Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quarta-feira, 30 de maio de 2012

EBD 2012 - Governo do Anticristo (parte 2 de 3)

Apocalipse 13 apresenta o trio do mal, três personagens inimigos de Deus e de Jesus Cristo que se manisfetarão nos últimos tempos: o Diabo (Dragão), o Anticristo (a Besta que emerge do mar) e o Falso Profeta (a Besta que emerge da terra).

Nesta passagem bíblica é informado que o Anticristo e o Falso Profeta são usados pelo Diabo para implantar um falso governo promotor de paz mundial e por meio dessa gestão liquidar toda a humanidade.  Este momento é descrito na Bíblia Sagrada como os últimos dias, Tempo de Apostasia (2 Tessalonicenses 2.3,7); Grande Tribulação (Mateus 24.29-30; a Revelação do Homem do Pecado (Daniel 7.24-25; 2 Tessalonicenses 2.3, 8-9).

O Falso Profeta

Profeta é aquela pessoa que fala em nome de Deus. Jesus Cristo alertou sobre a aparição de muitas pessoas que se apresentariam assim, e os descreveu como lobos disfarçados de ovelhas, podendo ser desmascaradas ao analisar suas atitudes, os frutos (Mateus 7.35).

No caso de Apocalipse 13, não se trata de mero alguém hipócrita agindo movido por interesses de lucro pessoal, mas alguém escolhido pelo Diabo com a missão de destruir toda a humanidade. O Falso Profeta é identificado como a Besta que emerge da Terra. Uma besta é um animal de quatro patas, grande porte e geralmente usado para transportar carga. Em sentido figurado é o monstro que representa a força bruta, a imoralidade e a oposição a Deus (Isaías 30.6; Apocalipse 13).

A besta que João viu emergir da terra, também chamada de Falso Profeta, tem algumas características da besta saída do mar, sendo que a primeira tem formas de leopardo e esta a de cordeiro.

Várias alusões feitas por João são detalhes históricos, que não surtem o impacto que surtia aos leitores da época em que o texto foi escrito.

A missão do Falso Profeta será perverter o Evangelho de Cristo. Ocupará o posto de líder de uma religião mundial, agirá como oficial de relações públicas do Anticristo, se aproximará dos cristãos trabalhando com a finalidade de provocar adoração ao Anticristo. No começo, será proposto em culto com idolatria voluntária, passando depois para adoração imposta, retirando o poder de pessoa jurídica de quem negar-se a isso. Terminará destruído quando Cristo aparecer nos céus. Este cenário lembra os dias do apóstolo João na Grécia, quando os cristãos eram forçados a adorar imperadores romanos (Apocalipse 13.11-18; 2 Tessalonicenses 2.3).

E.A.G.

O Governo do Anticristo (parte 1 de 3)

O Governo do Anticristo (parte 3 de 3)

Consulta:
Dicionário da Bíblia Almeida, Bíblia de Estudo Almeida, edição 2007 (Sociedade Bíblica da Brasil);
Bíblia Vida Nova, edição 1996 (Edições Vida Nova)

Um comentário:

cezar amaral disse...

muito boa explicação minha aula é baseada na explicação do pastor