Pesquise sua procura

Arquivo | 14 anos de postagens

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Errar é humano, mas erre menos!


"O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuíto de Deus é a vida eterna" - Romanos 6.23.
A raiz etimológica do verbo pecar é a palavra errar. Erre menos!


Ontem, durante  o dia conversei com uma pessoa que estava muito estressada devido uma terceira pessoa que a perturbava por ser falastrona e gostar de fazer pirraças constantes.

Disse para a pessoa incomodada: Seja dona da situação e deixe-a falando sozinha, só escute, assim você não fará o que ela espera da sua parte, que é fazê-la discutir e perder sua paz.

O cristão precisa dominar com atitude de mansidão todos os ambientes em que é presente . Ser manso não é ser fraco, é ser forte espiritualmente. Quem é manso tem o equilíbrio emocional e sabe reagir com a firmeza de uma rocha, a pedra imóvel e inabalável diante de todas as intempéries em sua volta.

Quando o ofensor agride verbalmente, o cristão agredido precisa lembrar-se do seguinte:

1 - Não é necessário ter pressa para responder

Você pode irar-se, mas sem perder o controle da situação. Os apóstolos escreveram:

"Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira" - Efésios 4.26.

"Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar" - Tiago 1.19.

Assim sendo, procure ser alguém sempre disposto a ouvir, e sempre preparado para esperar o momento ideal para responder, quando o ânimo exaltado estiver mais calmo. Escolha o momento em que você refletiu sobre tudo, e todos os envolvidos têm melhor percepção da situação.

2 – Não deixe de ser espiritual por causa de gente carnal

A palavra dita no momento certo é valiosa e gera honra a quem a profere:

"Não repreendas o escarnecedor, para que não te odeie; repreende o sábio, e ele te amará" – Provérbios 3.8. Escarnecer é o mesmo pirraçar.

"Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo" - Provérbios 25.11.

Vigie, não caia na tentação de responder ao que ofende com ofensas.

"Irmãos, se algum homem chegar a ser surpreendido nalguma ofensa, vós, que sois espirituais, encaminhai o tal com espírito de mansidão; olhando por ti mesmo, para que não sejas também tentado" – Gálatas 6.1.

3 - Deus é o seu vingador, porém, ame o próximo como a ti mesmo

O Criador estabeleceu uma lei natural na vida. Qual? Tudo o que uma pessoa planta ela colhe (Gálatas 6.7). Então, é sensato deixar que o tempo se encarregue de entregar para a pessoa má a porção de maldade que ela merece, é ação inteligente não retribuir aos maus com males.

Seja benevolente com as pessoas que são difíceis de serem amadas. Plante o bem e o colherá, todo o bem que você plantar retornará multiplicado para você em tempo oportuno.

Ore em favor de quem não merece seu amor, peça a Deus que crie situações em que poderá ajudar quem se comporta como seu inimigo. O amor é o vínculo da perfeição, quem pratica o amor está mais distante das falhas (Colossenses 3.14).

Ame a todos. Amar é cumprir o mandamento de Cristo. “Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo, e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos” -  Mateus 5.43-45.

Conclusão

Nunca use a sabedoria dessa vida em momentos de atritos contra alguém, use a inteligência espiritual. "Mas a sabedoria que vem do alto é antes de tudo pura; depois, pacífica, amável, compreensiva, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sincera" - Tiago 3.17 (NVI).

Não retrucar de imediato aos escarnecedor é o melhor antídoto contra a pirraça. Deixe o tempo passar, e quando encontrar o ambiente ideal para você, responda-o. Mas, pense bem se é necessário dar a resposta.

E.A.G.

Um comentário:

Rô Moreira disse...

Muito bom Eliseu. Concordo contigo, estou aprendendo a não retrucar. Paz meu querido e Feliz Natal!