Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Olhos verdes e a beleza negra


"Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada."  - Provérbios 31.30.

Exposição em redes sociais

Infelizmente temos visto proliferar no mundo a manifestação da sensualidade. A comunicação humana ocorre muito além das meras palavras. Existe muita coisa sendo dita por gestos. Aquela questão de usar a beleza corporal com poses e gestos insinuantes.

Acho preocupante ver nas redes sociais belas garotinhas induzidas ao exibicionismo de seus  corpos, estão imitando poses de atrizes de cinema e novelas encontradas em capas de revistas. Algumas jovens, talvez, não conhecem a dimensão exata da proposta que os códigos de seus gestos querem dizer.

Quem já viu? Elas passam a ideia de insinuações ao sexo, sem saber que assim se colocam como potenciais vítimas de gente fraca das ideias, gente incontinente. E se transformam em vítimas de estupradores.  É claro que eu não culpo as vítimas de violência pelas tragédias que viveram, porém, também lembro que existe a recomendação bíblica para que todos fujam da aparência do mal (1 Tessalonicenses 5.21).

Deus que nos fez

Quem criou a beleza feminina foi Deus, e está escrito na carta do apóstolo Tiago que o Criador não tenta ninguém. O ser humano é levado a pecar por causa dos seus próprios desejos pecaminosos. Conferir: Tiago 1.14.

Sendo observada...

Cabe a quem é admirado, ou admirada, fisicamente, saber se comportar com modéstia. Lembrar que seu corpo não existe para o prazer fora do casamento e nem para induzir ninguém aos pecados de fornicação ou adultério mental.

É importante saber administrar a beleza. Ser belo e simpático chama a atenção positivamente. Por exemplo, é possível usar a aparência física para abrir portas de oportunidades evangelísticas. É claro, sem levar as pessoas a terem pensamentos pecaminosos.

Observando...


Existe diferença entre olhar com olhos de admiraração e olhar com segundas intenções. Se a admiração é como a que temos pela graciosidade de um bebê ou uma bela paisagem da fauna e flora, então, não entendo haver sentimento pecaminoso.

Determinado pastor, já falecido, ensinava que se uma pessoa tem pensamentos fixos de lascívia na cabeça, a força da carne está comandando sua vida, então, precisa jejuar.

Eu vou além. Se uma garota é considerada bela, e a mente começa a ter pensamentos ilícitos com ela, a melhor maneira de lidar com essa tentação é começar a orar por esta pessoa linda. Sim, ore para Deus abençoar a vida dela de todas as maneiras possíveis. Pode ter certeza, esse tipo de oração, acompanhada de jejum e leitura bíblica, funciona muito rápido. Você se livra da tentação e Deus abençoa a pessoa linda.

Ensinai as nações


Entre nós, os cristãos mais maduros, está a responsabilidade de ensinar esta garotada. Quem sabe, lembrando que sexo não é pecado quando ocorre dentro do casamento. E que usar a sensualidade para atrair o conjuge é algo natural, sem pecado. O problema é usar o artifício da sensualidade para atrair olhares de quaisquer pessoas, de gente desconhecida, sem se darem conta que isso é indução ao pecado (de adultério ou fornicação, mesmo que só pela imaginação).

Elogios

É importante gostar e cuidar do corpo, entretanto, os cuidados com a aparência jamais deveriam ser as prioridades de toda uma vida.

Ninguém nasce com olhos verdes porque quis tê-los, ou com a beleza negra porque quis. As qualidades físicas são dadas por Deus.

Louvar uma mulher apenas pela beleza física é quase que ofendê-la. "Você é linda!" Até quando? A beleza passa como passam as primaveras.

Para realmente fazer juz ao valor de alguém é necessário ver a alma dela. No interior da pessoa reside suas virtudes, o caráter dela, a sua sabedoria. As qualidades físicas Deus dá. As qualidades internas são decisões da própria pessoa. Elogios pelos méritos são os mais importantes.

Fidelidade conjugal

O marido deve respeitar a esposa e vice-versa. Respeitar quando na presença e quando na ausência. A maior prova de amor é conceder respeito quando estamos distantes. Ter a mesma atitude há mil quilômetros de distância.

Na praia, na telinha do televisor ou página de revista, penso que não é uma atitude espiritualmente madura ficar com olhares deslumbrados com a anatomia de pessoas com quem não existe relação de compromisso sério de acordo com as diretrizes estipuladas por Deus no que concerne à instituição familiar.

A mente é alimentada pelos sentidos, o que vemos e ouvimos. Se alguém vê e ouve muito sobre sexo, terá a mente carnal. Se procurar ver e ouvir sobre coisas espirituais, será voltada aos assuntos do Espírito Santo.

E.A.G.

Nenhum comentário: