Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

segunda-feira, 5 de março de 2012

Bíblia de Estudo da Mulher

Por Carolyn Nystron
Editora-geral da Bíblia de Estudo da Mulher

Sempre gostei muito de estudar a Palavra de Deus.

Algumas recordações que guardo dos meus primeiros estudos bíblicos incluem intensos debates (às vezes em voz alta) travados com meu pai. Lembro-me de frequentar um pequeno grupo de estudo bíblico para famílias, dirigido por um dos meus professores favoritos do ensino médio.

E hoje, já adulta, participo de outro grupo, também pequeno, composto de pessoas de diferentes faixas etárias e níveis variados de maturidade cristã (alguns são cristãos maduros, outros novos convertidos,  e alguns ainda não se converteram). Essa diversidade é bem estimulante para mim. Então, quando a Today's Christian Woman (Mulher Cristã de Hoje) me sondou a respeito de coordenar esse projeto como editora-geral, naturalmente perguntei: "Por que fazer uma Bíblia especial para mulheres? A Bíblia não é para todos?"

Uma jovem que liderava um estudo bíblico me deu a resposta: "Às vezes, quando leio a Bíblia", ela admitiu para mim, "fico imaginando que talvez Deus não goste muito das mulheres".

Ele continuou a descrever a lista de prostitutas e rainhas más mencionadas nas Escrituras. Falou o quanto as palavras do apóstolo Paulo sobre o papel das mulheres a deixavam confusa e o que tudo isso significa para ela, que se preparava para ingressar na carreira médica.

Hoje, relembrando nossa conversa, gostaria de ter respondido gentilmente com essas palavras: "Apesar de a Bíblia incluir mulheres ímpias (com quem aprendemos o que não fazer), ela também apresenta muitas outras cheias de coragem e fé, tão carentes do amor do Pai como nós. Deus ama sim as mulheres - Ele demonstra isso ao longo de toda a Bíblia!"

E é por isso que elaboramos a Bíblia de Estudo da Mulher, uma Bíblia que mostra a ação específica de Deus na história e na vida das mulheres. Todas as notas, introduções aos livros, citações e "Mulheres que Você Deve Conhecer" desta Bíblia foram escritas por mulheres para mulheres E que conjunto de habilidades, diferenças e interesses essas colaboradoras representam!

A idade delas varia de vinte e poucos anos até mais de sessenta. Temos escritoras e editoras em período integral; algumas conferencistas profissionais; uma líder de jovens; funcionárias de instituições ministeriais; uma diretora executiva; uma professora universitária; muitas donas-de-casa; duas solteiras (uma jovem, outra na terceira idade); muitas formadas em seminários; algumas com filhos recém-nascidos, em idade escolar ou adolescentes; moradoras de várias regiões dos Estados Unidos e uma que se mudou de uma costa do país à outra durante o andamento do projeto. Apesar das diferenças, essas dezoito colaboradoras têm algo em comum: todas estudam a Bíblia e amam o Senhor.

E muito antes dessas escritoras começarem a consultar a bibliografia, o material de referência, a rascunhar algumas linhas e a teclar letras no computador, outras formaram grupos para interrogar  várias mulheres, perguntando: "Que tipo de dúvida você tem a respeito da Bíblia e de sua vida? Quais são os pontos de tensão que há em seus relacionamentos? Em quais áreas você e suas amigas enfrentam dificuldades?"

A partir dessas entrevistas, e após vinte e dois anos de pesquisas, sete temas importantes para mulheres surgiram: amizade, casamento, vida familiar, questões pessoais, vida de solteira, vida espiritual e trabalho.

Desses sete temas brotaram quase uma centena de perguntas, tais como: como restaurar uma amizade rompida? O que realmente significa "ser uma só carne" com meu marido?  Como saber o que é melhor para meus pais idosos? Como vencer a minha tendência de me preocupar? Quando o desejo de casar aumenta, como enfrentar esse momentos? Se me afastei de Deus, é possível voltar? Como? Qual é a melhor maneira de compartilhar minha fé no trabalho?

A Bíblia de Estudo da Mulher aborda todas essas perguntas e ainda outras. Depois de muita investigação e pesquisa, limitamos o campo em cerca de quatrocentas passagens das Escrituras que tratam dessas questões comuns e criamos notas para cada uma delas.

A medida em que essas passagens, notas e o "Desafio de Hoje" falarem às questões importantes de sua vida, você descobrirá a impressionante natureza prática de nosso Deus. E se quiser carregar com você algo valioso para refletir, achará muito útil a seção "Vale a Pena Lembrar", no final de cada nota. Talvez você até queira memorizar essas poucas palavras, e assim guardar essas verdades em seu coração por muito tempo, mesmo depois de ter fechado as páginas da Bíblia.

Além das centenas de notas, esta Bíblia também oferece frases inspirativas de mulheres conhecidas e uma introdução para cada um dos sessenta e seis livros da Palavra de Deus. A introdução apresenta o contexto cultural e histórico de cada livro e ajuda você a descobrir de que modo os acontecimentos passados e os ensinos registrados lá podem causar impacto em sua vida.

Também entrelaçadas ao texto bíblico, às vezes em lugares inesperados, estão as mulheres que se destacam nas páginas das Escrituras. Muitas são retraatadas como fiéis e heroínas; outras exibem fraquezas, fracassos ou completa maldade. Há, por exemplo, Ana, uma profetiza idosa que reconheceu Deus quando o viu - ainda que na forma de um bebê. Aparece também Ester, que salvou a vida de muitos judeus na Pérsia. Gomer, que era uma esposa de temperamento difícil. E Jezabel, tão perversamente má que seu nome ainda hoje é usado pejorativamente quando se quer ofender alguém. A Bíblia é um livro cheio de cores - assim como as mulheres que retrata.

Por tudo isso, acomode-se em sua poltrona favorita e passe cinco minutos, cinco horas, ou faça um retiro de cinco dias. Deixe as palavras da Bíblia e os textos de outras mulheres trazerem esperança e encorajamento aos relacionamentos de sua vida. E, convide o próprio Senhor a falar-lhe por meio das páginas de sua Palavra.

__________

Nota deste blog:

Carolyn Nystrom é autora de inúmeros livros e guias de estudo da Bíblia, vive em Saint Charles, Illinois.

A Bíblia de Estudo da Mulher é publicada no Brasil pela Editora Atos, com uso da tradução Edição Corrigida e Revista - Fiel ao Texto Original (SBTB).

E.A.G.

Um comentário:

Miss. Patricia Telles disse...

Eu tenho esta Bíblia e ela realmente é edificante, porém muito repetitiva em vários tópicos que falam dos mesmos assuntos só que de uma maneira diferente.