Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 31 de julho de 2012

EBD 2012 (CPAD) - terceiro trimestre - lição 5: A despensa vazia

A revista Lições Bíblicas para escola dominical (CPAD), dirigida aos jovens e adultos no terceiro trimestre de 2012, aborda o tema Vencendo as Aflições da Vida - Muitas são as Aflições do Justo mas o Senhor o Livra de Todas, cujos comentários são de autoria de Eliezer de Lira e Silva. Todo o conteúdo dela trata de problemas e de superações, lembra a todos que o cristão ao viver na fé é mais que vencedor em Cristo Jesus.

Recentemente, publiquei aos leitores do blog Belverede o texto Lições Bíblicas para Alcançar o Sucesso. Neste texto eu lembro que a Palavra de Deus não enaltece a pobreza, apenas menciona a existência dela como um mal.

Salomão, ao escrecer o livro de Provérbios comparou a pobreza de maneira bastante negativa. A pobreza é comparável ao malandro (6.11), vagabundo (24.34) e ao opressor pobre que oprime aos pobres (28.15). Creio que ninguém deseja ser companheiro do "malandro", do "vagabundo" e nem do "opressor".  "Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age." - Esdras 10.4.

Abordando o assunto escassez entre os cristãos, o apóstolo Paulo foi bastante enfático:

Sobre a falta de vontade de ir à luta: "Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também" -  2 Tessalonicenses 3.10.

Sobre os cuidados que os familiares devem ter com o cristão necessitado de socorro: "Honra as viúvas que verdadeiramente são viúvas. Mas, se alguma viúva tiver filhos, ou netos, aprendam primeiro a exercer piedade para com a sua própria família, e a recompensar seus pais; porque isto é bom e agradável diante de Deus.  (...) Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel. (...) Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas." - 1 Timóteo 5. 3-4, 8, 16.

No caso de viuvez de mulheres brasileiras e de problemas de saúde que impossibilite qualquer trabalhador de sustentar-se por conta própria, é importante lembrar que o governo do Brasil fornece socorro para cidadãos nessas situações. As viúvas são favorecidas com pensões e o trabalhador com o auxílio-doença e posterior aposentadoria.

Deus trabalha no campo das impossibilidades. O cristão em aflição deve enfrentar as lutas fazendo todo o possível com dedicação para superar a adversidade, essa é a competência do ser humano diante de problemas como a despensa vazia. Enquanto é possível emprender esforços o Senhor nos acompanha observando, e se as possibilidades de lutar se extinguirem, Ele prontamente age em favor do aflito.

"Porque ele livrará ao necessitado quando clamar, como também ao aflito e ao que não tem quem o ajude. Compadecer-se-á do pobre e do aflito, e salvará as almas dos necessitados." - Salmos 72.12-13.


E.A.G.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Desígnios maus


Diferente do ser humano, Deus conhece as razões de todas as ações, sabe quais são os motivos de fazer o bem e fazer o mal. Ele julga corretamente o que acontece, porque vê além do plano em prática, enxerga a intenção de quem o planejou.

Certa vez, os fariseus aproximaram-se de Jesus e acusaram os discípulos de serem cerimonialmente imundos, sujos, porque não lavavam as mãos para comer e assim desrespeitavam a tradição dos anciãos. Então, Jesus respondeu a eles dizendo que viviam conforme a profecia de Isaías, eram religiosos que louvavam a Deus com os lábios mas não faziam o mesmo com o coração, portanto, estavam distantes de Deus.

Os fariseus demonstravam atitudes de reverência publicamente, mas na intimidade da alma estavam repletos de sujidades. Eles não honravam aos seus pais, como determinava a Lei de Moisés, e usavam como desculpa desonrá-los um motivo religioso, conhecido como Corbã, e acusaram Jesus de praticar regras próprias e não a vontade do Senhor. (Entenda melhor lendo o seguinte artigo. Marcos 7.11 - Corbã: comentando o que é e porque Jesus repreendeu os fariseus e escribas por causa dele).

A resposta de Cristo aos escribas e fariseus e a explicação aos discípulos foi no sentido espiritual, quando disse que o que contamina o homem não são as mãos sujas ao comer alimentos. O que suja a alma é dar vazão ao pecado, se deixar levar pelas tendências da carnalidade existente no interior do coração, colocar em prática as más intenções: os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.

Sem dúvida a higienização de alimentos e de utensílios da mesa é um hábito correto, o asseio corporal é necessário. Mas, a mais importante limpeza que precisamos manter é a interior, manter-se limpo da sujeira do pecado. 

E.A.G.

domingo, 29 de julho de 2012

Sarah Menezes, medalha de ouro Olimpíadas nas Londres


Sarah, nome bíblico. A atleta brasileira conquistou a primeira medalha de ouro na modalidade esportiva judô feminino. Em seguida, através da rede social Facebook agradeceu aos familiares, amigos e colegas, e ao seu estado e a todos que torceram por ela.

sábado, 28 de julho de 2012

Jesus disse: poucos serão salvos

Por caminho, entenda-se modo de viver.

"Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" - Mateus 7.14. 

"Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso" - Apocalipse 3.4. 

Por essas afirmações de Jesus Cristo, entendemos que realmente são poucas almas que acertam suas escolhas quanto ao caminho estreito, que conduz à salvação. Na cidade de Sardes, a maioria das pessoas que se diziam cristãos eram frequentadores do templo mas as vestiduras delas estavam contaminas com as manchas do pecado. 

Parecido com os dias do passado, hoje em dia também encontramos muita gente confundindo o termo santidade (que significa "separação do pecado") e pecado (quer dizer "erro"). 

Seguir a Jesus Cristo é fazer o que Ele mandou. Quem não faz, peca. Então, erra o caminho estreito e mancha as suas vestes espirituais cometendo ações erradas. 

Sobre esse erro, lembro-me que muitos anos atrás eu assisti uma reportagem sobre turistas no Rio de Janeiro. Naquela época, traficantes dominavam áreas de morro, exigiam permissão para entrar em determinados lugares. Desavisados ou descrentes do perigo iminente que havia, os estrangeiros subiram o morro e o carro deles foi alvejado com muitos tiros e morreram. Existe muitos cristãos agindo parecidos, não se dão conta dos alertas das Escrituras e caminham em direção ao inimigo, dão lugar a ele, quando deveriam fugir em direção contrária (Efésios 4.7; 1 Tessalonicenses 5.22). 

Qual é o caminho estreito para eu andar? 

• Entender que precisamos estar de acordo com a Lei de Cristo (1 Corintios 9.21; Gálatas 6.2); 

• É chamar Jesus Cristo de Senhor e realmente viver como servo dEle (Mateus 7.21-22; Lucas 6.46); 

• É obedecer a ordem de Jesus Cristo: Amar a Deus de todo o coração, alma e entendimento e amar ao próximo como a você mesmo (Mateus 22.37; João 15.4; 15.14, 17; 1 João 4.7, 12, 21); 

• É amar quem se comporta como seu inimigo, é fazer o bem para quem te faz mal, é falar bem de quem é maldizente contra você (Mateus 5.44; Lucas 6. 27, 35). 

• É entender que os verdadeiros inimigos do ser humano não têm sangue e nem carne, são agentes espirituais da maldade em lugares espirituais. É escolher nunca usar as estratégias malignas contra o próximo, pois o próximo é imagem e semelhança de Deus, assim como nós somos (Efésios 6.12; Gênesis 1.26). 

Diante dessas referências bíblicas, estudemos os textos sagrados dentro deste assunto e ponderemos sobre nossa maneira de ser um cristão. Caminhamos pela estrada larga e espaçosa ou pelo caminho estreito? Estamos dando mais valor para a placa denominacional pendurada na fachada do templo ou valorizamos o mandamento de Cristo? Estamos destacando mais a liturgia das reuniões no templo ou estamos fazendo de nossas vidas um culto racional a Deus?

Os cristãos da Igreja Primitiva demonstraram não estar desatentos, e disseram: "Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" - Atos 5.29.

Infelizmente, constato que muitos cristãos parecem dispostos a desobedecer ao que Cristo mandou. Demonstram grande interesse em prestigiar a liturgia das reuniões religiosas que participam e por conta disso desobedecem ao mandamento do amor ao próximo. Defendem a denominação evangélica que frequentam demonstrando estimar mais as regras da instituição religiosa do que estimam a Palavra de Deus. Aparentemente, não se importam em agir diferente do que Jesus mandou. 


Texto liberado para cópias, desde que informado nome de autoria e fonte da coleta, com html / link e não seja usado para fins de comercialização. Eliseu Antonio Gomes, Belverede - http://belverede.blogspot.com.br

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Lição bíblica para alcançar o sucesso

“Em todo trabalho há proveito, mas ficar só em palavras leva à pobreza.” - Provérbios 14.2. 

Salomão, ao escrever esse livro comparou a pobreza de maneira bastante negativa. A pobreza é comparável ao malandro (6.11), vagabundo (24.34) e ao opressor pobre que oprime aos pobres (28.15).

Podemos ter muitos projetos, mas só serão bem sucedidos aqueles que forem postos em execução.  E, só seremos plenamente bem-sucedidos se nossas vidas estiverem submetidas ao senhorio de Cristo (Salmo 37.4).

A linha lógica de Provérbios 14.2 diz respeito aos planejamentos, e está na esfera material, mas é abrangente. Por exemplo, é possível encaixá-lo na questão da nossa prática de fé. Se amarmos a Deus em primeiro lugar, tudo o mais que aceitarmos ou refutarmos será decidido segundo a vontade do Senhor, e teremos a aprovação dEle. Empreenda taferas neste sentido, pois quem ama a Deus consulta a Palavra de Deus antes de decidir sobre o que fará.

Como cristãos, devemos traçar as prioridades com muita clareza e, de acordo com as orientações bíblicas, envolver-se plenamente para que todas elas sejam sucesso, analisar e escolher ações que revertam-se em bem (1 Tessalonicenses 5.21). Em primeiro lugar, precisamos cumprir nossas obrigações em relação a comunhão com Deus; em segundo, cumprir os deveres no meio familiar; em terceiro, na igreja; e em quarto entre as amizades fora do lar.

Trabalhemos com afinco para alcançar nossos objetivos. Façamos a nossa parte sempre de maneira completa. Não convém abandonar pela metade o que estivermos envolvidos.

Creio que ninguém deseja ser companheiro do "malandro", do "vagabundo" e nem do "opressor". Sejamos ricos em realizações de projetos.

Apenas viver entre teorias sobre como proceder na vida, ou criticando quem estiver empenhado em conquistar o que quer, não nos conduz aos resultados finais desejáveis. Alimentar sonhos somente com palavras, empobrece. É necessário trabalhar também.

"Levanta-te, pois, porque te pertence este negócio, e nós seremos contigo; esforça-te, e age." -   Esdras 10.4.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Intimidade com Deus e a oração


Em algum lugar, determinada pessoa me disse que Jesus Cristo, enquanto esteve na Terra, era um homem de oração. E se Ele orava, é um absurdo encontrar quem se diga seguidor dEle e não sinta a necessidade de orar a Deus.

As Escrituras se encarregam em declarar:

“Orai sem cessar” – 1 Tessalonicenses 5.17.

“Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” – Hebreus 4.16.

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.” - 1 Pedro 5.6-7.

Através da televisão, tive a oportunidade de ouvir um determinado pregador dizendo algo sobre a oração. Achei interessante e concordei.

Ele fez uma analogia entre Deus e os cristãos, um paralelo com a relação de duas pessoas. O mais abastado deles presenteia o outro com um aparelho celular, dizendo para ligar sempre que precisar. Os dias passam e o primeiro telefonema é realizado. É um pedido de empréstimo em dinheiro. O amigo rico cede sem qualquer comentário. Apenas ratifica: “Ligue sempre que precisar”. Seis meses depois, sem qualquer outro contato entre eles durante cento e oitenta dias distantes, outra vez o aparelho toca e do outro lado é o rapaz pedindo dinheiro novamente. É atendido, mas o rapaz rico começa a analisar se a pessoa é sua amiga ou se é amiga do dinheiro que ele tem.

Há quem confunda o significado de intimidade com Deus, ora muito, mas as orações são sempre pedindo benefícios pessoais. Elas raramente oram prostradas em louvor, ao agradecer as bênçãos fazem isso superficialmente, pouco se preocupam com o bem-estar do próximo. 

Você já pensou como o Senhor recebe suas orações? A intimidade com Deus se consiste em atender os desejos dEle, não é apenas querer e ser atendido em nossas solicitações.

A Bíblia explica:

“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido. Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé” – Gálatas 6.9-10. 

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” - Filipenses 4.6-8.

E.A.G.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Olimpíadas de Londres: o futebol feminino do Brasil

Marta e Cristiane
Futebol feminino nas Olimpíadas.

A retrospectiva está na fase final, 25 de Julho de 2012, às 14h45, horário de Brasília, quando o árbitro apitará e assim a bola rolará tocada pelos pés das jogadoras brasileiras. 

Guerreiras, as jogadoras demonstram possuir genética pronta para driblar dificuldades dentro das quatro linhas dos gramados e fora delas. Desviam-se de preconceitos, da falta de estrutura para trabalhar. Diferente do futebol masculino, as mulheres ainda não possuem campeonatos no Brasil. Elas possuem a chance de mostrar o brilho para seus conterrâneos de tempos em tempos, como neste evento olímpico na Inglaterra.

Medalha de prata duas vezes, a seleção brasileira feminina jogará contra Camarões, treinada por Jorge Barcellos. A ESPN Brasil e a Rede Record de Televisão transmitirão a partida. Os brasileiros também contarão com cobertura da Band News, que lida com notícias, sempre atualizadas, 24 horas ao dia.

Para a jogadora Cristiane, há um desafio especial, além da busca do ouro. Ela está como uma das duas maiores goleadoras nesta competição, tem dez gols junto com a alemã Birgit Prinz, que já parou de jogar. Marcando nova rodada de gols, entrará para a história como a artilheira nº 1 nas Olimpíadas.

E.A.G.

Tá nervoso? Vá orar!

Encontrei essa ilustração no Facebook, a partir de um link no Twitter. E gostei.

É um bom conselho. O momento de nervosismo não é a hora certa para agir, pois o cristão não deve se deixar guiar pelas emoções, precisa agir pela fé e raciocínio lógico.

"Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé." - Romanos 1.17.

"Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional." - Romanos 12.1.

E.A.G.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

EBD 2012 - As aflições da viuvez

A legislação hebraica sempre se mostrou atenciosa com as situações de desamparo, os casos de viuvez das mulheres e orfandade infantil e a condição dos estrangeiros. As pessoas dentro dessas situações sociais eram alvos de provisões especiais (Deuteronômio 14.29; 16.11, 14; 24.17; Jeremias 7.6). Antes do estabelecimento do código mosaico, já havia entre os israelitas a preocupação com essa gente (Gênesis 38).

Ao longo das páginas bíblicas veterotestamentária encontramos Deus prestando cuidado com as pessoas que passam privações, sendo a viúva o símbolo mais forte do desamparo social, pois elas eram desprezadas pelos homens (Salmo 68.5; 146.9, Provérbios 15.25). Prestar socorro a essas mulheres era comparado ao exercício da verdadeira religião e fustigá-las tinha como consequência ser severamente penalizado (Jó 29.13; Isaías 1.17; Salmo 94.6, 23; Malaquias 3.5).

O Novo Testamento também faz menção aos desamparados, os apóstolos lembraram-se das mulheres a quem o marido morreu e não tornaram-se a casar e criaram o ministério de socorro a elas (1 Timóteo 5.3, 14, 16; Tiago 1.27).

Ao longo de cinco anos escrevendo neste blog, escrevi sobre a a relação da viúva na igreja muitas vezes. Agora, escolhi dois artigos para servir de subsídio aos estudantes das Escrituras Sagradas, que fazem uso da revista Lições Bíblicas (CPAD), cujo comentarista é Eliezer de Lira e Silva. O assunto será pauta nas aulas referentes à lição 5, apresentação em aula de 29 de Julho de 2012. 

Assistência social na igreja

É importante deixar claro que o Novo Testamento ensina aos líderes da Igreja que eles devem priorizar os necessitados que são membros, aqueles que demonstram ser fiéis a Deus. Leia o artigo por inteiro: Belverede 

O valor da oferta da viúva pobre

Jesus, observando a viúva, depois disse aos seus discípulos que ela havia dado da sua pobreza, o que muitos acabam interpretando como se fosse muito menos do que realmente era. Cinco réis fazia parte da moeda romana, e equivalia a um dia inteiro de trabalho! Confira a íntegra do artigo: Belverede

E.A.G.

Sobre a Fênix Assassinada

"Não há poesia depois de Auschwitz"
Theodor Adorno

Sobibor
Dachau
.Treblinka
.Buchenwald
Auschwitz
Hannah Szenes
Felix Nussbaum
Dietrich Bonhoeffer
Robert Desnos
Anne Frank
Primo Levi
Jorge Semprun
Imre Kertész
Elie Wiesel
Jean Cayrol
a poesia resiste

Breve nota sobre o poema: Os primeiros cinco versos referem-se a campos de concentração e extermínio nazistas. Os versos seguintes são nomes de artistas – poetas, escritores, pintores. Os cinco primeiros foram exterminados pela máquina de morte de Hitler. Os cinco versos/nomes finais representam nomes de artistas que sobreviveram ao horror dos campos de concentração, e continuaram produzindo – denunciando, alertando... e encantando. A poesia resiste.

 ________

Nota deste blog:

A ideia é interessante. Sammis pensou em reunir em livro uma coleção de poesias sobre a Segunda Guerra Mundial. Contribuo com Sammis Reachers no blog Confeitaria Cristã

A recente publicação literária é em caráter gratuíto. Você encontra o livro disponível no site Scribd: confira.

Atualização: 23/07/2012, 18h25.

domingo, 22 de julho de 2012

"E haverá sinais nos céus" - avião americano cai no mar japonês


Eliseu Antonio Gomes
Originalmente para o blog Vivendo a Última Hora

Para nós, que pertencemos às gerações do século 20 e 21, é muito comum olhar para cima e ver aeronaves sobrevoarem nossas cabeças, como também é absolutamente aceitável fazer viagens dentro desses veículos. 

Mas, pense na reação de alguém lá do século 1, caso fosse possível avistar o avião cruzando do sul ao leste, ou norte ao sul! Pois é... Seria um susto tremendo! E o espanto é compreensível, porque se hoje é comum vê-los, jamais será algo natural. 

A profecia de Jesus Cristo: "E haverá em vários lugares grandes terremotos, e fomes e pestilências; haverá também coisas espantosas, e grandes sinais do céu." - Lucas 21.11. 

Abaixo, uma notícia recente:

__________

Tóquio, 22 jul (EFE).

Um avião militar modelo F-16 das Forças Armadas americanas caiu neste domingo no mar em cidade de Nemuro, na ilha setentrional (norte) de Hokkaido, informou a agência local "Kyodo".

O avião de combate caiu ao mar por volta das 11h30 (horário local, 23h30 de sábado em Brasília) a cerca de 1.000 quilômetros da capital japonesa, segundo o serviço de guarda-costeira japonês que, por enquanto, não deu mais detalhes sobre o incidente.

Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, os EUA mantêm em território japonês bases militares com cerca de 48 mil soldados, a metade deles localizados na ilha de Okinawa, ao sul do arquipélago. 

__________

E.A.G.

EBD 2012 - Vencendo as Aflições da Vida: superando traumas da violência social

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD) propôs aos alunos de escola dominical, nas faixas etárias de jovens e adultos, um tema bastante difícil de ser lecionado e aprendido. É preciso, mas não é agradável estudar sistematicamente sobre as aflições dessa vida.

Quando o aluno absorve a lição, tal qual a ingestão de uma vitamina amarga, o que é aprendido faz grande efeito positivo, fortalece o discípulo de Cristo. Depois que ele entende a razão de haver adversidades, o que provoca a maré em contrário, a dificuldade de encontrar o céu de brigadeiro, tem condições de agir corretamente para defender-se das contrariedades. Ao empreender ações corretas em horas certas, suas chances para receber a vitória, experenciar tempos de satisfação, serão maiores.

1 - Quem somos em meio às aflições?

O apóstolo João comentou sobre as lutas. Mas ele observou as situações adversas pelo prisma de Cristo: a vitória.

"Filhinhos, escrevo-vos, porque pelo seu nome vos são perdoados os pecados. Pais, escrevo-vos, porque conhecestes aquele que é desde o princípio. Jovens, escrevo-vos, porque vencestes o maligno. Eu vos escrevi, filhos, porque conhecestes o Pai. Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno" -  1 João 2.12-14.

2 - A fé e as obras

O cristão vive pela fé e o certificado de que a fé está viva são as obras (Habacuque 2.24; Tiago 2.26).

Quais obras? As Escrituras Sagradas são uma coleção de 66 escritos, livros e cartas, que representam para nós o que Deus diz. Nenhuma afirmação bíblica está registrada sem motivo. A Bíblia é um tratado para aplicação pessoal. É preciso ler, orar, agir. Os mandamentos são para serem seguidos e as afirmações, verdadeiras, cridas e praticadas.

"Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai. E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei." - João 14.12-14.

Na semana passada, eu entreguei para duas pessoas aflitas o mesmo recado. Disse-lhes que o Filho de Deus deixou à Igreja a autorização para usar o nome dEle para retirar as "montanhas" que nos causam aflições (Mateus 21.21; Marcos 11.23). Por meio do Espírito Santo, o Senhor entregou nove dons sobrenaturais para a edificação da Igreja. Sim, eu e você podemos repreender todos os males que nos afligem usando o poder que há no nome de Jesus Cristo. Usemos! Confira: 1 Coríntios 12.9, 28.

Talvez, apesar de tudo isso que está escrito sobre quem é você na esfera espiritual ainda olhe-se no espelho e não encontre a face de uma pessoa capaz de superar situações traumáticas. Os traumas da alma fazem seu semblante cair, descrer que é uma pesso vencedora. A dor sentimental é grande, turva a sua constatação da realidade.

O que fazer quando olfato, o tato, o paladar, a audição e a visão do praticante da Palavra de Deus às vezes não apresenta a verdade sobrenatural que a autoridade do nome de Jesus realiza? Nestes momentos é necessário negar-se a si mesmo, resistir ao mal, crendo que Deus não mente. Não siga adiante se deixando guiar pelos sentidos naturais, abrace a Palavra de Deus com fé e pratique-a.

Jesus disse que quem crer faria obras maiores que Ele, e você é um crente.

E.A.G.

Veja neste blog: Estupro - Verdades e Mentiras, a realidade entre estuprador e vítima.

sábado, 21 de julho de 2012

Talita Pagliarin - Bom Dia (clipe oficial)

Coreografia alto astral.

Estupro seguido de gravidez. Abortar é solução?

Ao passar pelo blog da Psicóloga Marisa Lobo, ameaçada pelo Conselho Federal de Psicologia de perder sua licença profissional por simplesmente ser uma cristã evangélica e tornar pública sua fé, encontrei um artigo interessante.

Marisa Lobo publicou o artigo de autoria de Anaina Conceição Paschoal, cuja fonte é a Folha / UOL, doutora em direito penal pela USP, advogada e professora livre-docente da Faculdade de Direito da USP. O texto apresenta as propostas de mudanças para o Código Penal e faz reflexões inteligentes sobre aspectos distorcidos de abrandamentos e endurecimentos legais para diversas situações.

Escreveu, lucidamente: 

“Não é raro, no ambiente acadêmico, encontrar pessoas que defendem o aborto como política de saúde pública e, ao mesmo tempo, entendem ser crime grave usar ratos como cobaias de laboratório. É uma inversão de valores intrigante.” 

Então, fiz minha participação:

"Drª. Marisa.

Algumas distorções de valores da turma do politicamente correto, atitudes que tentam padronizar em nossa sociedade, são diametralmente posturas opostas. Já observou essas duas situações em paralelo?

Dizem, e querem nos fazer acreditar:

• assassinar uma vida ainda no ventre materno, não é tortura, pode;
• palmadinhas do pai ou mãe para corrigir a criança, é tortura, não pode."

Um Internauta, usando codinome Felipe, contra-argumentou:

“Eliseu isso só serve pra quem sabe dosar a tal 'palmadinha'  Porque aqui muita gente espanca até a morte. Você não lê jornal não ??” (Seguido de links direcionando ao YouTube).

Voltei e digitei a seguinte resposta:

"Na minha opinião, espancamento é tortura, tal qual o aborto, que é um processo de tortura que leva o feto à morte.

Não sou um alguém favorável ao espancamento infantil e nem ao aborto.

Inclusive sou contra os abortos de fetos gerados em gravidez consequente da ação de violência sexual. Por quê? Porque a criança gerada não deve pagar com pena de morte por um crime que ela não cometeu. * Quem tem que pagar é o estuprador, que sabemos muito bem que quase nunca é preso. E quando vai para trás das grades recebe as benesses do governo. A comida de graça, os indultos de Dias das Mães, Dia dos Pais, Natal, e, pasme, pode receber visitas íntimas (o criminoso que comete sexo forçado pode ter relações sexuais na cadeia!).

Por outro lado, penso que a mãe do bebê gerado nestas condições lastimáveis merece nossos sentimentos, e todos os cuidados que o governo deve prestar. Sei que é difícil para ela... Muito difícil... Acho que a posição mais justa que ela pode ter neste caso é projetar sua raiva unicamente para quem causou os males contra sua alma e corpo e não contra uma vida ainda informe. O feto não tem maldade alguma, e se ela entender isso penso que sofrerá menos. E caso não queira criá-lo, tudo bem, essa decisão também é justa... Penso que deve entregá-lo às instituições sérias que cuidam desses bebês rejeitados e os destinam para famílias que os recebam.

Expressei minha opinião. Só isso. Não estou aqui para debater."
Finalizando, digo que nós cristãos, na condição de cidadãos,  precisamos acompanhar bem de perto o projeto de reforma do código penal. Os anticristãos já fazem isso, e querem impor suas ideias e vontades nela, tentando cercear a liberdade de expressão e liberdade religiosa. Depois da luta contra o PL 122/2006, essa será outra bastante árdua para a igreja evangélica brasileira.

E.A.G. 

_________

* Não faço apologia à sentença de pena de morte.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Cristocentrismo no corpo na alma e no espírito



O culto não se restringe às áreas do prédio, construído por mãos humanas, deve ser celebrado durante as 24 horas do dia, nos 7 dias da semana, em todos os dias dos meses da vida. Uma pessoa que tem Cristo em seu viver é um cultuador dentro e fora das liturgias empregadas dentro dos templos.

Qual seria o objetivo de alguém procurar templos evangélicos? Existem diversos motivos, mas o único correto é ir lá para junto com outros irmãos e irmãs em Cristo cultuar a Deus.

O cristão evangélico deve entender que é um ser espiritual. 

“Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada. (...) E vimos, e testificamos que o Pai enviou seu Filho para Salvador do mundo” - 1 João 1.2; 4.14. 

O cristão saiu das trevas para a luz, era perdido, andava sem rumo certo, estava morto em seus pecados, e se não fosse a intervenção do amor de Deus o seu destino seria muito triste. Agora, pela misericórdia divina, Cristo é seu guia, deve esforçar-se para viver segundo a justiça divina porque Jesus apagou seus pecados ao morrer em seu lugar na cruz. 

Ser cristão cristocêntrico é  lembrar-se que apesar de ser espírito, também somos matéria. 

1 - Está vivendo na pobreza, desempregado e quer enriquecer. Pois bem, Jesus não morreu na cruz para salvar sua conta bancária. Faça a sua parte no processo. Estude e vá procurar emprego. Trabalhe com afinco e com honestidade, procure ser o melhor em seu ramo usando ética profissional. A mão de Deus favorece os justos e então vivenciará progressos na área financeira. Prosperar não é pecado. Confira: Eclesiastes 3.11-13; 5.18-20.

2 - Está doente e quer ser curado. Deus quer seu bem-estar físico. O Espírito Santo deixou dons na Igreja para que através do uso deles os cristãos fossem abençoados fisicamente. Entre os nove dons distribuídos à Igreja, um deles chama-se dons de curar. Não há erro em desejar ter saúde restabelecida. Ame a Deus acima de todas as coisas e ame-se como ama seu próximo. Leia: 1 Coríntios 12.9, 28; Tiago 5.16.

3 -  Está solteiro (a) e procura alguém para casar-se. Saiba, eu penso que as reuniões em templos evangélicos é o melhor lugar para encontrar uma pessoa para o resto de sua vida, muito melhor que procurar em danceterias e outros lugares em que ninguém lembra e não respeita a vontade de Deus. Não seja inconveniente, entenda o momento adequado. Não faça uso de ilusão para impressionar as pessoas, proceda com sinceridade em seu propósito. Use sempre a verdade com a pessoa cortejada, com a família dela, com os membros da igreja e com o pastor e o resultado será excelente.  Veja: Salmo 68.6.

Ser cristocêntrico é entender que Deus jamais fará acepção de pessoas.

A abastança e a ausência de tudo que é material não conotam e nem denotam que uma pessoa é mais ou menos consagrada a Deus. O importante é saber viver de acordo com a vontade de Deus em todas as circunstâncias. 

É sempre importante lembrar que Deus não faz acepção de pessoas. Deus condena todo coração avarento, egoísta. Seja a avareza instalada no coração do pobre ou do rico. Deus condena o egoísmo. Seja de quem esteja sofrendo abaixo da linha da pobreza ou esteja gozando a vida como um bilionário. 

Portanto, seja um crente espiritual ao administrar bens materiais. Se o montante ajuntado é pouco ou muito, é condenável aos olhos de Deus se não houver desejo de compartilhamento com quem estiver necessitado. Através da prática do amor ao próximo conquistaremos tesouros no céu, o lugar em que ninguém poderá roubá-lo e a ferrugem jamais os estragará (Mateus 6.19-20).

Conclusão 

Esteja sempre alerta para manter-se espiritualmente equilibrado em tudo que fizer e em todos os lugares que estiver. 

Rejeite enfaticamente quem ensine que o crente em Cristo deve ser um alienado sobre as coisas materiais dessa vida. Viva a vida sendo luz e sal nesta sociedade, desfrute do resultado do seu suor derramado em tarefas honestas, compartilhe na medida do possível o que tem com o próximo e mantenha o coração voluntário para financiar os projetos do templo, da denominação onde serve ao Senhor. 

Rejeite com ênfase também quem ensine e incentive você a buscar apenas o que é material, porque desse mundo nada se leva, a nossa existência prossegue além-túmulo e do outro lado prestaremos contas de tudo que fizemos aqui. Quem submeter-se aos mandamentos de amar a Deus e ao próximo irá para o céu, e quem for desobediente será conduzido, sem chance de retorno, para a perdição eterna (Hebreus 9.27). 

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Cristocentrismo


Ao aceitar Jesus Cristo de verdade, de coração e alma e espírito, cedemos o trono do coração - que é a sede da intelectualidade, da vontade e dos desejos - para que Ele reine em nossas vidas. Assim sendo, revemos nossos conceitos e priorizamos os dEle. Ele conduz nossos passos.

João Batista entendia muito bem a representatividade da figura do Filho de Deus, e disse: "É necessário que Ele cresça e eu diminua" - João 3.30.

 Jesus revelou: "Sem mim nada podeis fazer" - João 15.5 c.

Pedro e outros cristãos sabiamente decidiram e disseram: "Mais importa obedecer a Deus do que aos homens" - Atos 5.29.

Pedro esclareceu sobre a missão do Filho de Deus: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" -  Atos 4.12. 

O apóstolo Paulo afirmou o seguinte: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem" - 1 Timóteo 2.5.

Sejamos cristãos cristocêntricos!

E.A.G.

terça-feira, 17 de julho de 2012

Gianna Jessen sobrevivente de aborto reage e vence

Local: Los Angeles; California; Estados Unidos. Data: 5 de Abril de 1977. Nesta época, Gianna Jessen tinha apenas sete meses e meio de vida, sua mãe era uma adolescente com 17 e foi a uma clínica médica, chamada Planned Parenthood, para abortá-la. O tipo de aborto que a mãe de Gianna aceitou realizar, por sugestão do médico abortista,  foi o método da introdução de solução salina no útero. 

O líquido é aplicado com o objetivo de fazer com que o pequenino corpo do feto seja envolvido e queimado. Quando ele ingere o líquido também sofre queimaduras internas. Morre. Após 24 horas o corpo é retirado junto com a placenta. 

Entretanto, Gianna foi retirada de dentro do corpo de sua mãe biológica ainda com vida. Ela sobreviveu ao ataque genocida. Pesava dois quilos. Infelizmente a concentração de soro fisiológico no útero durante um dia inteiro resultou em uma falta de oxigênio em seu cérebro, isso fez com que fosse acometida de paralisia cerebral. 

Ainda um ser humano miúdo, indefeso e só, ela permaneceu por quase três meses internada em um hospital. Depois, foi colocada em um orfanato e criada em lares provisórios até ser adotada por uma família aos quatro anos de idade. 

Ainda bebê, era preciso ajuda para que ficasse sentada, os médicos que trataram dela disseram que não sobreviveria, apesar de demonstrar muita vontade de viver e lutar por sua vida. Duvidavam que chegasse a engatinhar, ficar em pé e andar. Porém, antes de completar cinco anos andava com muletas e andador. Com a intervenção de quatro cirurgias e fisioterapia hoje é capaz de caminhar sem aparelhos ortopédicos. Ela é uma pessoa de muita fé e acredita que as intercessões de orações da mãe adotiva são responsáveis por seu progresso.

Por causa da paralisia cerebral, às vezes perde o equilíbrio. Reage com bom humor ao falar das quedas, diz que aprendeu a cair graciosamente. Ela cai, mas não fica prostrada. Trata bem seu físico, suas pernas são capazes de erguer 200 quilos ao usar aparelhos de pressão em uma academia de ginástica.

Gianna. Abortada... e Viva para Contar Sobre Isso.
Em 1991, aos 14 anos, a mãe adotiva, Dianna DePaul, contou a Gianna sobre as condições de seu nascimento. Então ela se tornou uma ativista em favor da consciência do problema de paralisia cerebral e contrária às políticas de aborto. Não demorou para que a sociedade americana tomasse conhecimento de seu caso, em 1995 a escritora Jessica Shaver Renshaw publicou uma biografia sobre a vida dela (Gianna - Aborted and Lived... to Tell About It; editora: Tyndale House Publishers). Em 1996 ela percorreu toda a Australia fazendo conferência pró-vida. Em 2005 fez campanhas na Ingleterra e discursou na Câmara dos Comuns defendendo estratégias políticas para reduzir o número de abortos. Em 2006, convidada por Ted Harvey, político do Colorado, compareceu na State House Representatives - a variante da Assembleia Legislativa no Brasil - durante ato de homenagem ao Planned Parenthood (a instituição que tentou abortá-la) e cantou para todos Star-Spangled Banner, o hino nacional dos Estados Unidos, gerando a comoção dos presentes. E Harvey em seguida protestou contra as práticas abortivas, e disse a todos sobre a triste história de Gianna. O fato interessou a imprensa nacional. Em 2008, ela participou da campanha presidencial dos Estados Unidos, contra Barack Obama, que é favorável ao aborto, e novamente viajou pela Australia fazendo contatos com políticos federais daquela nação para convencer a mudar a questão de abortos de fetos em gestações avançadas. 

Gianna treinou e correu a Maratona de Londres com a finalidade de arrecadar fundos para o tratamento da paralisia cerebral. Sua participação no evento durou oito horas e meia, terminou a corrida com os pés sangrando e muitas dores nas articulações. 

Ela faz questão de esclarecer que a paralisia que sofre é em consequência da escolha que sua mãe biológica fez, porque quis descartá-la aos sete meses e meio de gestação. 

A sobrevivência de Gianna fez dela um símbolo na luta contra as práticas de aborto. Sua história inspirou a produção de um filme anti-aborto em 2011, intitulado October Baby e colaborou para a criação de lei em seu país, os Estados Unidos, impondo algumas barreiras à liberdade de práticas abortivas.

Com mais de trinta anos de idade, Gianna Jessen ainda tem aparência jovem. Apesar de demonstrar tanta garra parece frágil. Por onde passa recebe atenção de pessoas que oferecem apoio ao caminhar.

Ela tem realizado campanhas pró-vida junto a Catholic Answers Live, é uma pessoa que expressa eloquência ao falar de seu amor, fé e gratidão a Deus. Mas não faz menção de ser cristã católica ou cristã evangélica, simplesmente rotula-se como cristã. Talvez prefira agir assim para preservar seu acesso em todas as camadas religiosas da sociedade e ter condições de em suas palestras manter bem claro o foco no assunto que realmente quer comunicar: a oposição ao aborto.

Gianna é cantora, dona de uma voz apreciada. Gravou seu primeiro CD musical em 1993, entoa canções com temática gospel.

Assista: Gianna Jessen - a sobrevivente de um aborto (parte 1, parte 2).

E.A.G.

Fonte: Geanna Jessen  Catholic Education Resource Center

Altos e baixos na vida de pastor evangélico

Não sei bem o motivo, mas dentro das igrejas evangélicas existem pessoas que têm a falsa sensação que pastores possuem uma aura sobrenatural, há quem pense que eles estão em um patamar superior de humanidade e santidade, e, nesta posição acima, são gentes que não passam pelos mesmos problemas que a membresia vive. 

Sei bem que a realidade não é assim, e é importante que os cristãos não possuam uma expectativa fantasiosa sobre os líderes. A liderança cristã está dentro da situação descrita nas Escrituras Sagradas, por Jesus Cristo e pelos apóstolos.

Jesus disse para todos, inclusive para pastores : “No mundo tereis aflições” – João 16.33.

Os apóstolos Paulo e Barnabé disseram sobre eles: “Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões...” – Atos 14.15. 

Tiago lembrou o seguinte sobre um grande profeta do Antigo Testamento: “Elias era homem sujeito as mesmas paixões que nós...” – Tiago 5.17. 

O fato de servir a Deus em posição ministerial importante, ter o dom da palavra e outros dons espirituais, não blinda o servo de Deus de sofrimentos e de tentações. Cabe a cada um exercer a fé e manter-se consagrado, negar suas paixões e produzir o fruto do Espírito. Não basta ser líder religioso para estar de bem com Deus.

A religião que praticamos deve ser pura, só assim conseguimos agradar ao Senhor. E qual seria a maneira de praticá-la? Sendo uma pessoa dedicada, querer e viver conforme as determinações da Palavra de Deus. Como fazer isso? Amando o próximo, atendê-lo em suas necessidades, e evitando praticar os pecados que este mundo incita a praticar e classifica como ações naturais e atitudes aceitáveis da vida moderna.

Pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano... E os outros?


Ter preferências todos nós temos. Faz parte da característica da personalidade que Deus deu, o Criador nos fez assim. Para uns, o sabor agridoce é bom, para outros a comida salgada é melhor, enquanto para outros a predileção é pelo que contiver tempero açucarado. 

Cito dois nomes neste artigo, sei que existem outros nomes de pessoas que merecem ser nomeados. Não quero ser injusto, apenas destaco quem seus destaques chegaram ao meu conhecimento. 

Neste assunto das escolhas, é normal acontecer equívocos na música evangélica. Se determinado ritmo não é apreciado, a falta de apreciação é interpretada por alguns como se fosse falta de espiritualidade, carnalidade, a prática da heresia. 

A interpretação errada pode acontecer em quase tudo, inclusive gostamos mais do jeito que um pregador faz a preleção do que de outros, e há quem entenda que o pregador que goza de sua afinidade é mais espiritual que todos os outros. Mas, nem sempre significa que a nossa preferência seja sinal que o que escolhemos seja realmente o melhor. Muitas vezes é só o gosto pessoal. 

Marcos Feliciano e Silas Malafaia são dois pastores que estão em projeção neste país. Eles tomam a frente na sociedade como lideranças em assuntos importantíssimos e de interesse da nossa coletividade cristã em nível nacional. Possuem apoio e oposição de muita gente, dentro e fora do ambiente evangélico.

Como cristãos, em relação a eles, não é conveniente dar vazão ao fanatismo e nem para atitudes de inimizades. Não convém ser fã e nem agir como inimigos deles. 

Os cristãos precisam ser unidos em casos de interesses coletivos. Por exemplo: nenhum cristão defende pautas defendidas pelo Movimento Gay. Não queremos ver o aborto e a pedofilia legalizados no Brasil. Não queremos que mulheres engravidem e depois se dirijam para uma clínica médica e lá descartem fetos saudáveis no lixo; não queremos que homens homossexuais velhos se casem com rapazes adolescentes. Então, apoiemos Malafaia e Feliciano, que se levantam contra isso. 

Recentemente, uma desses cristãos descontentes contra Malafaia e Feliciano disse-me que ambos são meros aproveitadores da fé, que eles desejam notoriedade. Analisemos: Malafaia possui há mais de 30 anos ininterruptos programa em televisão; Feliciano aparece na TV também e está eleito com número bastante expressivo de votos ao cargo de Deputado Federal. Ora, eles já são notórios, não precisam correr atrás da notoriedade. 

É triste ver algumas pessoas, que se identificam como cristãs, fazendo oposição a quem defende causas legítimas. Dizem: queria ver pessoas mais qualificadas a nos representar em assuntos tão importantes. Eu também quero. Meu desejo não significa que devo ser contrário às vozes que estão presentes. 

Que nenhum cristão seja contra Malafaia e Feliciano em suas batalhas referente aos interesses da comunidade cristã. Que todos os cristãos se posicionem contra os pastores omissos, calados, prostrados. É preciso ser contra os qualificados que dormem, vivem alienados em seus mundinhos. Sejamos críticos contra estes qualificados, elaboremos queixa veemente e corajosa, façamos barulho ensurdecedor para que eles acordem de seus eternos sonos profundos da alienação social. Enquanto as vozes de Malafaia e Feliciano se levantam contra os anticristãos, abrem a boca e defender a vida e a família brasileira aos moldes bíblicos, apesar de alguns cristãos dizerem que não os reconhecem como seus representantes, pergunto: Existem apenas dois pastores acordados no Brasil? Cadê os milhões de pastores brasileiros, que vivem calados? Estão em Marte ou na Lua pastoreando o vácuo? Quem dera existisse mais lideranças com olhos bem abertos às pretensões más que pessoas não cristãs querem dar para a nação brasileira e ajam como atalaias. 

Quase sempre o silêncio é a pior resposta para as crises. Para obter resultados positivos é necessário reprovar o erro em alto e bom som. É assim que as coisas são conduzidas por Malafaia e Feliciano. O barulho deles não significa condenar os errados, não é incentivar práticas de ódio contra pessoas, não significa ação pela força bruta. É apenas a atitude de alertar a todos. Se houvesse silêncio, no Brasil o aborto sem critérios estaria aprovado e padres e pastores estariam sendo presos por negarem-se a fazer a cerimônia religiosa de homens com homens e mulheres com mulheres, e a pedofilia estaria legalizada. 

É preciso ter bem claro o seguinte: essa gente que faz ativismo gay, organizando e participando de passeatas públicas à custa do dinheiro público, que fazem trolagens em redes sociais, fazem lobbys e tentam criar leis contra a cristandade, não representam os homossexuais brasileiros. É a minoria entre os homossexuais, agem e falam em nome deles sem permissão. Muitos gays são contra eles, sentem-se envergonhados por causa deles. 

É necessário existir movimentação de líderes cristãos e da massa evangélica, pois todos somos cidadãos, agir com protestos faz parte da Democracia, existe liberdade de expressão para defender nossos direitos. Ser pacífico não é o mesmo que ser inerte. Existem atividades inumeráveis nas expressões de paz. Então, façamos muitos protestos pacíficos. 

Quer queira ou não. Goste deles ou não, Malafaia e Feliciano são figuras que têm feito posicionamentos pontuais em favor da vida e da família brasileira. 

E.A.G.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Pastor pede desligamento de Samuel Câmara da CGADB

2012: Câmara visita assembleianos em região alagada.
Com a proximidade das eleições eclesiásticas, começa a politicagem e lá se vão as práticas do fruto do Espírito na vida de muitos pastores assembleianos. Vergonha! 

Alegando 'conduta irregular' o Pr. Davidson Gomes Vieira (SP) pediu a Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus (CGADB) instauração de processo contra o Pr. Samuel Câmara, que poderia ter como desfecho o desligamento dele da instituição de pastores.

Acredito que a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil não representa mais as lideranças evangélicas brasileiras da Assembleia de Deus. Então, da minha parte, eu gostaria que o Pr. Samuel Câmara tivesse se desligado dessa instituição na mesma data que o Pr. Silas Malafaia decidiu sair. Seria importante para ele e para toda a igreja que fizesse isso.

Observando resultados de eleições ao cargo de presidente da CGADB, entendo que a instituição é polarizada, são uns 50,5% de um lado e 49,95% do outro. Acho que ocorrerá esta proporção de afastamento de blocos de pastores se houver o desligamento do Pr Samuel Câmara. 

Há uns anos existe a ideia de uma nova instituição. Seria então a segunda grande divisão da CGADB, sendo que é forte a possibilidade de aproximação da nova instituição em que Samuel Câmara faria parte com a CONAMADE. 

Tenho a impressão que a CGADB quebra financeiramente se houver uma cisão tão grande outra vez. 

Marco Feliciano no Twitter em 16 Julho 2012: resposta aos ateus e anticristãos


Em 2010 o Pastor Marco Feliciano, pelo PSC, se elegeu Deputado Federal representando São Paulo. Ele conquistou 211.839 votos de paulistas. Com isso é o pastor assembleiano mais bem votado. Sou paulistano e paulista, mas não votei nele, porém tenho visto e aprovado seus posicionamentos como parlamentar.

Na questão doutrinária, os cristãos evangélicos possuem grandes diferenças com ele. É compreensível que isto ocorra em pontos secundários da fé. Porém, como cidadãos que somos, é preciso usar a inteligência para que as diferenças doutrinárias jamais provoquem afastamentos quando o que está em análise são os interesses da cristandade brasileira. 

Se se trata da defesa da família segundo os moldes bíblicos, da defesa da vida do feto, e outras questões, precisamos todos batalhar juntos. Não importa se somos cristãos evangélicos ou católicos, crentes pentecostais ou neopentecostais, tradicionais ou reformados; calvinistas ou arminianos.

Sugestão: Nova Bíblia Viva

Desde muito jovem me acostumei a presentear pessoas com uma Bíblia Sagrada. Gente que eu percebia ter consideração pelas Escrituras Sagradas.

Em Junho, recebi um recado sobre alguém que havia sido presenteado e perdido o presente, depois de alguns anos de leitura. Havia dado a ele a Bíblia Viva, publicação da Editora Mundo Cristão, em capa dura, cujo primeira edição é de 1981. Ela não está mais à venda e acho que não terá mais relançamento. Então, tratei de dar-lhe a nova edição dela, que estava em minha prateleira e dias depois comprei outra igual para mim.

No lugar da Bíblia Viva agora temos A Nova Bíblia Viva, que é uma revisão. É uma trabalho bem melhor. Tenho ambas.

Além da qualidade, o preço da N.B.V. está acessível para todos. Considero esta publicação uma situação ímpar no mercado editorial de Bíblias no Brasil. Acho que todos os amantes da Palavra de Deus deveriam aproveitar. 

Sei que existem pessoas que consideram estas traduções modernas, em linguagem simplificada, dignas de todo cuidado, principalmente quem acostumou-se com a tradução lusitana de João Ferreira de Almeida e as diversas versões eruditas provenientes dela. Não critico a atitude.  Mas, além da cautela é necessário colocar-se nos lugares de leitores que sentem dificuldade com os termos arcaicos existentes nas traduções mais antigas. Para quem não está familiarizado com as Escrituras Sagradas a dificuldade é dobrada: além de precisar entender a mensagem bíblica é preciso driblar o arcaísmo do texto em idioma português.

Para quem defende o uso exclusivo das versões da tradução de Almeida, a melhor posição a estar é o de procurar conhecer as traduções modernas antes de criticá-las e repudiá-las. Qualquer comentário sem conhecimento é atitude preconceituosa.

Acho muito bom haver a N.B.V. e outras com o mesmo estilo dela. Penso que é importante fazer a leitura comparando as traduções feitas em passado remoto com as mais recentes.

domingo, 15 de julho de 2012

Objetivo cristão

Deus nos criou com propósitos.

Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar."

Josué 1.8-9(NVI).

Cristãos Vigilantes (CV) nova comunidade no Orkut

http://belverede.blogspot.com.br


Convite

Venha fazer parte, acesse: Cristãos Vigilantes (C.V)

 
O perfil da comunidade

"Vigiai e orai, para que não entreis em tentação, na verdade, o espírito está pronto, mas carne é fraca" - Mateus 26.4. 

Não tem segredo: para ser um cristão vencedor não basta apenas orar, é preciso vigiar também. 

Espaço para comunicação daqueles que querem falar e têm o que dizer, e escolhem fazer isso mostrando quem são, sem uso de anonimato / profiles fakes. 

Prezamos a liberdade de expressão, o uso dela com responsabilidade. Lembramos que, apesar de você ser livre para expressar-se, por lei, o anonimato é vetado, e existe restrição legal para a prática de injúria, calúnia e difamação. Manifeste-se responsavelmente. 

A Cristãos Vigilantes (CV) é um projeto de unidade cristã na esfera virtual. A finalidade é unir profiles de cristãos evangélicos em um grande número de plataformas existentes na Internet. Começamos no Orkut, porém, temos o objetivo de brevemente expandir para outras redes sociais: Facebook, Twitter, Blogger, Flickr, Picasa, G+. E etc.

A história da comunidade 

A comunidade Crentes Vigilantes (CV) nasceu no Orkut na tarde de sábado de 15 de Julho de 2012. 

A decisão de criá-la surgiu ao me deparar com um tópico na comunidade Igrejas Pentecostais, cujo título é Nova Comunidade, onde um grupo de comunitários questiona a decisão do Dono em deixá-la aberta e sem nenhum Moderador, à mercê de hackers e trolls. 

Naquela data, devido ao fato de haver insegurança quanto ao futuro da I.P., fiz a proposta de passar esta comunidade – Crentes Vigilantes - ao criador daquele tópico. Entretanto, o rumo da conversação terminou em outra solução. Assim sendo, mantenho esta comunidade em minhas mãos. 

No mesmo dia de criação da C.V., pus no posto de Moderação dois irmãos experientes em gerenciamento de comunidades no Orkut e com firmeza na fé cristã. São: Mara Lilian e Pr. Ivan e Tereza perfil 2. A intenção é colocar outros com as mesmas qualificações. 

E.A.G.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Cristianismo e espiritismo

Na semana passada tive a oportunidade de trocar algumas informações com uma pessoa que se dizia simpatizante das doutrinas divulgadas por Allan Kardec. Ele se dizia uma pessoa beneficiada pelo espiritismo, e que se considerava um cristão. 

Espiritismo não é cristianismo. Essa afirmação é com base teológica, não tem o objetivo de ofender pessoas.

Quem é Jesus Cristo para os espíritas? 

Em determinado momento, revelou acreditar que Jesus Cristo foi um filho de Deus, um homem exemplar, como tantos outros, e que se mostrou um espírito iluminado. Ou seja, que não acreditava que que Jesus é Deus, não cria que Ele é Senhor e Salvador de toda a humanidade. Para os espíritas, tal afirmação é um grande elogio, demonstrando haver um conceito elevado a quem ela se refere. 

Então lhe disse que Jesus é o Filho de Deus, o próprio Deus e Criador de todas as coisas. "O qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do Filho do seu amor; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." - Colossenses 1.13-16. 

Esta e outras passagens bíblicas, afirmam que Jesus Cristo existia antes do mundo que nós conhecemos existir. A Bíblia afirma que Ele não é uma reencarnação, um ser evoluído. As Escrituras afirmam que sendo Espírito ENCARNOU uma vez só, vindo ao mundo através do útero de Maria. 

Esta resposta se transformou em uma postagem no Belverede: O que significa ser cristão.

Afirmar que Jesus Cristo não é Deus, que Ele era um espírito evoluído que andou sobre a Terra, é a razão porque o espírita não é considerado cristão.

Como os espíritas consideram a Bíblia Sagrada? 

A história da humanidade está dentro da Bíblia Sagrada, que é usada até por ateus como fonte de consulta histórica. 

A pessoa simpatizante da doutrina espírita disse o seguinte: “A Bíblia é traduzida convenientemente colocando termos inexistentes na época em que foi escrita. Todas as traduções são idênticas? Creio que não.” 

Esse pensamento não confere com a realidade. O incrível é que isso passa de pessoa para pessoa sem a conferência dos fatos. O mínimo que se espera de quem diz isso é que tenha bom conhecimento do hebraico, aramaico e do grego koiné. Quem faz questão de sustentar isso conhece esses idiomas das Escrituras Sagradas? Se desconhecer os idiomas originais estará cometendo preconceito religioso. 

Existem diversas traduções bíblicas. São muitos documentos antigos espalhados pelo mundo: livros e cartas apostólicas. São traduções de fontes diferentes, no entanto os conteúdos são semelhantes. As traduções são muitas, e com suas diferenças, sim... Mas isso em nada interfere na autoridade da Palavra de Deus.

Se uma carta em inglês é traduzida ao português com fidelidade por duas pessoas, no caso de haver comparações se notará que os resultados terão vocábulos diferentes mas a redação conterá a mesma informação. Isso é absolutamente normal, porque o nível de cultura de uma pessoa para outra não é igual. Isso acontece com as traduções da Bíblia Sagrada: a mesma mensagem com palavras diferentes.

E.A.G.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Vivendo a paz do Senhor

No começo dessa semana ouvi uma canção entoada por um cantor evangélico, o Thalles Roberto, cujo refrão é: “É fácil demais viver em paz, a gente é que complica tudo”. Gostei da música. Então, depois fiquei só, analisando o quanto a letra tem de conteúdo bíblico. E concluí que ela tem uma mensagem embasada nas Escrituras Sagradas.

Jesus veio trazer paz para a terra? 

Em Mateus 10.34-38,  Jesus Cristo diz que não veio trazer paz à terra, mas sim a espada, que ninguém que amasse mais ao pai, mãe e filhos, mais do que a Ele seria digno dEle. No primeiro momento esta passagem bíblica parece ser uma contradição mas não é. Jesus, o Prícipe da paz, abordava uma situação extrema em família. Ele falava sobre a questão do amor a Deus, que precisa ser o primeiro em nossos corações. Em caso de pais descrentes, ou qualquer outra pessoa, insistir para que o crente pratique o pecado, a única opção do crente é se opor a essa orientação e obedecer a Deus. É preciso levar em consideração que a paz desse mundo é momentânea, tem um fim, e a paz de Deus é eterna. Não é atitude inteligente optar pela paz que se acabará havendo a possibilidade de escolher a paz ao lado de Deus na etermidade. 

Se, como uma pessoa casada, estiver vivendo em um lar com descrente, use a sabedoria e a fé para abençoar o casamento:  

"Porque o marido descrente é santificado pela mulher; e a mulher descrente é santificada pelo marido; de outra sorte os vossos filhos seriam imundos; mas agora são santos" -  1 Coríntios 7.14.

É mandamento do Senhor manter o consenso de fé no lar, desde que esse comportamento não fira os princícios cristãos. O crente em Deus deve praticar o amor em casa: o marido deve amar a esposa e vice-versa; os pais devem tratar bem seus filhos e todos os filhos devem honrar e obedecer aos seus pais (1 Timóteo 5.8; Colossenses 3.17-21; Efésios 5.25-30; 1 Pedro 3.5-7; Efésios 6.1).

A paz do cristão

Jesus evangelizou a paz e devemos fazer o mesmo (Efésios 2.17).

Jesus é a nossa paz e também deu a paz de uma maneira especial aos que creem em Deus, e devemos nos esforçar para mantê-la: Efésios 2.13-16; Romanos 5.1-2; João 14.27; Romanos 13.1-10; 1 Timóteo 2.1-4; Romanos 18.18-21. 

 "Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu" - Romanos 5.1-5 (NVI).

Manutenção da paz com Deus

 “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e aborrece a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu como pode amar a Deus, a quem não viu?” – 1 João 4.20.

 A prática do amor a Deus está associada ao amor ao próximo, pois deixar de amar o semelhante significa desobedecer a Deus. Amar ao Senhor e ao semelhante nos proporciona a paz com Deus e também com o próximo. A desobediência ao Senhor é pecado, e o pecado cria a falta de paz entre nós e Deus. 

 No domingo próximo passado, educando crianças em casa, disse a elas: “Nunca diga nada sobre uma pessoa que estiver distante se vocês não puderem dizer o mesmo quando ela estiverem perto escutando o que vão dizer”. Por quê? Porque aproveitar a ausência para dizer algo desse gênero é agir com falta de amor ao próximo; e deixar de amar o próximo também é deixar de amar a Deus  (Romanos 15.9). 

E.A.G.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Motivacional .Fé .Dinheiro .Mulher .Casamento .Fruto do Espírito X Carne .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Saúde .Profetas .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .Bom humor .Jovens .redes sociais .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .Grupo de Colaboradores em Belverede .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Salmos .Dica de Blogueiro .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Internet .Comunicado .óbito .Escatologia Bíblica .pentecostalismo .Samuel Câmara-Pr .Teologia .Cosmovisão Cristã .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .animal doméstico .Belverede .Daladier Lima .Missões .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Namoro .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Sermão do Monte .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Páscoa .Educação .Gênesis .Nani Azevedo .Guerra e Paz .Catolicismo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Política Brasileira .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .Sammis Reachers .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Arqueologia Bíblica .Carnaval .Crianças .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Banda Voz da Verdade .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .Wilma Rejane .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Mensageiro da Paz .Pesquisa .Primavera Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Islamismo .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Dia dos Namorados .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Mulheres na Bíblia .Shirley Carvalhaes .grafite X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Tania Guahyba .Twitter .pássaros na Bíblia .Ciclo das quatro estações .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Neiva Silva .Outono .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Evangelho de Mateus .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Política Internacional .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Inverno .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Carta aos Romanos .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Retrospectiva 2017 .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Amizade .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Casamento em jugo desigual .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Trabalho .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Sergio Moro .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Deltan Dallagnol .Dia do Professor .Donald Trump .Downloads .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Literatura .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raabe .Raquel Melo .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Charles C. Ryrie .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Nobel .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster salvação

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.