Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sábado, 10 de dezembro de 2011

O surgimento da Teologia da Prosperidade

A Casa Publicadora das Assembleias de Deus entrega aos assembleianos a revista Lições Bíblicas para o 1ª trimestre de 2012, cujo título é A Verdadeira Prosperidade - A Vida Cristã Abundante, cuja autoria dos comentários é de José Gonçalves.

A primeira lição, de 1º de Janeiro, o título é O Surgimento da Teologia da Prosperidade. No trecho Leitura Bíblica em Classe, o texto escolhido foi Lucas 12.23-21, a passagem em que uma pessoa pede a Jesus para aconselhar o irmão dele a dividir a herança, e o Mestre responde "homem, que me pôs a mim como juiz ou repartidor entre vós?" e em seguida pede cuidado aos discípulos para não se deixarem dominar com a avareza e conta a parábola do rico insentato, que é um avarento.

Eu me lembrei de uma experiência que tive com essa passagem bíblica.

Sem defesas e sem ataques.

Certa vez, escrevi neste blog, algo sobre finanças e apareceu alguém atacando o Pr. Silas Malafaia, Morris Cerullo e a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira.

O assunto do artigo que escrevi  não era  Cerullo, não era Silas Malafaia e nem a tal Bíblia de Estudo, tão criticada e tão pouco conhecida por quem a critica. Eu dei um jeitinho de fazer o crítico comentar sobre a passagem da parábola O Rico Insensato (Lucas 12.13-21). Ele comentou. Depois, peguei a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira e publiquei o comentário de Cerullo sobre a mesma passagem. O conteúdo estava em acordo com o comentário do crítico. Depois pedi ao crítico para opinar, se estava de acordo com o que eu havia publicado, sem dizer a fonte, claro! Ele elogiou bastante. Eu revelei que era de autoria de Cerullo, texto extraído da Bíblia de Estudo que ele acabara de falar muito mal. Ele ficou embasbacado, tentando remediar o irremediável, porque havia dito que Cerullo era pregador da Teologia da Prosperidade. Por fim, ele quis me convencer que não agia preconceituosamente.
Difícil entender algumas atitudes!
__________

"Ganância. Grego - O termo pleonexia significa o desejo avarento de ter mais do que possuímos. A ganância é idolatria (Col. 3.5), um pecado que exclui a pessoa do céu (1 Co 6.10). É a raiz de muitas outras formas de pecado e afasta o ser humano da fé (1 Tm 6.9, 10). Além disso, estimula as pessoas a mentir (2 Rs 5.22-25), a roubar (Js 7.21) e a cometer assassinato (Ez 22.12). Enfim, é capaz de levar a pessoa à ruína e a à perdição eterna (1 Tm 6.9).

A ganância foi um dos primeiros pecados a surgir depois que Israel entrou na Terra Prometida e fez com que o povo de Deus fosse derrotado na guerra (Js 7.21). Também estava presente na Igreja primitiva, e o juízo divino caiu  sobre os avarentos, para demonstrar a gravidade desse pecado (At 5). Devemos estar vigilantes, para impedir que a ganância entrte em nosso coração.

Lucas 12.22-29. Jesus, após advertir os discípulos a não tornarem-se gananciosos e a não confiarem nas riquezas terrenas, acrescentou que NÃO SE PREOCUPASSEM com as necessidades básicas da vida. (...) Se olharmos para as circunstâncias, permitiremos que Satanás enchaa nossa mente com preocupações e dúvidas e ficaremos presos em um ciclo de derrota financeira. Temos que lançar fora toda preocupação e dúvida. Precisamos desviar os olhos das circunstâncias e apresentar as nossas necessidades ao Pai, com fé, confiando que Ele fará exatamente o que prometeu" - Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira,  página 1305, Edição Janeiro de 2007 (Editora Central Gospel).

Confira todas as abordagens sobre as matérias da revista no blog Belverede: EBD 2012 primeiro trimestre: Verdadeira prosperidade - vida cristã abundante


E.A.G.

4 comentários:

Anônimo disse...

Saudações em Cristo!, o problema é que Cerullo e outros tele-evangelistas falam tantas mentiras, que quando eles falam algo coerente fica dificil acreditar que foi ele quem disse.

Abraços no amor de Cristo - Pb. João Eduardo Silva - AD Min. Belém - SP.

Elizeu Rodrigues disse...

Hoje a AD onde eu sirvo a Deus só fala no dinheiro, no deus mamon. Hipocrisia essas licões da EBD. Um ex: NOTA BEP, pg 1481, Mc 10.30-RECEBA CEM VEZES TANTO. As recompensas prometidas neste versículo não devem ser entendidas literalmente. Pelo contrário, as bençãos e alegrias inerentes nos relacionamentos citados aqui serão experimentados pelo discípulo genuíno, que se nega a si mesmo por amor a Cristo.

Xará, não entendo o que o pr Donald quer dizer aqui, ainda que a data da BEP é de 95, quando nossa denominação era radicalmente contra a prosperidade, seja como na teologia, seja como fosse na época.

Ele diz que as benção não são literais: ???. Depois diz que apenas o discípulo genuíno: ???. E que se nega: ???. Ela acha que o discípulo que não é genuíno vai para um céu de nível 2, 3, 4, e o genuíno no nível 1, como acontece nos púlpitos de igreja hoje. Abracos

Eliseu Antonio Gomes disse...

Caro João Eduardo Silva.

Ilustre irmão e presbítero, a questão que eu eleborei com o crítico devido ao preconceito.

Preconceituar, infelizmente, é o maior modismo que os cristãos estão afundados nestes dias. Para muitos, é tido como normal formular opiniões sobre assuntos e pessoas que desconhecem. E isso é pecado...

Só Deus conhece o coração alheio, nós não.

Em tempo: não defendi Cerullo, tentei abrir os olhos do crítico, que estava falando de uma publicação que não havia comprado. Como opinar assim? Ele queria adivinhar? Adivinhação não é coisa de Deus.

Abraço.

Eliseu Antonio Gomes disse...

Prezado Elizeu.

Eu sou uma pessoa que tem diversas bíblias de estudos na prateleira. Mas, o objetivo principal é estar ciente do que acontece no mercado cristão. Leio, analiso, comparo. E, o que faz com que o conteúdo pesquisado entre em meu coração é a oração acompanhada da paz de Cristo.

Existe o filtro 1 Tessalonicenses 5.21. Usemos sempre!

Abraço.