Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 14 de agosto de 2012

EBD 2012 A rebeldia dos filhos

A lição número 8 da revista Lições Bíblicas, comentada por Eliezer de Lima e Silva, dirigida às classes dominicais no terceiro trimestre de 2012, é muito pertinente por abordar a rebeldia dos filhos.

Domingo passado foi o Dia dos Pais. O pastor da congregação foi muito feliz em sua preleção, pois além de abordar os pais de sangue e carne, refletiu também sobre o Pai Celestial.

No meio da semana passada, um senhor com aproximadamente 70 anos de idade, religioso que tem quase todos os hinos a Harpa Cristã decorada (também gosto do hinário) e carrega a Bíblia Sagrada debaixo do braço de domingo á domingo, veio até mim para queixar-se de seu filho - que é um homem independente, casado e um pai de família também, já por volta dos 50 - ,adjetivando-o do rebelde e lembrando da passagem bíblica "honra o teu pai, para que se prolonguem os seus dias sobre a face da terra". O idoso havia visitado-o em sua residência e em conversa imposto a ele as suas vontades, dando-lhe ordens perante sua esposa e filhas, tal qual quando ele ainda era apenas uma criança.

Conheço a vida dessas duas pessoas, eles viveram sempre em atrito, e hoje esse filho está afastado de templos evangélicos, demonstra revolta com toda a cristandade. Acredito que sua raiva é motivada pelos constantes embates familiares enquanto solteiro. Equivocadamente, ele age com revolta contra as lideranças cristãs. talvez por acreditar que a figura paterna intransigente e sistemática que há em sua vida seja fruto do cristianismo.

Ohei nos olhos daquele pai queixoso e disse-lhe: "Meu irmão, a Palavra de Deus preza por toda a família. Da mesma maneira que diz aos filhos para honrarem os pais, também recomenda aos pais não irritarem seus filhos, tratá-los com amor para que eles não desanimem na fé."

Volto a citar o pastor e sua pregação de Domingo. Eu meditei no que ele pregou e ao estar em casa fiz a seguinte constatação: os pais biológicos que irritam seus filhos, são filhos rebeldes do Pai Celestial.

A Palavra de Deus é imparcial. Note essa passagem sobre o relacionamente interpessoal, onde todos são apontados como dígnos de receber respeito e assinalados com o dever de respeitar o próximo. Quem se enquadra nestas recomendações são servos de Cristo. E quem não se enquadra são rebeldes.

Colossenses 3.16-24: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis."

E.A.G.

Artigos relacionados:

Prioridades cristãs

Biografia de José: erros de Jacó, Isaque e Rebeca

Jesus manda odiar pai e mãe?

2 comentários:

Unknown disse...

Otimo artigo.Parabens.

Literando com Letras disse...

Parabéns pelo o valioso conteúdo.
sou grata a Deus pelos filhos que Ele me deu. os dois são bençãos e joias raras e preciosos pra mim.