Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 10 de novembro de 2012

Ana Paula Valadão e a polêmica quanto aos pastores barrigudos

Glutonaria: assunto polêmico

Precisamos tomar cuidado diante do prato, não devemos comer nada além da medida necessária.

Durante culto de mulheres, realizado no dia 31 de Outubro de 2012, na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte – MG, Ana Paula Valadão usava o microfone palestrando uma mensagem cujo título  é Lembrem-se da Mulher de Ló, baseado em Lucas 17.32. Falava sobre a necessidade de manter o foco nas coisas espirituais e não nas da terra, e em determinado momento foca sobre os benefícios do jejum, quando revela não conseguir entender haver pastores barrigudos. “Gente, não combina com a liderança” – disse ela.

A mensagem que ela entregou dura mais de 90 minutos. Mas apenas dois minutos chamaram a atenção geral. O pequeno trecho da fala repercutiu em redes sociais, sites e na Blogosfera Cristã.

A impressão que ficou aos que não tiveram acesso ao sermão na íntegra não é das melhores, para alguns ficou a ideia que ela apontava para a estética como critério de escolha para o exercício ministerial. Não era isso! É preciso enfatizar que o assunto da preleção era não olhar para trás, como fez a esposa de Ló, na pregação há um sub tópico sobre jejum. Ao citar "barrigudo", a cantora fazia menção à glutonaria (uma das características das obras da carne).

 

Recomendo a todos assistir o conteúdo inteiro, para tirar conclusões próprias. Querendo assistir o vídeo, atente ao trecho em 1.05.20 até 1.09.40, que é o contexto próximo para o uso do termo barrigudo. Neste trecho, Ana Paula Valadão lembra que 31 de Outubro é o Dia da Reforma Protestante, o mesmo dia da palestra, lembra que os cristãos do tempo da reforma jejuavam dois dias por semana e os compara com as lideranças cristãs dos dias atuais.

A cultura da igreja brasileira

Sem a intenção de julgar, apenas informar, aqui na Capital de São Paulo, há uma igreja-sede, importante ao cenário pentecostal em nível nacional, que uma vez ao mês oferece grandes banquetes reservados às lideranças.

Noto que faz parte da cultura da igreja brasileira evitar o assunto da glutonaria. Acho que deveríamos falar mais sobre isso.

Confesso que sou convidado para banquetes em igrejas.

Pedido de desculpas 

Não podemos esquecer que Ana Paula Valadão usou seu blog para retratar-se. Na terça-feira, de 6 de Novembro ela escreveu se dirigindo a todos que se sentiram ofendidos com o que disse. “Quero pedir desculpas às pessoas que se ofenderam com algumas colocações que fiz em um dos cultos de mulheres. Eu me expressei mal. Obesidade não é um impedimento para o exercício da liderança e da espiritualidade”.

Apesar do pedido de perdão, Ana Paula Valadão remarcou seu posicionamento quanto aos valores espirituais do jejum. "De qualquer forma, continuo acreditando que a prática do jejum, da oração, da leitura da Bíblia e das disciplinas espirituais são fundamentais, não apenas para os líderes, mas, para todos os cristãos".

Costumes errados e a saúde

Nem toda pessoa acima do peso é assim por sua culpa. Obesidade é doença que precisa ser tratada. Além disso, é preciso considerar que nem todo glutão é um gordinho. Existem pessoas magras que comem à beça e ninguém sabe para onde vai tudo o que comeu! Como bem lembrou Robson Silva no Point Rhema, ¹ quem sofre com a anorexia não vive espiritualidade acima da média.

É verdade que comer é uma das melhores coisas que existe! Outra verdade é que nem toda pessoa acima do peso é gordinho porque come muito. Vários fatores contribuem para a obesidade. Às vezes trata-se de disfunção da tiroide. De igual forma, existem casos de uma barriga sobressair por causa do sedentarismo. Também há casos de costume errado à mesa, comer e beber mal: muita ingestão de frituras e refrigerantes.

No Point Rhema, outro participante comentou: “falo de costumes e tabus, principalmente assembleianos, achar que a vida dos lideres são só espirituais, não vão aos médicos periodicamente, não tiram férias com sua família, pouco lazer ou nenhum, muito estresse, mas nunca vão ao neuro, inclusive já ouvi pastor criticar membros que utilizam remédio controlado receitado por psiquiatra”. ²

Um terceiro, escreveu: “Fiquei feliz com o público pedido de perdão de Ana Paula Valadão. Contudo, receio que se nossos líderes não mudarem os hábitos, inclusive de quebra de tabus e costumes, a média de vida entre os líderes evangélicos diminuirá sensivelmente. Líderes há que se queixam de hipertensão, problemas cardiovasculares, dores na musculatura ou nas juntas, cefaleias, perda de libido, etc. Tudo porque? Por não fazer exercícios físicos, caminhadas, exames periódicos. Até o exame de próstata, que inicia com o psa colhido pelo sangue no laboratório, não se preocupam...” ³

Minha opinião

Sou uma pessoa com peso um pouco acima do que é ideal para minha altura. Carrego uma pequena e “charmosa” área abdominal. Em agosto, na minha mais recente visita ao clínico geral, o doutor chamou minha atenção, me fez entender que preciso emagrecer. Lembrou a mim sobre os cuidados que eu devo ter com respeito à saúde.

Não refuto o que a Ana Paula Valadão quis dizer, apenas digo que é lastimável a forma que ela fez a abordagem do tema obesidade na vida de líderes, pois o assunto é bastante complexo e deve ser abordado em sua complexidade.

Faça uso da  mente de Cristo

Há muita gente acertando com interesses errados, e muita gente que erra com intenções nobres Deus olha para as ações da humanidade e presta atenção na motivação de cada um. Toda pessoa que possui a Jesus Cristo deve imitar o jeito que o Senhor observa cada um de nós.

Façamos uso da mentalidade cristã, sempre.

_________
1 - http://pointrhema.blogspot.com.br/2012/11/ana-paula-valadao-pede-perdao-pelo.html
2 - http://pointrhema.blogspot.com.br/2012/11/ana-paula-valadao-pastores-barrigudos-e.html
3 - http://pointrhema.blogspot.com.br/2012/11/ana-paula-valadao-pastores-barrigudos-e.html  

Atualização: 11/11/12 - 16h27

14 comentários:

wwwtrovadores.blogspot.com disse...

olá ,e lamentavel a forma c a qual
uma cantora do peso da ana valadao
usou para ajudar as pessoas barrigudinhas cuidar da saude, mas ela ja se retratou, que Deus a intrua a falar de uma forma mais simples e com a mente de Crristo par nao ferir os filhos de Deus

Tati disse...

vaidade também é obra da carne...olha so isso, meu Deus do céu,nem mulheres mundanas andam se pintando desse jeito

Carlos Roberto, Pr. disse...

Caro Elizeu A. Gomes,
Graça e Paz!

Parabéns pelo excelente post, no qual demonstra equilíbrio e senso pautado pelos princípios cristãos!

Agradeço também a citação do Point Rhema e comentários lá postados.

Devemos tirar lições até mesmo daquilo que parece não ter dado certo.

Um grande abraço,
Seu conservo,

Pr. Carlos Roberto

Alexandre Valle disse...

Gente tamanha truanice que tenho visto no meio que se diz evangélico, agora mais essa, onde iremos parar? Pessoas que se dizem lideres e nem sabedoria ou conhecimento das escrituras tem? interpretam de maneira errada o que a Biblia nos ensina, essas pessoas que se julgam lideres expoe a biblia da maneira que quer, com isso seguidores desta igreja e principalemnte desta cantora vem cometendo erros grosseiros como este. Agora tudo é motivo de jejum ( jejum de Ester, jejum de Daniel, jejum da misericordia, jejum do assopro de cristo entre outros)gente vivemos diante da Graça, o veu se rasgou, Deus não pede mais sacrificios, pois o sacrificio foi derramdo na Cruz, pensem comigo onde iremos parar? A Biblia é clara e diz que os lideres BISPOS precisam ser irrepreensível MARIDOS DE UMA SÓ MULHER, moderado, sensato, respeitavel,hospitaleiro e apto a ensinar - ELE deve governar bem sua familia, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda dignidade, pois quem não sabe governar sua própria familia como pode cuidar da igreja de Deus ( Isso não é papel da mulher ) é apenas o que as escrituras nos relata ela nao relata que o lider deve ser magrinho ou gordinho.

A grande questão disso tudo é que a cultura apresentada por essas pessoas coloca questões erradas em nossas igrejas e pergunto qual o orgão regulador da igreja, a cultura ou as escrituras?

amados lideres que tenha pulso para tratar a igreja leiam I timoteo 3 sigam o texto e tenham cuidado com o que tem sido aplicado em suas igrejas tipos de "lideres" andam falando e explicando o que a biblia nao ensina.

Sabe: a meu ver situações como essa é tudo para se levantar na midia, ou seja, daqui a pouco vem com desculpas esfarrapadas com dizendo-se arrependida e muitos vão acreditar somente para se levantar diante do seu publico ouvinte, a meu ver A Ana Paula foi infeliz nas suas palavras por falta de conhecimento das escrituras, se julga uma grande "lider" quando na realidade não tem desempenhado seu valioso papael de mulher baseado em I timoteo 2.

seminaristadovalle@gmail.com

Eliseu Antonio Gomes disse...

Olá, Editor (a) de M.B. Fé Reformada em Ilícinea.

Espero que tenha assistido ao vídeo inteiro, pois manifestar parecer sem conhecimento pleno não é algo prudente a ser feito.

Respeito a sua opinião sobre a cristandade, mas não temos que concordar com tudo o que pensa, não é? Não coloco nenhuma situação de maneira generalizante, portanto, tenho algumas diferenças com o que diz.

Considero ação infeliz, da sua parte, usar o termo “truanice”. Jesus Cristo alertou a não usar esse tipo de tratamento com o próximo (Mateus 5.22).

E não entendi a razão de citar 1 Tm 3.2, pois o assunto que tratamos no artigo não é esse. Caso ainda não saiba, a Igreja Batista da Lagoinha não é dirigida por mulher, o pastor responsável chama-se Marcio Valadão, pai da Ana Paula, marido de uma só mulher há mais de 50 anos.

Deus abençoe você.

Abraço, na paz de Cristo.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Pr. Carlos Roberto.

A postagems que o sr. fez é assaz pertinente. Ela e outras informações pesquisadas foram importatíssimas para criar a postagem em apreço.

Obrigado pelas palavras gentís.

Abraço.

Alexandre Valle disse...

Pois é Eliseu Antonio, eu estava aqui pensando na hora que postei tal texto e não me arrependo, pois creio que você não entendeu nada acerca do que postei, primeiro: relato o texto de I timoteo 3 pelo simples fato de quem deve ensinar, é o Pastor, I timoteo 2 nos ensina isso veja vs1- mulher deve aprender em silêncio vs não é permitido que a mulher ensine, nem que tenha autoridade sobre o homem. esteja porém em silêncio ( isso nao é maxismo ) as escrituras nos ensinam e eu sigo as escrituras nos seus 66 livros canonicos e como podemos ver ela estava no pulpito ensinado o que a meu ver diante do que venho aprendendo que é mais um erro.

segundo: em nenhum momento sai julgando tal situação apenas usei as palavras dela no video que assisti neste blog e nas redes sociais colocando assim minha linha de pensamento baseado nas escrituras.

terceiro: você tem todo direito de descordar do meu posicionamento,como assim o fez,respeito sua opnião e não o julgarei, porém gostaria que se houver discursão sobre o assunto façamos com a Biblia aberta. As escrituras nos relata sobre o papael da mulher, certo? infelizmente a cultura esta passando a frente da nossa regra de fé e pratica, por isso estamos vivendo situações deste tipo, igrejas agindo do mesma maneira que ela se colocou aqui.

Em Colossensses Paulo nos relata que devemos tratar tais problemas e tenho lutado por isso em mostrar tais coisas doa a quem doer, mas faço tais coisas por amor a Cristo, desculpa meu irmão mas não posso aceitar tal situação ao qual eu assisti, pois eu sou um Lider e gordinho ao contrario do que ela falou e vou combater sim esse erro doa a quem doer.

Acerca do estado atual de algumas igrejas, pode-se dizer que o circo somente se manterá enquanto houver plateia que aplauda os palhaços. essa é a grande realidade, me desculpe.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro Editor (a) de M.B. Fé Reformada em Ilícinea.

Sua posição está publicada neste espaço, devido minha consideração que nutro por todos os visitantes e leitores assíduos deste blog.

Para encerrar o assunto com você, digo-lhe que a apologética cristã não se faz usando ofensas (truanice), mas usando o amor divino, levantando na igreja mãos santas, sem ira e nem contenda.

Se sua intenção foi atingir minha pessoa usando os termos “palhaço” e “circo”, está perdoado em nome de Jesus Cristo.

Proponho que pondere mais antes de escrever e publicar suas opiniões, pois sem ponderação o resultado não será edificante.

A minha posição está exposta neste blog, editado desde 12 de Junho de 2007, quem o visita periodicamente a conhece.

Não criei o Belverede para debates. Não precisamos discutir sobre nossos posicionamentos. Não darei prosseguimento na troca de postagens.

Fique com Deus.

Alexandre Valle disse...

Irmao eliseu em nenhum momento quiz ofende-lo pelo contrario, apenas quiz mostrar que palhaçadas como a exposta no video devem parar se nos calarmos diante de tais situaçoes como a exposta onde a igreja de Cristo vai parar? Apostolo Paulo tratava isso em colossos Ele se esforçava em amor ele defendia a verdade nesta igreja ele nao deixava de atcar o erro e com Amor.

ME DESCULPE SE VOCÊ PENSOU QUE ESTA POSTAGEM ERA DIRECIONADA A ALGUEM! O QUE NAO É APENAS VENHO COM POUCO CONHECIMENTO BIBLICO QUE TENHO MOSTRAR O ERRO E TAMANHA IRRESPONSABILIDADE DA ANA PAULA! OU SEJA, Alguem postou algo ofendendo minha pessoa e eu nao posso ter direito de resposta?

Fico por aqui e pedindo a Deus Misericordia.

toda promessa de Deus passa pelo teste do tempo disse...

Gostaria de falar para o irmão Alexandre valle da Congregação Batista de Fé Reformada, que ao mesmo tempo que ele se diz vítima de ofensa pela Ana Paula,

ELE TAMBÉM COMETE O MESMO ERRO ofendendo a todas as mulheres cristâs, que tem um chamado de Deus para fazer a obra. Quando nova convertida, me deparei com (1ª.Co: 14: 34 as mulheres estejam caladas nas igrejas; pois não lhes é permitido falar, mas estejam em sujeição, como também diz a Lei. 35 Se, porém, querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa a seus maridos; porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja.)

Fiquei confusa, pois Deus já havia falado muito comigo através da pregação de mulheres e nesta época eu já era usada na unção de Deus para ministrar na igreja que congregava. Então pedi uma resposta para o Espírito Santo: "Pai, quem está errado, o apóstolo Paulo ou o Senhor que capacita a mulher?"

Então pela Sua misericórdia Ele me respondeu que na época em que o apóstolo Paulo disse isso, era proibido as mulheres falar em público em qualquer lugar, não somente na igreja, e naquele tempo os homens é que tinham o compromisso de estarem na igreja, tanto é que ele manda que elas perguntem ao marido em casa.

Hoje as coisas se inverteram: Na igreja geralmente tem 75% de mulheres e apenas 25% de homens.

Enquanto as mulheres estão buscando a face do Senhor, fazendo a obra, os maridos estão em bares, ou na frente da televisão. Isso quando não as tentam impedir de ir na igreja.

Eu fico imaginando nos dias de hoje a esposa saindo da igreja e indo à porta de um bar, perguntar para o marido sobre algo que ela não entendeu no culto.

E É MACHISMO SIM!

Líderes como você usam de alguns trechos da Biblia, para vetar o ministério das mulheres.

DEUS USA QUE DÁ LUGAR, INDEPENDENTE DO SEXO OU IDADE.
Meu marido é homem mas nem sempre o Senhor pôde usar ele, porque ele não dava lugar e fazia de tudo para impedir minha caminhada com Deus. Só eu sei o preço que eu pagava para estar na igreja.

É INTERESSANTE QUE ESSES PASTORES MACHISTAS NÃO ACEITAM A LIDERANÇA DA MULHER, MAS ACEITA O DÍZIMO E OFERTAS DAS MESMAS. Naquele
Se o irmão que viver conforme o tempo antigo não deve aceitar dinheiro na igreja, mas ovelhas, pombos...

toda promessa de Deus passa pelo teste do tempo disse...

AO INVÉS DE APEDREJAR ELA, VAMOS TENTAR ENTENDER SUA COLOCAÇÃO.

Como disse o Senhor: Quem nunca "falhou" atire a primeira pedra.
E além do mais, eu entendo que ela quis referir-se ao fato de que um líder deve demostrar domínio próprio. Muitas pessoas são obesas por motivo de saude, mas a maioria é comodismo e falta de disciplina consigo próprio. Digo isso por mim mesma, quando não me domino, fico muito acima do peso. Logo, como posso exigir dos membros que eles tenham domínio próprio.
Deus não olha para nossa aparência e nos usa mesmo com 250 kilos. Mas devemos DEMOSTRAR DOMINIO PRÓPRIO. CONHEÇO PESSOAS OBESAS QUE NÃO FAZEM NENHUM ESFORÇO PARA PERDER PESO. Querem emagrecer mas sem sacríficios. A colocação dela sobre o jeju é de que não faz bem somente para o espirito mas tambem para o corpo.

DANNILO STELIO disse...

Todo esse lamentável episódio nos lembra as recomendações do Apóstolo Tiago sobre o poder da língua (cap. 3).

E que mesmo uma "ungida" cantora como A.P.V pode (e como !) errar.

Por isso, todos nós devemos ver esse exemplo de como "não se deve ir além do que está escrito".

E que gordura nem sempre é sinônimo de glutonaria !

DAMARIS MEL disse...

Assisti ao vídeo postado e gostei da mensagem em sua totalidade. Eu mesma sou uma das que muitas vezes já fiz algumas colocações sobre essas questões, principalmente acerca de que como templos do Espírito Santo, devemos cuidar bem dele. Os males que a obesidade traz ao nosso organismo são muitos: diabetes, triglicerídeos, colesterol, sobrecarga das articulações,desgastes ósseos, pressão alta, etc. Chego a comparar esse fato ao uso de entorpecentes,álcool, remédios tarja preta, cigarro, etc. Faz mal da mesma forma. Sofro com problemas de obesidade, sou ansiosa e tenho consciência disso. A Ana Paula não falou uma inverdade. No entanto, sabemos que nossas fraquezas são a escola do Senhor para a manifestação da graça de Deus. E eu o Louvo por sua infinita graça! Na minha opinião existem alguns fatores nas falas da Ana Paula que devem ser desconsideradas:
1) Jejum jamais deve ser o motivo para o emagrecimento e sim como fortalecimento no enfrentamento de situações difíceis.Ele nos leva ao fruto do domínio próprio.
2) Ao fazer o seu depoimento pessoal percebe-se que ela reluta contra si mesma e em como agradar seu marido,e mesmo não estando gorda se ofende com comentários bobos.
3) Já que a palavra era para mulheres. Ela deveria ter focado a necessidade de se ter uma auto-estima em equilíbrio.
4) O foco deve ser a moderação que envolve amar a si mesmo e aos outros. Somos o espelho de Cristo e ele gostava de uma festa e comunhão. Seu ministério foi assentado as mesas,sempre no partir do pão.
5) O respeito é uma característica fortíssima do amor. E a misericórdia também. É preciso sentir com o coração do outro e assim se mover em direção a ele.Infelizmente ela ofendeu algumas irmãs presentes e que estão acima do peso. Ledo engano é pensar que se é gordo porque se quer.

Enfim,quero deixar claro que não discordo do valor do jejum e da oração. Acredito que devemos nos voltar mais a essas coisas.Porém, não me ponho juíza de ninguém, nem de mim mesmo e prefiro assim cumprir com meu papel de cristã que é "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesma"

Esposa do Rev.Giancarlo Melgaço
Igreja Presbiteriana Independente

WALCASSIO disse...

Ao falar da barriga alheia , ela deveria com certeza , maneirar na maquiagem! hauhasuhsau! E olha que sou magro! kkkk