Select the language

Research | Pesquisar artigos de Belverede

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Ano bissexto. Por quê?



Hoje é 29 de Fevereiro de 2012. Um dia extraordinário, dia de um ano bissexto. Quem celebra o seu aniversário, a celebração será novamente apenas em 2016.

O ano bissexto contém 366 dias, em vez de 365, foi introduzido por Júlio César em 46 a.C., quando se reformou o calendário. No calendário Juliano, o dia à mais foi inserido em Fevereiro, dobrando o sexto dia (bis in latin sextus). A adição de um dia no calendário foi necessária em função da diferença de 6 horas aproximadamente, entre o tempo que leva para a Terra para fazer a sua revolução em torno do Sol e do ano calendário. O sistema introduzido recebeu o nome do imperador romano, mas foi desenvolvido pelo astrônomo Sosígenes de Alexandria, um grego.     

O ano solar durava 365,2422 dias (365 dias, 5 horas, 48 ​​minutos e 46 segundos), 11 minutos e 14 segundos a menos do que a média do calendário juliano (365 dias e 6 horas). A diferença é de apenas 0,002%, mas ao longo dos séculos, o desvio torna-se maior (cerca de 3 dias a cada 4 séculos). A introdução de um dia a cada 4 anos é compensada pela diferença, respeitando assim a posição das estações.

O Papa Gregório XIII introduziu a reforma do calendário em 1582, para trazer de volta a data de início da Primavera, 21 de Março, e assim evitar que a Páscoa passasse a ser celebrada no verão. Na época, diversos países, com maioria de cristãos ortodoxos, rejeitaram, mas no século seguinte ele foi adotado.

Curiosidade de 29 de Fevereiro de 2012: O Google homenageia, em logotipo alterado, Gioachino Antonio Rossini, em seu 220º aniversário. Rossini escreveu alguns quartetos de cordas e muitos números de óperas. O doodle também celebra o ano bissexto através do  artista, que nasceu em 29 de Fevereiro de 1792.


Cantora barrada por muçulmanos na Malásia

Erika Badu: provocação e reação.

Segundo a Associated Press, as autoridades da Malásia proibiram um show, na terça-feira (28), da cantora Erykah Badu, que seria realizado no país depois que foi divulgada uma foto em que aparece com a palavra Alá, ou "Deus", escrita em árabe em seu ombro direito. A tatuagem é temporária, não é da espécie definitiva.

A cantora de R&B se apresentaria na quarta-feira (29) em Kuala Lumpur, mas grupos muçulmanos disseram que Badu seria um modelo inadequado para os jovens malaios. A tatuagem é considerada insulto e ofensa grave contra Islã. Três editores da mídia local que publicaram a imagem foram detidos.

Um comitê do governo, que inclui a polícia e responsáveis políticos islâmicos, decidiram proibir o show de Badu porque a foto teria "desencadeado críticas públicas que poderiam comprometer a segurança nacional e causar um impacto negativo para a imagem do governo", disse o ministro das comunicações, Rais Yatim, em comunicado. O anúncio de cancelamento foi publicado na sua página oficial no Twitter.

A cantora de 41 anos, nascida em Dallas, já havia chegado à Malásia. Ela poderá permanecer no país como turista, mas seus shows não estão autorizados. Ela se apresentaria para cerca de 3 mil pessoas.

A população da Malásia é constituída por 60% de muçulmanos.

Artistas como Gwen Stefani e Avril Lavigne, ao se apresentarem na Malasia foram instruídas a vestirem-se modestamente durante seus shows.

E.A.G.

Com informações de The Malaysianin Insider, The Inquisitr

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Como incorporar vídeo no blog?

Antes de tudo, é preciso dizer que o navegador Mozilla Firefox não é muito amigo de Blogueiros. Ultimamente, ele não coopera para adicionar fotos e vídeos em blogs da plataforma Blogger. O tutorial que se segue foi efetuado com o browser Internet Explorer, porém, também é possível usando Chrome, Safari, Netscape Navigator.

Partindo do pressuposto que você usa o Blogger, passo o tutorial com imagens das etapas necessárias.

Figura 1: Na página do YouTube, no vídeo de sua preferência, clique em compartilhar.


Figura 2: copie o endereço do vídeo: http//...


Figura 3: Na página de seu blog, clique no ícone inserir vídeo / insert a video



Figura 4: Cole o endereço do vídeo, que copiou na página do YouTube e clique em pesquisar.


Figura 5: Link do endereço posto, clique em "pesquisar. Após visualizar o vídeo desejado, clique sobre a imagem dele.


Figura 6: O vídeo aparecerá na página da criação do post. Clique em HTML.



Figura 7: Altere os números de width (largura) e height (altura), de acordo com a largura do seu blog.


Figura 8: São necessárias duas aterações.


Figura 9: Resultado de uma adaptação.


Figura 10: eis o vídeo que eu escolhi para servir de exemplo. Registro em áudio de Daniel Berg, pastor missionário sueco, fundador das Assembleias de Deus no Brasil no ano de 1911, cantando o hino 196 da Harpa Cristã, Uma Flor Gloriosa. A data da gravação não é conhecida.

 

E.A.G.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Profetas - reflexão em Efésios 4.9-13


Havia na Igreja Primitiva o ministério de profetas. Para falar sobre profetas, é preciso entender o que significam as palavras "profeta" e "ministério". O quê? Profeta: portavoz e ministério, trabalho.

A principal função do profeta na Igreja Primitiva não era trazer revelações sobre o futuro, eles proclamavam a justiça de Deus e exortavam o povo à santidade pelo Espírito Santo, e assim edificavam o povo espiritualmente.

Entretanto, Lucas conta-nos:

"Nesses dias, uns profetas desceram de Jerusalém a Antioquia. Um deles, chamado Ágabo, ergueu-se e, sob a inspiração do Espírito, predisse que haveria uma grande fome por toda a terra. Foi a que sobreveio no reinado de Cláudio” - Atos 11.27-28.

"E, demorando-nos ali por muitos dias, chegou da Judéia um profeta, por nome Ágabo; E, vindo ter conosco, tomou a cinta de Paulo, e ligando-se os seus próprios pés e mãos, disse: Isto diz o Espírito Santo: Assim ligarão os judeus em Jerusalém o homem de quem é esta cinta, e o entregarão nas mãos dos gentios" - Atos 21.10-11.

O dom ministerial de profecia era dado àquele que recebia o chamado para ser profeta da parte do Senhor. Os crentes do passado, cheios do Espírito Santo, segundo a vontade do Espírito, profetizavam.

A função de profeta cessou? Alguns dizem que sim, alegam que no passado Deus comunicava-se com seu povo numa época em que o canon bíblico ainda não estava completo, e que hoje não é mais preciso haver alguém como Ágabo, prevendo períodos de fome, pois isto está previsto no Novo Testamento. Para  afirmar  isso é necessário apresentar referências comprobatórias do Novo Testamento.

Não nos esqueçamos que "escatologia" significa doutrina das últimas coisas. No Novo Testamento temos 2 Tessalonicenses, que é uma carta com conteúdo escatológico. E temos Apocalipse, outro livro escatológico. Tenhamos avivados no memória que os escritos dos apóstolos eram lidos nas igrejas do primeiro século. Portanto, não podemos desprezar a função profética com vista ao futuro (1 Tessalonicenses 5.20).

Sem bases hermenêuticas e exegéticas, há quem cogite que o ministério profético da congregação de Corinto ocorreu em caráter momentâneo. Dizem que não existe mais necessidade de profetas, pois tudo o que o Senhor quer comunicar-nos, fala através das Suas Escrituras.

"Ora, isto-ele subiu-que é, senão que também desceu às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo" - Efésios 4.9-13.

Se as igrejas que rejeitam o ministério profético aceitam a existência do ministério pastoral, qual seria o critério para negar e desacreditar da existência de profetas atualmente? Não devemos limitar o Senhor, ambas funções estão em paralelo em Efésios 4.9-13. Existe muita gente trabalhando como portavoz de Deus nos dias atuais. Os pregadores, pastores, evangelistas de acordo com as Escrituras. trazem a mensagem divina para a geração atual.

Qual é a voz de Deus para nós hoje? Os pastores de hoje, ao pregarem o Evangelho, são verdadeiros portavozes da Palavra de Deus, quando usam as Escrituras Sagradas, que é a fonte de toda profecia inspirada. Os profetas contemporâneos são aqueles que reproduzem o canon bíblico com fidelidade. A voz do Senhor está contida nas Escrituras Sagradas, a voz de Deus é emitida para nós através das Escrituras Sagradas.

As únicas profecias atuais já estão consubstanciadas nas Escrituras Sagradas? Quando o pregador diz "hoje profetizo em tua via" ele está agindo como mentiroso? O Espírito Santo é o nosso Consolador. Através das Escrituras Sagradas fala a todos de maneira geral. No entanto, ao mesmo tempo, quando é necessário, sem contradizer e sem acrescentar nada à informação contida nas Escrituras, consola e conforta os crentes acerca da vontade de Deus. O Senhor se comunica com os fiéis individualmente, com o objetivo de criar a base de sustentação da esperança que nos motiva a cada dia. Deus quer direcionar os fiéis em todos os setores da vida e os que têm comunhão profunda estão sempre em harmonia com seus propósitos de edificação da Igreja. Quando nos frustramos ou desanimamos diante das dificuldades que se colocam diante de nós ou precisamos de uma direção, que está fora do nosso alcance, Ele nos dá o impulso necessário para seguir adiante.

Sobre as profecias individuais, a Bíblia diz: "Provai os espíritos, porque nem todos são de Deus". É preciso estar receptivo para algo da parte de Deus e sempre buscar confirmação nas Escrituras, pois é dela que vem a confirmação final (1 Coríntios 14.29; 1 Timóteo 1.18; 1 João 4.1).

Deus age em nossas vidas na mesma proporção da nossa fé, se cremos que Ele fala somente através da Palavra escrita, assim será. E se cremos que Ele se comunica por meio de profecias específicas em prol da nossa vida, assim será.

Os profetas do passado, em sua maioria, foram portavozes de Deus usando o cânon do Antigo Testamento. Ao abrir o Novo Testamento, encontramos muitas citações do NT, que era a Palavra revelada naquela época. Hoje é parecido. Os portavozes usam o AT e o NT. As profecias acontecem hoje. E se acontece hoje, qual nome daremos para essas pessoas, em função igual aos crentes do passado? Existem muitas pessoas trabalhando como portavozes de Deus hoje. É possível negar isso? Não. Então existem profetas na atualidade.

E.A.G.

Postagem realizada a partir de debate na comunidade Igrejas Pentecostais, tópico cujo título é O Novo Testamento dá margem para ter profetas? Conteúdo adaptado ao blog e parcialmente compilado.

Gandra: mídia ignora cristofobia islâmica

Ives Gandra: “Tolerância é para todos,
 exceto para os intolerantes”.
O crescimento da cristofobia

Jornal do Brasil
Ives Gandra

Ayaan Hirsi Ali publicou na revista Newsweek, de 13 de fevereiro passado, artigo fartamente documentado sobre a guerra que os países islâmicos estão desencadeando contra os cristãos, atingindo sua liberdade de consciência, proibindo-os de manifestarem sua fé e assassinando quem a professa individualmente ou mediante atentados a Igrejas ou locais onde se reúnam.

Lembra que ao menos 24 cristãos foram mortos pelo exército egípcio, em 9 de outubro de 2011; que, no Cairo, no dia 5 de março do mesmo ano, uma igreja foi incendiada, com inúmeros mortos; que, na Nigéria, no dia de Natal de 2011, dezenas de cristãos foram assassinados ou feridos, e que no Paquistão, na Índia e em outros países de minoria cristã a perseguição contra os que acreditam em Cristo tem crescido consideravelmente. Declara a autora que “os ataques terroristas contra cristãos na África, Oriente próximo e Ásia cresceram 309% de 2003 a 2010”. E conclui seu artigo afirmando que, no Ocidente, “em vez de criarem-se histórias fantasiosas sobre uma pretensa “islamofobia”, deveriam tomar uma posição real contra a “Cristofobia”, que principia a se infestar no mundo islâmico. “Tolerância é para todos, exceto para os intolerantes”.

Entre as sugestões que apresenta, está o Ocidente condicionar seu auxílio humanitário, social e econômico a que a tolerância para com os que professam a fé cristã seja também respeitada, como se respeita, na maioria dos países ocidentais a fé islâmica.

Entendo ser o Brasil, neste particular, um país modelo. Respeitamos todos os credos, inclusive aqueles que negam todos os credos, pois a liberdade de expressão é cláusula pétrea na nossa Constituição.

Ocorre, todavia, que as notícias sobre esta “Cristofobia islâmica” são desconhecidas no país, com notas reduzidas sobre atentados contra os cristãos, nos principais jornais que aqui circulam. Um homossexual agredido é manchete de qualquer jornal brasileiro. Já a morte de dezenas de cristãos, em virtude de atos de violência planejados, como expressão de anticristianismo, é solenemente ignorada pela imprensa.

Quando da Hégira, em 622, Maomé lançou o movimento islâmico, que levou à invasão da Europa em 711 com a intenção de eliminar todos os infiéis ao profeta de Alá. Até sua expulsão de Granada — creio que em 1492 — os mulçumanos europeus foram se adaptando à convivência com os cristãos, sendo que a filosofia árabe e católica dos séculos 12 e 13 convergiram, fascinantemente. Filósofos de expressão, como Santo Tomas de Aquino, Bernardo de Claraval, Abelardo, Avicena, Averróes, Alfa-rabi, demonstraram a possibilidade de convivência entre credos e culturas diferentes.

Infelizmente, aquilo que se considerava ultrapassado reaparece em atos terroristas, que não dignificam a natureza humana e separam os homens, que deveriam unir-se na busca de um mundo melhor. Creio que a solução apresentada por Ayaan Hirsi Ali é a melhor forma de combater preconceitos, perseguições e atentados terroristas, ou seja, condicionar ajuda, até mesmo humanitária, ao respeito a todos os credos religiosos (ou à falta deles), como forma de convivência pacífica entre os homens. É a melhor forma de não se incubarem ovos de serpentes, prodigalizando auxílios que possam se voltar contra os benfeitores.

Ives Gandra da Silva Martins é jurista. – ivesgandra@gandramartins.adv.br

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Igreja evangélica em Uganda: fé, alegria, hinos de louvores e danças


População: 32.369.558 (estatística de Julho 2009).

Idiomas: Inglês (língua nacional oficial), Luganda, outras línguas Níger-Congo, Nilo-saarianos línguas, suaíli, árabe.

Taxa de Fecundidade Total: 6,77 crianças nascidas / mulher (estatística 2009, a segunda maior do mundo).


População Urbana: 13% da população total (2008) .

Taxa de alfabetização: 66,8% (76,8%  homens, 57,7%,  mulheres  (Census de 2002).

Expectativa de vida: 52,72 anos (51,66  homens,  53,81 mulheres (2009).

População abaixo da linha da pobreza: 35%. Estística de 2001.



Produto Interno Bruto (renda per capita): 1.300 dólares americanos. Dados de 2009.

Religiões: católicos romanos 41,9%; protestantes 42% (35,9% anglicanos) pentecostais 4.6%, adventista do sétimo dia 1.5%), muçulmanos 12.1%, outros 3.1%, nenhum 0.9% (Census 2002).  

Grupos Étnicos: Baganda 16,9%, Banyakole 9,5%, 8,4% Basoga, Bakiga 6,9%, 6,4% iteso, Langi 6,1%, 4,7% Acholi, Bagisu 4,6%, 4,2% Lugbara, Banyoro 2,7%, outros 29,6% (2002 census) .

A fé que faz vencer tudo


"Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo" - 1 Coríntios 15.57.

Uma breve reflexão sobre a mensagem contida no capítulo 15 da primeira carta do apóstolo Paulo aos irmãos da cidade de Corinto.

Quando eu decidi que iria servir ao Senhor, ainda era bem jovem, estava com aproximados 17 anos de idade. Tinha uma vida agitada, uma turma que saía comigo nos finais de semana em festas de bailes - em determinadas ocasiões, na base de amizade, entrada livre, eu mesmo tinha discos de vinil e promovia o evento.

Ao me decidir por Jesus, esta rede de amizades passou a ser um impecilho para minha fé, mas havia determinação em mim. Passei a orar e falar do amor de Deus para eles. Garotos e garotas, uma pessoa de cada vez, cheguei a acompanhar até a igreja. Houve conversões, alguns receberam a Palavra como a semente plantada nas pedras, outros como a semente à beira do caminho e outros como plantio em boa terra.

Não tinha vícios com álcool e nenhum outro tipo de droga, quando passei a ser cristão praticante. Mas, havia em mim costumes que a Palavra de Deus condena, estavam arraigados na alma. A oração e o jejum me fez forte e pude superar todos eles e andar segundo o Espírito.

Um dia, orei assim: "Senhor, eu gosto de mulher e quero estar fiel diante de Ti". E descrevi quem eu desejava ter como companheira de vida conjugal. A descrição continha traços físicos e de personalidade. Deus atendeu a minha oração. Estou casado há 25 anos e feliz.

O apóstolo Paulo escreveu uma excelente apologia da ressurreição de Cristo. E notificou a igreja sobre a necessidade de reter o Evangelho no coração, pois é através da obediência aos mandamentos de Deus que somos salvos. Ele afirmou que ser um crente nominal é viver em vão. De nada adiante crer que Jesus levantou-se dos mortos ao terceiro dia sepultado, se não obedecemos ao que Ele manda.

É importante lembrar que a graça divina está sobre nós. O favor do Senhor, que não merecemos, nos ajuda a triunfar sobre o pecado e nos possibilita viver em fidelidade, basta querer vencer o mundo e a carnalidade e os vencemos.

Quem pensar que viver em santidade é viver igual ao dependente de drogas em período de abistinência, engana-se. O desejo pelas coisas pecaminosas se torna fraco e ausente, se no coração do convertido houver o desejo de pisar o pecado e consagrar-se. Deus dá a vitória por intermédio de Jesus Cristo. Quem serve ao Senhor de verdade conhece a vitória sobre os vícios e costumes desse mundo, recebe força e alegria para viver tranquilamente com seus sentimentos interiores.

Na ressurreição de Cristo, todos os seres humanos receberam a condição de seres vivificados espiritualmente, receberam o poder de caminhar no Espírito. Assim sendo, todos nós somos capazes de vencer os impérios, forças, potestades do mau, agentes espirituais de Satanás (1 Coríntios 15 25, Romanos 16.15). Basta querer ser vencedor e será.

Jesus Cristo é a Vida e é vivificante! (João 14.6; 1 Corintios 15.45).

Talvez, agora, você sofra vexames por ser crente em Deus. Não queira reagir segundo as reações da natureza carnal. Ou, talvez, esteja fraco fisicamente, a doença perturba você. Continue fiel, creia na cura divina, vá ao médico, mantenha-se em obediência à Palavra de Deus, seja constante na atitudes que atendam a Obra do Senhor. Ore, vigie, caminhe no Espírito. É possível vencer os males, vencer os maus costumes, vencer tudo, e andar de cabeça erguida e feliz.

Jesus Cristo fez menção às tribulações dessa vida, e venceu todas elas ao ressuscitar. Passamos por tormentos também, não devemos desanimar, é preciso lutar. A fé é a própria vitória, com ela vencemos o mundo (João 16.33; 1 João 5.4).

Por enquanto, a alma e o espírito habitam neste corpo carnal, estamos sujeitos a sofrer com problemas imensos, mas não deixemos de glorificar a Deus. Chegará o momento em que habitaremos em um corpo transformado, que não se corrompe com as dores, com a velhice e doenças. Deus trocará o corpo corruptível por um outro incorruptível, a condição mortal pela imortalidade. A partir dessa mudança nunca mais sofreremos, jamais presenciaremos o pranto e a esperança sem respostas à contento. Então, enquanto ainda estamos nesta terra, nos ocupemos com a boa semeadura. Não nos esqueçamos que quem planta coisas espirituais colherá a existência no porvir ao lado de Deus, que é o Espírito Santo.

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" - 1 Coríntios 15 19).

Sejamos fiéis ao nosso Deus em todos os momentos: na properidade e na pobreza, na saúde e na doença, em reconhecimento pessoal em público e debaixo de críticas injustas. Recusemos os acordos com a filosofia desse mundo, que nega a eficácia do amor e do poder de Deus. Procuremos viver bem, comer e beber, divertir-se, trabalhar e descansar, não esquecendo que amanhã partiremos daqui para o céu, quando habitaremos com Deus para sempre. 

Servir a Deus é muito bom, todo passo que damos no Espírito não é em vão.


E.A.G.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

And the Oscar goes to... Oscar 2012 transmissões de TV


E o Oscar vai para... A frase deverá ser repetida 24 vezes no próximo domingo, 26. Os canais TNT e Globo transmitirão ao vivo, com tradução simultânea, a partir do Kodak Theatre, em Los Angeles.

A festa do prêmio mais conhecido do cinema mundial, é realizada anualmente pela Academy of Motion Picture Arts and Sciences (Academia de Artes e Ciências Cinematográficas) desde 1929. Aqui no Brasil, o crítico Rubens Ewald Filho fará comentários pela TNT (começa às 20h30) e o ator José Wilker pela Globo (23h55). Não precisamos dizer que a transmissão da TNT é a completa.

Trata-se da  84ª cerimônia de premiações para a indústria de cinema. Em tempos de crise econômica em Hollywood e toda Europa, esta edição da festa causa expectativa aos brasileiros. A canção Real in Rio, da animação Rio, composta por Carlinhos Brown e Sergio Mendes está na competição. Espera-se para ver no que isso vai dar... Seria a mesma política do passado, que trouxe o personagem Zé Carioca à existência? Um Oscar alavanca as vendas, é sinônimo de maior consumo, entrada de reais aos cofres dos gringos da Sétima Arte.

Curiosidades: os indicados não podem fazer campanha, aqueles que pedem votos são vistos de soslaio e geralmente perdem a estatueta; a categoria só pode votar em colegas - atores votam em atores, diretores em diretores e assim por diante. O filme francês, mudo, O Artista, é cotato para ser o vencedor da noite.  

Diz-se que haverá apresentação do Cirque du Soleil durante o evento. A confirmar... 

Mas, vamos falar de cristianismo. Quem merece um Oscar? O Oscar vai para... Satanás! Sim, ele é o melhor ator de todos os tempos, tenta enganar até os escolhidos - engana muita gente - , sabe se transformar em anjo de luz, se passa por ovelha entre ovelhas, tendo instinto de lobo devorador. Ele é capaz de fazer multidões acreditar que ele não existe!

E.A.G.

Pastor Yosef Nadarkhani é pauta no Jornal Nacional

Jornal Nacional de 23 de Fevereiro de 2012 noticia o caso Nadarkhani. E Jordan Sekulow, diretor do instituto American Center for Law & Justice, organização que defende a liberdade religiosa, entrevistado por Luis Fernando Silva Pinto, diz que não se sabe se o pastor vive ou está morto.

Sekulow afirma que o Brasil é um país que tem poder para mudar o destino de Nadarkhani, pois possue relações amistosas com o Irã, e assim sendo há liberdade para interceder pela vida dele e ser atendido.


ONU pede liberdade de Yosef Nadarkhani

Yosef Nadarkhani e sua família

Yosef Nadarkhani e a perseguição religiosa do Islã

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Redes sociais: importantes ou fúteis?

Fato: as redes sociais são uma extensão de quem somos na vida real.

Desde 2006 estou na Internet. Administro comunidades no Orkut e outras redes sociais, também edito blogs, A minha satisfação é compartilhar conhecimentos: da Bíblia Sagrada; navegabilidade na rede:, e informações gerais. Aprendi muito online, e, dentro das minhas possibildiades, sempre procuro passar adiante o que sei.

Eu acredito que existem pessoas viciadas no Facebook, Orkut, Twitter, G+, Ning. Mas não porque as redes sociais sejam viciantes. Seria porque o usuário é propenso à dependência.

Nós, os Internautas, construímos a nossa rede de contatos igual construímos as nossas amizades na vida presencial. Escolhemos quem são os contatos, as fotos de álbuns e todos os textos compartilhados. A qualidade das redes é única e exclusiva responsabilidade nossa.

Alguns meses atrás, troquei postagens no Orkut com uma pessoa que, embora em conexão por mais de um ano, não havia chamado a minha atenção. Ela pedia oração, demonstrava sentir aflição. Estava com problemas de saúde e afastada do trabalho, recebia o auxílio do INSS. Ainda não recuperada, o perito suspendeu o dinheiro, mas ela não tinha nenhuma possibilidade de voltar ao serviço , não tinha fonte de renda. Eu me propus a orar. Ela havia impetrado recurso para nova avaliação médica, então passei algumas informações sobre o que fazer no segundo exame. Ela agradeceu e depois disso não voltamos a tocar neste assunto. No começo de Fevereiro, muito alegre, voltou a agradecer informando que já estava aposentada, disse-me que seguiu todas as dicas. Fico feliz, pensando que possa ter sido útil, apesar de ainda não ter conhecido a tal pessoa presencialmente.

Ontem, um pastor assembleiano comentou que teve a oportunidade de conhecer uma pessoa do Facebook. A tal pessoa sofre de síndrome do pânico e não saía de casa havia quatro anos. Ele se prontificou a visitá-la e fez isso. 

A qualidade da rede depende de quem a usa. Algumas redes sociais são compostas totalmente com futilidades, outras, possuem conteúdos edificantes e informativos. Mais de uma vez eu já recebi informação de alguns fatos via rede social, antes de qualquer redação jornalística brasileira noticiar. Exemplos recentes são as mortes de Michael Jackson e Whitney Houston. Por causa das redes sociais, em meu blog, fui capaz de passar a informação adiante antes de muitas agências de notícias importantes do Brasil.

 E.A.G.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Violência contra mulheres. Por quê?

Com certeza, a violência contra a mulher é motivada pela falta de educação.

1. educação familiar.

Filhos nascem fora do casamento, a mãe solteira é quase que uma ausente completa, sai para trabalhar fora de segunda-feira à sábado. Os pequeninos são criados por avós e não conhecem o pai, outro ausente (que em muitos casos nega-se a pagar pensão).

A violência contra os mais fracos é consequência de um caráter ruim.

O machismo existe porque as mães não instruem os filhos a se comportarem como seres humanos. São elas que possuem poder de fazer com que as crianças se tornem adultos bons.

2. educação escolar.

Um depoimento: Um menino acostumou-se a maltratar uma criança na escola. Os pais foram informar isso na Diretoria. Depois, a criança chegou em casa e disse que foi repreendida pela professora: "o que acontece na escola fica aqui na escola". No dia posterior, o menino deu um soco na barriguinha da menina. O pai esperou o menino na saída da escola, pegou-o pelo braço, exigiu que olhasse para os olhos dele e lhe disse: "homem de verdade não bate em mulheres, quem bate em mulheres é homenzinho covarde" e deixou-o ir para sua casa. Os pais da menina receberam um telefonema da Diretoria, reclamando que o aviso do pai ao garoto, um provável futuro adulto espancador de mulheres, era uma violência. Sendo ou não uma violência, o recado, vis a vis, surtiu efeito, o menino deixou de fustigar a menina.educação religiosa

3. educação religiosa

Diz-se que a religião é algo retrógrado. Mas ela incute na mente das pessoas o amor. Marido amar a esposa, esposa amar marido, filhos respeitarem os pais, todos serem bons cidadãos.

Conclusão.

É preciso ter vontade de fazer da sociedade uma sociedade composta por famílias com estruturas convencionais. Um pai, uma mãe e os filhos. Os divorcios provocam a ausência de um dos progenitores. Isso provoca muitos problemas!

E.A.G.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A bolha de sabão e a vida humana sem Deus



Acho que não existe nada tão frágil e ao mesmo tempo tão belo do que uma bolha de sabão. A bola transparente, dona de expectro multicolorido, com as cores vermelho, violeta, laranja, verde, azul anil e índigo, é uma poesia sem versos. Estrofes com uma grande mensagem, mas sem voz, sem palavras.

A bolha, levada pela força do vento, flutua sem direção buscando a linha do horizonte e ao mesmo tempo é empurrada para baixo pela pressão da gravidade. Sem que ninguém possa evitar, colide com a superficie do chão ou quaisquer barreiras em sua tragetória. Pronto. Eis a desintegração da força da beleza. Era uma vez... Não é mais nada... Eis uma pequena quase-poça d'água jazendo disforme no solo, escoando numa parede, ou num muro, ou numa planta.. Logo será sugada pela temperatura climática, evaporará no espaço.

O Criador fez o ser humano belo. Não existe nada mais belo do que o ser que é a imagem e semelhança do Criador. Somos um corpo, contendo uma alma e um espírito. Cada um de nós possuímos uma personalidade única que é dotada de talento também único. Você já descobriu o seu talento? Ele é admirável, tal qual as cores refletidas na esfera de sabão. Se ainda não sabe quais são esses presentes exclusivos do Criador, precisa urgentemente descobrir.

Uns são voltados para o canto, a voz é linda. Outros, possuem facilidades com os cálculos matemáticos, e poderão usá-los nas Ciências Exatas. Ainda, existe quem tenha o raciocinio rápido e a evolução da boa oratória. Essas características, entre outras, são a espinha dorsal de estruturas de histórias de vidas. Alguns, usam bem e se sobressaem em sua geração, enquanto que outros passam os anos no ostracismo porque deixam os talentos enterrados, querem usar talentos alheios ou gastam o tempo displicentemente.

Havendo consciência de que estamos aqui neste mundo com uma missão, e capacitados para cumprí-la eficazmente por quem nos comissionou, a nossa existência passa a ter pleno sentido de ser. Faça um exame introspectivo. Descubra-se! Retraído ou expansivo, você é alguém de valor incomensurável.

Não erre: a missão do ser humano é amar a Deus sobre tudo e todos e ao seu semelhante como a si mesmo. Use as habilidades que o Criador deu a você para amar a todos. Faça  o bem aos que estão ao seu alcance. Queira carregar o peso de problemas dos outros e não negue aos outros carregar o peso dos seus problemas. Acostume-se a compartilhar alegria e tristeza. Chore com quem chora, e festeje a alegria de quem sorri.

Não queira seguir a tragetória da bolha de sabão. São muitas pessoas que vivem em rota de colisão e em linha cadente, porque não descobriram que nasceram para amar o próximo e amar a si mesmo.

A tendência humana é errar. Pecado significa o mesmo que erro.  Se não usamos o amor, todos somos como a inconsistente bolha de sabão. Sem amar, passamos pela vida refletindo as cores que Deus criou, mas não colorimos nada. Amando, nos tornamos úteis, marcamos a nossa geração através do talento que ganhamos do Criador.

Erramos quando não usamos os nossos talentos para o bem coletivo. Se você optar em usar seus talentos de maneira egoísta, será infeliz. E se se doar só para os outros, sem usar os dons em seu favor, também será uma pessoa com certa insatisfação pessoal. Não, não digo que você deve viver apenas para os outros. Todos acertamos quando amamos o próximo como amamos a nós mesmos. Ter esse equilíbrio sentimental gera a satisfação de viver! Confira: Gálatas 5.14; Tiago 2.8.

Encontramos no livro de Eclesiastes, capítulo 1 e verso 2 a palavra "hãvel". Ela significa bolha, vapor, sopro, aquilo que logo deixa de existir porque não tem substância. Esta palavra está vertida ao português como "vaidade".

“Vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade” - Eclesiastes 1.2.

“Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque que é a vossa vida? É um vapor, que aparece por um pouco e depois se desvanece” – Tiago 4.14.

“Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste eternamente” – Isaias 40.8.

Viver sem amar, espiritualmente, nos torna seres sem substância real. Nos movemos por vaidade. No senso coletivo de hoje em dia, o substantivo feminino vaidade é entendido como o desejo e os atos imoderados para ganhar a admiração de outros. Mas teologicamente o significado de vaidade é mais que isso. É: ilusão, vazio, futilidade, frustração, inanidade, insignificância, contrasenso; o que é de pouca duração, sem valor e sem sentido. Literalmente, Eclesiastes 1.2 é “sopro dos sopros”.

A vida neste corpo material é curta, por mais que vivamos. Não adianta fazer planos se esquecemos de incluir Deus e a Sua Vontade neles. Porque é a Palavra que dura para sempre enquanto o ser humano e a criação passam feitos a bolha de sabão. Precisamos escolher viver construindo positividades, ser parte integrante dos projetos divinos, colocando os talentos que temos para o bem coletivo. Todos os nossos feitos, que não são praticados com amor, são considerados inúteis por Deus - meras vaidades, uma bolha de sabão!

Somente com a eterna e imutável Palavra do Senhor encontramos a base para tomar decisões acertadas para o nosso estilo de vida. É opção inteligente viver o presente e planejar o futuro de acordo com as Escrituras Sagradas como regra de conduta e fé. Quem assim o faz terá paz e alegria no porvir, ao lado de Cristo e de Deus, o Criador.

A Palavra de Deus é a consistência do nosso viver. Para estar com Deus para sempre, é necessário priorizar a vontade dEle em nosso cotidiano. Escolher o  amor, e não a inveja. Priorizar o amor, e não o egoísmo. Querer agir com amor e nunca responder com indiferença aos que pedem ajuda.

Davi retinha a Palavra de Deus para não errar: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" - Salmos 119.11.

O apóstolo Paulo recomendou retê-la: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração" - Colossenses 3.16 .

Os anos de existência no corpo físico nos torna velhos, a vida do ser humano é finita, mas Deus continua sempre o mesmo dia após dia. Ele não muda. (Tiago 1.17). Quem retém a Palavra no coração, sabe que mesmo que o corpo pereça, o espírito permanecerá inabalável diante do Criador.

"Segundo a minha intensa expectação e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a confiança, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho. Mas, se o viver na carne me der fruto da minha obra, não sei então o que deva escolher. Mas de ambos os lados estou em aperto, tendo desejo de partir, e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" - Filipenses 1.20-23.

Ame! Faça isso tendo em sua consciência que é a vontade de Deus para você.

E.A.G.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Experiência com Deus

Por Cassio Castelo

Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia - Salmos 34.8.

A vontade de Deus é que o ser humano tenha experiência com Ele. Que caminhe com Ele, esteja com Jesus Cristo no coração.

Não podemos dizer que temos experiência com Deus pelo simples fato de ouvir falar dEle, pois a experiência com Deus e muito mais do que isto!

Experimentar é:

• ter conhecimento adquirido por prática;
• prova;
• constatação.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem" - Hebreus 11.1.

Ao longo da história humana o relacionamento entre Deus e o Homem vem se constatando, apesar de muitos filósofos e até mesmo historiadores dizerem que é impossível o homem ter acesso a Deus e com Ele se relacionar.

Alguns dizem que esta impossibilidade é devido, o fato de Deus ser um ser superior à criação. Porém nós que O servimos, sabemos que o nosso Deus não é um Deus distante e impiedoso, que habita no céu e apenas assiste o desenrolar dos acontecimentos na Terra, apenas vê a sua criação sem fazer intervenções em favor de seus servos fiéis.

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" - Romanos 8.28.

As Escrituras mostram claramente que esse relacionamento com Deus é perfeitamente possível. Apesar de ser um Deus soberano, superior, perfeito, puro, a sua superioridade não significa que Ele não possa se relacionar com o homem.

Ele está conosco.

E.A.G.

Conteúdo adaptado ao Belverede. Cassio Roberto da Silva Castelo, tem, formação em história e teologia, coordenador e professor da Faesp (Faculdade Evangélica de São Paulo), foi coordenador setorial do departamento de evangelismo e missões da Igreja Evangelica Assembleia de Deus (Ministério do Belém - Lapa - São Paulo - SP), pastoreia a Assembleia de Deus, Vila Miriam, setor 3 - São Paulo - SP.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Páscoa: abordagens Belverede

Ao longo do tempo de existência do blog Belverede, procuramos pesquisar e trazer respostas aos Interneautas. Uma das pautas recorrentes é a celebração da Páscoa e o significado dela para a cristandade.

Ao entrar o mês de Fevereiro de 2012, através das páginas de análises, notamos que aumentam o interesse pelo assunto. Então, recolhemos os textos e o apresentamos aqui. Espero que gostem desse iniciativa. 

A Bíblia e a História: o que é a Páscoa?

Jesus e a Páscoa 

O significado cristão da Páscoa

A Assembleia de Deus e a Páscoa

Semana Santa ou Semana do Bacalhau e Ovos de Chocolate

A Páscoa de Lydia Moisés, da Banda Voz da Verdade

Bispo católico celebra Páscoa com escultura de Cristo eletrocutado


E.A.G.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Whitney Houston: novidades póstumas

18 de fevereiro de 2012: Automóvel carrega o corpo de Whitney ao cemitério.

A atriz e cantora Whitney Houston havia gravado um filme antes da morte. A produção é do ministério em que ela cantava como solista na adolescência, a The New Hope Baptist Church, onde foi velada A informação foi dada pelo próprio pastor da igreja, Joe A. Carter, em discuso durante o velório. Então, novidades póstumas dela virão brevemente.

Na cerimônia de velório, 18 de Fevereiro, estiveram muitas personalidades presentes: Oprah Winfrey, Kevin Costner, Steve Wonder, Alicia Keys, o governador de New Jersey Chris Christie, entre outras.

Costner, que trabalhou ao lado Whitney em O Guarda-Costas, discursou na ocasião, disse que não era mais momento de derramar lágrimas mas celebrar o pequeno milagre de Deus que foi a vida da cantora e atriz. Ele revelou que Houston, apesar de estar muito evidente e prestigiada na época da produção, se mostrava bastante insegura nos bastidores das filmagens. Lembrou que a artista não conhecia sua fama, e que na época do filme não se cansava de perguntar "sou suficientemente boa? Sou bonita o suficiente? Eles gostarão de mim?" Revelou acreditar que essa atitude é parte do peso que a fez grande e parte do que fez com que ela tropeçasse no final. O ator também disse que a música I Will Always Love You quase foi cortada pelos produtores do filme.

Porém um dos momentos mais reveladores do funeral também foi o mais comovente. A apresentação de fotos de Houston quando criança, com sua mãe,  Cissy Houston, e com sua filha, Bobbi Kristina. Foi lida uma carta que Cissy escreveu para a filha. Dois trechos: "Nunca te contei que quando você nasceu, o Espírito Santo me disse que você não ficaria muito tempo. E agradeço a Deus pela linda flor que Ele me permitiu criar e amar por 48 anos. Descanse, minha filhinha, em paz! Assinado: Mame.

Whitney vendeu 170 milhões de álbuns em sua carreira, chegou 30 vezes ao topo da parada da Billboard Music Award, 22 American Music Award, ganhou seis prêmios Grammys, dois Emmy Award, e somou um total de 415 prêmios ao longo da carreira. Planejava lançar um novo álbum neste ano.

A voz de Houston, na gravação de "I Will Always Love You", encerrou o funeral.




Fonte: Diário do Nordeste,  Band News via UBE Blogs

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Diálogos inter-religiosos

"Nós conhecemos pequenos pedacinhos da verdade"

O autor da frase é o rabino Michel Schelesinger, no programa Le Haim, transmitido na noite de 18 de Fevereiro de 2012, na TV Aberta. O religioso promove encontros entre diferentes religiões objetivando fazer com que as diferenças dogmáticas não sejam catalizadores de contendas.

 E.A.G.

Veja mais: Humor judaico o neto chamado Cursinho

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Entrevista: Eliseu Antonio Gomes responde à Sou Cristão Alienado Não

Uma pequena sabatina entre amigos da comunidade Sou Cristão, Alienado Não, aberta entre 17 à 24 de Fevereiro de 2012.

A idealizadora é Moderadora da comunidade, Mara Lilian de Abreu Wanderley (perfís: Facebook, Orkut).

Reproduzirei algumas perguntas e respostas aqui no Belverede.  Caso desejarem ler na íntegra: aqui.

Mara: O que achou de ser escolhido para entrevista?

Eliseu: É uma honra estar aqui respondendo. Acho que a sua dedicação como Moderadora faz as entrevistas acontecerem. Me abordou lá no Facebook . Aliás, convido as amidades, daqui, para estar comigo por lá. Link: https://www.facebook.com/#!/eliseu.gomes

Mara: O que é "ser cristão" para você?

Eliseu: Ser cristão é ser seguidor de Cristo. Não fisicamente, mas seguindo os mandamentos de amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. Nem todos que se dizem cristãos fazem isso. Eles seguem a raiva... Qualquer contrariedade os fazem ofender, partir para as contendas.

Mara: Em que cidade vc nasceu?

Eliseu: Sou paulista e paulistano. Gosto do Estado e da Cidade de São Paulo. É um lugar bom de se viver. Existe de tudo por aqui.

Mara: Onde mora?

Eliseu: Moro na cidade que nasci, e pretendo continuar sempre nela.

Mara: Tem ou gostaria de ter filhos?

Eliseu: Tenho sim. A prole é pequena. São duas almas aos pés de Cristo. Que tenho muito prazer em ser pai. Nunca me envergonharam, só dão orgulho e alegria.

Mara: Qual a sua profissão e motivo da escolha?

Eliseu: Eu trabalhei na área de metalurgia. Eu optei pelo ramo porque paga-se muito bem e existia um ótimo plano de saúde. Hoje estou aposentado. Na época, tive a oportunidade de implantar redes de intranet em empresa, informatizar a indústria. E até ficar na expectativa de ver a Internet começar a funcionar no Brasil.

Mara: Gosta de ler? Tem algum livro ou autor de sua preferência, caso afirmativo?

Eliseu: Sim gosto de ler. Mas confesso que diminuí o número de livros nesses dois anos passados. Vou retomar o rítmo. Ler é uma ótima "ginática cerebral". Quem lê mantém o raciocínio equilibrado, os neurônios fortes. Não tenho um autor predileto. Vou pelos assuntos e pelo selo das editoras. Consumo publicações da Editora Vida, Vida Nova, CPAD, Mundo Cristão, e... Betânia (faz tempo que não pego nada dela).

Mara Lilian Wanderley
Mara: Quais as suas músicas preferidas?

Eliseu: A boa. Aquela que tenha poesia e não use vulgaridade. E, entre a secular e religiosa, prefiro louvores. Há mais de trinta anos não compro as "músicas do mundo".

Mara: Sabe cantar? É afinado?

Eliseu: Não tenho garganta para cantar... Mas sou afinado, já cantei em grupos de louvores da igreja. Sou barítono.

Mara: Toca algum instrumento? Se afirmativo, qual e há quanto tempo?

Eliseu: Não toco instrumentos.

Mara: Tem algum outro hobby? Qual?

Eliseu: Colecionei por muito tempo revistas em quadrinhos, da Marvel. Era adolescente. Hoje em dia não tenho hobby.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Lília Paz - Se isso não for amor (áudio e letra)




Se Isto Não For Amor

Deixou, o esplendor de sua glória
Sabendo o destino aqui
Estava só e ferido no golgóta
Para dar a sua vida por mim

Se isto não for amor,
O céu não é real
Não há estrelas no céu
As andorinhas não voam mais

Se isto não for amor
O oceano secou
Tudo perde o valor
Se isto não for amor

Mesmo na morte lembrou-se
Do ladrão que a seu lado estava
Com amor e ternura
Falou-lhe, no paraíso comigo estarás.

Confira outras postagens neste blog: Lília Paz

Fonte: Batista Duartte

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Viver em família ou sozinho?


Em 10 de Fevereiro, o portal IG publicou um artigo, cuja autoria é de Rafael Bergamaschi, título "Sozinhos e Felizes", sobre algumas pesquisas apontando ao aumento do número de pessoas habitando separadas de familiares e amigos.

Entendo que nenhum cristão deve abaixar a cabeça e resignado aceitar os males desse mundo. Pois, conhece a comparação que Jesus fez sobre aquele que quer segui-lo. Sal e luz. Dois elementos agentes.

O cristão recebeu como missão adotar o comportamento que opta por amar. O amor se consiste em ações positivas, na transmissão da benignidade à vida humana. Experimentamos o benefício da presença do Senhor em nossas vidas. Uma das formas de amar é fazer com que outras pessoas também conheçam o bem-estar que conhecemos.

É muito importante transmitir o estado de alegria que recebemos através da presença do Criador em nosso estilo cristão de viver. O crente em Cristo tem um chamado divino para a sua geração, o objetivo deste chamamento é para que ele ofereça a todos da sua época o sabor do Pão do Céu e a luz da Palavra de Deus.

Ao ler o artigo de Bergamaschi, veio em minha mente os seguintes textos bíblicos:

Gênesis 2.18: “Não é bom que o homem vida só...”.

Salmos 68.6: "Deus faz que o solitário viva em família...".

Provérbios 18.1: “Aquele que vive isolado busca seu próprio desejo; insurge-se contra a verdadeira sabedoria”.

Eclesiastes 4.8-10: “Há um que é só, e não tem ninguém, nem tampouco filho nem irmão; e contudo não cessa do seu trabalho, e também seus olhos não se satisfazem com riqueza; nem diz: Para quem trabalho eu, privando a minha alma do bem? Também isto é vaidade e enfadonha ocupação. Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante”.

2 Timóteo 3.3: "...sem afeição natural..”.

Nem todos que estão sozinhos vivem assim por opção pessoal, alguns casos têm a ver com opção dos outros. É difícil declarar-se um ser rejeitado e comentar sobre os motivos da rejeição.

Creio que a motivação de algumas pessoas que preferem isolar-se seja algum trauma. Eles buscam na solidão a paz e a liberdade, que em minha opinião é apenas aparente em quase todos os casos.

No artigo, uma entrevistada se mostra feliz e diz que morar sem companhia dá a ela o privilégio de ir dormir e acordar quando desejar. Dormir quando quer e acordar quando quer, é uma condição que também pode ocorrer acompanhado. Basta haver respeito no lar. Tenho isso, moro em família, o relógio não me pressiona, o sono não é interrompido pelas pessoas que convivem comigo e nem interrompo o sono alheio.

Outros, falaram sobre amigos de Internet. Realmente, nestes tempos modernos é possível socializar-se virtualmente. Mas tais relacionamentos não substituem a vida presencial. A interatividade em redes sociais não são comparáveis ao calor de troca de olhares, não é possível sentir a latência do perfume, ter os contatos de abraço, o prazer de sentir a voz do outro dentro da rotina estabelecida debaixo de um teto compartilhado.

Deus abençoe a todos em relacionamentos interpessoais.

E.A.G.

Carnaval e eleições em 2012


O Carnaval está chegando. Estima-se que movimentará seis bilhões de reais no Brasil. No Rio de Janeiro e em São Paulo acontecerão os principais desfiles de jovens mulatas nos asfaltos, carne feminina exposta à vista da plateia presente e de milhões de telespectadores, em meio aos anúncios de operadoras de celulares e marcas de cervejas.

Evento público como a Marcha Para Jesus, muitas vezes foram alvos de preconceitos por parte das autoridades municipais, enquanto que essa folia folclórica recebe verbas de financiamento. Não que eu pense que eventos evangélicos devam receber.

Observo e comento a diferença de tratamento alertando para o fato de que é preciso lembrar isso quando vamos votar. A intenção não é transformar o Belverede em palanque eleitoral, mas é preciso mencionar que nós, evangélicos, além de cidadãos dos céus somos cidadãos aqui na terra também. 2012 é ano eleitoral.

Como crentes em Jesus, precisamos nos mover e nos conscientizar sobre a força que temos na hora da eleição. É necessário manter a unidade da fé enquanto cidadãos com o título eleitoral na mão. A comunidade evangélica tem peso político suficiente para determinar os rumos políticos do Brasil.

Então, diante de toda oposição da parte de Prefeitos em exercício e Vereadores, não apenas nessas situações da Marcha Para Jesus, também nos casos de alvarás de templos, pacificamente sejamos seus opositores, votando em seus concorrentes. De preferência algum cristão evangélico.

Somos cidadãos do céu, oremos por todas autoridades. Também somos cidadãos da terra, com bastante critério julguemos na hora de votar, escolhendo apenas os políticos amigos da cristandade. Não confiemos em nossa memória. Ao longo dos meses, anotemos e risquemos os nomes daqueles que agem mal, guardando a lista junto com o título eleitoral, para não errar quando estivermos na cabine de votação.

E.A.G.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O pensamento divino e o pensamento humano


"Até a cegonha no céu conhece as estações que lhe estão determinadas, e a pomba, a andorinha e o tordo observam a época de sua migração. Mas o meu povo não conhece as exigências do Senhor" - Jeremias 8.7 (NVI). 

Sobre o reconhecimento pessoal:

O ser humano é incrível! Ele quer que aqueles que não têm capacidade de observá-los em todo tempo, os observe... E se esquece dAquele Observador que nunca dorme, esquece que Ele os vê diuturnamente. Quer ouvir a opinião de quem pode falhar ao opinar, mas despreza qual seja o pensamente do Opinante Infalível.

Não me excluo desse disparate. 

E.A.G.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

EBD 2012: Barganhar com Deus?

É estranhíssimo ouvir pregadores, da ala pentecostal ou tradicional, criticar líderes da área neopentecostal, no que tange às ditas barganhas. Eu explico meu estranhamento.

Primeiro:  ouço e leio muita gente dizer que existe comportamento por aí de gente que faz exigências para Deus. Confesso que sou uma pessoa que gosta de ir às fontes. Até o momento, passados uns cinco anos de procura, não encontrei nenhum líder ensinando aos liderados a exigirem algo de Deus. Por favor, se você sabe quem é, e tem o link de alguma página da Internet, envie-me no espaço de comentários.

Segundo: nenhuma promessa de bênção divina está separada de condicionais divinas. Ou seja, Deus não abençoa sem critérios. Ele é justo, e em sua justiça pede ao ser humano algo em troca da bênção. Como podemos chamar essa exigência do Senhor? De barganha?

Se Deus prometeu, e o cristão tem a esperança de experimentar a promessa, não creio que isso seja o "espírito de barganha". A fé é a certeza das coisas que se não vêem", é o que lemos em Hebreus 11.1. Então, a expectação é uma das facetas da fé, a crença que o prometido será cumprido.  

Terceiro: considero uma "grande barganha" quando um pregador, para incentivar os cristãos a serem dizimistas, citam Malaquias 3.8-10, atiçando o povo a esperar as promessas contidas no texto e causando "terror" ao deixar, erroneamente subentendido, a ideia que o dízimo é um passaporte para entrar no céu. Eu não estou sendo contra os dízimos, não... Estou apenas focando o conteúdo do texto, que possue a mais conhecida condicional bíblica. Não é assim? "Trazei todos os dízimos... E abrirei as janelas do céu"?  

Enfim, escrevo sobre esse tipo de assunto desde 2007. Neste blog o leitor poderá encontrar diversas abordagens sobre o assunto. Favor pesquisar nas tags (marcas)  "dinheiro" e "prosperidade". Mas, creio que Duas espécies de crentes diante da fidelidade de Deus é o artigo mais pertinente e que se aproxima do assunto pautado para a lição bíblica, a ser lecionada nas igrejas que usam a revista A Verdadeira Prosperidade - A Vida Cristã Abundante (CPAD).

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante.

E.A.G.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Whitney Elisabeth Houston

Talento com sangue europeu e africano: pai de descendência italiana e  mãe
americana com pele negra.

Se os valores se invertem, estar sem maquiagem no rosto é o mesmo que abandonar-se, não cuidar de si mesmo.

Elizabeth Taylor, Liza Minelli, Michael Jackson e Whitney.

Se os valores se invertem, o eterno e o efêmero são como pesos iguais, os prêmios dessa vida não são auferidos com valores que eles realmente têm.

Flash de paparazzo.

Se os valores estão no lugar certo, o ponteiro da balança de pesagem, o desalinho dos cabelos ao vento e o brilho do sol não incomodam a paz da alma.

No cinema, ela representou o papel de esposa de um pastor evangélico.

Se os valores não se distorcem, a realidade não troca de cores com a fantasia, os sonhos encontram o endereço da satisfação. 

Na juventude, a beleza a levou para a profissão de modelo.

Se os valores estão considerados de maneira correta no coração, jamais o que é aceito com dignidade e gratuítamente será algo sem valor nenhum.

Whitney em progaganda do refrigerante.

Se os valores estão ajustados, o coração escolhe a escada mais nobre rumo ao objetivo e se alegra tanto com o primeiro degrau da escalada quanto com o último.

sábado, 11 de fevereiro de 2012

Whitney Houston morreu





Whitney Houston é encontrada morta na banheira do quarto.  A cantora  morreu neste sábado (11) aos 48 anos. 

De acordo com o site "TMZ", um representante da artista informou que ela morreu durante a tarde em sua casa. A informação foi dada à agência "Associated Press", e logo começou a circular. Porém, outra corrente afirma que ela foi encontrada no Berverly Hilton, hotel em Los Angeles, EUA. 

Segundo o TMZ - que noticiou a morte de Michael Jackson em primeira mão, especialista na cobertura de celebridades - quem confirmou a notícia foi sua empresária, Kristen Foster. 

Houston fez muito sucesso nos anos 1980 e 90 e se tornou uma das artistas de maior vendagem do período. Dentre seus maiores hits estão "How will I know", "Saving all my love for you" e "I will always love you", trilha do filme "O guarda costas".

Ela vendeu 200 milhões de álbuns em sua carreira e chegou 30 vezes ao topo das paradas da Billboard, além de ter ganho seis Grammys. Houston deixa uma filha pequena. 

O motivo e a circunstância da morte ainda não foram divulgadas, não haviam sinais aparentes de motivos criminosos. Há algum tempo vinha sofrendo com problemas de dependência química. Foi sincera e confessou publicamente ter abusado de maconha, cocaína e comprimidos. "O maior problema está comigo. Ou eu sou a minha melhor amiga ou a minha pior inimiga, disse ela em uma entrevista de 2002 para a televisão ABC. 

De origem na Igreja Batista, cantou a música "I look to you", lançamento de 2009, uma melodia de gratidão por recuperar-se do vício das drogas. O álbum, com título homônimo ao da música, foi número um em vendas nos EUA. Ela trabalhou como modelo no princípio da carreira, como cantora influenciou uma geração de cantoras mais jovens, de Christina Aguilera e Mariah Carey, mas ao contrário dessas, nunca usou o sex appeal para atrair fãs.

Whitney foi a cantora selecionada para cantar na final da Copa do Mundo, partida de futebol Brasil e Itália,  em 17 de Julho de 1994, quando entrou em campo de mãos dadas com Pelé. Veja: vídeo.

Em 1992, ela casou-se com o cantor Bobby Brown e chocou a todos. Ela tinha uma imagem serena enquanto ele era considerado um bad-boy. A união estranhada tinha razão de ser, pois o matrimônio provocou diversos escândalos. Separou-se em 2007. Ele foi preso diversas vezes, inclusive pela acusação de falta de pagamento de pensão para a filha que teve com a cantora. 

E.A.G.

Vinte reais

O que você é capaz de fazer com essa nota?

Quando eu era criança, esperava muito tempo para juntar dinheiro e comprar gibís. Naquela época a moeda brasileira se chamava cruzeiro. Gostava muito dos personagens criados por Stan Lee, colecionada as estórias da Marvel Comics.

Cresci, as minhas prioridades mudaram. Homem Aranha, Homem de Ferro, Capitão América... Nada disso me interessa mais. Não ajunto dinheiro para ler enredos fantasiosos, prefiro a vida com os pés no chão. Vejo os personagens nos filmes de Hollywood, mas sem a fissura infantil.

Na cidade de São Paulo, uma nota de vinte reais não significa muito hoje em dia. Compra quase 15 litros de leite, 1 quilo e meio de carne de primeira... Mata a fome, por pouco tempo.

Essa nota também poderá ser direcionada para uma salva da igreja. Juntar-se com muitas outras. E assim ser destinada ao fundo de assistência social, projetos de evangelismo e missões.

Com ela, pode-se visar a esfera material, responsável ou irresponsável. Mas também pode-se usá-la na esfera espiritual.

Enfim, você que é cristão evangélico, o que é capaz de fazer com uma nota de vinte reais?

E.A.G.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

Assuntos abordados em Belverede / clique sobre a palavra para acessar os artigos sobre o tema

.Vida Cristã .Artigo e Comentário .cosmovisão .Comportamento .Televisão .Devocional .Vídeo .Política .CPAD .Líderes e liderados .Blogosfera Evangélica .Lições Bíblicas .Pais e Filhos .Atualidade .Família .Louvores .Charge Tirinha Cartum e Gravura .Dinheiro .Fé .Fruto do Espírito X Carne .Motivacional .Mulher .Casamento .Apologia Bíblica .Sexualidade .Crente Politizado .Música .Silas Malafaia Pr .CGADB .Frases & Imagens Impactantes .Etimologia Bíblica .Prosperidade .Profetas .Saúde .Meio Ambiente e Sustentabilidade .Hermenêutica .Livros e Leitores .redes sociais .Bom humor .Jovens .Conceitos e Preconceitos .Dupla Cidadania .Você sabia? .Ateísmo e Agnosticismo x Fé .Cinema .neopentecostais .Esporte .José Wellington Bezerra da Costa - Pr .Grupo de Colaboradores em Belverede .Personagens da Bíblia .Antigo Testamento .Dica de Blogueiro .Salmos .Introspecção .Natal .Soteriologia .Marco Feliciano Pr .Verdades e Mentiras .Pérolas .Sociedade Bíblica no Brasil .Ecologia .Aborto .Comunicado .Internet .óbito .Escatologia Bíblica .Samuel Câmara-Pr .pentecostalismo .Teologia .Gif .Novo Testamento .Ana Paula Valadão Bessa .[Fotos Belverede] .UBE .Questões (des)complicadas .RR Soares .Facebook .Belverede .Daladier Lima .Missões .animal doméstico .Carlos Roberto Silva Pr:: Blog Point Rhema .Provérbios de Salomão .Fanatismo .Pneumatologia - A Doutrina do Espírito .Quem sou eu? .Aline Barros .Crônicas e fábulas .Diante do Trono .Bíblia de Estudo .Dízimos e ofertas .João Cruzue .Billy Graham .Poema e Poesia .Virtualidade Real e Realidade Virtual .Cosmovisão Cristã .Editora Vida .Namoro .Sermão do Monte .Educação .Páscoa .Guerra e Paz .Gênesis .Nani Azevedo .Hamartilogia - A doutrina do pecado .Julio Severo .Sociedade Bíblica Trinitaria do Brasil .Jeremias .Nova Tradução na Linguagem de Hoje .Postagem Factual .Valmir Nascimento Milomen-Pb .Carta de Tiago .Geremias do Couto-Pr .Lília Paz .Fotos - Templos Evangélicos .Homilética .Virada de Ano .Altair Germano - Pr .Bem aventurança .Randy Glasbergen .rádio .André Valadão .Angeologia .Arlete Oliveira .Carnaval .Dia das Mães .Livros da Bíblia .Nova Versão Internacional .Patmos Music .Sammis Reachers .Arqueologia Bíblica .Banda Voz da Verdade .Crianças .Editora Central Gospel .Geografia Bíblica .Opinião .Priscila B Gomes .Rachel Sheherazade .YouTube .animal selvagem .Eclesiologia .Thalles Roberto .Wilma Rejane EBD / sumário .Cassiane .Editora Vida Nova .Política Brasileira .Editora Mundo Cristão .Ezequias Soares-Pr. .Jabes de Alencar - Pr. .LUCAS - O Evangelho escrito por Lucas .Magno Malta .Pesquisa .Prêmio Carta de Paulo aos Filipenses Smilinguido .Dia dos Pais .Exegese .Martinho Lutero .Botânica .Dia das Crianças .Islamismo .Mensageiro da Paz .animal aquático .Barack Obama .Cartas do Apocalípse .Charles Darwin .Fotos .Gutierres Siqueira .Insetos .Max Lucado .Shirley Carvalhaes X criacionismo versus darwinismo .A Bíblia Viva .Arminianismo .CONAMAD .Calvinismo .Editora Betânia .Eyshila .Fernanda Brum .Harpa Cristã .Jaime Kemp - missionário .Livro de Daniel .Lydia Moisés .Mulheres na Bíblia .Primavera .Tania Guahyba .Twitter .grafite .pássaros na Bíblia .Cristologia .Donald Zolan .Marisa Lobo .Árvores da Bíblia Charles Haddon Spurgeon .Dia da Bíblia .Dia dos Namorados .Edições Vida Nova .Futebol .Josué Gonçalves - Pr. .Livro de Jeremias .Montes da Bíblia .Paulo César Baruk .Reinaldo Azevedo .Soraya Moraes .Verão .Walter Brunelli - Pr. .teatro .Abba Press .Abraão de Almeida-Pr. .Bruna Karla .Carla Ribas .Dia Internacional das Mulheres .Dia de Finados .Esdras Costa Bentho-Pr .Instagram .Livro de Jó .Michael W. Smith .Neiva Silva .Oficina G3 .Oprah Winfrey .Outono .Regis Danese .Silas Daniel - Pr .Valdomiro Santiago - Apóstolo .Vanderleia M. Silva Yosef Nadarkhani .Albert Einstein .Antonio Gilberto - Pr .Cristina Mel .Dia da Mentira .Evangelho de Mateus .Flamir Ambrosio .Gediel Mendes .Gunnar Vingren .Jorge Tadeu Mudalen .João Ferreira de Almeida .Lauriete .Lázaro (ex-Olodum) .Morris Cerullo .Política Internacional .Slide . A. W. Tozer . Pregador Luo . Silmar Coelho - pastor .Adhemar Campos .August Rodin .Bom dia .CPAD Music .Claudionor de Andrade - pastor .Elaine de Jesus .Hillsong .Inverno .John Piper .Lea Wasiliew .Livro de Êxodo .Lucilene Batista de Brito Shirota .Nova Bíblia Viva .Quarteto Harmonia Celeste .Rose Nascimento .Timidez e Ousadia .orai por Israel .publicidade WhatsApp .Alan Kardec .Apocalípse 16 .Bete Gomes .Canon .Carta aos Romanos .Central Gospel Music .Daniel Berg .Danielle Cristina .David Quinlan .Editora Chamada da Meia-Noite .Editora Hagnos .Eduardo Cunha .Elinaldo Renovato - pastor .Enéas Tognini - Pr. .Genivaldo Tavares de Melo .Gesiel Gomes - Pr. .Google .Hernades Dias Lopes .João Alexandre .Livro de Isaías .Livro de Rute .Lourival de Almeida - Pr .MK Music .Marcelo Santos .Martin Luther King .Nito [Rubens Eduardo] .Pena de Morte .Ray Comfort .Robinson Monteiro .Russel P. Shedd .Third Day .Tim Laheye .Voltaire .Watchman Nee Damares .2 Carta de Pedro .2 Coríntios- Carta de Paulo .A Mensagem .Adolf Hitler .Alda Célia .Amizade .Andrea Fontes .Anita Malfatti .BLOG .Banda Catedral .CIMEB .CPAD News .Carta aos Gálatas .Cintia Kaneshigue .Dia Nacional da Consciência Negra .Dia do Professor .Dia do Trabalho .Dwight L. Moody .Eber Cocareli - Pr .Editora Betel .Editora Candeias .Editora United Press .Edna Goetten .Escola Dominical .Evangelho de João .Fecomex .Feliciano Amaral .Google Plus (G+) .Gutemberg - Johannes .História Mundial .Isaac Newton .Içami Tiba .Jairo Elin Gollmann-Ev .John Wesley .Jorge Araujo .Katie Bivens .Katsbarnea .Kelem Gaspar - Missionária .Link Quebrado .Livro de Amós .Livro de Juízes .Livro de Malaquias .Marcelo Crivella .Orquestra Jahn Sorheim .Ozeias de Paula .Paulo Romeiro-Pr .Quatro por Um .Raquel Melo .Retrospectiva 2017 .Robson Silva .Ronaldo Bezerra .Sociedade Bíblica Internacional .Sonia Hernades - bispa .Superstições e Lendas Urbanas .Talita Pagliarin .Tradução King James Atualizada (KJA) .Victorino Silva .folhetos evangelísticos Esequias Soares pastor Graça Music Juliana Bezerra Gomes Nésia de Araujo Gomes William Brassey Hole . .Introspecção . C. S. Lewis . Stephanie Colbert- vocalista Starship .1 Timóteo .A Nova Bíblia Viva .Adilson Lopes .Anderson Freire .Antropologia Bíblica .Antônio Cirilo .Ao Cubo .Arautos do Rei .Bezerra da Silva .Bill Gates .Boa noite .Boa tarde .Brenda-Santos .Bruna Olly .Bruna Surfistinha .C.I. Scofield .CPOL - Curso Preparatório para Obreiros de Pirituba .Caramuru Afonso .Carlos Alberto Bezerra Jr .Carta aos Efésios .Carta de Paulo aos Colossenses .Casamento em jugo desigual .Charles C. Ryrie .Ciclo das quatro estações .Claudio Duarte - pastor .Cleber Lucas .Comunidade Internacional da Zona Sul .Contos .Cristiano Santana .Curiosidades bíblicas .Danny Berrios .Dany Grace .Davi - rei .Deigma Marques .Discopraise .Donald Trump .Downloads .E-books .EBI .Editora Atos .Editora Bom Pastor .Editora Cultura Cristã .Editora Dynamus .Editora SEPAL .Editora Sextante .Eduardo Campos .Elienai Cabral - pastor .Eliseu - profeta .Estevan Hernandes - Apóstolo .Estevão - o primeiro mártir .Evangelho de Marcos .ExpoCristã. .Fatos Curiosos - internacional .Fernandinho .Ficção Evangélica .Filho do Homem .Flamarion Rolando .Frederick K.C.Price .Geisa Iwamoto .Graça Editorial .Grupo Elo .Heber Sousa - pastor .Hebraico .Hieronymus Bock .Homenagem .Igreja Evangélica Indiana .Il Divo .Imprensa Bíblica Brasileira .Instituto Cristão de Pesquisa - ICP .Jair Messias Bolsonaro .Jamily .Jeanne Mascarenhas .Jimmy Swaggart .John Bevere .John Bunyan .John Lennon .Jonas .Josias Botelho .José Wellington Bezerra da Costa Junior - pastor .José Wellington Costa Neto - pastor .José do Egito .Kathy Fincher .Kleber Lucas .Leandro Marques .Lidia Caetano de Sousa - missionária .Literatura .Livro de Deuteronômio .Livro de Eclesiastes .Livro de Habacuque .Livro de Joel .Livro de Josué .Livro de Miquéias .Livro de Números .Livro de Oséias .Livro do Apocalipse .Lições Bíblicas - Jovens .Ludmila Ferber .Lívia Malta .Magno Paganelli .Manuel Ferreira - Bispo .Marcio Melânia .Mariana Valadão .Marina Silva .Mario Teixeira .Marquinhos Gomes .Michelangelo .Mike Smith .Ministério Hebrom .Ministério de Adoração .Missões na Índia .Neemias .Notícia comentada .O Livro de Ageu .Oração .Os presidenciáveis para 2018 no Brasil .Paul Wilbur .Pedofilia .Profetas .Você sabia? .Quarteto Gileade .Rachel Novaes .Rebanhão .Recursos .Ressurreição .Rob Bell .Rodolfo Abrantes .Ron Kenoly .Salomão - rei .Saudade .Snezhana Soosh .Sociedade Bíblica Íbero-Americana .Sofonias .Sony Music .T.A. Hegre .Templo Soul .Vineyard .Voices .Walciley Vieira .William Shakespeare .Wim Malgo .áudio 1 Coríntios Alberto Rezende - pastor Charles Studd Elizeu Martins - pastor George R. Foster

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Sobre ilustrações no Belverede

O Direito Autoral de algumas imagens encontradas aqui não pertence ao Editor do blog. Esta situação se dá porque elas estão na Internet sem que haja a informação de quem seja o Dono.

Caso você seja o detentor do conteúdo, queira que seja feita a indicação autoral, ou não seja de sua vontade o compartilhamento, solicitamos que nos faça saber disto. Por favor, acesse a página do próprio texto e deixe recado no próprio texto em questão, ou use a página Contato.

Arquivo de postagens

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.