Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O apóstolo Paulo e a cruz de Cristo na vida cristã


O apóstolo Paulo explicou o significado da cruz na vida das pessoas que desejam viver a vida cristã. O que ele ensinou é diferente do que muita gente por aí anda pregando. Hoje em dia, diz-se que a cruz simboliza vida de sofrimento. Paulo não disse isso, ele mostrou que é vida vitoriosa. 

Notemos o paralelo entre o Evangelho de Mateus, 16.24.27, e o que Paulo escreveu na carta para a igreja em Gálatas, 5.16-26. 

O contexto mais próximo de Mateus 16.24-27 é o “conselho” de Pedro a Jesus, recomendando que não aceitasse o sacrifício vicário, e a repreensão do Senhor, ordenando que Satanás se afastasse.

Mateus 16.24-27: "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

Existe elo direto entre Mateus 16.24-27 e Gálatas 5.16.. É a cruz, simbolo da vitória sobre os desejos da carne! 

Mateus 16.25: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me".

Gálatas 5.25: Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

O que seria negar-se a si mesmo? É abandonar as vontades da carne, é desprezar os desejos da carne e andar no Espírito. Essa caminhada espiritual não implica em viver uma vida de sofrimento, vida de fracassos. É vida de vitória sobre a carne.

Vida na carne: “Mas obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” - Gálatas 5:19-21 (NVI).

Vida vitoriosa, andando no Espiríto: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos, se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." - Gálatas 5:22-25 (NVI).

E.A.G.

2 comentários:

Lucas Filho disse...

Olá Irmão,

Belo texto.

Mas como fica o problema da imagem da cruz sendo usada como amoleto ou representatividade de Jesus?

Será que este texto não provoca isto?

Aproveito para avisar que republiquei o texto em meu blog:
http://revistaevangelico.blogspot.com

A paz,
Lucas Filho

rosangela disse...

A cruz não simboliza sofrimento para mim,porque através dela eu fui libertada do sofrimento desse mundo,mas sim luta. A luta da carne contra o espirito,pois um milita contra o outro segundo a biblia. O que devemos ter em mente é que se nos esforçarmos e o espirito ganhar ,como premio teremos o Reino dos Céus e iremos morar com Deus,cear com Jesus e os santos,pense bem,você não gostaria de estar lá
a paz em Cristo