Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Servos de Cristo, porém, livres


"Ali se aninhará a coruja e porá os seus ovos, e tirará os seus filhotes, e os recolherá debaixo da sua sombra; também ali os abutres se ajuntarão uns com os outros." - Isaías 34.15.

 A conotação da palavra servo nas Escrituras Sagradas é o termo escravo.

No Evangelho escrito por Mateus, capítulo 25, encontramos o registro de algumas parábolas contadas por Jesus Cristo em que Ele aborda a questão importante da vigilância constante na caminhada cristã. Um dos ensinamentos do Mestre é a lição dos talentos, quando refere-se ao cristão como servo.

Na parábola, um homem rico sai em viagem de negócios e em atitude de confiança entrega seus bens para três servos administrarem. Para que eles tenham condições de cumprir as tarefas, segundo suas capacidades, ao primeiro o senhor entrega cinco talentos - moeda grega usada naquela época -, ao segundo, dois talentos e ao terceiro, um talento. Na ausência do senhor, o servo que recebera cinco moedas esforçou-se e ganhou outras cinco; o que tinha em mãos duas moedas conquistou outras duas; mas, o que recebeu um talento não quis granjeá-lo e o guardou em lugar secreto. Quando o senhor retornou, fez a prestação de contas com os três servos. Elogiou aqueles que trabalharam e dobraram os valores, oferecendo a eles as benesses que tinha. E ao que apenas devolveu o dinheiro recebido, disse-lhe que deveria ao menos ter levado o dinheiro ao banco, para que rendesse algum juro, considerou-o um servo mau e negligente e o encaminhou às trevas exteriores, local de choro e sofrimento.

É imprescindível considerar a Jesus Cristo como Senhor para ser um autêntico cristão. Veja: Mateus 25.14.30; Lucas 19.12-27. A ordem dEle é pregar o Evangelho para todas as criaturas em todas as nações. Como conhecedores e participantes do plano da salvação, a atitude esperada é a obediência voluntária.

Todos os cristãos são livres e capacidados para usar as aptidões que possuem em favor da expansão do Evangelho em todas as nações. Não existe um só ser humano na face da Terra que não possua aptidões natas, dadas por Deus,  para comunicar-se com seus semelhantes de alguma maneira.  E como servos do Senhor, temos o dever de usar as características natas da nossa personalidade para conscientizar as almas perdidas sobre a real existência além túmulo, dizer que há o céu e o inferno. 

Jesus liberta o ser humano das garras do pecado, e realmente o torna livre (João 8.36). A pessoa que tem um encontro com Cristo é liberta. Em toda situação de liberdade existe a necessidade de lidar com a responsabilidade. A liberdade do cristão implica em praticar a ordem de ir ao mundo pregar o Evangelho aos que ainda estão aprisionados pela força do pecado. A decisão correta do cristão, liberto, é usar a liberdade responsavelmente, enviando a mensagem de libertação ao mundo.

O cristão precisa ter disposição para usar toda a inteligência, perspicácia, suas qualidades mentais e físicas para expressar amor ao próximo dizendo-lhe que todos somos pecadores e que só Jesus salva o pecador arrependido. 

Ninguém escapará do momento da prestação de contas. Anexo à parábola sobre o trio de servos, reflitamos sobre a profecia contida em Isaías 34, emitida aos israelitas. Através dela entendemos claramente que o Senhor não trata nenhum inocente como culpado e não inocenta quem tenha culpa. São duras palavras de juízo, porém, exercício de juízo justo, em que escapam do castigo divino apenas os animais selvagens, porque eles não possuem deveres a cumprir naquela situação. E o pecador verdadeiramente arrependido.

São muitos os cristãos parecidos com o servo que recebeu apenas um talento. Todo cristão precisa levar em conta que o valor recebido para trabalhar é exatamente a quantia que ele tem capacidade para administrar. Então, é preciso pôr mãos à obra.

Faça a sua parte e empenhe-se na missão de evangelização de almas. De uma maneira ou outra, envolva-se em projetos de evangelismos locais e missões cristãs transculturais.

Talvez, não se sinta preparado para ir à luta, então, administre a "moeda" para que renda juro no banco. Entendo que a situação do "banco" seja a questão de financiar missionários e evangelistas em suas atividades ministeriais. Se não encontra em si mesmo a compêtencia de sair em campo, não enterre o talento que está em suas mãos, patrocine financeiramente evangelistas e missionários.

E.A.G.

_________

Artigo liberado para cópias, desde que haja citação do nome de autoria e fonte de coleta: Eliseu Antonio Gomes; Belverede - http://belverede.blogspot.com.br

7 comentários:

to disse...

Caro Eliseu, a paz do Senhor!

Boa postagem!

Em Cristo,

J.P.

Pr. Elias Ribas disse...

GRAÇA E PAZ AMADO
PARABÉNS PELO BLOG E PELAS EDIFICANTES MENSAGENS POSTAS QUE O SENHOR TE ABENÇOE!
CONVIDO TAMBÉM SEGUIR EMU BLOG:
http://pastoreliasribas.blogspot.com.br/
UM FRATERNO ABRAÇO!
PR. ELIAS RIBAS

Igreja Batista Nacional Jardim Paqueta disse...

Servos de Cristo, porém, livres
A liberdade do cristão implica em praticar a ordem de ir ao mundo pregar o Evangelho aos que ainda estão aprisionados pela força do pecado.
Vamos usar esta liberdade e continuar falando do amor do Senhor Jesus
http://ibnjardimpaqueta.blogspot.com.br/

Igreja Batista Nacional Jardim Paqueta disse...

Servos de Cristo, porém, livres
A liberdade do cristão implica em praticar a ordem de ir ao mundo pregar o Evangelho aos que ainda estão aprisionados pela força do pecado.
Vamos usar esta liberdade e continuar falando do amor do Senhor Jesus
http://ibnjardimpaqueta.blogspot.com.br/

Caio Baraldi disse...

Gosto demais do binômio liberdade-responsabilidade usado por você neste post.
Infelizmente o que se verifica no meio cristão atual é a priorização da liberdade sem a responsabilidade. Muitos desejam fazer o que acham correto, mas sequer refletem nas consequências de seus atos em suas próprias vidas e principalmente na vida de seu próximo.
Até e próxima e que continue te abençoando.
se desejar meu blog é:
www.prcaiobaraldi@blogspot.com.br

redencão disse...

PARABENS ELIZEU PELO BLOG E PELO ARTIGO
PR.ROSIVALDO AGUIAR
MEU BLOG É:

http://batistaredencaoblogspot.com.br

nilton hilario de arruda disse...

A paz querido, visitei pela primeira seus posts, porém este , tem um conteúdo de suma importância "ensinar que o crente não deve ser passivo, ou seja simplesmente esperar que as coisa caiam do céu".
Parabéns.