Research | Pesquisar artigos de Belverede

Select the language

terça-feira, 14 de agosto de 2012

EBD 2012 A rebeldia dos filhos

A lição número 8 da revista Lições Bíblicas, comentada por Eliezer de Lima e Silva, dirigida às classes dominicais no terceiro trimestre de 2012, é muito pertinente por abordar a rebeldia dos filhos.

Domingo passado foi o Dia dos Pais. O pastor da congregação foi muito feliz em sua preleção, pois além de abordar os pais de sangue e carne, refletiu também sobre o Pai Celestial.

No meio da semana passada, um senhor com aproximadamente 70 anos de idade, religioso que tem quase todos os hinos a Harpa Cristã decorada (também gosto do hinário) e carrega a Bíblia Sagrada debaixo do braço de domingo á domingo, veio até mim para queixar-se de seu filho - que é um homem independente, casado e um pai de família também, já por volta dos 50 - ,adjetivando-o do rebelde e lembrando da passagem bíblica "honra o teu pai, para que se prolonguem os seus dias sobre a face da terra". O idoso havia visitado-o em sua residência e em conversa imposto a ele as suas vontades, dando-lhe ordens perante sua esposa e filhas, tal qual quando ele ainda era apenas uma criança.

Conheço a vida dessas duas pessoas, eles viveram sempre em atrito, e hoje esse filho está afastado de templos evangélicos, demonstra revolta com toda a cristandade. Acredito que sua raiva é motivada pelos constantes embates familiares enquanto solteiro. Equivocadamente, ele age com revolta contra as lideranças cristãs. talvez por acreditar que a figura paterna intransigente e sistemática que há em sua vida seja fruto do cristianismo.

Ohei nos olhos daquele pai queixoso e disse-lhe: "Meu irmão, a Palavra de Deus preza por toda a família. Da mesma maneira que diz aos filhos para honrarem os pais, também recomenda aos pais não irritarem seus filhos, tratá-los com amor para que eles não desanimem na fé."

Volto a citar o pastor e sua pregação de Domingo. Eu meditei no que ele pregou e ao estar em casa fiz a seguinte constatação: os pais biológicos que irritam seus filhos, são filhos rebeldes do Pai Celestial.

A Palavra de Deus é imparcial. Note essa passagem sobre o relacionamente interpessoal, onde todos são apontados como dígnos de receber respeito e assinalados com o dever de respeitar o próximo. Quem se enquadra nestas recomendações são servos de Cristo. E quem não se enquadra são rebeldes.

Colossenses 3.16-24: "A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais, cantando ao Senhor com graça em vosso coração. E, quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei tudo em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai. Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos próprios maridos, como convém no Senhor. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas. Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis."

E.A.G.

Artigos relacionados:

Prioridades cristãs

Biografia de José: erros de Jacó, Isaque e Rebeca

Jesus manda odiar pai e mãe?

2 comentários:

Fatima Ribeiro disse...

Otimo artigo.Parabens.

Joceilma Ferreira Dantes disse...

Parabéns pelo o valioso conteúdo.
sou grata a Deus pelos filhos que Ele me deu. os dois são bençãos e joias raras e preciosos pra mim.

As 7 postagens mais acessadas na semana

As 7 postagens mais acessadas nos últimos 30 dias

As 7 postagens mais populares (geral - desde 12 de junho de 2007)

▲ Clique na imagem para retornar ao topo do blog.

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes

Bola colorida na areia da praia. By Eliseu Antonio Gomes
Cidade Ocean - Praia Grande - São Paulo/SP - Brasil.