Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

O que é o primeiro amor? Apocalípse 2.4

"Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste. Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus." - Apocalípse 2.1-7.
.
Muitas pessoas consideram que "o primeiro amor" seja aquele entusiamo do novo convertido. A disposição de querer fazer tudo ao mesmo tempo agora é boa, mas não devemos confundir com "o primeiro amor".
.
O ânimo dos primeiros dias da conversão jamais poderia ser considerado "o primeiro amor". Podemos comparar esses dias como os dias de recém-nascidos, quando o bebê não tem capacidade de raciocinar com perfeição, não tem capacidade de articular uma só frase inteligente.
. 
Paulo, como líder de Timóteo, o instrue a não dar postos de lideranças para quem é novo convertido. Faz essa advertência porque a disposição dos neófitos é alta e admirável, porém, eles precisam de amadurecimento espiritual. Não basta as muitas atividades, é necessário ser ativo e ao mesmo tempo equilibrado, conhecedor da vontade de Deus em todas as circunstâncias da caminhada de fé, para decidir-se pelas coisas certas.
.
"Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?); não neófito, para que, ensoberbecendo-se, não caia na condenação do diabo." - 1 Timóteo 3.1-7.
.
Jesus Cristo adverte o líder de Éfeso, mas a advertência não é porque ele estaria desanimado. É sobre fidelidade e infidelidade para com o Senhor.
.
Veja que o líder da Igreja de Éféso é um religioso entusiasta:
.
• É paciente;
.
• É apologista e coloca apóstolos falsos à prova;
.
• Sofre por exercer a paciência;
.
• Desaprova as doutrinas heréticas dos nicolaitas.
.
O que seria o primeiro amor, se não é o entusiamo dos primeiros dias de conversão? "Nós amamos a ele porque ele nos amou primeiro" - 1 João 4.19.
.
O primero amor é o amor de Deus por nós. Deus nos amou primeiro. O amadurecimento espiritual faz com que permanecemos fiéis, mesmo que sem tanta efusão de um novo convertido. Amando ao Senhor, amamos a todos a quem Deus ama.
.
1. Quem tem o primeiro amor, não é contencioso, mas pacificador:
.
"Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus" - Mateus 5.9.
.
2. Quem tem o primeiro amor, é praticante do mandamento do amor a Deus e ao próximo:
.
"Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor. Porque toda a lei se cumpre numa só palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais também uns aos outros" - Gálatas 5:13-15.
.
"E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era" - Tiago 1:22-24.
.
3. Quem tem o primeiro amor, trabalha em favor da coletividade e jamais desejando o bem pessoal:
.
"O amor (...) não busca os seus interesses..." - 1 Corintios 13.4-5.
.
Conclusão:
.
São muitos os cristãos que deixam o entusiasmo dos primeiros dias de conversão, os impulsos, mas permanecem firmes na sua fidelidade com Deus, amam  ao Senhor em primeiro lugar a ao próximo como a si mesmo.
.
E.A.G.

Nenhum comentário: