Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

sábado, 28 de abril de 2012

Comprar sem dinheiro é possível?


"O vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite" - Isaías 55.1.

Neste texto bíblico, Deus se parece com um vendedor, oferecendo seus produtos. Na verdade Ele não anuncia para vendê-los mas para dá-los (João 7.37; Apocalipse 22.17; Provérbios 9.1-6).

Quem é pai ou mãe, sabe muito bem e lembra dos tempos em que era uma criança. Quando aparece diante do pequenino ou pequenina um brinquedo ou doce desejável, os corações infantís sabem correr aos seus pais pedindo: "compre, compre para mim!"

A vida eterna não pode ser comprada, ela é um presente de Deus. Mas, existe quem queira pagar por uma religião que não satisfaz,  porque não oferece o Pão da Vida, que é Jesus Cristo (João 6.48).

"E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente?" -  Lucas 11.11.

Deus é o  Pai Celestial. Todo cristão que serve a Jesus Cristo, o reconhece por palavras e atitudes que Ele é o único Senhor e Salvador de todo coração, deixa-se guiar pelo Espírito, é considerado por Deus como seu filho (Romanos 8.14; Gálatas 5.16-23).

"Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração." -  Salmos 37.4.

Deleitar-se em alguém significa ter prazer em ter a presença dela. Deleitar-se em Deus é conhecê-lo muito bem e sentir-se feliz em viver com Ele.

O Pai Celestial tem prazer em abençoar os filhos. E a alegria dos desejos realizados é uma dessas bênçãos disponíveis aos justos. Com muito entusiasmo, creiamos e recebamos a bondade do Senhor. As bênçãos divinas favorecem o plano físico e espiritual.

"Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão." -  Salmos 37.25.

A promessa do Senhor é fiel. O preguiçoso pode se ver obrigado a mendigar, mas quem serve a Deus verdadeiramente, não é humilhado pela falta de necessidades básicas.

Assim como Deus supre a necessidade dos pássaros pelo que é preciso comer, beber e vestir, também cuida daqueles que o amam e fazem a sua vontade (Provérbios 20.4; Mateus 6.25-34). Note, o Criador não alimenta as aves por meio de processos milagrosos, os animais comem usando as capacidades naturais que possuem. De igual maneira se dá com os cristãos, embora em alguns casos ocorram eventos sobrenaturais.

O alimento tem seu preço, custa o derramar do suor, é perecível, e atende apenas as necessidades físicas. Deus oferece ao ser humano mais do que esta comida. De graça, oferece nutrição que satisfaz a nossa alma. Para obtê-la, basta se aproximar do Senhor, ouví-lo, invocá-lo (Isaías 55.1, 2, 6).

E.A.G.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

As mais populares corridas de quatro rodas no Brasil: Fórmulas 1, Nascar e Indy

Eliseu-Antonio-Gomes_Belverede_Fórmula-Indy_by-Dave-Lewandowski-divulgação
Divulgação: Fórmula Indy. Imagem by Dave Lewandowski

- Dez,  nove, oito, sete, seis, cinco, quatro, três, dois, um!

Acho que nunca o telespectador brasileiro teve tantas opções para assistir competições de automóveis como tem agora. No conforto de casa, ao ligar seu televisor pode escolher ver o canal Fox Sports e acompanhar a tradicional, embora meio desconhecida no Brasil, Nascar, ou sintonizar a Band e acompanhar os automobilistas da Indy, ou assistir a Rede Globo e seguir a aceleração dos corredores da Fórmula 1.

Nascar

Fundada em 1947, entre os americanos, os circuítos da Associação Nacional de Produção de carro de Corrida (National Association for Stock Car Auto Racing: Nascar, em inglês) foi vista como empolgante, mais pelos motoristas e automóveis do que pelos circuítos.

O campeonato se consistia em que os pilotos comprassem carros novos em concessionárias e  soubessem escolher os pneus, as carrocerias e ajustassem os motores de maneira ideal para a pista a ser percorrida, com permissão de ajustagem de corrida em corrida. Com o tempo as regras evoluíram mais, para trazer segurança e maior equilíbrio entre os competidores.

Gente famosa como os atores de cinema Paul Newman e Steve MacQueen estiveram envolvidos diretamente com as competições Nascar. O evento é extremamente popular nos Estados Unidos, está em segundo lugar em audiência, perdendo apenas ao futebol americano. Os estúdios Pixar, produtor de animação de computador, aproveitou bem essa popularidade e em 2006 lançou o filme Carros, conquistando enorme sucesso nas bilheterias local e internacional.

Fórmula Indy

A Fórmula Indy chama-se IZOD Indy Car Series, principal categoria da Indy Car. Foi fundada em 1996 por Tony George, norte-americano proprietário do Indianapolis Motor Speedway, após a separação  da CART, alegando como motivo da separação querer preservar as provas em cicuítos ovais, uma tradição de seu país neste tipo de esporte.

Embora os carros da Indy se pareçam com os da Fórmula 1, as regras são totalmente diferentes. Como pilotos, por ela já passaram Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet. Em meados de 1992, devido haver patrocinador em comum com a Fórmula 1, Airton Senna testou veículo da Indy, mas não chegou a correr oficialmente.

A Fórmula Indy é uma categoria prodominantemente de equipes norte-americanas. Entre os três esportes, é o que mais agrega pilotos brasileiros e único que tem uma mulher competindo: Bia Figueiredo, Tony Kanaan, Hélio Castroneves e, o recém chegado à modalidade, Rubens Barrichello.

A Indy 300, tem uma híper transmissão do conglomerado Band: cobertura da pista feita pelas câmeras do canal Band, cobertura de bastidores da Band Sports e flashs ao vivo da Band News, além das locuções de rádios via Band News e Bandeirantes.

O ronco dos motores da categoria ocorrerá neste final de semana pela terceira vez no circuíto do Anhembi, em São Paulo, com data para realização em 29 de Abril, próximo domigo, às 12h30. O traçado paulistano dá voltas dentro do sambódramo e na Marginal Tietê, que é uma reta de um quilômetro e meio, a maior do evento no mundo, permitindo aos pilotos acelerarem até 340 km por hora.

Fórmula 1

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 é modalidade de origem européia, começou na França, regulamentada pela Fédération Internationale de l'Automobile (FIA), com sede em Paris. Teve início antes de Segunda Guerra Mundial.

A corrida do Grande Prêmio de San Marino, em 1994, está na memóia de muitos brasileiros, que assistiram choque fatal que ceifou a vida de Ayrton Senna.

Ter o númeral UM (1) no nome, soa um pouco arrogante, pois a categoria se autoproclama como portadora do melhor de todos os campeonatos do mundo. A vangloria não é virtude.

A corrida da fé crista

"Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus" - Filipenses 3:12-14 (Almeida Revisada).

O apóstolo Paulo faz alusão às corridas olímpicas e usa jogo de palavras para falar sobre a fé em Jesus. Lembra que foi alcançado por Cristo na estrada de Damasco e se converteu do judaísmo ao cristianismo (Atos 9.3-6). E, como cristão, prossegue correndo para conquistar o prêmio do chamado celestial.

A meta de Paulo era conhecer a Cristo, ser a pessoa que Jesus esperava que fosse. Assim como ele, fiquemos atentos e ativos, sem parar diante das diversas distrações dessa vida, que nos convida a abandonar a corrida cristã.

Todo cristão precisa estar consciente da necessidade de correr a carreira da fé, ter como objetivo a linha de chegada. É Deus quem salva a alma, no entanto devemos continuar a corrida cristã. É preciso prosseguir, sempre motivados  a ir adiante sem olhar para trás. Como? Abandonar os pecados, recusar o egoísmo e abraçar o altruísmo.  Somos estimulados a continuar prosseguindo na obediência do mandamento do amor.  A fé promove a ação (aceleração) por meio do amor (Gálatas 5.6; 1 Corintios 15.10; Efésios 2.10; Colossenses 1.29; Hebreus 13.20-21).

E.A.G.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Os corvos na Bíblia

Existem cerca de quarenta espécies de corvos no mundo, sendo que podem ser vistos na região de Israel e da Palestina apenas três: o corvus, o corvus corax e o corvus monedula.

Os corvos são da família dos corvídeos, e não possuem nenhuma relação com urubús, da família dos catardídeos, aves rapinadoras muito comuns encontradas a circular nos céus do Brasil a procura de carniça.

Os termos na Bíblia para corvos, em hebraico 'orebh e grego korax, são análogos ao corvo em português, visto que provavelmente se referem à gralha, ave de tamanho menor, mas que também são usados a respeito de todas as variantes da família dos corvos, aves maiores.  1    2    3

1.  A espécie principal de corvo (nome científico Corvus).

O voo do corvo sobre a Palestina.  
Geralmente são todos completamente em cor preta, têm pernas curtas e bicos muito grandes. São onívoros, comem carne. Vivem em grupos mas não formam colônias. Constroem ninhos dentro das copas das árvores em locais de difícil acesso, macho e fêmea se revezam para chocar e alimentar os filhotes. Esse espécie de animal é bastante estudada por demonstrar grande inteligência, demonstram sabedoria para construir ferramentas que lhes torne a vida mais prática. Assim como os papagaios, são dotados da capacidade de imitar a fala humana quando treinados, ou seja, são domesticáveis.  4

2. O corvo encontrado no Neguev (Corvus corax)

Romênia: casal de corvos, espécie Corvus Corax.
A espécie Corax é a mais distinta entre o gênero de corvos. A sua plumagem geralmente é toda preta, embora o seu pescoço e mama tenham tonalidade acastanhada. Escolhem viver em áreas arborizadas e vizinhas de campos abertos ou regiões costeiras.

É encontrada próxima aos córregos da Judéia, nas proximidades do deserto do Neguev. Porém,  também é bastante vista por toda a Europa e Estados Unidos.

A alimentação do Corvo Corax é variada, adapta-se às estações do ano. Comem animais invertebrados, anfíbios e répteis. Mamífero. Carniça. Pássaro, besouro, roedor, larva. Grãos de cereais, bagas, frutas. Resíduo de alimentos humanos e fezes. 

É considerado uma ave inteligente, observa-se que resolve problemas de maneira criativa. Em diversas regiões é tida como uma praga por fazer parte de bando numeroso que desequilibra o ecossistema.

O Corvo Corax é oportunista, aproveita a sobra de carcaças de caça de outros animais, espera que os respectivos predadores transforme a carne em pedaços do tamanho apropriado à capacidade que eles possam ingerir, ou aguardam a ação do tempo para alimentar-se delas. Escondem o excesso de comida, principalmente o que conter gordura, para comer no futuro. Atacam os ninhos do Condor da Califórnia,  e são considerados responsáveis pela ameaça de extinção dessa espécie.

Foi adotado como o símbolo nacional do Butão.  5    6

3. A gralha encontrada na Palestina (nome científico: Corvus monedula).

Gracioso pouso da gralha em Israel

Seu comprimento mede 35 centímetro e pesa aproximadamente 250 gramas. O pescoço é cinza prateado  e a maior parte do corpo tem cor preta. A íris dos olhos tem cores branca e azul. Machos e fêmeas são muito parecidos, sendo a fêmea sempre maior. Juntam-se como casal no primeiro ano de suas vidas e permanecem fiéis um ao outro por toda vida, vivida em bando. Na coletividade, existe a presença de um líder, que geralmente assume o posto em disputa mortal. Alimenta-se de sementes e frutas, insetos e larvas, animais menores e bolotas.

Tanto o corvo como a gralha são parecidos com seus iguais na Europa Ocidental.  7

As citações bíblicas

É a primeira ave a ter seu nome citado na Bíblia Sagrada. Em Gênesis, capítulo 8 e verso 7. Após quarenta dias das cheias do dilúvio, Noé soltou o corvo e na sequência uma pomba. Entende-se daí que a pomba volta ao seu endereço para comer e descansar, enquanto que o corvo, animal solitário e independente, encontrou farta alimentação a boiar sobre as águas.

Na Dispensação da Lei, o corvo é listado como uma ave proibida de ser usada para alimentação (Levíticos 11.15).

Em Isaías 34.11, o corvo é apresento com a mesma natureza das corujas, a viver em lugares despovoados.

Citados no livro de Provérbios como castigo: "Os olhos de quem zomba do pai e, zombando, nega obediência à mãe, serão arrancados pelos corvos do vale, e serão devorados pelos filhotes de abutres" - (30.17 - NVI). Na cultura hebraica, os corpos sem sepultura eram considerados alvos de grande desonra. Cadáveres descobertos ficam ao alcance das aves.

Em Salmos 147.9 e Jó 38.41, o corvo é apresentado como representante de todas as aves, na questão de Deus providenciar-lhe o que comer.  Jesus fez citação desses textos bíblicos, ao mencionar os cuidados divinos de sustento aos seres humanos, ensinando que o Criador espera que confiemos nEle e não em nossas capacidades, dinheiro ou tecnologias (Mateus 6.26; Lucas 12.24).

Em 1 Reis 17.4, encontramos a informação de que Elias foi alimentado por corvos, às margens do riacho do Querite, a leste do Jordão. Provavemente, as aves levavam ao local a comida excedente que encontravam. Provavelmente, o profeta se serviu de cereais, grãos e frutas.   8    9

E.A.G.

Veja mais: A inteligência dos corvos

_________

Consultas:
1 - O Novo Dicionário da Bíblia, volume 3, 4ª edição, 1981 (Edições Vida Nova)
2 - Pequena Enciclopédia Bíblica - O. S. Boyer, 19ª impressão, 1992 (Editora Vida)
3 - Dicionário Michaellis, volume I e II, edição Reader's Digest Brasil Ltda / Cia Melhoramentos Ltda, Edição 2000
4 - Wikipedia - http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%A2%D7%95%D7%A8%D7%91
5 - Wikipedia - http://en.wikipedia.org/wiki/Common_Raven 
6 - Wikipedia - http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%A2%D7%95%D7%A8%D7%91_%D7%A9%D7%97%D7%95%D7%A8 
7 - Wikipedia - http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%A7%D7%90%D7%A7 
8 - Bíblia Vida Nova, 2 ª edição 1996, (Sociedade Religiosa Edições Vida Nova).
9 - Bíblia de Estudo NVI, edição 2000 (Editora Vida). 

terça-feira, 24 de abril de 2012

EBD 2012 - segundo semestre: A igreja de Pérgamo e o mundo

Deus é amor, e quem se curva ao trono de Deus pratica o amor.

Não considere em Apocalipse o termo trono como um assento físico. Trata-se de um simbolissmo. O trono tem a ver com o poder e atritutos.

Em artigo anterior, relacionado à revista Lições Bíblicas - As Sete Cartas do Apocalipse, lembramos que o nome Satanás significa acusador. Então, podemos considerar que na carta destinada à Igreja de Pérgamo, o trono de Satanás pode ser considerado o uso da obra da carne entre os irmãos: inveja; divisão; contenda; maledicência.

 "Notemos que na carta aos crentes de Esmirna, encontramos a identificação Satanás e Diabo, apontando ao inimigo de nossas almas. A primeira palavra é hebraica e a segunda grega, porém, ambas possuem a mesma conotação, significa acusador. É notável que Jesus Cristo desfaz todas as mentiras construídas pelo ser malígno quando descreve os cristãos. Veja: Zacarias 3.1; Jó 1.6-12; e 2.1-7." - Esmirna:  A Igreja Confessante e Mártir .

Como mundanismo, muitas pessoas logo pensam em pecados públicos: assassinato, prostituição, orgia sexual, adultério, etc. Porém, ser crente mundano significa agir carnalmente, em atitudes que o mundo considera comum e aceitável

Os crentes da cidade de Pérgamo se reuniam dissimuladamente, sem paz, Com certeza, eles estavam bem entrosados em litúrgias de culto, mas o coração deles não tinha Jesus Cristo, o Príncipe da Paz, entronizado, Num momento crítico, veio à tona a inimizade represada, então assassinaram o irmão Antipas (Apocalipse 2.13). 

Infelizmente, dentro das organizações cristãs de hoje em dia, como houve no passado, nos relacionamentos entre os irmãos também existe a desunião. É triste constatar que reuniões realizadas com propósito de adoração a Deus, a bela liturgia encobre a luta em busca de interesses pessoais.

Jesus Cristo previu que haveria amor frio nos últimos dias (Mateus 24.12). Devemos tomar muito cuidado, para que a iniquidade não amortize o dever de amar o próximo, inclusive aquele próximo que ocupa a cadeira, ou posto, que você gostaria de ocupar.

Baraque, o inimigo dos cristãos dentro da Igreja.

Podemos considerar que Baraque seja a figura do nosso inimigo, que é Satanás. Ele instrumentaliza crentes carnais para atingir seu intento de destruir a Igreja do Senhor.

Ninguém pense que ele se apresente como um monstro. Não! Lembra-se de Jesus, quando avisou aos discípulos que deveria ser crucificado? O ombro amigo de Pedro era armadilha de Satanás (Mateus 16.23). Ele surge como aquela inspiração que o ajudará a progredir ministerialmente dentro da igreja, no entanto, a estratégia para isso é puxar o tapete do irmão ou da irmã... Ele aparece com o uso de mentira pequenina e que tem ares de ser virtude, porque beneficiará o seu grupo cristão. É a ideia que desmotiva as pessoas a se consagrarem, afasta o povo da unidade cristã. 

O irmão Balaão na igreja que você frequenta.

Quem seria o irmão Balaão no século 21? Não levante seus olhos procurando-o em outra denominação evangélica, pois em todas as denominações cristãs há alguém se comportando como o falso profeta, gentio, filho de Beor. Sim, os tais são representantes do joio no meio do trigo (Números 22.24; Mateus 13.25).

O irmão Balaão, tem fluência comunicativa, pode ser articulado para pregar e cantar, e tem admiração de alguns devido seus talentos, porém, quem o conhece de perto sabe que ele não faz uso do fruto do Espírito no seu cotidiano. É capaz de usar, com ares de bom cristão, textos bíblicos onde encontramos os adjetivos "lobo" e "falso profeta" para fazer mal e através dessas citações atingir seus objetivos.

O falso profeta hebreu, obteve ganhos financeiros, o falso profeta de então, nem sempre quer dinheiro. Ele busca status, honrarias, postos de mando. Efemeridades dentro da coletividade cristã.

Devemos tomar cuidado com gente rápida em julgar.

Não seja simplório. Use a prudência.

O julgamento cristão usa o amor. Portanto, age sendo paciente e bondoso, não é movido pela inveja, não se vangloria, não age através de orgulho e interesse próprio ou denomonacional. Não maltrata ninguém, não se ira facilmente, não julga como meio de desforra rancorosa. Não se alegra com a injustiça, faz festa com o esclarecimento pleno da verdade. Padece, crê em Deus e usa o amor como regra no relacionamento interpessoal, espera o melhor de todos, suporta o peso da imparcialidade até contra si mesmo. (Tiago.13-15; 1 Corintios 13.4-7).

O trono de Deus não é trono de acusação sem provas, não gera injustiças. Não tenha pressa para considerar alguém falso profeta ou lobo em pele de cordeiro apenas porque alguém, assentado no trono de Satanás, dentro de ambientes religiosos, usou versículos bíblicos com estes adjetivos contra determinada pessoa.

Executar julgamento também é atitude cristã, pois tem base bíblica para que isso seja feito. Jesus Cristo deu aval, instruindo-nos a julgar segundo a reta justiça e jamais pelas aparências. Um dos nove dons do Espírito é o discernimento de espíritos (João 7.24; 1 Coríntios 12.10).  E, sendo assim, o julgamente espiritual ocorre com uso de texto e contexto bíblicos, sem que a pessoa na posição de juiz queira alguma espécie de lucro com a causa julgada.

Conclusão

Todo cuidado é pouco com Baraque e Balaão do século 21!

Com certeza a doutrina de Balaão tem a ver com a indução aos pecados sexuais e cultos de idolatria, inimizade aos servos de Deus e à ganância por dinheiro e prestígio social no âmbito da igreja.

Na revista Ensinador Cristão, tópico 5, página 38, relativo à lição em apreço, lemos que Balaão trabalhou para receber seu dinheiro, induzindo os judeus e terem relações sexuais com mulheres estrangeiras. Era uma indução a pecar, pois a Lei de Moisés não permitia isso.

A cidade de Pérgamo tinha diversas espécies de cultos. Ao Deus verdadeiro e deuses falsos, ao imperador. Um dos templos de Pérgamo era o do falso deus Asclepio, representado pela figura de uma serpente. Era considerado o deus da medicina e da cura, e nos dias atuais simboliza a farmacologia. Os doentes daquela época o cultuavam buscando saúde, deitavam-se no chão pensando que voltariam a ficar saudáveis através do toque de serpentes. Que tristeza, se entre os adoradores de Asclépio estiveram pessoas cristãs induzidas pelos pregadores da doutrina de Balaão!

Jesus é quem nos cura (Marcos 16.17-18). Usemos a autoridade do nome de Cristo para repreender as doenças!

E.A.G.

A educação cristã em família

Embora muita gente cresça recebendo educação cristã, cresces em firmeza de fé em Deus, torna-se adulta crendo em seu próprio intelecto. Enquanto crianças, filhos acompanham os pais às idas aos cultos, mas na adolescência alguns desses filhos se afastam da igreja, e ao se tornarem independendentes financeiramente, ignoram por completo a fé transmitida no lar.

Foi algo assim que o filho-pródigo fez (Lucas 15.11-27). Em sua casa, ele tinha educação, proteção, amor, sustento a contento. Mas, era um jovem insatisfeito apesar de tudo isso. Então, saiu ao mundo como um desbravador, desejoso de satisfazer suas curiosidades, cheio de vontade de experimentar o que havia em sua geração, carnal, rebelde ao Senhor. 

A aventura do filho pródigo terminou em uma poça enlameada junto aos porcos, o brilho dos olhos apagados, sozinho, com as ausências das companhias que o seguiam enquanto tinha dinheiro. A situação crítica o fez cair em si, trocar a ironia pela sensatez. Reconheceu o fracasso e quis voltar ao seu lar e pedir desculpas ao pai por desprezá-lo.

Nenhum pai ou mãe de filhos pródigos deveriam se entregar ao fracasso quanto à educação familiar, jamais se comportar como Pilatos de mãos limpas, nunca se darem por vencidos. Alguns, comentando sobre os filhos desviados, dizem a famosa frase, habitual na boca de quem não se atém às Escrituras Sagradas e está indisposto a lutar pela vitória: "cada um dará conta de si mesmo a Deus, fiz a minha parte como pai".

Os pais, na educação religiosa dos filhos, precisam ter fé e como educadores agirem conforme a Palavra de Deus determina, pois o texto bíblico não dá brecha para a derrota familiar. Pais e mães não devem se sentir incapazes de evangelizar os membros de suas casas.

A Bíblia afirma que basta ensinar as crianças para que elas não se desviem dos caminhos do Senhor. Está escrito em Provérbios 22.6: "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele."

Infelizmente, em alguns casos não é diferente em lar cujo pai é um pastor evangélico, existem filhos distantes do caminho do Senhor.

E.A.G.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Pedro Leonardo - acidente de carro, coma e estado grave


Pedro Leonardo, de 24 anos, filho do também cantor sertanejo Leonardo, sofreu gravíssimo acidente de carro na sexta-feira, dia 20, por volta das 6h30, quando retornava de um show em Uberlândia, Minas Gerais. O veículo capotou na  altura do quilômetro 26 da rodovia MGC-452, região de Tupaciguara, próximo à divisa de Goiás e Minas Gerais. Ele dirigia sem usar cinto de segurança e foi atirado para fora. Estava só no momento.  Não houve colisão com outro carro. Não apresentava sinais de embriaguez, há suspeita que dormiu ao volante.

O automóvel foi ganho no reality show A Fazenda, a primeira edição, de 2009, produzido pela Rede Record.

O impacto provocou lesão cerebral, com traumatismo sério e um edema (inchaço), complicações no baço, traumas ortopédicos, abdominais, pulmonares e infecção.

Pedro Leonardo foi resgatado e conduzido ao Instituto Ortopédico de Goiânia, onde está internado na UTI em coma induzido e entubado, por conta da lesão cerebral e espera que o cérebro volte ao tamanho normal.  O resgate foi registrado por câmeras e transmitido em canais de televisão.

Ele passou por cirurgia no baço, respira com ajuda de aparelhos.

No sábado (21), Pedro passou por tomografia, que registrou piora clínica do edema. Os médicos dizem que o estado grave, se mostram confiantes que o estado crítico evolua e haja boa recuperação , mas declararam que o cantor precisará ficar por três dias no coma controlado.

Na mesma noite de sábado, seu pai, Leonardo, durante show no Citibank Hall, Rio de Janeiro, dirigiu-se à plateia pedindo que orassem pelo filho hospitalizado. Disse: “para que meu filho permaneça aqui com a gente”. Lembrou a todos da morte de seu irmão Leandro anos atrás, vítima de câncer. Após o evento dirigiu-se ao hospital para acompanhar de perto a situação.

Houve febre alta e também parada cardiorrespiratória de seis minutos na madrugada de domingo para esta segunda-feira. Membro da equipe médica afirmou em entrevista coletiva que todo paciente com o quadro clínico de Pedro corre risco de morte.

E.A.G.

domingo, 22 de abril de 2012

Antropopatismo e antropomorfismo na Bíblia

Deus é um ser em forma humana e masculino?

Há quem pense que Deus é um ser corpóreo, com cabeça, tronco e membros, igual aos seres humanos e masculino.  Quem acredita nisso usa a passagem bíblica "Deus formou o homem à sua imagem e semelhança". Porém, nesta passagem o termo "homem" é usado no sentido genérico, ou seja, a raça humana, homem e mulher, e se referindo ao poder de volição.

Ora, o Criador não tem formas do ser humano e não tem sexo. Tais pensamentos beiram o ridículo, principalmente quando sendo peça de ensino daqueles que se dizem mestres e apresentam essa tese falando grosso. É uma heresia tal ensino.

É verdade que em muitas passagens bíblicas o Senhor é apresentado como ser humano, uma figura masculina. Porém, tais textos usam recursos linguísticos, para que o leitor compreenda o que é preciso ser comunicado.

Os recursos de linguagem são a antropopatia e o antropomorfismo. 

A antropopatismo é a atribuição de sentimentos humanos a Deus e seres que não são humanos.

O antropomorfismo confere à Deus e objetos atributos e atos humanos, é a atribuição de caráter e formas humanas a quem não é humano.

Conclusão

Infelizmente, é comum encontrar em algumas literaturas cristãs importantes alguns erros de interpretação do texto bíblico, conforme descrito acima. E notamos que quem ignora as linguagens contendo a antropopatia e o recurso antropomórfico, via de regra, pensam que Deus depende muito delas. Em flagrante delito do uso de eufemismo, agem como se o Senhor dependesse de testosterona para vencer o diabo. 

Sabemos que Deus não depende de homens (sentido genérico) para que a Obra prossiga. Ele detesta quem pense o contrário disso.  Deus ama os humildes, seja a pessoa homem ou mulher, e faz uso de todos os corações voluntários que queiram fazer a sua vontade.

E.A.G.

Grande é o meu Deus - Soraya Moraes e Adhemar de Campos

sábado, 21 de abril de 2012

Eliezer Batista - o engenheiro do Brasil

Eliezer e Eike Batista: pai e filho.
O Canal Brasil tem em sua grade de programação o documentário Eliezer Batista - o engenheiro do Brasil. Como toda obra desse tipo, é traçado uma linha biográfica em formato de depoimentos de amigos e parentes. Entre os depoentes, há o ex-presidente Fernando Henrique Cardozo.

É uma homenagem a um brasileiro que ainda está entre nós, ao grande engenheiro, que antes da privatização,  foi presidente da mineradora Vale do Rio Doce - a maior empresa brasileira em nível mundial -, pai de Eike Batista, o empresário mais rico do Brasil.

Gosto de homangens assim, em vida. Homenagem póstuma na minha opinião não cumpre o objetivo principal, pois quem a merece não desfruta da celebração.

Como telespectador, gostei de ver o resultado final. Principalmente o trecho em que o próprio conta que deu emprego para muita gente analfabeta trabalhar na construção de uma ferrovia, e que sente muita alegria ao constatar que esse pessoal constituiu família e que essas famílias progrediram, os trabalhadores que contratou conceberam filhos que chegaram ao nível do ensino superior.

A comoção do engenheiro dizendo isso comove. Por quê?´Porque o trabalho dignifica o ser humano e ele se diz feliz em ter proporcionado dignidade.

Duas pérolas de Eliezer Batista:

"Aposente-se. Mas nunca aposente o seu cérebro. Quando o aposenta você acabou." 

"É preferível chegar atrasado neste mundo do que chegar adiantado no outro."

E.A.G.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

A leitura bíblica e você

"Eis que as primeiras coisas já se realizaram, e novas coisas eu anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir" - Isaías 42.9.

Como deve ter sido terrível viver em épocas de baixa taxa de expectativa de vida e alta taxa de mortalidade. Deve ter sido pouco animador viver em séculos que não controlavam a cárie e nem conseguiam pôr os dentes alinhadamente dentro da boca; e viver sem o benefício da luz elétrica, automóvel, avião, telefone, computador e Internet. Ainda bem que estamos em uma sociedade em que a tecnologia nos dá acesso ao conforto e praticidade.

Os homens ao classificarem as espécies animais deram a si mesmo a mais pomposa das axiomas: homo sapiens (homem sábio). Claro, quem classificou é o centro e o controlador da classificação.  Ao passar do tempo as culturas criam as chamadas verdades absolutas que mantém envoltas em uma couraça de suposta incontestabilidade. O homem veio do macaco? Criação ou evolução? O ser humano recebe estas informações como equação para esclarecer o que é mito ou verdade. E dessa maneira pouco se pergunta a respeito de tais afirmativas importantíssimas.

"De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus" -  Romanos 10.17.

Por vezes alguns são induzidos ao erro de pensar que a leitura bíblica é como outra leitura qualquer. A faculdade intelectual do homem visa o aprimoramento ao longo dos anos, mas ela jamais será elevada ao nível da magnitude do sobrenatural, que em muito excede a ciência humana, limitada a criar e compreender coisas pré-existentes a partir da análise do conhecimento outrora adquirido. A leitura dela, feita devocionalmente, transforma-se em experiência interativa, entre o leitor e Deus. Eleva a auto-estima, estimula o aprendizado das coisas espirituais, pois elabora a transformação da alma, dá suporte ao leitor estar em pé psicológica e espiritualmente, convida a orar e estar cada vez mais perto do Senhor.

A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, apenas ela deve servir de mola propulsora ao dinamismo e interação com a geração em que vivemos, pois seu conteúdo é inerrante. Assuntos atuais em voga como bullying, gravidez na adolescência, exclusão social ou antigos como depressão e suicídio e muitos outros possuem respostas nas páginas bíblicas. Ela é um livro ímpar, serve de alimento para incontável número de pessoas ao longo dos séculos, possue línguagem majestosa e imponente cadência.  Ela é essencial à vida no plano natural, e transcente ao sobrenatural. A cada momento fica mais claro que as Escrituras nos revelam o que era, o que é, e o que há de ser.

Todos nós temos a oportunidade de ler as Escrituras Sagradas e através dessa leitura agregar no coração rico conhecimento e pôr em prática os ensinamentos bíblicos, ler e encontrar inspiração para agir de maneira justa, em amor de uns para com os outros, e fazer a diferença positivamente em nossas vidas e na vida de amigos e familiares.

A Bíblia Sagrada, durante séculos de desafios e transformações, passa no teste do tempo. Extraordinariamente, continua a ser combatida por muitos, e resiste figurando firme e sólida como o best-seller da  humanidade em todos os tempos.

E.A.G.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

quarta-feira, 18 de abril de 2012

O que é avivamento?

Com certeza o assunto mais importante para a Igreja de Cristo em todos os tempos seja o avivamento espiritual. Será que os crentes do século 21 o vivem? Muitas pessoas buscam respostas para essas perguntas.

Estar avivado é estar decidido a obedecer ao Senhor. Envolve o arrependimento e o abandonamento do pecado. O avivamento identifica, de maneira clara e explícita, o momento quando entendemos o sacrifício de Cristo na cruz e decidimos obedecer a Deus. Charles Finney, certa vez declarou: "O avivamento não é senão aquele momento quando iniciamos obedecer o que o Senhor nos mandou fazer."

Penso que todos os crentes devem se esforçar para viver o padrão espiritual que a Igreja Primitiva no primeiro século.

Quando o apóstolo Pedro deu lugar, o Espírito assumiu a vida dele. Então, ele se levantou e, numa única pregação, se converteram três mil almas. A cristandade precisa ansiar por experiência assim, então vivenciará o cumprimento de Atos 1.8: "Recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo."

O cristão verdadeiramente avivado procura viver em completa obediência a Deus, orando muito mais do que o religioso tradicional. Lê as Escrituras Sagradas e medita nela com prazer, pois é plenamente consciente que existe nela a orientação que o ensina a proceder conforme o padrão correto para tudo que precisa fazer. 

Quem deseja compreender o que é avivamente precisa ir ao livro de Atos dos Apóstolos, mais especificamente ao capítulo 19. Lá, há a definição do que é o verdadeiro avivamento. O apóstolo Paulo chega em Éfeso e encontra uma comunidade de crentes, que ainda não havia recebido o batismo no Espírito Santo, eles haviam sidos batizados nas águas, haviam se arrependido de seus pecados, porém não entendiam a obra do Espírito. Paulo os instruiu e impôs as mãos sobre eles, que passaram a ser cheios do Espírito, passaram a profetizar e falar em línguas.

Não é da vontade de Deus que o mover do Espírito, registrado em Atos 19 terminasse. "Enchei-vos do Espírito" - Efésios 5.18. Da mesma forma que os apóstolos foram capacitados para o serviço, no dia do Pentecoste, depois os crentes de Éfeso, nos dias atuais é necessário haver pessoas prepararadas espiritualmente para cumprir a vontade do Senhor.

Os cristãos obedientes ao Senhor estão sobre o mover do Espírito, tal qual os cristãos no século 1.

E.A.G.

terça-feira, 17 de abril de 2012

RR Soares: comércio e mentira no púlpito

Além da Nossa TV, o canal Fox Sports é transmitido pela Sky,
 Net TV, TVA e outras empresas de comunicação. 
Quero crer que a informação proferida no púlpito da Igreja Internacional da Graça de Deus seja um equívoco, apenas uma inverdade dita sem intenção de faltar com a verdade.

O Missionário RR Soares frequentemente insere propaganda de seus negócios aos cultos televisionados que faz. Nunca deixa de divulgar produtos de suas empresas. Livros da Graça Editorial; CDs e DVDs da Graça Music;  animação e filmes da Graça Filmes; e, o pacote de emissoras de televisão transmitidos por satélite através da Nossa TV.

É na propaganda do pacote de emissoras, transmitidas pela Nossa TV, que existe uma falta grave, uma propaganda enganosa. RR Soares anuncia o canal Fox Sports como sendo exclusivo aos assinantes da Nossa TV. Assisti ao anúncio recentemente, na segunda-feira, 16 de Abril, provável gravação feita na sexta-feira, 13. Ele diz que é exclusividade, mas não é. O canal, além de fazer parte da Nossa TV, também é sintonizado pelos usuários da Net TV, Sky, Claro TV, GVT, Telefonica, TVA, Oi TV, Neo TV, RCA TV.

Talvez, por pouco tempo o canal tenha sido restrito aos assintantes da Nossa TV, e se foi assim as empresas concorrentes não deixaram que a situação perdurasse.

A Fox Sports apresenta os campenonatos de futebol Copa Santander Libertadores e o Paulistão, as corridas Nascar, a Liga Mundial de Volei, entre outros esportes.

E.A.G.

Os pecados do preconceito

Rio Isère. Lyon - França.

Reflexão no livro de Jonas sobre os sentimentos que abrigamos e o que Deus espera de cada um de nós como agentes no plano divino da salvação.

Não devemos permitir que o prejulgamento nos impeça de pregar aos perdidos.

"Na verdade reconheço que Deus não fez acepção de pessoas, mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo" - Atos 10.34-35.

Em seu livro, Refúgio Secreto, Corrie Ten Boom relata como começou a viajar e a ministrar depois de sua terrível experiência num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Um dos seus temas principais era o perdão, e a capacidade de proclamar que perdoara os nazistas dava convicção às suas apresentações. Mas um dia Corrie foi posta à prova. Um senhor se aproximou dela, e, para sua surpresa, ela o reconheceu como sendo um dos guardas do campo. Ele lhe disse que havia aceitado a Cristo, e lhe estendeu a mão. Somente após grande esforço e uma oração foi que Corrie conseguiu estender a mão e tomar a do senhor. A experiência lhe deu um vislumbre do verdadeiro significado do perdão de Deus.

O preconceito é uma feia realidade em toda a sociedade humana, e os cristãos gostam de pensar que superaram essa demonstração emocional tão carnal. Mas o preconceito pode surgir de maneiras muito sutis. O problema de não perdoar é um ângulo do preconceito.

Jonas não podia perdoar os assírios pela maneira cruel que havia tratado o seu povo. Talvez tenha ficado contente aos saber que a capital da Assíria, Nínive, estava sendo marcada para ser destruída por Deus. Quando soube que Deus queria que ele advertisse os ninivitas de sua ruína iminente, correu em direção oposta. Através de Jonas podemos ver a nossa própria necessidade de uma atitude doadora e amorosa.

O arrependimento (Jonas 3.1-10).

Nínive era uma grande cidade, metrópole importante, capital de uma grande potência mundial, com pelo menos 120 mil habitantes. E a dimensão do pecado de Nínive era maior que o seu tamanho físico.

Quando Jonas proclamou que "Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida", a reação foi esmagadora. Desde o rei até o cidadão mais humilde, Nínive se transformou de uma cidade de pecado, poder e maldade, em uma cidade de oração. Houve humilhação perante Deus, o alimento e a água foram proibidos. Em jejum, todos começaram a clamar a Deus.

O preconceito (Jonas 4.1-5).

O capítulo 4 do livro de Jonas começa assim: "Mas desgostou-se Jonas estremamente e ficou irado." Percebemos aqui que a humildade exterior desse profeta não havia atingido seu coração. Jonas preferia morrer a ver a misericórdoa de Deus demonstrada aos inimigos.

Deus é misericordioso e cheio de graça, tardio em irar-se, muito bondoso e pronto a perdoar os que se arrependem. Jonas estava disposto a aceitar essa verdade com relação aos seus próprios defeitos; mas quando a misericórdia divina começou a ser evidente entre os que ele odiava, já não podia aceitá-la e queixava-se.

É comum ao crente permitir que sentimentos semelhantes cresçam dentro de si. Tudo bem quando as pessoas boas se salvam e Deus começa a abençoá-las. Mas talvez não seja tão fácil alegrar-se quando um indivíduo mau, cujas ações causaram muita dor aos outros, busca a Cristo e experimenta a alegria do perdão de Deus.

Romanos 3.23 inclui todos os cristãos com o restante da humanidade quando diz que "todos pecaram". E, quando os crentes lêem Romanos 6.23, que "o salário do pecado é a morte" precisam ser relembrados de sua própria necessidade da misericórdia de Deus.

Deus pôde tocar os corações de uma cidade inteira de pecadores. Esteve mais do que disposto a tratar com o descontentamento de Jonas, foi ao cerne do assunto quando perguntou: "É razoável essa sua ira?" A resposta do profeta não está registrada, não sabemos se tinha esperança de que Nínive fosse destruída, mas há uma forte indicação que ele abrigava tais sentimentos. Jonas saiu fora da cidade, fez uma barraca e sentou-se para esperar "até ver o que aconteceria à cidade". Mal percebia que era ele o centro da atenção de Deus.

O amor de Deus (Jonas 4.6.11).

Três coisas se destacam nestes versículos com relação à experiencia de Jonas: uma aboboreira, um verme e um calmo vento oriental. A frase repetida "Deus mandou" deixa claro o fato de que nenhum deles apareceu por acidente. A aboboreira deu sombra à barraca de Jonas e Jonas perece não haver notado o fato de que ela havia crescido completamente da noite para o dia. Apenas "se alegrou em extremo" por receber sua sombra.

Quando o verme chegou, o gozo do profeta se dissipou rapidamente. A aboboreira desapareu tão rápido como apareceu. Para assegurar que Jonas notasse sua ausência, Deus enviou o vento oriental que não fez nada mais do que aumentar o calor do sol. Então, mais uma vez consumido por seus sentimentos negatovos, Jonas desejou acabar com tudo.

Deus queria que Jonas percebesse que as suas prioridades estavam completamente fora de ordem. A pergunta do Senhor no versículo 9 é expressa da mesma maneira que a pergunta no versículo 4, unindo com contundência os elementos comparativos, que Deus desejava que o profeta fizesse.

Jonas estava disposto a sentir "compaixão" por uma planta perecível, mas encontrava muita dificuldade em compreender a compaixão de Deus por uma cidade inteira! Deus conclamava Jonas a considerar a intregridade moral de suas ações e a abandonar rebeldia que fazia parte de sua natureza.

Quantas vezes uma atitude farisaica se interpõe entre o crente e o plano de Deus.

"É acaso razoável?" Esta é última frase que encontramos de Jonas. Talvez Deus permitisse que a crônica de Jonas terminasse assim para mostrar a maneira pela qual o preconceito pode dominar uma vida. Mas a crônica com relação a Deus se encerra com uma bela declaração de seu amor pelo perdido.

Conclusão.

A misericórdia de Deus para com Nínive se sobressai na história como um farol de esperança para o perdido em todos os lugares.

Cego por seu ódio e preconceito contra os ninivitas, Jonas havia esquecido que havia clamado por misericórdia dentro do ventre do grande peixe e obtido a resposta divina que solicitou. Ao ver a necessidade dos perdidos, o cristão precisa lembrar que houve um tempo em que ele também estava em volta do mau cheiro do pecado. Tomemos cuidado, as nossas prioridades não podem estar invertidas como estavam as de Jonas, coisas não são mais valiosas do que pessoas.

O preconceito é um pecado dos mais feios. Quando aplicamos o exemplo de Jonas à igreja, percebemos o quanto Satanás usa o preconceito para impedir o progresso do plano divino da salvação. As palavras de Jesus em João 13.35 não deixam margem para o preconceito. Através da prática do amor os homens demonstram se são ou não discípulos de Cristo.

O amor de Cristo precisa ser expressado em atos genuínos em nossas vidas. Tire um tempo para examinar a sua própria vida à luz do exemplo de Jonas. Precisamos nos examinar perguntando: "Quem eu creio no meu íntimo que não é bom o suficiente para ser salvo?" E passar a orar por elas e tomar medidas corretas para sejam alcançadas com mensagens do amor de Deus.

E.A.G.

Fonte: O Mestre. Páginas 36-38, Março - Agosto de 2004 (Editora Vida). Uso adaptado ao blog.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Belverede em debate com ativista gay


No dia 26 de Dezembro de 2011 eu escrevi a postagem  Jean Wyllys: o Deputado Federal sem votos ataca igrejas outra vez. Então, vieram dois pronunciamentos de internautas usando codinomes, fazendo defesa do ativismo homossexual.

Não sou homofóbico. Homofobia é uma doença, tal doente é dominado pelo ódio que o leva a matar. Não sou isso. Não tenho ímpetos de violência contra ninguém. Aliás, é importante frisar que chamar alguém de homofóbico já é motivo de entrar com processo contra quem fez tal ofensa.

Magno Malta e Silas Malafaia: processo contra coodenador do LGBT do PT 
Passo a transcrever as perguntas do internauta vulgo Antonio Lima (profile Google http://www.blogger.com/profile/08228428813258821421) e minhas respostas, de maneira adaptada, nesta postagem aos leitores desse blog. 

Belverede: Caro Internauta Antonio Lima. Primeiro, observo que eu sou a primeira pessoa acessou sua conta do Google, usada para se manifestar aqui no Belverede, em plena madrugada de 16/04/2012. 

Antonio Lima: Eu faço uma pergunta muito simples: por acaso o pastor Malafaia é homossexual para saber o que isso significa. Esse pastor é algum estudioso da biologia, para falar que homossexualismo é uma questão comportamental? 

Belverede: Eu conheço ex-gays. Eles decidiram ser pais e viver como pais das crianças que geraram ao lado das mães em uma casa, como família tradicional. Constituíram relacionamentos bem sólidos. Matrimônio de 50, trinta e poucos anos. São avós, agora! E, não podemos esquecer, essas pessoas que você escuta e acredita, grande parte delas também não pertencem ao ramo da Biologia (que parece julgar tão importante ao assunto)!  

Antonio Lima: Para aqueles que falam em "opção" eu faço um desafio: lembre o dia que você optou ser hétero ou gay.  

Belverede: Eu me lembro quando comecei a despertar para a sexualidade. Fiz opções, sim! Creio que estava com uns 10 anos. Um amigo, alguns meses mais velho que eu, mostrou uma garota bonita que passava, graciosa e despretenciosamente, perto de nós dois. Ele descreveu sua anatomia com palavra obscena (que considero atitude péssima). Até aquela ocasião não tinha ouvido coisa do tipo que ele disse. Dali em diante, movido pela curiosidade infanto-juvenil, eu que convivia na intimidade de mulheres mais velhas, passei a querer (repare: minha decisão) observar mais todas elas anatomicamente. Por volta dos quinze anos, eu recebi proposta para relacionamento homossexual... E (note bem: minha decisão) quis recusar, e recusei, preferi ter relacionamento só com mulher. Estou casado há 27 anos e me sinto plenamente realizado em minha decisão pela heterossexualidade.  

Antonio Lima:  Eu sou hétero mas não coaduno com a lavagem cerebral que os pastores fazem das pessoas de boa fé, que não têm a capacidade de entender as coisas. (...) Eu sou cristão mas abomino o preconceito. (...) 

Belverede: Examine-se: será que a lavagem cerebral não está dentro da sua mente, em você que acredita naquelas pessoas que repetem exaustivamente que ser um gay não é questão comportamental e de decisão própria? Seu vocabulário e a sua síntese é conhecida. Você é repetidor de ideias e construções sintáticas de outros. Discursa usando conteúdo de outros. Poderia chamá-lo de alguém levado dentro de uma multidão manobrada. Mas, não farei isso.

Bem, encontro nesta sua peculiar manifestação palavras a lamentar. Quais? Essas: “lavagem cerebral que os pastores fazem das pessoas de boa fé”. Nesta frase, aponto seu preconceito, que diz abominar. 

Não existe lavagem cerebral, amigo. Os cristãos sabem, entendem muito bem quem são e o que querem, existe senso democrático e de cidadania entre nós. 

O Pr. Silas Malafaia é pentecostal, trinitarista, pré-tribulacionista. E os cristãos que o apoiam grande parte não é. Espero que saiba definir estes detalhes do pastor e da cristandade, pois se aventura a fazer definição sobre nós. Caso não saiba, admita, é um preconceituoso! 

A maioria dos telespectadores do Pr. Silas Malafaia não são membros da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (AVEC). Eles têm seus pastores locais, a quem estão ligados como membros de igrejas. Entre os pastores locais e Malafaia existem diferenças doutrinárias bem grandes. E fique sabendo que a felicidade de Malafaia é ser um pastor que se dirige ao público interdenominacional. Não é uma massa única, é distinta, porém, coesa, muito consciente do seu papel na Democracia do Brasil. As diferenças denominacionais e litúrgicas são sobrepostas pelo objetivo comum, maior, que é fazer prevalecer o direito de igualdade entre todos os brasileiros. Todos, quem? Os héteros e homos (existem muitos homossexuais que concordam conosco).

Antonio Lima: É preciso respeitar as diferenças individuais. 

Belverede:  Não existe desrespeito por parte dos cristãos contra a individualidade das pessoas. Os evangélicos querem direitos igualitários como cidadãos. Juntos, acrescente a esses evangélicos os católicos, lutamos contra a implementação do PL 122/2006 e os projetos PNHD que vierem a confrontar a família e a fé cristã. 

Nós, cristãos, respeitamos as diferenças individuais. Quem parece não respeitar isso são os líderes de grupos que estão capitaneando as Organizações Não Governamentais (ONGs), se apresentando como defensores das causas dos homossexuais.

A minha pergunta é: se por acaso os governos fecharem os cofres, esses líderes dessas ONGs continuarão seus ativismos? Acho que não, porque a maioria dos homossexuais desaprova o que eles fazem contra os cristãos. Em seus ativismos pró gaysismo, Tony Reis, Jean Wyllys e companhia da militância gay são réprobos. Como pessoas públicas, eles falam e fazem muitas coisas rejeitadas pelos cidadãos brasileiros. Não só os crentes e os católicos os rejeitam, pessoas sem religião também não os aceita como seus porta-vozes e representantes. 

Antonio Lima: Algum chamado crente já perguntou porque Jesus só andava no meio dos homens e jamais teve mulheres? Afinal, se era para todo homem ter uma mulher, Jesus, em primeiro lugar, deveria ter dado exemplo. Seria Jesus gay? Acho que vale a pena questionar. 

Belverede:  Sim, vale a pena questionar. Eis a resposta ao seu questionamento. 

Jesus não andava só no meio de homens, você está muito equivocado, totalmente desinformado. Leia o Novo Testamento e confirme os relatos sobre a vida de Cristo. Ele conviveu com mulheres e com homens. E não existe uma só passagem bíblica narrando relacionamento sexual com homem ou com mulher. Então, não queira cogitar e dizer que Cristo era um homossexual. 

Queira se inteirar do contexto histórico, se quer falar sobre Jesus Cristo. O mais importante dado para você é saber que naquele cenário do século 1, entre os israelitas a maioridade civil do homem ocorria aos trinta anos. Jesus morreu com trinta e três, sendo que passou seus três últimos anos de vida como cidadão maior de idade imbuído da função de pregador itinerante por todo Israel. Portanto, sem o objetivo de buscar alguém para relacionamento amoroso dentro de um lar, como esposo e pai da família. 

E, aliás, fique sabendo que em suas pregações Jesus se referiu ao casamento, deixando critério bem claro. O matrimônio deve ser entre um homem com uma mulher. Não ensinou nada de homem casar com homem ou mulher com mulher. 

Antonio Lima: Afinal, se tivéssemos que cuidar da vida dos outros Deus nos teria dado várias vidas.  

Belverede:  O PL 122/2006 quer cuidar da vida particular de todos os cidadãos, como no caso de impedir o patrão demitir o gay... E até querer impedir padres e pastores a usarem a Bíblia Sagrada em trechos que abordam a sexualidade.

Antonio Lima: Que mal os gays ou lésbicas fazem à sociedade? Em verdade, se metade da população fosse homossexual, o mundo teria muito menos problemas. Exemplo: menos pessoas na terra, menos devastação do meio ambiente, necessidade menor de ter alimentos, menos trânsito, menos violência, menos poluição, etc, etc, etc. 

Belverede: Amigo, essa ideia de um planeta melhor com o mundo metade em opção gays é apenas uma suposição fantástica, poderíamos dizer que é utópica. Você até parece medir o caráter das pessoas pela preferência sexual delas! Se querem inimigos, vão brigar com os inimigos reais que os homossexuais têm, são os carecas, os skin heads, os neonazistas! 

Antonio Lima:  Não sejamos hipócritas. Há dezenas de casos de pastores, tanto no Brasil quanto em outros países, que condenam o homossexualismo mas pagam rapazes para ter sexo com eles. Chega de hipocrisia. 

Belverede: Você é um ser humano, e como tal não vê nada além de um parco raio semicircular em sua dianteira (espero que não use óculos para ver perfeitamente!). Não é possível para você saber da vida íntima de pessoas que desconhece. Assim sendo, a acusação de hipocrisia contra o pastores (os acusa levianamente de sair com garotos), cabe a você, que finge saber o que não sabe. O que diz é apenas uma mera suposição. Então, volto a frase para você: chega de hipocrisia. 

E.A.G.

domingo, 15 de abril de 2012

EBD 2012 - Esmirna: A igreja confessante e mártir

"Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida" - Apocalipse 2.10.

Esmirna era a mais bela cidade da província romana da Ásia menor, na praia do mar Egeu, ladeada por uma montanha circular chamada Pagos, dentro da atual Turquia Asiática. Foi  fundada na extremidade oriental do Golfo de Esmirna por Alexandre Magno, que determinou fazer dela a cidade-modelo da Grécia. A moeda apresentava com orgulho a opulência local.

Presume-se que o Evangelho chegou vindo de Éfeso (Atos 19.10). O anjo da igreja de Esmirna foi quem recebeu a segunda das sete cartas às igrejas localizadas na Ásia.

Esmirna já era aliada fiel de Roma muito antes que o poder romano se tornasse supremo no Mediterrâneo oriental.  Na época em que a carta foi escrita à comunidade em Esmirna, vários deuses eram adorados, ser chamado de cristão era algo totalmente perigoso.

A descrição de Cristo, como alguém que esteve morto e reviveu, provavelmente faz alusão ao ressurgimento da cidade, com nova prosperidade - suas ruas bem pavimentadas e arvoredos, vida cultural florescente - , depois de longo período  de obscuridade. Bem antes do cristianismo alcançá-la, mais ou menos no século VII a.C., foi capturada e destruída pelos líbios. Porém, desenvolveu-se novamente, no começo do terceiro século a.C. por Lisíaco, até se tornar uma das mais prósperas cidades da Ásia Menor, sob o império romano, admirada por sua sociedade esplendorosa e seus prédios públicos cheios de magnificência.

A "coroa da vida" (verso 10) pode ter sido frase usada aludindo a colina do monte Pagos, chamada de Coroa de Esmirna. A montanha Pagos era contornada pela Rua de Ouro, e nela havia templos pagãos e edifícios que lhe davam aparência de coroa. Outra tese, alega que "coroa da vida", é alusão aos jogos atléticos, onde o vencedor ganhava uma coroa.

No declive do monte Pago, encontram-se as ruínas do maior teatro da Ásia e do estádio, perto do qual o primeiro bispo, Policarpo, sofreu martírio por volta de 155/156 d.C..  Ele padeceu sem negar sua fé em Jesus Cristo.

Grandes contrastes existem na igreja de Esmirna, entre riqueza e pobreza. A cidade era opulenta e gozava de paz, entretanto, os cidadãos cristãos eram pobres e perseguidos pelos que se consideravam judeus.

É importante ter em mente o seguinte:

1. Sobre abundância de bens:

• Nem sempre possuir magnificiência e poder econômico significa estar distante da vontade de Deus. "A bênção do SENHOR é que enriquece; e não traz consigo dores." -  Provérbios 10.22.

• O sentimento de autosuficiencia, a confiança nas riquezas e no poder político é o mesmo que estar pobre, cego e nu diante do Senhor. Este estado mental é a repugnante mornidão espiritual, insuportável ao olhos de Cristo (3.16-18).

2. Acusações

Notemos que na carta aos crentes de Esmirna, encontramos a identificação Satanás e Diabo, apontando ao inimigo de nossas almas. A primeira palavra é hebraica e a segunda grega, porém, ambas possuem a mesma conotação, significa acusador. É notável que Jesus Cristo desfaz todas as mentiras construídas pelo ser malígno quando descreve os cristãos. Veja: Zacarias 3.1; Jó 1.6-12; e 2.1-7.

Claudionor de Andrade, comentarista da Lições Bíblicas - As Sete Cartas do Apocalipse - A Mensagem Final de Cristo à Igreja, no tópico Introdução, lembra que "a igreja de Cristo está sendo impiedosamente perseguida. Embora localmente pareça tranquila, universalmente está sob fogo cerrado. A perseguição não é apenas física. Os santos são pressionados tanto pela cultura, quanto pelas instituições de um século que, por jazer no maligno, repudia e odeia os que são luz do mundo e sal da terra".

Aos crentes de Esmirna, blasfemados por perseguidores, em pobreza material mas cheios de fervor espiritual, conscientes que eram dependentes de Deus, Jesus disse: "nada temas" (versos 8-10). Aos cristãos do século 21, que em muitos lugares vive em contexto social e econômico distinto do dela, brasileiros e de outros países, a mensagem é a mesma: não tenham medo de nada na esfera física. Neste mundo, os inimigos da cristandade têm força letal apenas para tirar a vida do corpo, o temor que devemos manter é daquele que pode lançar as almas no inferno (Mateus 10.28).

A comunidade cristã que morava em Esmira era duramente perseguida por causa de sua fé. Por um lado recebiam ostilidade da população gentia, que era fiel aos preceitos de adoração ao imperador, por outro lado tinham que enfrentar as oposições da população judaica, que esquecida da sua vocação messiânica, blasfemava contra o Senhor.

Não nos esqueçamos: existe coisa pior do que a morte física. Qual? O dano da segunda morte, que é a separação final e definitiva da misericórdia de Deus,  a existência em estadia definitiva no lago de fogo e enxofre (Apocalipse 20.11-15; 21.8; Mateus 25.41). Portanto, sejamos perseverantes até o fim, para ganhar a coroa da vida eterna, direito a viver na Nova Jerusalém, conhecer o novo céu e a nova terra.

Está previsto que neste mundo estamos todos sujeitos a passar por aflições. As tribulações não são sinais de fraqueza espiritual. Os crentes de Esmirna foram avisados disso, tendo inclusive o detalhe de que alguns deles seriam aprisionados por dez dias (Mateus 24.9; Apocalipse 2.10).

Não existe repreensão para os membros da igreja de Esmirna, nenhum deles é censurado por Cristo, pois apesar dos recursos parcos e das tribulações, mantinham-se fiéis. Assim como o exemplo dos crentes de Esmirna, os crentes da atualidade precisam manter a fé viva e ativa, de maneira inegociável, nesta sociedade corrompida

Atualmente Esmirna chama-se Izmir, sendo considerada a maior cidade da Turquia asiática.

E.A.G.

__________

1. Conciso Dicionário Bíblico Ilustrado - D. Ana e Dr. S.L. Watson, 10ª edição, 1979 (Juerp -IPB).
2. O Novo Dicionário da Bíblia, volume 1 - 4ª edição, 1981 (Edições Vida Nova).
3. Ensinador Cristão, ano 13, nº 50, abril-maio-junho de 2012 (CPAD).
4. Bíblia de Estudo NVI, edição 2003 (Editora Vida).

Educação cristã - a importância de instruir bem a criança



"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22.6.

Fonte: Fé Atualizada

sábado, 14 de abril de 2012

Magno Malta e Silas Malafaia - processo contra coordenador LGBT do PT

Em nota do PT, no estilo mordaça gay, censurando o Senador Lindberg Farias, por haver se pronunciado em favor de Silas Malafaia no Senado Federal, Julian Rodrigues, coordenador LGBT do PT, escreveu adjetivos desonrosos e ofensivos contra o Senador Magno Malta e Pr. Silas Malafaia.

Ao Malafaia, Rodrigues chamou de incitador de homofobia, obcurantista e cancro da democracia brasileira. Para Malta, obcurantista e homofóbico. E, no programa Vitória em Cristo, deste sábado, 14 de Abril de 2012, o pastor anunciou que ambos. Malafaia e Malta, o processarão judicialmente, para que prove as palavras frívolas que usou.

Na mesma ocasião, Malafaia cobrou posições de líderes cristãos, Valdemiro Santiago, RR Soares, Edir Macedo, José Wellington Bezerra da Costa, por se manterem calados diante das investidas da militância gay contra a Igreja do Senhor.

Malafaia também, cobrou o líder do PT no Senado, Valter Pinheiro, também evangélico, e disse querer saber qual é o pensamento do Partido dos Trabalhadores, pois a nota de Julian Rodrigues é ofensiva contra todos os cristãos brasileiros. Veja a nota de Julian Rodrigues: Nota do PT considera cristãos idiotas manipuláveis

Malafaia conclamou os cristãos brasileiros a votarem conscientemente nas próximas eleições. Realmente, a resposta mais poderosa vem através do voto.

E.A.G.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

O cristão e a fé que triunfa


Causa muita estranheza  encontrar pessoas que se dizem cristãs, mas censuram quem prega a fé que gera vitória. Eu estranho muito porque não encontro nas páginas de Bíblia Sagrada textos que digam que a fé conduz à derrrota.

"Esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé" - 1 João 5.4.

Deus é maior e é justo

Temos que crer que Deus é maior do que o imundo que está neste mundo, o diabo já está derrotado, ele está sentenciado por Deus a ser esmagado, igual barata, debaixo de nossos pés (Romanos 16.20). Portanto, nós cristãos não somos apenas vencedores. Está escrito: "em todas as coisas somos mais do que vencedores por aquele que nos amou" (Romanos 8.37). Vale repetir: mais que vencedores em todas as coisas! Todas as coisas! Todas, todas, todas!

Hoje, tive contato com duas afirmações absurdas, que são originadas na pregação do evangelho sem o poder de Deus, consequência da audição repetida de pregações que vai de encontro à fé geradora de vitória.

 1º - A lenda urbana

Cantar a música "Parabéns para você" e ao final gritar "ra-tim-bum" é amaldiçoar o aniversariante, pois a palavra é mágica, seria usada por magos persas e feiticeiras na idade média. Seria algo equivalente a dizer "eu amaldiçoo você".

Nada é capaz de quebrar o laço de união entre Deus e o ser humano fiel ao Senhor. Por quê? Porque Deus olha o interior do coração humano, Ele considera intenções e não apenas as ações (Marcos 12.14). A pessoa que canta para outra, parabenizando-a por mais um ano de vida, com o coração sincero e cheio de boas intenções, não faz mal algum para ninguém e nem para si mesma.

Focando na passagem neotestamentária de Marcos 12.33, vemos que se a pessoa canta Parabéns para você, com amor no coração dirigido ao aniversariante, não peca. Ora, amar o próximo como a você mesmo é obedecer o mandamento do amor. Jamais a obediência ao Senhor será configuração de pecado!

2º - A paciência é sinal de fraqueza?

O cristão vive uma luta constante da carne contra o espírito. E as Escrituras nos mostra que é possível viver em novidade de vida, basta querer.

No entanto, uma pessoa, que está no meio evangélico há mais de trinta anos, me surpreendeu negativamente. Ela retrucou uma outra pessoa cristã, dizendo que usar a paciência é algo ruim, pois quem é paciente é vencido pelas lutas. Tal pensamento é carnal, quem pensa desse jeito está equivovado.

O quê a Bíblia Sagrada informa?  Eu quis ser bem direto ao responder. E disse: "Está escrito em Gálatas que o crente deve agir pacientemente, pois a paciência é fruto do Espírito, e quem não produz o fruto do Espírito irá para o inferno."

 Vejamos.

"Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes opõem-se um ao outro, para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, (paciência) benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei."

Gálatas 5:16-23,  parenteses e grifos meus.

Conclusão

Precisamos cada vez mais fazer da Bíblia Sagrada a nossa regra de fé e conduta, pois apenas ela é divinamente inspirada é pronta para nos corrigir, dar resposta, ensinar em justiça; é a única luz para nossos pés e luz para nossos caminhos (2 Timóteo 3.16: Salmo 119.105).

Com Jesus Cristo somos vencedores, vencemos o inimigo de nossas almas e vencemos a força da carne.

E.A.G.

EBD 2012 - Éfeso: a igreja do amor esquecido

Pastor: cabeça da igreja? 

Amados, a questão que eu levanto é pelo fato de ver como o pastorado nos dias atuais é considerado nas igrejas brasileiras. O posto de pastor é visto como uma questão de prestígio e de mando. Não generalizo, existe exceções.

Muitos olham para a função do pastor e o considera como sinônimo de chefia, refere ao posto de pastor como “cabeça”. É um equívoco, pois a única cabeça da Igreja é Cristo, não é o ser humano (Efésios 5.23). 

O que as cartas às igrejas da Ásia ensinam sobre os pastorados masculino e feminino?

Com todo respeito e equilíbrio, vamos refletir mais sobre o posto de pastor, principalmente quem usa a pedagogia das lições bíblicas da CPAD, e agora estudam o tema As Sete Cartas do Apocalipse.

Lembremos: é escrito um recado de Cristo a cada uma das sete comunidades eclesiásticas, e o conteúdo é dirigido à pessoa responsável pela comunidade cristã, que é chamada de anjo da igreja. Não há dúvida, neste caso “anjo” não se trata de um ser angelical, mas de ser um humano. Então, com o uso deste simbolismo, cabe considerar que anjos não têm sexo, portanto, em nenhuma das sete cartas existe indicação que a posição do líder da igreja deve ser alguém do gênero masculino. Digo isso colocando nesta reflexão a perspectiva do conteúdo em nível geral, e não local às congregações asiáticas contemporâneas do apóstolo João.

Um depoimento

Bem, levando em consideração que o oposto de amor é a indiferença, não apenas o ódio, segue um relato de discriminação no meio cristão.

Sou paulista, paulistano. Porém, a minha origem também está em Pernambuco. O pai é de Jaboatão dos Guararapes e a mãe de Recife.

Tive a oportunidade de conhecer uma senhora, que no começo de 2012 partiu para a glória perto dos 90 anos. Chamava-se Percides. Era amiga dos meus pais, me viu crescer. Era pernambucana. Gostava de visitar minha casa, moro perto do templo, então, aos domingos chegava quase três horas antes do culto iniciar para conversar, tomar refrigerante ou cafezinho. Eu, acompanhado da minha esposa, ficava na sala ouvindo-a falar muito sobre a Assembleia de Deus das décadas de 1940/50, época em que ela era jovem e morava no nordeste. Segundo ela, uma época de milagres e conversões impactantes.

A irmã Percides dizia que evangelizava muito, abria pontos de pregações em locais que não haviam chegado nenhuma missão assembleiana. Seu ministério começava ao ar livre, até alguém se converter e ceder a casa para cultos, e ali o número de membros crescia. Ela pregava, cantava, visitava enfermos e orava por eles e eram curados. Praticamente, tudo funcionava por ministério feminino, sendo ela a líder. Quando o ponto de pregação prosperava, chegavam os pastores e o local era oficializado como uma congregação da Assembleia de Deus, e eles tomavam a frente. Então, ela começava tudo outra vez, do zero... E foi assim até que viesse com o marido para São Paulo.

Aqui na capital paulista, por muitos anos ele ocupou o posto de dirigente de Círculo de Oração e de professora de escola dominical. Gostava de evangelizar as pessoas mais duras de coração, como os ateus. Os convertidos tinham sua atenção, ela fazia discipulado dos neófitos com paciência e longanimidade. Por intermédio da dedicação dela em consagrar-se ao Senhor, os sinais do poder de Deus a seguiram. Sou testemunha ocular de pessoas abençoadas através do ministério cristão exercido por ela. A irmã Percides, que era alguém que amava as almas com bastante intensidade, era extrovertida, falante, de riso largo. Era casada com um homem de pouca conversa, porém cristão exemplar. Ele a apoiava em seus trabalhos da igreja. Ela nunca reivindicou o título eclesiástico, mas tenho a convicção que era uma pastora, pois sentia enorme satisfação em cuidar bem das ovelhas de Cristo.

Quem é contra mulheres no pastorado, não cogita que Deus nos dá o livre arbítrio. Note outras questões, como a escravatura. Existiam escravos na época da Igreja Primitiva e não há nenhum texto neotestamentário condenando essa questão. Pelo contrário, Paulo recomenda ao escravo Onésimo, aparentemente foragido, que retorne ao seu “dono”, Filemon. Por conta dessa passagem, por muitos anos muitos cristãos defenderam atividades escravagistas, como se elas tivessem o aval de Deus. Tanto Paulo como Pedro, nunca pediram alforria de escravos, apenas que os seus “senhores” os tratassem bem. O cerne da questão é que não há apoio bíblico para escravizar o ser humano, apenas o relato da situação aviltante existente nos tempos dos apóstolos.

Voltando para o assunto do pastorado feminino e da indiferença à honra que as mulheres merecem: não existe um só texto bíblico condenando o pastorado da mulher. Se o Espírito não quisesse mulheres pastoreando, não existiria gente crente como a irmã Percides. O vento sopra forte por meio de mulheres!

Penso que a mentalidade de quem proíbe mulheres pastoreando se equivoca com a função ministerial. Ser ministro significa ser aquele que serve, não é posto para ser servido. As mulheres são servidoras natas, é natural a elas serem assim.

Termino dizendo que sou partidário daqueles que pensam que uma mulher deve receber o título de pastora. Pessoas, como a irmã Percides, não deveriam ser vítimas do machismo por homens que se consideram servos do Deus que não discrimina ninguém.

E.A.G.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Fé, ética, conflitos, e a perseguição religiosa do Conselho Federal de Psicologia do Brasil

Perseguição religiosa no Conselho Regional e Conselho Federal de Psicologia
Marisa defende discussão do papel do
 psicólogo  no tratamento da sexualidade.
Por Giuliana Azevedo

Uma polêmica recente envolvendo a psicóloga Marisa Lobo traz à luz a discussão sobre fé e ética e os modos de buscar sua coexistência. Será que a garantia constitucional à liberdade individual nos isenta de uma postura de neutralidade na prática do exercício profissional? Essa neutralidade é possível? E o Estado laico, assim como outras instituições, podem coagir o cidadão a deixar de manifestar suas convicções religiosas?

Marisa Lobo foi intimada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP) DO Paraná a retirar de seu site, blogs e redes sociais todo material que vinculasse sua profissão a crenças religiosas particulares, sob o risco de cassação do registro profissional. A psicóloga entende que está sendo perseguida, porém, afirma que não vai acatar a ordem do conselho, tampouco negar sua fé, e continuará a exercer suas atividades normalmente, ainda que sofrendo ameaças de algumas militâncias.

Para Marisa Lobo, o psicólogo acima de tudo é um ser humano, portanto, dotado de valores próprios. Alías, a Psicologia como "ciência da alma", também seria subjetiva, uma vez que apresenta teorias baseadas em percepções de diversos autores. Apesar disso, ela alega que não induz nenhum paciente às duas convicções cristãs.

"Temos que entender que quem manda na terapia é o paciente. não o psicólogo. Se o desejo dele é seguir sua religião, sua tradição, não posso interferir como muitos psicólogos fazem, induzindo o paciente a acreditar que todas suas dores provém de falta de sexo ou fanatismo religioso. É uma teoria de desconstrução do sujeito. Tiram Deus da pessoa e a deixam só. Quem acredita em Deus, tem uma religião, uma fé, fica aleijado em suas emoções, e isso ninguém quer saber", afirma a psicóloga que defende mudanças no código de ética da profissão.

Entendendo a importância do debate, o líder da frente parlamentar evangélica, João Campos (PSDB-GO), disse que pretende levar o assunto para a discussão em audiência pública.

"A ética médica, inclusive a ética do profissional de psicologia, recomenda que o profissional ao tratar a um paciente use apenas a orientação da ciência médica e não suas convicções políticas, religiosas, filosóficas, etc. Mas daí querer impor um comportamento a esse profissional fora do seu consultório não é razoável no estado democrático", assegura.

Caso que se repete

Marisa Lobo não é a primeira a viver esse embate. Em 2007, a psicóloga Rozangela Justino recebeu censura pública do Conselho Federal de Psicologia do Brasil (CFP), que confirmou resolução do CRP do Rio de Janeiro. Foi alegado que Rozangela oferecia tratamento de reversão da homossexualidade, no entanto, a profissional não teve registro cassado.

Fonte: Jornal Nosso Tempo, nº 38, Março de 2002.

Marisa Lobo: Site Oficial blogYouTube | Twitter 

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Dinheiro .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Motivacional .Mulher .Casamento .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Profetas .Saúde .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .redes sociais .Bom humor .Jovens .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Salmos .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Comunicado .Internet .óbito .Escatologia Bíblica .pentecostalismo .Samuel Câmara-Pr .Teologia .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Cosmovisão Cristã .Poema e Poesia .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Editora Vida .Namoro .Sermão do Monte .Educação .Páscoa .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Carnaval .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Banda Voz da Verdade .Crianças .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto .Wilma Rejane EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Política Brasileira .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Pesquisa .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .Mensageiro da Paz .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Mulheres na Bíblia .Primavera .Tania Guahyba .Twitter .grafite .pássaros na Bíblia .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Política Internacional .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Retrospectiva 2017 .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .Donald Trump .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.