deixar induzir por notícias incompletas, sempre analisar as campanhas transmitidas no horário eleitoral. O horário eleitoral é horário de muita fantasia, quando as peças publicitárias dão brilho aos que não têm brilho próprio.

Diferente do que diversos eleitores beneficiados pelo projeto Bolsa Família acreditam, o Lula não é o dono da ideia da distribuição do benefício. Ele CRITICOU a ideia quando viu o PSDB executá-la. Mas, quando virou presidente, passou a praticá-la também. Não sou contra o socorro aos mais pobres, sou contrário a quem queira votar no PT por causa do dinheiro que recebe, e do governante que faça uso dele para angariar votos. 

Ninguém deve vender seu voto!

E.A.G.

sábado, 15 de setembro de 2012

Qual é o problema da Dolly Coca?


Numa dessas mesas fartas de final de ano, ocorreu algo pitoresco e interessante em determinada família numerosa.

Vamos preservar o nome para não estressar ninguém.

Um rapaz dizia para todos a marca de refrigerante de sua preferência, debochando de quem preferisse diferente. Segundo ele, refrigerante de verdade era só Coca Cola, o restante não passava de refrigereco. O pessoal resolveu testar a convicção da pessoa... "Amigos" pegaram uma Dolly Coca e uma garrafa de dois litros, vazia, da Coca Cola e despejaram o líquido dentro. Puseram para gelar, na temperatura que o fanfarrão estava acostumado a beber. Depois, encheram o prato dele com tudo o que ele gostava e, estrategicamente, puseram a Dolly (na garrafa da Coca) por perto. Ele caiu na "armadilha"! Sozinho, tomou mais de 1 litro, sem reclamar e sem estranhar o sabor. 

Quando o sujeito terminou seu banquete, confessaram a ele o "crime". Até hoje ele diz que bebeu Coca Cola, que todos inventaram uma história.

Preconceito... Acho que o problema da Dolly é a logomarca, ou o jingle chato, ou o público-alvo a quem os publicitários dirigem a propaganda. 

E.A.G.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

O que é escatologia bíblica?

Em Lucas 21.36 está escrito: Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e possais estar em pé na presença do Filho do Homem" (ARA). Este versículo bíblico afirma que devemos vigiar e orar para escapar dos juízos divinos contra o mundo.

Como fazer isso? Estudando escatologia. Ao estudá-la, faça isso em oração e pedindo ao Senhor que ilumine o seu entendimento.

O que escatologia?

A escatologia bíblica utiliza a Ciência da Metodologia Indutiva, para chegar à verdade revelada da Palavra de Deus contida nos escritos originais, em hebraico e grego . Assim, transpõe as barreiras culturais e linguística de mais de dois mil anos. Leva em consideração a linguagem distinta do texto bíblico, pesquisa a cultura diferente que existia na época em que o texto foi escrito. Analisa imagens, símbolos e metáforas, com a finalidade de elucidar quais textos usam mensagens literais e simbólicas.

Escatologia bíblica é a doutrina que lida com as “últimas coisas” relacionadas a Cristo e a Igreja, por meio da soberania de Deus, "segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor" (Efésios 3.11). A palavra tem raiz no idioma grego: “eschatos” (último); “logos” (estudo). Fazendo uso de análise exegética das Escrituras Sagradas, estuda todas as nossas crenças cristãs quanto ao fim dos tempos. A matéria ensina sobre os eventos que estão para começar a acontecer a qualquer instante. Aborda a vinda de Cristo e o que isso acarretará para a humanidade (os salvos, os não salvos e os judeus).

Expressões bíblicas escatológicas: “últimos dias” (Isaías 2.2; Miquéias 4.1); “últimos tempos” (1 Pedro 1.20) e “última hora” (1 João 2.18).

A escatologia faz uso das profecias.

De Gênesis à Apocalipse a Bíblia está cheia de profecias. Quem quiser entender corretamente as profecias da Palavra de Deus, deverá seguir as diretrizes teológicas, que representam parâmetros importantes aos estudiosos das Escrituras Sagradas.

O que é profecia? A palavra grega para profecia é “propheteia”, originárias de duas outras palavras gregas, pró (para frente) e “phemi” (falar). Significa falar a respeito da mente e do conselho de Deus. Por esta definição entendemos que a Escritura em certo sentido é profecia.

Eventos escatológicos

1 Tessalonicenses 4.16-17: O que acontecerá no Arrebatamento da Igreja;
2 Coríntios 5.10: O Tribunal de Cristo;
Daniel 9.25-27: Quanto tempo durará a Grande Tribulação?
Zacarias 14.4: Jesus voltará a Terra outra vez? Sim!
Apocalipse 20.11-15: O que a Bíblia diz sobre o Juízo Final;
2 Pedro 3.13: As revelações bíblicas sobre Novos Céus e Nova Terra.

Escatologia não é futurologia

Existem muitos futurólogos no mundo, mas somente a Bíblia contém a verdade sobre o futuro.  Ela foi divinamente escrita, portanto nenhum leitor pode interpretá-la fazendo especulações ou interpretações e conclusões próprias.

É preciso estudar escatologia com o cuidado de não ir além do que está escrito (1 Coríntios 4.6). Para conhecer o futuro, é preciso buscar na Palavra de Deus o que está revelado.

Conclusão

Deus anuncia em sua Palavra o fim desde o princípio e, desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam, e declara: “o meu conselho será firme e farei toda a minha vontade” – Isaías 46.9,10.

E.A.G.

Texto resumido e compilado, de:

Bíblia de Estudo Indutivo (Editora Vida), edição de 1997;
Biblical Eschatology Blog
Curso Bíblico de Escatologia - Eliseu Pereira
Pr. Jorge Albertacci
Lições Bíblicas - Juvenís; O que a Bíblia fala sobre o futuro da Igreja (CPAD);

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Quem é contra o aborto não dá votos ao PT


POR QUE O CRISTÃO EVANGÉLICO NÃO DEVE VOTAR EM CANDIDATOS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

Dilma Roussef, em campanha, prometeu aos cristãos evangélicos que não apoiaria causas abortivas. Ela mentiu. Usa o Ministério da Saúde, ao custo de impostos de milhões de cidadãos contrários ao aborto, viabilizando abortos. 

Portanto, não vote em candidatos a Prefeito e nem em candidatos a Vereadores petistas. Ao negar o voto ao Partido dos Trabalhadores, o eleitor enfraquecerá o PT no cenário nacional, que será forçado a rever suas políticas assassinas contra as vidas de fetos, pequemos seres humanos que não têm como pedir socorro e nem fugir de seus algozes sem sentimento natural.

Confira os detalhes, lendo a matéria:

terça-feira, 11 de setembro de 2012

11 de Setembro: Adeus aos amigos

By Jimmy Wolf

Mais do que o dia de um ataque terrorista, poderíamos considerar o 11 de Setembro como o dia dos amigos perdidos. Sim, a perda daquela pessoa sincera, que oferece amizade de verdade. Elas se vão em tragédias desse tipo e em outros tipos de partidas para a eternidade menos drásticas. Vão sem nenhuma perspectiva de volta e às vezes sem oportunidade de dizer adeus. Vão sem querer ir.

Depois que se vão, resta conosco um espaço vago, difícil de ser preenchido, fica a saudade e as lembranças do amigo. É por este motivo que devemos ter Deus como nosso amigo principal. Ele é fiel, o ombro amigo para todos os momentos, é o braço eterno disposto a ajudar sem jamais precisar de ajuda.

E.A.G.

Não tentarás ao Senhor teu Deus

A questão apresentada não tem a ver com a nossa confiança em Deus. O recado é dirigido aos que creem.

Apesar do amor e da fé em Deus, existente no coração, precisamos ponderar sobre um determinado comportamento entre os crentes, quase sempre cometido inconscientemente - por este motivo o alerta.

Muitos crentes se colocam em exposição ao perigo, sem nenhuma necessidade e com opções de manterem-se em situação de segurança.

Deus é poderoso e nos livra do mal. Mas, está escrito:

“Não tentarás ao Senhor teu Deus” - Lucas 4.12. Deus promete livrar nossos pés de tropeçar, no entanto Jesus ensinou que não é por causa dessa promessa que o cristão pode se lançar ao precipício. 

“Abstende-vos de toda a aparência do mal.” - 1 Tessalonicenses 5.22. Existem livramentos divinos, mas não devemos criar situações que causem a necessidade desse livramento. É preciso afastar-se de toda forma de mal.

Seu trajeto possui riscos e existem alternativas? Vá por elas, então... Em determinado ambiente existe uma tentação que provoca a sua carne e você se vê na iminência de pecar? Escolha outros meios de agir, não frequente o local. Suas palavras podem causar a ira de alguns contra você? Não profira sentenças desnecessaariamente.

Caso você pense que é preciso ter coragem, digo-lhe que em cemitérios existem corpos de muita gente que se foi, antes do momento que deveriam partir, para a eternidade. E, com certeza é uma espécie de egoísmo pensar só em você mesmo. Repense sobre a exposição ao perigo analisando a situação pela perspectiva das pessoas que gostam de você. Com certeza é alguém que estimado (a) em sua família - estimado (a) e necessário (a)... Você é filho (a), pai ou mãe, marido ou esposa. É um ente muito importante para sua família. Cuide-se por você mesmo e por eles!

E.A.G.

domingo, 9 de setembro de 2012

Jesus, o caviar, o arroz e o feijão



Algum tempo atrás, um pagodeiro carioca cantava:

♪ Você sabe o que é caviar? / Nunca vi nem comi eu só ouço falar / Caviar é comida de rico / Curioso fico só sei que se come / Na mesa de poucos fartura adoidado / Mas se olha pro lado depara com a fome / Sou mais ovo frito, farofa e torresmo / Pois na minha casa é o que mais se consome / Por isso, se alguém me perguntar.../ O que é caviar? só conheço de nome ♫

A mesa é um lugar onde a gente tem a noção exata da classe socioeconômica em que as pessoas vivem. E muitos de nós nem percebemos que estamos vivendo bem.

Ontem, encontrei um cristão evangélico no centro de São Paulo, o missionário Carlos David, vindo do Congo, país africano. Se referindo ao arroz, feijão e carne, ele me disse o seguinte: "O Brasil é um país abençoado, aqui temos três espécies de comida no prato, três comidas no prato ao mesmo tempo! Aleluia\!"

Somos realmente abençoados, mesmo se em nossa mesa não houver o tal caviar, a fartura que o pagodeiro fez menção. Enfim, com ou sem caviar, a bênção será completa se Jesus Cristo estiver entre os que comem. Ele pede para que aceitemos a sua presença à mesa. Ele não faz distinção entre pobres e ricos, culinária sofisticada ou só o ovo frito e torresmo. Queira tê-lo em seu viver, durante o almoço e jantar, durante os lanches, em todos os momentos de sua vida.

"Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo." - Apocalipse 3.2.

E.A.G.

sábado, 8 de setembro de 2012

Yosef Nadarkhani julgado e libertado da prisão!


Deu no site do Centro Americano para Lei e Justiça:

O Pastor Yosef Nadarkhani esteve aprisionado por três anos no Irã, ameaçado de execução por causa de sua fé em Cristo, acusado de ser apóstata da religião muçulmana. Hoje, sábado, 8 de Agosto de 2012, ele atendeu convocação para comparecer ao tribunal pela manhã, e passou por uma audiência de julgamento com aproximadamente seis horas. O resultado final foi a absolvição da acusação de apostasia, culpado de evangelizar os muçulmanos, dando-lhe três anos de prisão por causa disso. Mas, como ele já esteve preso por este tempo, a pena foi considerada cumprida e pôde voltar para sua casa e estar com sua família.

E.A.G.

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Crônica do papagaio infeliz no Dia da Independência do Brasil

Meus vizinhos saíram em viagem nesse feriadão de 7 de Setembro. No quintal deles: um papagaio, um cão e um gato.

Acho que a ave escapou da gaiola. Resultado, foi parar na boca canina. A ave era atirada para cima e caía esparramada no chão, voltava para a bocarra e atirada outra vez ao alto... Coitado! O barulho do bichinho de penas "chorando" chamou nossa atenção... Subimos no muro e ao ver a cena assustamos o cachorro com biribinhas (aquelas bombinhas à base de pólvora seca, estampido fraco). Ao estalo o cão correu para o portão frontal da residência e deixou a ave no chão, deitada. Tentamos contato com a família pelo telefone e pela internet. Nada!  Depois, na penumbra, o gato rondava o papagaio. Outra birinha providencial. Agora,  por causa da escuridão, não é mais possível observar a situação do bichinho.

Que coisa!

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Jayme de Amorim Campos: as cruzadas evangelística e a política


Quem tem amigos de verdade não corre o risco de faltar ajuda em momentos necessários. 

A cada eleição no Estado e Capital de São Paulo, o Pr. Jayme de Amorim Campos faz uma volta itinerante pelos endereços da Igreja Internacional da Graça de Deus, denominação evangélica fundada por RR Soares, que estão localizadas no Estado de São Paulo. Ele comparece para pregar aos membros das congregações. As congregações paulistas fazem parte do seu campo pastoral. Ao final dos cultos, próximo às fachadas dos templos, é realizado panfletagem apresentando o candidato eleitoral lançado por RR Soares, que são seus filhos. 

No passado, o Pr. Jayme colaborou na divulgação de canditatura de outro filho, André Soares. Desta vez, o pastor faz projeção para David Bezerra Ribeiro Soares, candidato a reeleição ao cargo de Vereador da cidade de São Paulo, através do PSD - Partido Social Democrático (55), cuja coligação é DEM, PR, PSDB, PSD. 

A declaração da renda de David Soares consta que ele possui R$ 222.650,19, incluso neste valor quotas de participações na TV Primavera de Criciúma. Também, nas empresas Graça Filmes, Gravadora do Povo (conhecida como Graça Music), cujos produtos são oferecidos nas tribunas ao final de reuniões de culto da Igreja da Graça.

David Soares, nome cadastrado que aparecerá nas urnas, nasceu no Rio de Janeiro, tem 38 anos e é solteiro, filho de RR Soares, sobrinho do Bispo Edir Macedo e primo do Ministro da Pesca Marcelo Crivella. 

Além de David Soares, RR Soares tem outros três filhos envolvidos em política: Daniel Soares, em Guarulhos, candidato a Vereador em segunda tentativa; Marcos Soares, Deputado Estadual no Rio de Janeiro; e, André Soares, Deputado Estadual em São Paulo. 

E.A.G.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Dinheiro .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Motivacional .Mulher .Casamento .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Profetas .Saúde .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .redes sociais .Bom humor .Jovens .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Salmos .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Comunicado .Internet .óbito .Escatologia Bíblica .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Cosmovisão Cristã .Editora Vida .Namoro .Sermão do Monte .Educação .Páscoa .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Carnaval .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Banda Voz da Verdade .Crianças .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto .Wilma Rejane EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Política Brasileira .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Pesquisa .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .Mensageiro da Paz .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Mulheres na Bíblia .Primavera .Tania Guahyba .Twitter .grafite .pássaros na Bíblia .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Política Internacional .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Retrospectiva 2017 .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .Donald Trump .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.