Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crentes desigrejados, certos ou errados?



O termo desigrejado é usado para aquelas pessoas que tem aversão às estruturas denominacionais em que os templos são liderados por pastores em templos. É importante observar a etimologia da palavra igreja no idioma do Novo Testamento quando abordamos o assunto.
.
Em grego, o termo "igreja" é "eclésia", e "eclésia" significa ajuntamento de pessoas. Igreja significa congregação, isto é congregar é agregar em conjunto.

O termo "eclésia" é extraído de reuniões seculares, as assembleias públicas atenienses, quando os cidadãos gregos se reuniam democraticamente.

Sabemos que existem diversos líderes evangélicos que causaram decepções nos membros de igrejas. Os exemplos péssimos são os maiores motivos da existência de pessoas que rejeitam frequentar templos.

Mas, precisamos lembrar que líderes ruins sempre existiram. Paulo, João e Pedro os enfrentaram e fizeram tudo o que puderam para que as ovelhas de Cristo não se dispersassem por causa dessas pessoas.

Colocando à parte as opiniões humanas, é um erro pensar que podemos viver a fé cristã isoladamente.

No Novo Testamento, os cristãos são simbolizados como ovelhas e Jesus como o pastor delas. As ovelhas são animais que vivem em coletividade, que é o rebanho. A índole das ovelhas é de união: vão ao pasto juntas, comem e bebem juntas, dormem juntas...

A primeira vez que encontramos a palavra "igreja" no Novo Testamento, ela é pronunciada por Jesus Cristo. Ele diz para Pedro, referindo-se a Si mesmo, "sobre esta pedra edificarei a minha igreja" (Mateus 16.18).

A segunda vez que encontramos "igreja" no Novo Testamento, também é Jesus Cristo quem a cita (Mateus 18.12-20).

O contexto da segunda citação tem a conotação de uma coletividade e não de pessoas vivendo cristianismo isolado. Trata-se da parábola das Cem Ovelhas. Na parábola, Jesus, narra que se uma ovelha se perde, o pastor deixa as 99 em segurança e vai procurar à perdida. Ao encontrá-la cuida de suas feridas e traz ela nos braços de volta para junto do seu coletivo, o rebanho.

Folheando e lendo Atos dos Apóstolos, notamos que existia nos ministérios dos apóstolos o costume de realizar reunião entre os cristãos para cultuar a Deus.

O Espírito Santo se manifestpu aos crentes primitivos, quando eles estavam todos reunidos no Cenáculo. O apóstolo Paulo fundou congregações e tomou conta delas. Ele escolheu pessoas comprometidas com Deus para liderar, para cuidar daqueles que criam em Jesus Cristo, com o objetivo de ensinar a elas o Evangelho. Dois deles foram: Timóteo e Tito.

Com isso, precisamos pensar bem na questão de viver o cristianismo solitário, tal ideia não tem base neotestamentária.

E.A.G.

2 comentários:

PROFESSOR VALDIR MANENTE disse...

PAZ PASTOR, CONCORDO ATÉ CERTO PONTO COM SUA OPINIÃO, MAS JESUS NÃO VEIO CONSTITUIR UMA RELIGIÃO INSTITUCIONALIZADA, QUEM FEZ ISSO FOI O HOMEM, NOSSAS INSTITUIÇÕES ECLESIASTICAS ESTÃO FALIDAS QUANTO AO PROPÓSITO INICIAL DE IGREJA DE CRISTO...NEM DE LONGE REPRESENTAM ISSO....ACHO QUE AS PESSOAS ESTÃO DECEPCIONADAS NÃO COM A IGREJA DE CRISTO NEM COM CRISTO, MAS COM O QUE O HOMEM FEZ COM ELA...ACREDITO NA SIMPLICIDADE DA IGREJA REUNIDA NO PROPÓSITO DE ADORAR A DEUS...SÓ ISSO NADA MAIS....SEM MEGA TEMPLOS, SEM BARGANHAR COM DEUS..TUDO ISSO QUE NÓS TEMOS VISTO, SOU A FAVOR DO CULTO DOMÉSTICO.....MAS SEI QUE ISSO NÃO VAI ACONTECER...
PAZ.

Caleb Castellani disse...

Muito boa a reflexão Pastor Eliseu.
Um texto que eu adicionaria ao ele:
"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas procuremos encorajar-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." (Hebreus 10:25 NVI)
Porém o comentário do Valdir Manente procede. As instituições que existem hoje nem sempre refletem aquilo que deveria ser.
Muitas instituições eclesiásticas são hoje uma sombra da verdadeira Igreja. Vide as chamadas Igrejas de origem cristãs que estão envolvidas até o pescoço com PAGANISMO, OCULTISMO, POLÍTICA ECLESIÁSTICA, CARNALIDADE, ETC
Cada vez mais me lembro do que disse o falecido Bispo Roberto McAllister em uma Conferência que promovi aqui em São Paulo na década de 80:
"O vento do Espírito Santo vai passando e os homens vão criando seus tronos e gabinetes. O vento sopra e vai passando, mas os líderes 'cristãos' não O acompanham e vão ficando pelo caminho e criam seus 'tronos' para reinarem sobre os homens."
As nossas instituições "evangélicas" deveriam repensar e rápido sua forma de existir, antes que nos tornemos como a Igreja Romana...
Abraços
Pastor Caleb Castellani
Missão Apologia - Pesquisas e Informações Religiosas
http://calebcastellani.blogspot.com