Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O apóstolo Paulo e a cruz de Cristo na vida cristã


O apóstolo Paulo explicou o significado da cruz na vida das pessoas que desejam viver a vida cristã. O que ele ensinou é diferente do que muita gente por aí anda pregando. Hoje em dia, diz-se que a cruz simboliza vida de sofrimento. Paulo não disse isso, ele mostrou que é vida vitoriosa. 

Notemos o paralelo entre o Evangelho de Mateus, 16.24.27, e o que Paulo escreveu na carta para a igreja em Gálatas, 5.16-26. 

O contexto mais próximo de Mateus 16.24-27 é o “conselho” de Pedro a Jesus, recomendando que não aceitasse o sacrifício vicário, e a repreensão do Senhor, ordenando que Satanás se afastasse.

Mateus 16.24-27: "Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”

Existe elo direto entre Mateus 16.24-27 e Gálatas 5.16.. É a cruz, simbolo da vitória sobre os desejos da carne! 

Mateus 16.25: "Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me".

Gálatas 5.25: Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.

O que seria negar-se a si mesmo? É abandonar as vontades da carne, é desprezar os desejos da carne e andar no Espírito. Essa caminhada espiritual não implica em viver uma vida de sofrimento, vida de fracassos. É vida de vitória sobre a carne.

Vida na carne: “Mas obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus.” - Gálatas 5:19-21 (NVI).

Vida vitoriosa, andando no Espiríto: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos, se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito." - Gálatas 5:22-25 (NVI).

E.A.G.

2 comentários:

Lucas Filho disse...

Olá Irmão,

Belo texto.

Mas como fica o problema da imagem da cruz sendo usada como amoleto ou representatividade de Jesus?

Será que este texto não provoca isto?

Aproveito para avisar que republiquei o texto em meu blog:
http://revistaevangelico.blogspot.com

A paz,
Lucas Filho

rosangela disse...

A cruz não simboliza sofrimento para mim,porque através dela eu fui libertada do sofrimento desse mundo,mas sim luta. A luta da carne contra o espirito,pois um milita contra o outro segundo a biblia. O que devemos ter em mente é que se nos esforçarmos e o espirito ganhar ,como premio teremos o Reino dos Céus e iremos morar com Deus,cear com Jesus e os santos,pense bem,você não gostaria de estar lá
a paz em Cristo

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.